terça-feira, 12 de maio de 2015

Robinson foi corajoso ao admitir que não tem aumento para servidor

Ao declarar que está impedido de dar aumento aos servidores sob pena de improbidade, o governador Robinson Faria agiu de maneira responsável e corajosa. Ele foi responsável porque expôs as dificuldades financeiras do Estado, e seus limites como chefe do Executivo. Robinson foi corajoso porque político não costuma dar notícia ruim para o conjunto da sociedade, ainda mais para servidor público.

O efeito colateral da declaração dada à imprensa é que Robinson poderá enfrentar uma série de greves a partir de agora. O sindicato dos médicos, que anda de olho numa recomposição salarial de 10%, já admite movimento paredista. Os servidores da administração direta falam em aumento de 35%. Os da educação, 8,83%. Os trabalhadores da saúde se movimentam para conquistar outros 27%. Já os policiais civis desejam 10% de aumento nos vencimentos. Nenhuma destas categorias terá um tostão de aumento este ano, declarou Robinson Faria.

O motivo todo mundo já sabe: o Estado do Rio Grande do Norte está acima do limite prudencial há meses, descumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal. Enquanto estiver nesta situação, o RN não pode aumentar as despesas com pessoal, exceto em casos de emergência na saúde, educação e segurança pública. O mar não está para peixe. O país vive um ajuste na economia, e os efeitos danosos já estão sendo sentidos por Estados e municípios. Robinson está tirando leite de pedra para pagar a folha em dia, sacando recursos do fundo previdenciário. Por enquanto, não há certeza de um calendário de pagamentos. Neste caso, o governador Robinson Faria está de mãos atadas. O assunto deve ser tratado com responsabilidade por todos, incluindo os servidores. O Estado do Rio Grande do Norte está quebrado.

Por Diógenes Dantas - NoMinuto

Nenhum comentário: