Os secretários estaduais de educação querem
o fim da divisão dos conteúdos por disciplinas no ensino médio e tempo para uma
formação diversificada. A intenção é dividir os conteúdos obrigatórios em
grande áreas de conhecimento e que ocupem de 50% a 75% do ensino médio.
No restante do tempo, o estudante poderá escolher uma formação voltada apenas
para uma dessas áreas de acordo com o próprio interesse.
A proposta deverá constar no Projeto de Lei
6.840/2013, em tramitação na Câmara dos Deputados. O PL institui o tempo
integral, ou seja, sete horas diárias no ensino médio. Neste final de semana, o
Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) reuniu-se em Manaus para
definir um posicionamento em relação ao texto que está proposto.
Os secretários definiram que o ensino
obrigatório deve ser norteado pela Base Nacional Comum Curricular, que está em
consulta pública. A Base para o ensino médio deve ser o mais objetiva possível
e deverá definir o que todo estudante deve aprender na escola. A proposta da
Base disponível já prevê a divisão dos conteúdos em áreas do conhecimento –
linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas – modelo usado
também na divisão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os
secretários propõe a inclusão de um quinto eixo de formação: técnica e
profissional.
Um comentário:
Desde que português e matemática seja obrigatório, a ideia é interessante. Nos EUA nem todas as disciplinas são obrigatórias.
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