sábado, 24 de outubro de 2015

UBS do Góis promove programação alusiva ao Outubro Rosa


Engajada na luta contra o câncer de mama, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Góis realizou palestra nesta quinta (22), que reuniu agentes de saúde, usuários dos serviços, enfermeira, técnicos de enfermagem e a médica Dra. Solange Noronha. A coordenadora da UBS, Adryana Dias, recebeu os participantes e o secretário de Saúde, Pedro Júnior, que acompanhou a atividade da campanha do Outubro Rosa.

“Muitas das vezes, a doença é notada pelo aparecimento de um nódulo indolor através do autoexame da mulher ou até mesmo pelo exame médico. Porém a mamografia é ainda o método inquestionável e fundamental para o diagnostico precoce, e consequentemente para a descoberta do câncer de mama. Quanto antes houver a descoberta do tumor, maiores serão as chances de sucesso do tratamento”, frisou a palestrante Nêmora Martins que falou sobre a prevenção e combate ao câncer de mama.

A médica da Estratégia Saúde da Família, Solange Noronha, abordou a importância do autoexame e do exame de mamografia para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Também agradeceu o apoio da secretaria de saúde na ação. “Hoje a secretaria é outra depois da chegada de Pedro Júnior, porque está chegando próximo das equipes e tem sempre dado condições para que ações deste tipo acontecessem, os funcionários da secretaria estão mais estimulados”. Solange ressaltou ainda os diversos programas mantidos pelo município com o objetivo de assegurar o direito básico de acesso à saúde da mulher, e observou: "Assim como o autoexame das mamas, também é de vital importância o exame de prevenção do colo do útero e a vacinação das meninas contra o vírus do HPV, quanto mais precoce descoberta da doença mais eficaz e rápida é sua cura", destacou.


“Agente fica feliz de ver que as mulheres da comunidade aceitaram o convite e compareceram em bom número. É um sinal de que as mulheres estão se cuidando mais e que estão atentas à campanha. Quero parabenizar todas as equipes de profissionais envolvidas nessa luta”, disse Sila Barbosa enfermeira que proferiu palestra sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST.

Agente comunitária de saúde da comunidade, Gorete acredita que o trabalho das agentes tem ajudado a conscientizar cada vez mais mulheres a cuidar da saúde. “A abertura que as mulheres dão às agentes de saúde e à conscientização tem ajudado a diminuir o preconceito com a realização do exame, que ainda é grande”, destacou.

“Estamos aqui prestigiando esta atividade alusiva ao Outubro Rosa, movimento internacional que visa à conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e da prevenção contra o câncer de mama. Muito bom esse tipo de ação, já que faz com que as mulheres possam refletir sobre o autoexame da mama, vocês mulheres e toda a sociedade lembrem que a prevenção é a melhor alternativa contra o câncer de mama", disse o secretário de saúde, Pedro Júnior.

Nenhum comentário: