sábado, 11 de abril de 2015

Tabuleiro político começa a se formar para 2016

Como em um jogo de xadrez, o tabuleiro político para 2016 começa a se formar em vários municípios potiguares.

Até lá as peças vão se mexendo e vendo a melhor estratégia para jogar na campanha. Em alguns municípios, a quem garanta que já tem os nomes da chapa de prefeito e vice.

Vamos aguardar.

Prefeitos oposicionistas apostam no desgaste de Robinson

Tem muito prefeito da oposição apostando num desgaste do governador Robinson Faria (PSD) para tirar vantagem nas eleições municipais do ano que vem.

Existe neguinho achado que Robinson – até lá – será uma Rosalba de saias.

Será?

Deputado fala que cometeu crime eleitoral no RN

Quem terá sido o deputado que durante a audiência pública de ontem na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte declarou no seu discurso que comete crime eleitoral?

A fala do deputado está gravada. Não merece uma apuração?

Governo do Estado define como teto a aposentadoria no valor de R$ 4.600.

A Política em Foco divulga que as novas regras, que ainda serão apreciadas pelo governador Robinson Faria para, em seguida, serem encaminhadas para votação na Assembleia Legislativa, estipulam o teto de aposentadoria para os futuros servidores estaduais em R$ 4,6 mil, tomado como base o valor usado pelo Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS). Além disso, diminui de 22% para até 7,5% o percentual de contribuição patronal mensalmente repassado para o Instituto de Previdência do Rio Grande do Norte (Ipern), responsável pela quitação mensal das aposentadorias e pensões dos servidores estaduais.

As mudanças na Previdência Estadual, que deverão ser oficializadas até o fim deste mês, não atingirão, porém, os servidores atuais. Elas se aplicarão somente aos futuros servidores, aprovados em concurso público.

Prefeitura e MLB definem critérios para entrega de moradias

Mais um passo foi dado para o município receber um novo empreendimento habitacional, no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida. Na última quarta-feira, a prefeitura de Felipe Guerra e o Movimento de Luta nos Bairros (MLB) se reuniram em assembleia com todos os agentes envolvidos no projeto e definiram o critério de sorteio das casas do Conjunto Maria de Lourdes Morais, já em fase de conclusão.

Wellington de Oliveira Bernardo, coordenador do MLB, e o prefeito Haroldo Ferreira expuseram as informações sobre a obra, os caminhos que foram percorridos e as metas alcançadas. Wellington disse que era uma grande vitória especialmente para o MLB em haver buscado os recursos para a construção de moradia para a população pobre e a parceria com a prefeitura que foi ágil no encaminhamento e doação do terreno.

O prefeito Haroldo Ferreira ressaltou a importância de todos que participaram da construção das casas, lembrando que sua administração prioriza entre outras questões a moradia popular, construindo e entregando moradia às famílias que sonham com sua casa própria.

Morre a comerciante caicoense Nira da Boutique

A comerciante caicoense  Josenira Batista de Araújo Dantas, 51 anos, mais conhecida como Nira da Boutique, faleceu neste sábado (11). Nira vinha convalescendo há muito tempo de um acidente vascular cerebral. Estava fazendo um tratamento rigoroso, mas não resistiu.

O velório começa às 13h no Centro de Velório Memorial Santa Clara. Às 08h30 deste domingo haverá uma missa na Catedral de Sant’Ana, e em seguida o sepultamento, no Cemitério Morada da Paz, em Caicó. O comércio de Caicó está luto!

O blog enseja os mais sinceros votos de pesar a família enlutada. Josenira era irmã do nosso amigo Batista (Caicó) Araújo.

Fonte: Blog do Robson Pires

Prefeito Flaviano assina convênio de parceria com a Secretaria de Segurança

O prefeito Flaviano Monteiro esteve na Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, no Centro Administrativo em Natal para assinar o convênio de parceria com a mesma.

A parceria consiste em apoio a Polícia Militar e Civil que atuam na Comarca de Apodi. "Com as dificuldades de infra estrutura da Polícia Civil e Militar, fazemos essa cooperação entre os poderes para darmos mais condições as policias Civil e Militar. Desde 2013 temos este convênio, onde disponibilizamos 1200 litros de Gasolina mês para as duas policias, entre outras parcerias", disse o prefeito. O convênio dar legalidade para que a prefeitura possa contribuir com as policias dentro das possibilidades financeira, já que a responsabilidade com as policias Civil e Militar é do Governo do Estado.

"Nós entendemos que é preciso apoiar o trabalho das policias dentro das nossas possibilidades financeira, reconheço as dificuldades de trabalho do Capitão Carvalho e do Delegado Dr. Renato que fazem um bom trabalho em nossa Comarca, mas não temos condições de contribuir mais devido a situação financeira das prefeituras", acrescentou Flaviano Monteiro.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

O enfraquecimento dos velhos políticos de Apodi

É notório o “enfraquecimento político” de antigas lideranças que por muito tempo dominaram o poder político em Apodi.

- Alguns ex-prefeitos até tentam voltar ao cenário político apodiense, mas não conseguem. Voltar ao retrocesso? Não é a melhor opção...

E ainda tem aqueles que tentam, mas morreram politicamente e não sabem.

2º MotoCross de Severiano Melo - RN

Clique no cartaz para ampliar!

Reunião entre Secretaria e Emater discutem parcerias importantes para agricultura de Apodi

Aconteceu no final da tarde desta quinta-feira, ontem, 09, uma reunião entre a diretoria da Emater/RN e a Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação, Recursos Hídricos e Meio Ambiente do Município de Apodi, o objetivo central da reunião foi discutir parcerias entre os órgãos que venha a fortalecer a agricultura em nossa região, a reunião aconteceu nas dependências do Passeio Hotel, em Apodi. A Emater/RN estava representada pelo seu diretor Geral Cesar Oliveira que chefia o órgão em Natal, o chefe de gabinete Alexandre de Oliveira Lima, o diretor regional em Mossoró Alberto Hudson Souza, e o representante local Edmar, a secretaria estava representada pelo secretário da pasta Jerlândio Moreira, o assessor de assuntos comunitário João Francisco, o coordenador de meio ambiente Edjarles Fernandes e o assessor Ruberlanio Franco.

Foi discutido na reunião, dentre os assuntos, a relação atual entre a Emater/RN e a Secretaria Municipal de Agricultura, alertando para a grande necessidade de se trabalhar em conjunto, o que certamente facilitara a vida do homem e da mulher do campo. Além disso, também foi debatido sobre a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa que terá sua primeira fase prevista para os dias de 01 a 31 de maio, próximo mês, e que agora contara com o apoio da secretaria de agricultura, em parceria com a EMATER e IDIARN, onde será criado um segundo posto de declaração da vacina, na sede da Secretaria, mediante o credenciamento dos técnicos da pasta, a proposta é para suprir a demanda que é grande e a EMATER sozinha não consegue atender a alta demanda do período da campanha.

Ficou também agendado para esse mês de abril, na segunda quinzena, uma reunião, onde será debatido sobre o programa Compra Direta, essa reunião contará com a presença do escritório local, Escritório Regional e a Secretaria. O secretário Jerlândio Moreira, apresentou ainda a intenção do prefeito Flaviano Monteiro em retomar, em Novembro, o Oeste Leite, e transformar esse evento numa feira de amostra das potencialidades da região, fazendo um circuito integrado de todas as cadeias produtivas do Município, o diretor geral Cesar e o direto regional Alberto se prontificaram em colaborar com o evento. Ainda foi solicitado pelo secretário o apoio da EMATER para instalação do SIM no município, o Diretor geral se comprometeu em ajudar cedendo um carro da EMATER para a Secretaria.

“Vamos fazer grandes avanços em Apodi, que é a segunda maior cidade da região com agricultores familiares, são mais de 12 mil pessoas nessa atividade, junto a secretaria vamos trabalhar para colocar os programas para funcionar", finalizou Cezar.

Temer convence Renan a abrir mão do turismo para Henrique

Deu no Cláudio Humberto:

O presidente do Senado, Renan Calheiros, cedeu ao apelo do vice Michel Temer, e abriu mão da indicação do titular do Ministério do Turismo e abrir caminho à nomeação de Henrique Alves, protegido de Eduardo Cunha. Aliás, o presidente da Câmara decidiu ir a Natal neste fim de semana para tentar dar a impressão de que Alves ainda tem “prestígio”. Mas todos sabem sabe que o prestígio é só de Cunha.

VAI TER DE ENGOLIR
Henrique Alves provocou constrangimentos, em Brasília, pagando o mico de implorar sua nomeação de uma presidente que o despreza.

MISSÃO DIFÍCIL

Michel Temer estabeleceu como sua primeira missão, na coordenação política, destravar o impasse e tornar inevitável a nomeação de Alves.

MANTENHA DISTÂNCIA

Dilma não teve alternativa senão aceitar a nomeação de Alves, sob a condição de não ter que despachar com o novo ministro do Turismo.

Prefeitos pedem fim da corrupção em Brasília

No momento em que o País enfrenta um dos maiores escândalos de corrupção de sua história, com os desvios ocorridos na Petrobras e a suspeita de fraude bilionária na sonegação de impostos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão ligado à Receita Federal, prefeitos de todo o País pregam a realização de um pacto federativo de combate e prevenção à corrupção, envolvendo União, Estados e municípios. O objetivo é permitir que a troca de informações estratégicas e o compartilhamento de tecnologias entre os entes federativos contribuam para o cerco aos desvios e ao desperdício.

A proposta dos gestores municipais faz parte do documento de encerramento do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, que termina hoje em Brasília, um evento promovido esta semana em Brasília pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O texto também reconhece as dificuldades econômicas que o País atravessa e argumenta que “prefeitos e prefeitas de todo o Brasil têm dado sua parcela de contribuição no enfrentamento dessa situação, e, dessa forma, apoiam e praticam, no âmbito das suas atribuições, os preceitos da responsabilidade fiscal.”

Fonte: Agência Estado

A gata da sexta feira, tarados! Um tesão…!!!

A gata da sexta feira, tarados! Uma loira de arrasar… Dia de biritar, curtir, beijar e amar. Gostosíssima!!!

Atenção povo potiguar, de olho nesses deputados federais que foram contra o trabalhador

Eles traíram o trabalhador potiguar. Beto Rosado (PP), Fábio Faria (PSD), Felipe Maia (DEM), Rogério Marinho (PSDB), Walter Alves (PMDB), Zenaide Maia (PR).

Todos eles Votaram a favor da tramitação em regime de urgência da PL 4330, o projeto da terceirização que trata de regras para a terceirização de trabalhadores. O tal do Antônio Jácome (PMN), ficou em cima do muro. Quem fica em cima do muro também não merece o respeito do povo bem menos do trabalhador Potiguar.

Como já divulguei aqui, o deputado Rafael Motta (PROS), foi o único que não hesitou e ficou do lado do trabalhador. Sabe, esse rapaz, a cada dia que o vejo trabalhar, ele ganha meu respeito.

Quanto aos demais acima relacionados não devemos esquecê-los. Eles deram uma gigantesca contribuição para, num futuro breve, deixar por exemplo, muita gente fora do mercado de trabalho. Vamos marcá-los. Fica nosso protesto.

Fonte: Prof. Toinho

Prefeito Flaviano discute polo industrial na FIERN


O prefeito Flaviano Monteiro esteve na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte - FIERN, onde foi recebido pelo vice presidente da instituição o empresário Terceiro Melo para discutir o apoio da FIERN na implantação do Polo Industrial de Apodi. A prefeitura municipal já comprou 102 hectares de terra para implantação do Polo Industrial, no valor de R$ 357.000,00. 

Terceiro Melo colocou a instituição a disposição da prefeitura para a concretização deste importante instrumento de geração de emprego e renda para a região do Apodi. Flaviano e Terceiro estão articulando uma audiência com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Paulo Cardoso para que a secretaria crie oficialmente o Polo Industrial de Apodi. Estão também articulando uma visita as várias empresas do Rio Grande do Norte e de outros estados
para mostrar as oportunidades existentes no município.

“Temos água mineral, o segundo reservatório de água do Estado que é a barragem de Santa Cruz, uma considerável reserva de calcário, argila, gás natural e muito mais. Com o apoio da FIERN através do empresário Terceiro Melo, do Governo do Estado vamos mostrar as potencialidades do nosso município aos empresários do Brasil”, destacou Flaviano Monteiro.

Para o prefeito Flaviano Monteiro, Terceiro Melo tem um papel importante na condução deste projeto. "Terceiro é conhecedor da Indústria Brasileira, bem articulado, sabe os caminhos que precisamos percorrer, vai nos ajudar muito nesta luta", acrescentou Flaviano Monteiro.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

MPRN celebra dois TACs com Município de Baraúna

A Promotoria de Justiça da Comarca de Baraúna celebrou dois termos de ajustamento de conduta (TAC) com a Prefeitura da cidade. Com a assinatura dos TAC’s, a prefeita, Antônia Luciana da Costa Oliveira, assumiu a responsabilidade de tomar medidas para a realização de um concurso público e também para disciplinar a cobrança dos impostos municipais (IPTU e ISS).

O compromisso de realização de concurso será para provimento de cargos efetivos suficientes para a regularização do vínculo dos profissionais do serviço público municipal. Para isso, terá o prazo de 120 dias para proceder um levantamento sobre a necessidade vigente e futura da Administração em termos de profissionais.

Rato no plenário

Ainda acham pouco os ratos que tem no plenário e ainda vão lá e soltam mais?

Absurdo.

A articulação de prefeitos e vereadores do RN para ingressarem em novos partidos



Vem aí Arraiá da "Mesa da Amaigura"


No próximo dia 17 de julho acontecerá o Arraiá da Mesa da Amaigura com O Coroão, Forró Abafe o Caso e Magno Adiel.

A festa ainda terá paredões de som e wifi grátis. O Arraiá da Mesa da Amaigura será realizado na Churrascaria Por do Sol no Calçadão da Lagoa. Aqui a festa vai até o sol raiar!

Abertas inscrições para seleção de professores substitutos/temporários do IFRN

A Direção Geral do Campus Pau dos Ferros do IFRN, através do Edital nº 6/2015-DG/PF/IFRN, torna público o Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores temporários/substitutos. As vagas são para as disciplinas: Biologia (1), Matemática (1) e Sistemas de Informação (1). Os docentes selecionados atuarão no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), com regime de trabalho de 40 horas semanais.

As inscrições poderão ser feitas a partir das 10h do dia 13 de abril, até às 20h do dia 20 de abril exclusivamente via internet, através do endereço http://professorsubstituto.ifrn.edu.br. Candidatos que desejarem solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição, têm os dias 13 e 14 de abril para preencher requerimento e entregar a documentação, informada no Edital.

Ministério Público emite recomendação para que agentes de saúde não entrem em greve

O Ministério Público encaminhou Recomendação ao Secretário Municipal de Saúde e ao Presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde do Rio Grande do Norte (Sindas/RN) para que se abstenham de afastar do trabalho de campo qualquer profissional apto a exercer sua função no combate à dengue. A Recomendação objetiva manter a força de trabalho, já deficitária.

Dilma pede para que prefeitos se preparem para cortes orçamentários

A presidente Dilma Rousseff pediu nesta quarta-feira (8) para que os prefeitos “se preparem” para a edição do decreto que irá contingenciar o Orçamento aprovado para este ano. O corte ainda será anunciado pelo governo. A informação foi dada pelo presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), José Fortunati, após uma reunião de quase três horas com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Os ministros Aloizio Mercadante (casa Civil), Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento), o vice-presidente Michel Temer, e outros 11 prefeitos também participaram da reunião, dentre eles o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

“A presidente disse que temos de nos preparar. O Brasil de 2015 é um Brasil que tem de ser olhado em função da conjuntura internacional e do momento que o Brasil atravessa e certamente o contingenciamento será grande. Isso ela foi muito explícita”, afirmou o prefeito de Porto Alegre (RS). Segundo Fortunati, a presidente não detalhou os percentuais do corte mas afirmou que o governo federal será “parceiro para encontrar mecanismos e caminhos para atendermos as demandas mais prementes do povo brasileiro”.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

FEMURN viabiliza escritório para prefeitos do RN em Brasília

O Presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), e prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, visitou o gabinete de representação do governo do RN em Brasília na manhã de hoje (08).

Ele conferiu os últimos ajustes da implantação do escritório de apoio aos municípios potiguares que será instalado no Edifício Oscar Niemeyer. O escritório representa uma conquista importante para os gestores municipais do estado, pois facilita a estádia dos prefeitos que vão à Brasília em busca de recursos.

Programa Escola da Bola de Apodi é elogiado pelo ex-jogador Zico


prefeito Flaviano Monteiro representou a FEMURN na abertura do Fórum Estadual de Esporte e Lazer, hoje pela manhã na Escola de Governo, no Centro Administrativo. Presença do Governador Robinson Faria, do Secretário Estadual de Esporte George Câmara, de prefeitos, Vereadores, Secretários Municipais de Esporte de vários municípios, de Arthur Antunes Coimbra, mais conhecido como Zico, entre outros.

Na sua fala o prefeito Flaviano Monteiro destacou a contribuição de Zico na formação de várias gerações de jovens que tem ele como referência. Flaviano destacou a criação do Programa Escola da Bola no seu Governo, que tem como finalidade construir, recuperar e melhorar os campos de várzea do município.

“Doamos traves, bolas, recuperamos os campos com as máquinas da prefeitura, pois entendemos que a alguns anos atrás existia campos de várzea em quase todos os bairros e comunidades, com o passar do tempo os campos de Várzea foi desaparecendo das periferias das cidades e das comunidades rurais, por isso criamos o programa Escola da Bola”, destacou Flaviano.

Em sua apresentação Zico destacou o programa Escola da Bola, como um exemplo a ser seguido pelos demais gestores presentes. "Em Quintino onde nasci, tinha 8 campos de Várzea ao meu tempo, hoje não tem nenhum. Parabenizo a iniciativa de Apodi e aproveito para pedir aos gestores presentes que construam campos de Várzea onde estiver um terreno baldio", disse Zico. O evento foi bastante prestigiado por desportistas e autoridades de várias cidades do Estado.

Patrulhamento na zona rural de Apodi é intensificado pelo GTO

A população reconhece o trabalho do policiamento ostensivo também na zona rural do município. A ação preventiva é dos policiais do GTO de Apodi, sob o comando do Capitão Carvalho, com a finalidade de coibir qualquer tipo de crimes, principalmente ao roubo de animais, que é um dos mais frequente na região da Chapada, causando prejuízos aos produtores rurais. A Chapada do Apodi é a região do Estado que acumula o maior rebanho de caprinos.

A zona rural de Apodi compreende 1.603 km² de área com 259 localidades rurais (sítios, comunidades, assentamentos e fazendas). Através do GTO, designado para tal patrulhamento, a Polícia Militar vem realizando um patrulhamento ostensivo na Chapada do Apodi, onde já conseguiu recuperar até  mesmo veículos com queixa de roubo.

“O patrulhamento é realizado da divisa do Rio Grande do Norte até o estado do Ceará (foto), e não restringe apenas a região da Chapada, o trabalho se estende as outras regiões da cidade como Vale, Areia e a Pedra", frisou o Capitão carvalho.

Com informações do blog Sentinelas do Apodi.

Apodi em rede nacional...

A  ampliação e reconstrução do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Apodi feita pela comunidade, no ano passado, mereceu uma reportagem especial no Jornal Nacional da Rede Globo na última segunda feira (06).

IFRN seleciona docentes para campus Apodi


Desta vez as oportunidades estão disponíveis no campus Apodi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio de Processo seletivo. No total são três vagas para Professor Substituto nas disciplinas de Arte – Música, Biocombustíveis e Zootecnia, destinadas aos profissionais de nível Superior nos respectivos assuntos. A proposta traz salário de R$ 2.814,01, sendo que o docente deve ministrar aulas em jornadas semanais de 40h.

Quem quiser participar, deve ficar atento ao período das inscrições que já estão abertas, e seguem até às 20h do dia 12 de abril de 2015, mediante o preenchimento da ficha de inscrição no site professorsubstituto.ifrn.edu.br e o pagamento da taxa de R$ 69,00. A validade deste certame é de dois anos, no entanto existe a possibilidade de prorrogação por igual período.

Fim de contracheque impresso do Executivo vai gerar economia de R$ 40 mil

O governo decidiu extinguir a impressão e o envio de comprovantes de rendimentos dos servidores públicos federais, aposentados, pensionistas e empregados públicos. Aos poucos, o acesso aos comprovantes de rendimentos ocorrerá somente pela internet. A mudança começará a ser implantada em maio. Segundo o Ministério do Planejamento, a medida deve gerar uma economia de R$ 40 milhões ao ano. A decisão vale para a folha de pagamento do Poder Executivo Federal.

O Ministério do Planejamento explica que a extinção dos comprovantes de rendimentos impressos será feita de forma escalonada. Em maio, a alteração envolverá servidores e empregados ativos, militares oriundos dos ex-territórios federais, estagiários, médicos residentes e contratados temporários.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Preço do etanol cai no RN

A Tribuna do Norte estampa que os preços do etanol hidratado nos postos brasileiros caíram no Rio Grande do Norte, em outros 16 Estados e no Distrito Federal, subiram em outros seis e ficaram estáveis no Amapá, na Paraíba e em Sergipe na semana passada.

Os dados são da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Na semana anterior, os preços haviam subido em sete Estados e no Distrito Federal, caído em outros 18 e ficado estáveis no Rio de Janeiro. No período de um mês, o produto caiu em 17 Estados e no Distrito Federal e subiu em outros nove.

Governador confirma permanência do tenente Styvenson na operação Lei Seca


“Estou aqui para anunciar que o tenente Styvenson [Valentim] confirmou a permanência no comando da Operação Lei Seca, um instrumento fundamental em defesa da vida”, disse o governador Robinson Faria em sua conta no Instagram.

O chefe do Poder Executivo lembrou ainda que a operação tem o reconhecimento do Governo e da população do Rio Grande do Norte. “Estamos trabalhando para oferecer melhores condições a equipe e evitar a combinação fatal de álcool e direção. Bom trabalho, tenente!”, concluiu.

Kelps Lima volta criticar sobre saques ao Fundo Previdenciário

O deputado estadual Kelps Lima (SDD), na sessão plenária desta terça-feira (7), criticou mais uma vez o fato do Governo do Estado precisar retirar recursos do Fundo Previdenciário para realizar o pagamento do funcionalismo e classificou o ato como “falta de planejamento”.

“O Governo não está alterando as estruturas administrativas do Rio Grande do Norte e as consequências serão muito graves. Se o Rio Grande do Norte não plantar prosperidade, não irá colher prosperidade. Se não plantar eficiência administrativa, não colherá eficiência administrativa”, disse o deputado.

Em aparte, o deputado Galeno Torquato (PSD) disse considerar muito cedo para o grau de cobranças feitas pelo deputado Kelps Lima. “Os problemas postos não podem ser resolvidos em apenas 90 dias”, disse Torquato.

Prefeitos: cobrança em massa hoje em Brasília

A Frente Nacional de Prefeitos promete um quórum alto para um encontro marcado para hoje, em Brasília.

Chamado para tratar de desenvolvimento sustentável, o evento deve servir de palco para reivindicações dos executivos municipais ao governo federal, diante do pacote fiscal preparado pelo Planalto.

Até o fim da tarde de ontem, o evento contabilizava 6.700 inscritos. Na lista, estavam mais de 400 prefeitos de médias e grandes cidades.

Como alguns condutores entendem as placas de trânsito… Em Apodi é mais ou menos assim

Vídeo do Curta Agroecologia - Chapada do Apodi, Morte e Vida


A Chapada do Apodi fica na divisa entre Ceará e Rio Grande do Norte. Em 1989, o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) implementou um projeto de irrigação no lado cearense. A área foi ocupada por grandes empresas de fruticultura, desarticulando a produção de milhares de pequenos agricultores. Em 2013, um projeto semelhante chegou ao lado potiguar da chapada, ameaçando 6 mil agricultores familiares.

O Curta Agroecologia segue ganhando o muno! O filme “Chapada do Apodi – morte e vida” foi selecionado para participar do Instidoc, festival de documentários realizado em Maputo, Moçambique.

No fim de 2014, recebeu o prêmio de melhor filme sobre saúde pública no festival Videomedi, realizado em Badajoz, na Espanha.

Deputado Federal Rogério Marinho será o entrevistado de hoje no Panorama Político da Rádio Vale

Dando sequência a série de entrevistas com os membros da bancada federal do Rio Grande do Norte, o programa Panorama Político da Rádio Vale do Apodi nesta terça-feira 07 de abril, estará recebendo a participação do deputado federal, Rogério Marinho, que por telefone direto de Brasília conversará com o comunicador e diretor da emissora, Fernando Magalhães.

O Panorama Político começa às 18hs05min e você pode acompanhar a Rádio Vale do Apodi pelo site radiovaledoapodi.com ou ainda baixando o aplicativo radiosnet.

FEMURN mobiliza Prefeituras do RN para salvar 259 contratos com o Governo Federal

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), Francisco José Júnior, recebeu, na tarde de hoje, comissão de diretores da Caixa Econômica Federal no RN, representados por Carlos Antônio de Araújo e Ricardo Mariz, para tratar sobre a necessidade de salvar obras conveniadas entre o Governo Federal e os municípios potiguares, dos projetos inscritos em restos a pagar, em diversos Ministérios. Ao todo, são 259 contratos que precisam ser agilizados, de acordo com o que regulamenta o decreto presidencial 8.407-15. Para manter os contratos em vigor, Prefeituras precisam seguir algumas orientações, entre elas o preenchimento da declaração e sua inserção no Sincov, sistema do Governo Federal, até o próximo dia 10 de abril (sexta-feira). Outro prazo previsto no decreto é o de 10 de junho, data final para que a Caixa receba as primeiras medições.

Ao todo, a Caixa informou que há 259 contratos (OGU- Orçamento Geral da União) que precisam iniciar, e mais 9 contratos do PAC. Destes, 144 estão em situação mais crítica. Os diretores da Caixa pediram apoio para que a FEMURN mobilize prefeitos e também articule em Brasília a liberação de 50% dos valores dos convênios em 18 contratos já aptos a receber. O presidente da FEMURN já está contatando os prefeitos, informando e prestando apoio na formalização da declaração. Ele vai a Brasília nesta terça-feira (7) pleitear a liberação dos recursos e a prorrogação deste prazo de 10 de abril para o cadastro dos formulários no Sincov. “Vamos trabalhar para que os municípios não sofram qualquer perda. Nossa assessoria já está mobilizada. E vamos a Brasília tentar sensibilizar o Governo Federal para os prazos”, disse Francisco José.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Projeto exemplo de ampliação do presídio de Apodi será mostrado hoje pelo Jornal Nacional


O diretor do presídio de Apodi, jornalista Márcio Morais, colhe os frutos de seu trabalho. O projeto de construção de uma cadeia a partir de doações da comunidade e com mão de obra carcerária será destaque no Jornal Nacional de hoje, da Rede Globo, como informa Thaisa Galvão em seu blog.

O novo espaço, construído pelos presos, quatro vezes maior que o anterior onde os detentos dividiam colchões e redes, conta agora com beliches, com camas individuais. O presídio anterior, com capacidade para 15 pessoas, abrigava 46. A cadeia foi construída em 8 meses, sem repasses do poder público.

Foram parceiros do projeto do diretor do presídio, a Justiça, o Ministério Público, empresas e uma organização não-governamental. A obra custou R$ 150 mil, dos quais R$ 110 mil foram oriundos de pagamentos de penas pecuniárias à Comarca de Apodi, que repassou ao projeto. O projeto arquitetônico foi doado pelo Ministério Público e os empresários doaram material de construção.

Educação não terá cortes, declara presidenta Dilma

Durante a posse do novo ministro da Educação (MEC), Renato Janine, a presidenta Dilma Rousseff garantiu que, mesmo diante da necessidade de promover ajustes na economia nacional, os programas da pasta não serão afetados.  A posse do ministro aconteceu, nesta segunda-feira (6), e contou com da presença da senadora Fátima Bezerra (PT/RN) e entidades de diferentes correntes de pensamento do mundo acadêmico e da comunidade educacional do país.

“Não haverá recuo (...) Para nós a educação sempre teve uma dupla função: moldar uma nação democrática e soberana apoiada na disseminação de conhecimento, e preparar o país para o desafio de fundar o crescimento na inovação tecnológica e assim adentrar a era do conhecimento (...) Tenho certeza que Renato Janine ira criar, transformar, melhorar e fazer avançar a educação em nosso país”, disse a presidenta.

Pleno do TJ suspende lei que desmembrava Mirandas do município de Upanema

O Pleno do Tribunal de Justiça, concedeu com unanimidade de votos, concedeu medida cautelar para determinar a suspensão da vigência e da eficácia de uma lei que desmembrou a Comunidade de Mirandas do Município de Upanema e a incorporou ao Município de Caraúbas. Os desembargadores que compõem o TJRN seguiram o vota da relatora, a juíza convocada Virgínia de Fátima Marques Bezerra, que substitui o desembargador Vivaldo Pinheiro.

A relatora determinou a intimação dos prefeitos dos Municípios de Caraúbas, Upanema e Augusto Severo, assim como a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte sobre a decisão do Tribunal Pleno suspendendo a vigência e a eficácia da Lei Estadual nº 9.690, de 15 de janeiro de 2013, com efeitos retroativos à data de sua vigência.

Apodi retorna ao Circuito das Exposições Agropecuárias do RN

Este ano serão 14 exposições agropecuárias no Rio Grande do Norte que vão reunir grandes, médios e pequenos produtores. O lançamento foi feito na última semana pelo governador Robinson Faria. O município de Apodi realizará mais uma edição do Oeste Leite – que é a exposição de Animais e Torneio Leiteiro (Regional), o evento acontecerá de 13 a 15 de novembro de 2015.

Exposição de Caprinos e Ovinos do Potengi e Feirão do Pronaf, em São Paulo do Potengi, Exposição Pecuária do Seridó, em Caicó, Arraiá do Interior, Festa do Leite e Feira dos Municípios, em Parnamirim, Caprifeira em Coronel Ezequiel, Exponovos, em Currais Novos, Caprifeira de Afonso Bezerra, Festa do Bode, Exposição de Caprinos, Ovinos e Bovinos do Oeste Potiguar e 1ª Feira da Agricultura Familiar em Mossoró, Torneio de Cabras Leiteiras do Litoral Agreste, em São José do Mipibu, Exposição da Região Central, em Lajes, Torneio Leiteiro de Bovinos, Caprinos e Feira de Agronegócio, em Acari, Festa do Boi, em Parnamirim, Oeste Leite – Exposição de animais e torneio leiteiro, em Apodi, Feira Agropecuária do Seridó, em Jardim do Seridó e a Festa do Caju e Exposição Agropecuária de Jaçanã, em Jaçanã.