sábado, 25 de julho de 2015

Fernando Freire, ex-governador do Rio Grande do Norte, é preso

Fernando Freire, ex-governador do
Rio Grande do Norte (VEJA.com/Folhapress)

Fernando Freire, ex-governador do Rio Grande do Norte, foi preso na manhã deste sábado por agentes da Subsecretaria de Inteligência do Rio de Janeiro, de acordo com informações da Secretaria de Segurança do Estado. Freire estava foragido desde 2014 e tinha quatro mandados de prisão expedidos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Ele foi abordado na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, segundo a Globonews.

O ex-governador foi condenado a 13 anos e quatro meses de reclusão e 400 dias-multa por desvio de recursos públicos mediante o pagamento de 83 cheques-salários em favor de 14 parentes e correligionários do então vereador Pio Marinheiro.

Os beneficiários não eram servidores públicos e não tinham qualquer vínculo funcional com o Estado do Rio Grande do Norte. Além disso, os pagamentos foram feitos sem qualquer respaldo legal e realizados sempre sob a intermediação direta de Fernando Freire.

Os delitos de Freire foram praticados entre fevereiro e novembro de 2002, quando ele ainda era vice-governador e, posteriormente, depois de assumir o governo. O prejuízo, em valores da época, foi de 57.832 reais.

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

Um comentário:

Anônimo disse...

Fica a pergunta: será que Freire fez tudo apenas com as próprias mãos? E em tão pouco tempo?

Filiado ao PMDB desde 2003, Fernando Freire teve sua condição no partido renovada em 16 de Abril de 2015. Sua ficha segue ativa no TRE-RN, conforme figura abaixo.

Por qual razão, mesmo depois de denunciado, condenado e dado como foragido, Fernando Freire não foi desligado do PMDB do RN?