quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Secretaria de Saúde mostra os avanços em dois anos de gestão

A Secretaria Municipal de Saúde finalizou o ano de 2014 com uma reunião junto ao Conselho Municipal de Saúde - CMS, apresentando uma retrospectiva de 2013 a 2014. Observam-se grandes avanços: reformas, ampliação e modernização de duas Unidades de Saúde, informatização da Farmácia Básica com a implantação do Hórus, informatização da Vigilância Sanitária (não tinha nem sala, nem computador). Certificação do PMAQ das Unidades Básicas de Saúde, com a avaliação acima da média nacional, o que gera ao município mais recursos federais.

No âmbito da Atenção Básica é possível observar os maiores avanços: implantação do OdontoMóvel, implantação da Coleta Móvel de Exames Laboratoriais (atua na coleta de exames nas residências mais distantes da zona rural, quando a população não tem condições físicas de se locomoverem). São realizados 135 agendamentos por semana na Coleta Móvel, sendo 540 atendimentos mensais. No total já atendemos 11.340 pessoas com este serviço. Implantação dos testes rápidos de HIV, Sífilis e testes rápidos de gravidez.

A SMS ainda disponibiliza gratuitamente DIU para mulheres em idade fértil de baixa renda. No ano de 2013 a Gestão Apodi Terra Querida reformou um prédio que se encontrava desativado, atualmente funciona a Unidade de Saúde São Sebastião, o mesmo apresenta todos os seus consultórios e sala de recepção climatizados. Foram melhoradas a ambiência de todas as Unidades de Saúde, e foram climatizados todos os consultórios de saúde. A assistência básica do município foi ampliada com o Programa Mais Médicos, além da contratação de médicos especialistas como otorrino, cirurgião geral, obstetra de referência e ultrassonografista (são realizadas semanalmente 40 ultras no São Sebastião).

Melhoramos os indicadores de Saúde Bucal, reativamos o Centro de Especialidades Odontológicas - CEO com serviços de alto custo como canais dentários, próteses e cirurgias; melhoramos os indicadores da Saúde da Mulher e da Criança. A SMS implantou o teste tuberculínico que antes era feito em Mossoró, assim como teste da orelhinha que era encaminhado também para o município de Mossoró. Foram comprados 10 computadores para informatizar os serviços da equipe técnica da secretaria, tendo em vista que a necessidade era grande. Foram informatizados o PACS, Farmácia Básica, Vigilância Epidemiológica, NASF, Agentes de Endemias, SISVAN e Vigilância Sanitária. A entrega dos computadores aconteceram no mês de agosto e faz parte do compromisso assumido pela gestão através do Plano Municipal de Saúde 2014 – 2017.

Iniciamos o ano de 2015 com a implantação do Programa de Combate ao Tabagismo, com a distribuição gratuita de medicamentos; entrega de 30 balanças mecânicas e 30 balanças do tipo canguru, para as Equipes da Atenção Básica. Através das iniciativas da Secretaria de Saúde mais investimentos federais são adquiridos. Este ano de 2015 iniciará com um novo atendimento, através da aprovação pelo Ministério da Saúde de mais um projeto proposto pela equipe da SMS. A Portaria de Nº 2.484 de 11 de novembro de 2014 aprova o projeto de adesão do município de Apodi a Política de Assistência às pessoas privadas de liberdade. O valor a ser recebido é de 343 mil reais por ano. E tem mais... O Fórum Municipal da Rede Cegonha, a capacitação dos ACS e os curso de especialização oferecidos aos profissionais de Nível Superior.

As ações da SMS são norteadas pelo Plano Municipal de Saúde 2013 -2017, uma programação por um período de 4 anos, além da Agenda da Saúde e a Programação Anual de Saúde, todos esses documentos foram apresentados ao Conselho.

Equipe da Secretaria de Saúde de Apodi

9 comentários:

Anônimo disse...

para o bloqueiro pro:TOINHO.essa sua extatistica esta totalmente errada.pois o mesmo publicou no seu blog que precisou dos serviços da mesma e não foncionou nada.

Anônimo disse...

Grandes avanços, parabéns a todos da referida secretaria.

Anônimo disse...

Faltou o fogo ns secretaria

ApoDiário disse...

A crítica é salutar... o deboche é só um ato imbecil que ignoro!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

O problema com o blogueiro toinho foi uma ultrassonografia, esse exame faz de monte no sao sebastiao. ele nao teve sorte nesse dia. mas o serviço existe e muita gente ja foi beneficiada é só anadar no são sebastiao pra ver os atendimentos;

Anônimo disse...

Enquanto no sao sebastiao tem tudo isso no centro d saude nao tem nada nem uma pessoa tinha la hoje p atender no planejamento familiar a sala tava la abandonada

Anônimo disse...

A saúde de apodi nunca esteve tão boa.

Anônimo disse...

serviço público não é benefício