sábado, 1 de agosto de 2015

Promovendo o aleitamento materno na UBS Soledade


O grupo de gestantes da UBS Soledade coordenado pela enfermeira Greice Gurgel realizou mais um encontro e dessa vez a temática abordada foi o aleitamento materno. Durante a reunião foi mostrado os benefícios para o bebê, para a mãe e a família como um todo. Além da enfermeira, participou do encontro a médica da unidade Martha Lay Pouyou e os agentes comunitários de saúde.

“O leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê. Nele estão contidos todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e outras necessárias para o seu completo e correto desenvolvimento. Este contém ainda substâncias tais como anticorpos e glóbulos brancos, essências para proteger o bebê contra doenças”, destacou a doutora Martha Lay Pouyou.

“A amamentação também contribui para o desenvolvimento emocional do bebê, pois promove uma forte ligação emocional com a mãe, transmitindo-lhe segurança e carinho, de modo a facilitar, mais tarde, o seu relacionamento interpessoal e, ainda, contribui para o desenvolvimento psicomotor do bebê. O próprio ato de mamar promove uma melhor flexibilidade na articulação das estruturas que participam na fala e estimula também o padrão respiratório nasal do bebê”, disse a enfermeira Greice kelly.

As gestantes aprenderam como preparar as mamas durante o pré-natal, as técnicas da amamentação, conheceram as posições mais confortáveis e ainda foi discutido mitos e tabus que prejudicam a amamentação. Por fim, as gestantes fizeram demonstrações das técnicas aprendidas no encontro.

Nenhum comentário: