quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Centenas de agricultores(as) de Apodi lotam auditório do STTR e fazem cobranças ao IGARN e SEMARH

Centenas de agricultores e agricultoras familiares do Apodi lotaram o auditório do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais na manhã de hoje (18), num exemplo de organização os agricultores participaram de mais uma reunião sobre o debate da questão hídrica do município de Apodi.


A reunião foi convocada pelo STTR de Apodi, onde além da participação dos agricultores a reunião contou também com a presença dos órgãos estaduais como IGARN e SEMARH, órgãos estes que monitoram e discutem a questão hídrica do RN. Também esteve presente o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró (Ramiro Camacho) e Procópio Lucena membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do RN.


A reunião teve início com a fala do presidente do STTR de Apodi/RN contextualizando o momento vivido pelos agricultores recentemente e das incertezas que cercam aos agricultores diante dos autos de infrações distribuídos pelo IGARN. Em seguida Renata que é advogada popular e milita no Núcleo TRAMAS da Universidade Federal do Ceará reforçou a contextualização do cenário vivido pelos agricultores. Os agricultores também puderam colocar suas angustias sobre a realidade vivida, cobraram do Estado à concretização de projetos comunitários que melhore as condições de vida dos trabalhadores rurais em suas comunidades; como é o caso da Adutora da Região das Pedras que contemplam 22 comunidades rurais, e a perenização do rio Umari que além de beneficiar moradores do Vale do Apodi ainda contemplará os municípios de Felipe Guerra e Governador DixSept Rosado.


Os plantadores de arroz do vale do Apodi, através do presidente da Associação dos Produtores de Arroz do Vale do Apodi (APAVA) também colocou a preocupação dos que sobrevivem desta cadeia produtiva, tendo em vista que até o dado momento técnicos do IGARN não teriam se disponibilizados a emitir outorgas dos que cultivam a cultura.


A grande maioria dos agricultores presentes saíram satisfeitos com o debate e esperam que o IGARN e a SEMARH possam cumprir com o que foi comprometido pelos órgãos estaduais. Além da articulação feita pelo STTR de Apodi, a reunião contou com a colaboração da Comissão Pastoral da Terra de Mossoró, a Cáritas de Limoeiro/CE, Núcleo Tramas da UFC e Centro Feminista 08 de Março.

Nenhum comentário: