quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Violência no trânsito: interior do RN segue na liderança

Segundo o último Mapa da Violência, documento publicado anualmente pelo Instituto Sangari, as mortes violentas no trânsito (decorrentes de acidentes de trânsito em geral) matam mais de um milhão de pessoas por ano no mundo e mais de 45 mil em todo o Brasil. Uma catástrofe sem precedentes, mais do que guerras ou epidemias globais nos dias de hoje.

No Brasil as vítimas são jovens. Mais de 66% são pedestres, ciclistas e motociclistas, ou seja, o elo mais fraco da cadeia. A evolução das mortes de motociclistas é a mais surpreendente: quase 1000% nos últimos 12 anos. Ultrapassa em letalidade o pedestre, até alguns anos, o mais vitimizado. Hoje, mais da metade das mortes no trânsito no RN são de motociclistas, envolvendo quase 55% do total.

No nosso RN a situação em geral é preocupante no que se refere ao interior do estado: os seis municípios com maior mortandade são do sertão ou agreste potiguar. Em termos de taxas por 100 mil habitantes, temos em ordem crescente: Pau dos Ferros; Mossoró; Macau; Currais Novos,  Açu  e Apodi.


Nenhum comentário: