quinta-feira, 29 de outubro de 2015

“A menina dos Olhos”: A Esperança do Sistema Prisional pode está no CDP/Apodi

Em meio a grande crise no Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte, um personagem vem se destacando, não de forma negativa, mas pela sua passividade diante do momento caótico do sistema prisional do estado.

Quando se fala em presídios, já imaginamos os corredores escuros de paredes riscadas e de grades no chão, como nas grandes unidades prisionais destruídas pela insatisfação daqueles que outrora foram agressores e que hoje se encontram agredidos moralmente, enquanto buscam a ressocialização e novas oportunidades na sociedade.

Apesar dessa gravura aterrorizante, a 342 km da capital Potiguar, o Centro de Detenção Provisória de Apodi tem protagonizado a novela da “Esperança do Sistema Prisional”, onde, há cerca de seis anos, o CDP vem se mostrando inverso à crise e às estatísticas de mortes e rebeliões.

Em entrevista ao programa Meio Dia Cidade, do apresentador Bruno Giovanni, o Procurador do Estado e então Secretário de Justiça e Cidadania, Dr. Cristiano Feitosa, classificou como excelente a gestão do CDP de Apodi, que está cumprindo um bom papel quanto às atividades de ressocialização. Ele disse ainda que irá conversar com a atual diretoria para entender a metodologia de trabalho naquele presídio.

Diante das constantes afirmações sobre o excelente trabalho desempenhado em tal unidade prisional, o Portal 190rn.com entrou em contato com o Diretor do CDP, o Agente Penitenciário Márcio Morais, que nos apresentou todas as atividades que são realizadas pelos detentos.


“O CDP de Apodi existe há quase seis anos, com a capacidade para 70 detentos. Hoje, recebe 80 detentos no regime fechado e 17 do regime semiaberto, que participam de diversas atividades, como a limpeza de escolas e hospitais e, atualmente, estão construindo o Centro Cirúrgico da Maternidade. Aqui na unidade, todos participam tanto das atividades como das aulas, que ocorrem nos períodos da manhã e tarde, além de missas e cultos, que são periódicos, e palestras educativas. No nosso presídio, não existem fugas, rebeliões, nem mortes, tudo conquistado através do respeito ao preso e à família deste apenado, garantindo dignidade ao mesmo. Com a concessão de benefícios, nós também recebemos o respeito e o comportamento interno”, destacou Márcio Morais.

O Presidente do Conselho dos Direitos Humanos, Dr. Marcos Dionísio, visitou o presídio-modelo do Rio Grande do Norte e também elogiou o CDP. “Estive no segundo semestre de 2013 naquela unidade e fiquei impressionado com o que encontrei. Porém, depois da ampliação, as notícias são as melhores possíveis. O fato daquela unidade não estar inserida nesse período conturbado do sistema prisional, é uma prova incontestável de que lá o trabalho está sendo realizado corretamente. Ele deveria servir como modelo para os outros Centros de Detenções, sobretudo a forma de não depender do Estado para a ampliação. Essa iniciativa mostra que, se mesmo em dificuldade o gestor elege como prioridade resolver os problemas, é possível fazer algo diferente”.

Ele ainda falou sobre um dos ápices da sua visita ao CDP de Apodi: “Assim que cheguei, no início da manhã, encontrei em uma sala de aula, uma professora ministrando um curso de alfabetização e como recursos deste ensino, as poesias de Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira, e são essas oportunidades que devem ser dadas no restante do sistema”, disse Marcos Dionízio em entrevista ao 190rn.

O Centro de Detenção Provisória de Apodi mostra que a paz nas prisões do nosso estado não é algo impossível de acontecer. É necessário apenas o empenho e a efetivação das decisões a serem tomadas e que essas mudanças não dependam exclusivamente do Estado. A participação dos diretores de unidades, agentes penitenciários, Ministério Público, Pastoral Carcerária, Poder Judiciário, iniciativa privada e da Sociedade Civil Organizada também é necessária para que a ressocialização ocorra efetivamente.

Eu vi no blog Sentinelas do Apodi que viu no 190RN

Nenhum comentário: