segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Unidade foi construída com recursos da comunidade, empresários e mão de obra carcerária

Foto: Márcio Morais

Durante a inauguração, ocorrida na manha do dia 05 de fevereiro, estiveram presentes diversas autoridades como a juíza Kátia Guedes, promotor Silvio Brito, secretario de Justiça e Cidadania, Zaidem Heronildes, coordenador do Sistema Penitenciário do RN, Leonardo Freire, desembargador, Saraiva Sobrinho, representantes da OAB, Ministério Público, Policia Militar, Civil, Igrejas, vereadores, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN, agente Wilma Batista.  

A construção do novo CDP Apodi foi custeado com recursos garantidos pela juíza Kátia Guedes, através de Penas Pecuniárias, recursos da própria comunidade e de empresários fizeram doações buscando uma solução para o problema do Sistema Penitenciário da cidade.

“Foi graças ao apoio da juíza Kátia Guedes, promotor Silvio Brito e da comunidade pudemos fazer essa importante obra”, comentou Morais, destacando que o principal idealizador do projeto foi o promotor Silvio Brito.

Segundo Marcio Morais, o valor atual da obra ficou em pouco mais de R$ 120 mil reais. "Sem dúvida, acho que conseguirmos concluir a obra, com recursos de empresários, só reflete o quanto a comunidade, no geral, apóia e entende a importância de se construir esse novo espaço", comentou Marcio Morais, destacando que toda mão de obra foi feita por apenados que cumprem pena na unidade.

As novas celas foram construídas em um espaço nos fundo da Delegacia de Policia Civil de Apodi onde até então era utilizado para guardar carros apreendidos. Os presos antes dormiam no chão ou em redes, hoje vão dormir em beliches de alvenaria.

A Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania via Coordenadoria de Administração Penitenciaria do Rio Grande do Norte, vem dando total apoio ao diretor Marcio Morais. Fez a doação de 70 colchões, instalou água, energia e um telefone fixo na unidade. ”O secretário da SEJUC Dr. Zaidem e o coordenador da COAPE Dr. Leonardo, prestigiaram a solenidade de inauguração e garantiram que em breve vamos receber uma viatura”, comemora Morais.

Em 2015 a direção do CDP Apodi, vai buscar parcerias com a Prefeitura do Apodi com a finalidade de qualificar os apenados com cursos de eletricista, pedreiro, carpinteiro, pintor. ”Já conversamos com o prefeito da cidade, professor Flaviano Monteiro, ele se mostrou interessado em ajudar ao nosso trabalho aqui no CDP e após o carnaval, vamos marcar uma audiência com o prefeito para tratar de assuntos relacionados à qualificação dos nossos apenados”, concluiu o agente Márcio Morais.

Nenhum comentário: