sábado, 20 de junho de 2015

Vereador tem que morar na cidade

A Câmara Municipal de Apodi, no seu regimento, recentemente aprovado definiu como caso de cassação de mandato se o vereador fixar residência foram do município.

Campanha de Influeza atinge 76,53% da cobertura vacinal

Considerando que o estado do Rio Grande do Norte prorrogou a Campanha de Influenza até ontem, dia 19 de junho e mediante a cobertura vacinal alcançada até o momento, de 76,53%.

Segundo a área técnica de Imunização do estado do RN, há expectativa do alcance da meta pelo Estado, nos próximos dias, em razão de que a informação e registro das doses no sistema de informação deverão acontecer ainda na próxima semana.

 As atuais coberturas são as seguintes:
  • Crianças: 75,51%
  • Trabalhador de Saúde: 80,79%
  • Gestante: 73,89%
  • Puérpera: 93,73%
  • Idoso: 76,67%

Depois de eleito, Robinson Faria ainda não visitou Apodi

O governador Robinson Faria (PSD) ainda não cumpriu a prometida agenda positiva que faria à Apodi. Desde que assumiu o Governo em janeiro, o governador ainda não visitou a segunda principal cidade da região do Médio Oeste.

Robinson já levou ações de seu governo a várias regiões do Estado, mas continua ausente com Apodi. Nenhuma visitinha rápida!

Convite: Lançamento oficial Mundo Novo


Logo mais a partir das 20 horas acontecerá o lançamento oficial Mundo Novo, estrelando Luis Marinho e Waleska Dantas.

Hoje, 20 de junho no adro da igreja matriz. Todos convidados!

Prêmio reconhece atuação empreendedora de prefeitos

Gestores municipais do Rio Grande do Norte que implantaram projetos de estímulo ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios e à modernização da gestão pública ainda podem se inscrever na IX edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Gratuita, a inscrição pode ser feita via internet no site www.pspe.sebrae.com.br e cada município poderá inserir até dois projetos.

Os prefeitos podem inscrever um projeto por categoria. Nesta edição, estão sendo abertas oito categorias: Melhor Projeto, Implementação e Institucionalização da Lei Geral, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, Desburocratização e Formalização, e Pequenos Negócios no Campo, além das novas modalidades de Inovação e Sustentabilidade, Municípios Integrantes do G100, e Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária. O mesmo projeto poderá concorrer em duas categorias e é necessário que a ação tenha resultados comprovados, mesmo que parciais.

População da zona rural agradece a Secretaria de Saúde pelas realizações das pré-conferências nas quatro regiões

Pré-conferência na comunidade do Córrego Fotos: Jânio Duarte

O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Apodi vêm realizando as pré-conferências nas comunidades rurais e nesta quinta feira 18 e sexta 19 foi a vez das comunidades do Córrego e Melancias respectivamente.

O objetivo das pré-conferências são de ouvir os anseios das comunidades rurais; o que melhorou? O que precisa avançar mais? Entre outros questionamentos. A 4ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema: “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas – Direito do povo Brasileiro” acontecerá nos dias 02 e 03 de julho no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Pré-conferência na comunidade de Melancias Fotos: Jânio Duarte

A pré-conferências Municipal de Saúde terá continuidade na próxima quinta feira, 25. “Estas pré-conferências tem por objetivo avaliar a situação da saúde, propor condições de acesso, acolhimento, definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde e fortalecer o controle social”, destacou o secretário Pedro Júnior. A Conferência Municipal de Saúde é realizada a cada quatro anos e reúne representantes de usuários, trabalhadores e gestores.

“Na assistência básica - que é nossa responsabilidade, melhorou significativamente, saímos de 3 para 9 PSF, criamos o Odontomóvel, Coleta Móvel, Central de Regulação de Consultas, melhoramos e ampliamos os serviços no CAPS, a Maternidade é outra realidade, estruturamos as UBSs, inauguramos duas novas UBSs, melhoramos e ampliamos os serviços no CEO, entre outras ações. Parabéns a equipe da secretaria de saúde pela iniciativa em fazer as pré-conferências de saúde nas comunidades rurais. Isso é mudança”, disse o prefeito Flaviano Monteiro.

Caçula Benevides viverá eternizado nos acordes das sanfonas

A secretaria municipal de Cultura de Caraúbas e o Conselho Municipal de Política Cultural despedem-se fisicamente do ícone do forró pé-de-serra Caçula Benevides. Seu legado recheado de originalidade, talento e amor pela sanfona estão registrados para sempre na história e na musicografia nordestina. Chico de Pombal escreveu para Dominguinhos: “Eu fiz do forró meu hino / E da sanfona a paixão”.

Caçula Benevides também fez e o Mestre escolheu justamente o período das festas Juninas, em que o Nordeste mais celebra a sanfona, para despedir-se de todos nós! Deus o levou de volta, mas agradecemos ao Pai Celestial pelo período em que permitiu que ele ficasse conosco… Caçula Benevides viverá eternizado nos acordes das sanfonas do nosso sertão e continuará a nos encantar.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Durante encontro com prefeitos, Robinson disse que vai convocar deputados

Robinson Faria afirmou hoje em Monte Alegre que vai convocar uma audiência com os 24 deputados estaduais para estabelecer um cronograma de liberação dos recursos.

Segundo ele, esse dimensionamento levará em consideração os recursos do Estado e a importância das obras. O governador disse que serão priorizadas as emendas que beneficiam municípios.

Fortalecendo o partido

O governador Robinson Faria já revelou a seus assessores mais próximos: quer fortalecer o PSD e para isso vai em busca dos prefeitos potiguares.

A lista para ingresso dos gestores municipais no partido do governador já é extensa.

IFRN deflagrou processo eleitoral para reitor e diretores-gerais dos campi

O Conselho Superior do IFRN iniciou o processo de eleição dos gestores do Instituto para período de março de 2016 a março de 2020. A Resolução 11, que estabelece as providências a serem tomadas para o pleito, foi divulgada na manhã de hoje (17). Ela está baseada no decreto 6.986/2009, que disciplina o processo de escolha de dirigentes no âmbito dos institutos federais. Segundo o decreto, uma vez deflagrado o processo, a instituição tem um prazo de 90 dias para realizar o pleito – ou seja, até o dia 12 de setembro próximo.

A primeira determinação é de que se inicie a consulta para indicação dos candidatos aos cargos de reitor e diretor-geral dos Campi Apodi, Caicó, Currais Novos, Ipanguaçu, João Câmara, Macau, Mossoró, Natal-Central, Natal – Cidade Alta, Natal – Zona Norte, Nova Cruz, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz e São Gonçalo do Amarante.

Na Reitoria e nos Campi de Educação à Distância, Canguaretama, Ceará-Mirim, Lajes, Parelhas e São Paulo do Potengi só haverá eleição para reitor. No caso da Reitoria, devido ao seu caráter sistêmico; no caso desses campi, porque eles ainda estão em processo de implantação no Ministério da Educação.

Licenciamento e IPVA podem ser quitados em qualquer agência bancária

O Detran/RN trabalhando para conceder maior comunidade ao usuário e diminuir as filas no âmbito de suas unidades, colocou em funcionamento nesta semana, um novo sistema para pagamento da Taxa de Licenciamento e do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O programa possibilita ao condutor a opção de quitação das taxas tanto pelo Banco do Brasil, como já era feito, como agora, por outras instituições bancárias.

O processo é simples, e basta o usuário acessar o site do Detran (www.detran.rn.gov.br), clicar no ícone “Consulta de Veículos” na página principal, e logo após, digitar a placa e o renavam do automóvel que deseja efetivar a verificação. Feito isso, o condutor alcança a listagem dos débitos referentes ao Licenciamento e IPVA do veículo. Em seguida, é só clicar no imposto que deseja efetuar o pagamento, e imediatamente é aberta uma nova tela com as opções de emissão de boleto bancário direcionado ao Banco do Brasil ou as demais instituições bancárias.

Caderneta da gestante é implantada na UBS Caic

Os profissionais da Unidade Básica de Saúde do Caic e a equipe Estratégia da Saúde da Família participaram ontem (18) do encontro para implantação da Caderneta da Gestante na atenção primária.

A enfermeira da unidade básica de saúde (UBS), Carísia Marinho, relata que as gestantes que iniciaram o pré-natal na unidade já receberam as cadernetas. "Estamos sensibilizando os profissionais das equipes que prestam atendimento às gestantes na atenção primária de saúde", informou a enfermeira.

A caderneta substitui o cartão da gestante e contempla todas as informações sobre direitos da gestante; dicas para gravidez saudável e sinais de alerta; orientação sobre gestação, o parto e o puerpério, desenvolvimento do bebê e amamentação. Algumas páginas do material são reservadas para explicar os procedimentos para certidão de nascimento; planejamento reprodutivo; dá dicas para inclusão da participação do parceiro/família no pré-natal e espaço destinado para anotações dúvidas, fotografias e observações.

A gata da sexta feira é um tesão, tarados! Bom final de semana…!!!


No dia de hoje a gata da sexta vai deixar os ‘marmanjos loucos’. Por favor, só não lambam a tela do computador, principalmente se você estiver no trabalho.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Novas regras para aposentadoria valem a partir de hoje


A nova regra para o cálculo das aposentadorias, anunciada hoje (18) pelo governo, começa a valer imediatamente, com a chamada fórmula 85/95. A partir de agora, para se aposentar com direito ao benefício integral o trabalhador vai somar o tempo de contribuição e a idade até chegar a 85 anos, paras mulheres, e 95 anos, no caso dos homens. A partir de 2017, este cálculo será acrescido de um ponto a cada dois anos, até 2019. Daí em diante, um ponto a cada ano até chegar a 90 (mulheres)/100 (homens), em 2022.

A mudança foi criada por medida provisória, que tem efeito imediato e validade de 120 dias até que seja aprovada pelo Congresso e se torne definitivamente lei. “A regra vale no momento em que se deu a opção do trabalho pela aposentadoria”, explicou o ministro da Previdência, Calos Gabas. O trabalhador que entrou com o pedido até ontem (17) não está enquadrado nas novas regras e poderá ter a aposentadoria calculada somente pelo fator previdenciário.

Para os novos pedidos poderá ser aplicado o fator previdenciário ou a fórmula 85/95 com progressividade. Quem decidir se aposentar sem atingir o número de pontos da nova fórmula no momento do pedido, poderá dar continuidade ao requerimento que seguirá as regras de correção pelo fator, reduzindo o benefício de quem para de trabalhar mais cedo, respeitados os 30 anos de contribuição mínima.

Pastor faz palestra para detentos do CDP Apodi sobre os males das drogas


Os quase 100 internos do Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDP) participaram de uma palestra proferida pelo pastor Laércio Carmo Oliveira, titular da Igreja Universal do Reino de Deus, unidade de Apodi.

Durante a palestra foi distribuído de forma gratuita, dezenas de livros “A Última Pedra”, de autoria do bispo Rogério Formigoni.  A obra conta a história de um jovem que durante muitos anos foi refém do espírito do vício e chegou a se perder no crack. Entre as drogas que circulam no País, o crack é considerado o mais destrutivo. Seu poder de devastação na vida do usuário é tão grande que, para você ter uma idéia, a cada três dependentes dele, um morre após usá-lo continuamente por cerca de cinco anos.  

A palestra do pastor foi acompanhada também pelo diretor do CDP Apodi, agente Marcio Morais e pelos agentes penitenciários Kaio Cesar e Wantier Góis. O pastor Laércio Carmo Oliveira, mostrou os efeitos destrutivos das drogas na vida e nas famílias, após a palestra aconteceu cânticos e orações.

O Centro de Detenção Provisória de Apodi é um dos poucos existentes no Brasil que não é permitido à entrada de cigarros. O diretor da unidade, agente Marcio Morais, através de um trabalho educativo e a realização de varias palestra sobre o tabagismo, conseguiu cortar tabaco dos detentos.
  

“O CDP Apodi está servindo de exemplo para muitos estabelecimentos prisionais do estado e até do país, mostramos o mau que o tabagismo faz na vida das pessoas, antes aqui tinha preso que chagava a fumar 20 carteiras de cigarro por semana, hoje isso não acontece mais”, comemora Márcio Morais.

Os agentes penitenciários informaram que antes toda semana levava preso para o hospital Regional Helio Morais Marinho em Apodi, com problemas de falta de ar, causado pela fumaça, o cigarro foi cortado, servindo para cuidar da saúde dos detentos e servidores que atuam na unidade prisional.

Segundo o diretor Marcio Morais, para conseguir tirar o cigarro de dentro das celas, buscamos apoio junto às igrejas evangélicas da cidade e parcerias com a Secretaria Municipal de saúde da cidade e promoveram a conscientização dos detentos com diversas palestras alertando sobre os males do cigarro.

“O projeto foi muito bem aceito pelos detentos que aderiram à causa e, atualmente, não consomem mais cigarro no interior da prisão. Com isso, vários benefícios foram conquistados. Os detentos e também funcionários não têm a saúde prejudicada pelo tabaco, além de aumentar a segurança do presídio, pois sem cigarro fica também proibida a entrada de fogo”, concluiu Morais.

Diariamente acontecem cultos no CDP Apodi e todos os evangélicos que pregam na unidade fazem questão de mostrar que os detentos podem viver sem o cigarro.

Juíza e Promotor da Comarca de Apodi vão ganhar Título de cidadão norte-rio-grandense

O vice-presidente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Gustavo Carvalho (Pros), em forma de reconhecimento ao trabalho da juíza Kátia Gudes Dias e do promotor, Silvio Ricardo Brito Gonçalves, ao Judiciário e ao Ministério Público do estado, apresentou Projeto de Resolução à Mesa Diretora do Legislativo Potiguar, concedendo título de cidadão norte-rio-grandense aos representantes da justiça.

A juíza Kátia Guedes Dias e o Promotor Silvio Brito, atualmente respondem pela Comarca de Apodi, onde estão realizando excelente trabalho. Foi graças ao trabalho dos magistrados e do agente penitenciário Márcio Morais, hoje a Comarca de Apodi conta com um Centro de Detenção Provisório considerado modelo para o Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte. A unidade fora construída com recursos oriundos de Penas Pecuniárias e doações da comunidade e empresas da região, conta com 70 vagas.

Na Comarca de Apodi, a juíza e o promotor já foram reconhecidos pelo trabalho realizado, pelas Câmaras Municipais de Apodi e Felipe Guerra, onde lhe concederam Títulos de Cidadão daqueles municípios. A juíza Kátia Guedes Dias, é paulista e o promotor Silvio Brito é pernambucano.

Tem pré-candidato a vereador em Apodi apelando para “Padim Ciço”

Enquanto isso… Nos bastidores da política apodiense…

Tem pré-candidato a vereador que está com o maior medo da chama da vela de Padre Cícero, se apagar. O porquê?

O blog ainda não sabe de certeza, mas comenta-se que o dito cujo andou fazendo uma pesquisa e não levantou bons depoimentos para as eleições de 2016.

É… parece que essa causa nem “Padim Ciço” irá resolver!

UBS Bamburral realiza ação na Escola da comunidade


A unidade básica de saúde do Bamburral realizou mais uma atividade do Programa Saúde na Escola (PSE), diversos alunos do vale do Apodi receberam orientações médicas de como realizar a higiene bucal.

O Programa Saúde na Escola em Apodi está com o foco na saúde bucal, realizando ações preventivas e de busca para aquelas crianças que já tenham a necessidade de algum tipo de tratamento, estas são orientadas em grupos e avaliados em uma consulta odontológica individualmente, sendo encontrada alguma alteração são encaminhadas para o consultório do dentista ou para o odontomóvel.

“O Programa Saúde na Escola (PSE) contribui para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos à saúde e atenção à saúde, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino”, destacou o enfermeiro Paulo Davi.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

UBS Santa Rosa promove ação educativa sobre Saúde Bucal


A Unidade Básica de Saúde de Santa Rosa, através do Programa Saúde na Escola realizou nesta quarta feira, 17 de junho, mais uma ação educativa sobre Saúde Bucal com os alunos da Escola Estadual Valdemiro Pedro Viana.

Em ocasião a dentista Andreza Bessa e a enfermeira Elidiane Jamilly, trataram do tema higiene bucal por meio de dinâmicas educativas voltadas para crianças. Nesta ação os profissionais falaram da escovação e do cuidado com a higiene bucal, além da importância de escovar os dentes e a língua após as refeições. A equipe de saúde bucal fez aplicação de flúor e orientou a escovação correta. A ação aconteceu com os alunos(as) 1º e 4º ano do ensino fundamental.

“A ação teve como objetivo avaliar o estado de saúde bucal e situações de maior vulnerabilidade, identificando os estudantes com necessidade de cuidados específicos. Orientar e estimular os alunos a incorporar hábitos de higiene bucal, além de disponibilizar o flúor na cavidade bucal, por meio do creme dental, pois o mesmo contribui para a prevenção de doenças bucais, mais especificamente cárie dentária e doença periodontal”, frisou a enfermeira Elidiane Jamilly.

Além da dentista Andreza Bessa e da enfermeira Elidiane Jamilly, a equipe era composta pela técnica de saúde bucal Cláudia Lima e do agente de saúde Jocélio Souza.

AUTO SÃO JOÃO BATISTA - Associação Raimunda Dantas

O Auto de São João Batista está em sua quinta edição e será encenado nos dias 19 e 20 de junho, às 20hrs, no adro da igreja matriz (Apodi/RN).

O auto é uma apresentação onde aborda como temática o martírio - vida e morte do santo padroeiro de nossa paroquia, São João Batista. O evento reuni pessoas de diversas idades e religiões diferentes, contando com mais de 100 integrantes, que estão trabalhando dia e noite para mostrar dar vida e corpo a "Um Dos Maiores Espetáculos a Céu Aberto Do Nosso Estado".

O auto é um dos poucos e únicos eventos culturais em grande magnitude de nossa cidade e já se tornou um marco cultural do município e do estado. Nós, da Associação Raimunda Dantas, temos como objetivo, além de fomentar o setor cultural apodiense, alavancar os manifestos nas áreas de teatro, música, dança e capoeira, complementando e dando suporte a cultura do nosso povo.

Estimamos um público de 3 mil pessoas por noite, sendo que cidades circunvizinhas já articulam caravanas para estarem prestigiando o espetáculo. Auto de São João Batista - 5ª edição - Dias 19 e 20 de junho (sexta e sábado, respectivamente) a partir das 20hrs no adro da igreja matriz.

O espetáculo conta com o patrocínio da prefeitura municipal do Apodi através das secretarias municipais de Desenvolvimento e Assistência Social, Saúde e Educação, e, Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora da Conceição!

(Texto: Sarah Almeida e Patrícia Vitória. Foto: Ari Oliveira)

Soluções na Saúde do RN não interessam nas reportagens da Cabugi geradas para a TV Globo

Na assessoria da Secretaria de Saúde do Estado, o tema em discussão no dia último dia 15 foi a forma como a TV Cabugi vem fazendo matérias para emplacar no Jornal Nacional. Um áudio de whatsapp da repórter de rede, Michelle Rincon, para o assessor do Hospital Walfredo Gurgel, revelou que a intenção da emissora é expor problemas…

E que, caso no meio dos problemas, apareça alguma solução, essa não interessa. O que vale é tocar fogo. O que vale é explodir. Na mensagem da repórter ao assessor, ela diz que foi novamente ao hospital para gravar mais uma vez, já que o personagem que ela havia gravado, a quem ela identifica como “Germano”, havia sido transferido do Walfredo para outro hospital, um dia depois da primeira gravação.

Mas, que ela tinha conseguido gravar com “Francisco”, que está lá há 3 meses. Diante da solução de um paciente, a reportagem foi refeita, não para mostrar que “Germano” saiu da fila de espera… Mas, para mostrar que “Francisco” espera há 3 meses. A omissão da solução deixa claro a intenção de só se revelar o lado negro do Rio Grande do Norte.

A ex-governadora Rosalba Ciarlini passou toda a gestão assim…na telinha do Jornal Nacional. No tempo de Rosalba também foi assim… só valia o lado negro. Ô Rio Grandezinho do Norte sem sorte esse…

Fonte: Thaisa Galvão

Ex-prefeito Eugênio Alves lançará irmão candidato a prefeito

O ex-prefeito de Caraúbas, Eugênio Alves está em plena articulação e deve lançar o irmão, o ex-vereador Juninho Alves, candidato a prefeito do município.

Ele deve enfrentar um nome ligado ao grupo do atual prefeito, Ademar Ferreira.

Apagão atingiu Apodi e outros municípios da região Oeste

Escritório da Cosern em Apodi
Apodi e outros municípios da região Oeste, tiveram energia interrompida nesta terça-feira (16) deixando a população apreensiva por mais de uma hora. Faltou energia em Governador Dix-Sept Rosado, Baraúna, Caraúbas, Campo Grande, Mossoró, Martins, Almino Afonso, Riacho da Cruz e Upanema.

Em nota à imprensa, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN) informou que a interrupção começou às 9h18 de ontem e foi ocasionada por um defeito em um equipamento da Subestação Mossoró III, localizada no bairro de Nova Betânia, em Mossoró.

Seminário sobre Projeto AbraceVidas foi aberto em Apodi


Aconteceu no último dia, 15, a abertura do seminário abracevidas, promovido pelo Ministério Público Estadual em parceria com a secretaria de assistencial social do Apodi e da prefeitura municipal do Apodi. A finalidade do evento é promover a capacitação das equipes das secretarias de Assistência de 16 cidades no médio Oeste do nosso Estado.

O abrace vidas é um projeto do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, empreendido pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Infância, Juventude e Família (CAOPIJ), que visa fomentar junto aos municípios do RN a implantação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora para crianças e adolescentes órfãos, abandonados ou afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva judicial (art. 101, VII do Estatuto da Criança e do Adolescente).

Foragido do RN é recapturado em Roraima. Sérgio Jovino é condenado a 7 anos por tentativa de homicídio em Apodi


Mais um foragido do Rio Grande do Norte é recapturado no estado de Roraima.

Sérgio Jovino é condenado a 7 anos por tentativa de homicídio aqui em Apodi.

Foto: TV Metropolitano

Concurso IFRN 2015 – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte abre 44 vagas em concurso público. As inscrições abrem no dia 30 de junho. Para preencher estas vagas, foram publicados 2 editais. A remuneração para os cargos em disputa varia entre R$ 1.739,04 e R$ 3.666,54. Este concurso será organizado pela Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN).

As inscrições serão realizadas apenas via internet, através do site da organizadora do concurso, que será a FUNCERN www.funcern.br. O período de inscrição ocorre do dia 30 de junho ao dia 15 de julho. O valor da taxa de inscrição será de R$ 41,00 para os cargos de nível fundamental, de R$ 51,00 para os cargos de nível médio e técnico e de R$ 87,00 para os cargos de nível superior. A remuneração será de R$ 1.739,04 para os cargos de nível fundamental, de R$ 2.175,17 para os cargos de nível médio e técnico e de R$ 3.666,54 para os cargos de nível superior.

terça-feira, 16 de junho de 2015

NASF de Apodi vai criar um grupo anti tabagismo

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em Apodi vai realizar um encontro para apresentar e esclarecer dúvidas a respeito de um grupo que vai ser criado para tratamento antitabagismo.

O grupo vai se chamar “NASF no combate ao tabagismo”, trata-se de um projeto piloto, composto inicialmente por 20 pessoas. E a equipe do NASF solicita aos enfermeiros(as) de todas UBSs colaborarem com as tiragens.

“O modelo de tratamento baseado na abordagem cognitivo-comportamental  possibilita que o tratamento seja realizado em grupo, e tem como objetivo  auxiliar o fumante a desenvolver habilidades que o auxiliarão a permanecer sem fumar. O apoio medicamentoso, quando necessário, é outro recurso usado no tratamento do tabagismo e disponibilizado na rede SUS”, destacou o psicólogo do NASF Nikellyo Monteiro.

A reunião acontecerá na próxima quinta feira, dia 18 às 8h30min na Unidade Básica de Saúde São Sebastião, ao lado da maternidade Claudina Pinto. A equipe do NASF está convidando a todos os usuários que tiverem interesse em fazer parte do programa.

A pauta do RN agora é 2016

Embora alguns neguem, há uma ebulição em torno da sucessão municipal do Rio Grande do Norte, que será um teste para todos os líderes políticos, independente da bandeira que impunham.

Conversas, articulações e muita especulação. Reaproximações entre políticos adversários, colocando ponto final em desavenças antigas, apontam sempre para uma grande articulação política. Agora, a pauta é 2016.

A importância do grupo de gestantes em uma unidade básica de saúde


O grupo de gestantes possibilita o intercâmbio de experiências e conhecimentos, por isso é considerado a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação. Informações sobre as diferentes vivências devem ser trocadas entre as mulheres e os profissionais de saúde. Na semana passada a UBS de Melancias desenvolveu este trabalho com as gestantes, que tem ocorrido com frequência em todas unidades básicas de saúde do município.

“O grupo de gestante além de complementar o pré-natal, contribui com a interação e troca de experiências, neste evento foi possível conversamos sobre o momento do parto e mostrar estratégias e técnicas atualizadas que viabilizam o parto e tornam esse momento menos doloroso e tenso”, disse a enfermeira Nathacia Kiss.

“Tenho notado um vínculo entre profissional e paciente, favorecendo a participação ativa de todos, tornando gratificante para ambas as partes. Contudo, este trabalho surgiu com o objetivo de enfatizar a importância dos grupos de gestantes nas UBS daqui de Apodi. A mulher, durante a gestação, está vulnerável, exposta a múltiplas exigências, vivenciando um período de adaptação ou reorganização corporal, bioquímica, hormonal, familiar e social”, acrescentou a terapêutica ocupacional Jacimaria Carvalho.

As ações educativas durante o pré-natal no grupo de gestantes podem abordar temas sobre a importância do pré-natal, modificações corporais e emocionais, sintomas comuns na gravidez, alimentação saudável, cuidados de higiene, cuidados com as mamas, importância do aleitamento materno, atividade física, sexualidade, benefícios legais a que a mulher tem direito, o parto e o puerpério, importância do planejamento familiar, cuidados com o RN, importância do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, e questões escolhidas pelas próprias mulheres participantes.

O evento contou a toda equipe da unidade básica de saúde de Melancias e a participação da terapêutica ocupacional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e no final aconteceu a entrega de kits para gestantes, além de lanches.

RN está na lista dos estados que ficaram acima dos limites da Lei Fiscal

Uma combinação de perda de arrecadação com pressões salariais fez com que quatros governos estaduais – Mato Grosso, Tocantins, Rio Grande do Norte e Alagoas – ultrapassassem, no fim de abril, o limite máximo de gastos com funcionalismo estabelecido pela lei (49% da receita corrente líquida).

Os números mais recentes divulgados pelos secretários estadual de Planejamento e Finanças, Gustavo Nogueira, sobre a situação do Rio Grande do Norte revelam que os gastos com pessoal estão em 52,66% das receitas do governo, o que significa uma despesa com folha de pagamento acima do limite legal da Lei de Responsabilidade Fiscal.

UBS São Sebastião realiza palestra com grupo de diabéticos e hipertensos


A Unidade Básica de Saúde São Sebastião realizou uma palestra com a nutricionista Ítala Sena, destinada ao grupo de diabéticos e hipertensos. Durante a palestra foram tratados assuntos como a importância sobre alimentação saudável na terceira idade e suas complicações.

O evento aconteceu no último dia 12 de junho no auditório da Casa de Cultura Popular de Apodi. Mensalmente o grupo se reúne na própria unidade, sob coordenação da enfermeira Kyvia Layane e a contribuição dos agentes de saúde.

No final do encontro foi oferecido sal de ervas e café da manhã para todos presentes.

Vídeo: Governador confirma antecipação do 13 salário e diz que reduziu 180 mi no custeio

Sanfoneiro Caçula Benevides está internado em estado grave


O Mossoró Hoje destaca que o renomado sanfoneiro nordestino, Manoel Monteiro Benevides, mais conhecido como Caçula Benevides, continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. O músico sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), e levado no último dia 10 deste mês para o Hospital Regional de Caraúbas, e em seguida, pela gravidade do problema, transferido para Mossoró.

Caçula Benevides é natural de Caraúbas, e conhecido como um dos maiores sanfoneiros da região, grande representante do forró pé de serra do Nordeste. Benevides chegou a se apresentar com grandes nomes do Nordeste, como é o caso de Luiz Gonzaga, Dominguinhos. Também tocou com Walmonys e Dorgival Dantas.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Vídeo: G1 destaca que mulher dança seminua na vaquejada de Caicó

Uma mulher ficou seminua durante uma festa de vaquejada no município de Caicó, na região Seridó do Rio Grande do Norte. O fato aconteceu na manhã desta segunda-feira (15) já no final da festa. As imagens foram enviadas ao G1 por uma pessoa que pediu para não ser identificada.

De acordo com informações de populares, a mulher estava embriagada, tirou a roupa, ficou só de calcinha e começou a dançar. Ao sair da festa de carona em uma motocicleta, a mulher acabou caindo e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros. O Corpo de Bombeiros informou que a mulher foi levada para o hospital da cidade com ferimentos leves.

Confira abaixo o vídeo original:

Video Player
00:00
00:52

Câmara Criminal reforma sentença sobre condenação de vereador em Felipe Guerra

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte reformou, em parte, uma sentença de primeiro grau que condenou um vereador e uma servidora da Câmara Municipal de Felipe Guerra e mais um beneficiário pela suposta prática do crime de Peculato. A unidade julgadora no TJRN desclassificou o ato para o delito previsto no artigo 319 do Código Penal, que é a prevaricação.

Segundo a denúncia, no dia 1º de novembro de 2012, dois vereadores relataram na Sede da Promotoria de Justiça de Apodi, que, embora a Câmara Municipal de Felipe Guerra tivesse recebido o repasse integral de seu duodécimo, os salários de seus membros e servidores não haviam sido pagos.

Fogo amigo

Em Apodi a estratégia de dois aliados que travam disputa silenciosa é uma só: turbinar os liderados.

Inscrições para o Prouni começam amanhã

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre começam nesta terça-feira (16). Elas serão feitas exclusivamente pela internet. O prazo termina às 23h59 de quinta-feira (18).

Para se inscrever, o candidato precisa informar o número de inscrição e a senha do Enem 2014, um endereço de email e cadastrar até duas opções de instituição e curso.

Entrega de certificados do Curso Administração de Materiais e Serviços de Saúde


Aconteceu no último sábado (13) a entrega dos certificados do Curso Administração de Materiais e Serviços de Saúde.  Idealizado por Tiago Araújo, o Curso Administração de Materiais e Serviços de Saúde (80h/aula) contou com o apoio da secretaria de saúde e da prefeitura de Apodi.

O valor foi reduzido em 40% para o nível médio e 20% para o nível superior. Além do local e certificados. Porém teve uma contrapartida dos alunos.

Ex-vereador e professor Luis Carlos é pré-candidato a prefeito de Natal

Professor Luís Carlos quer propor e discutir
soluções para os problemas de Natal
Natal vai ganhar mais um candidato a prefeito, o professor e ex-vereador, Luís Carlos Noronha que hoje é filiado no PMDB está com toda disposição para juntar forças elaborando um programa de governo e enfrentar o atual prefeito, Carlos Eduardo Alves.

Luís Carlos exerceu dois mandatos de vereador de Natal e formado em engenharia elétrica, física e pós-graduado em gestão pública. Ele me revelou que os caciques do seu partido(PMDB), certamente não permitirá sua candidatura, assim, já está articulando um novo partido para disputar a eleição.

Luiz Carlos teve uma boa passagem na Câmara Municipal, e ele é um grande estudioso dos problemas de Natal. Sua candidatura é de oposição ao prefeito Carlos Eduardo Alves.

Fonte: Blog do Primo

Em três meses, RN tem 1.120 veículos roubados/furtados

Notícia do Portal Noar que assusta ainda mais:

Pelo menos 1.120 veículos automotivos foram roubados ou furtados no Rio Grande do Norte em três meses.

Desses, 590 eram carros e 530 motocicleta.

Pelo menos 613 foram recuperados.

Veja os resultados do Pré-Jern's em Apodi


Confira os resultados dos jogos do torneio da modalidade Pré-Jern's.

As equipes que obtiveram os primeiros lugares, foram:
  • Sábado dia 13 de junho - Handebol Mirim - Lindaura Silva

Handebol Infantil - Ferreira Pinto 
Handebol Juvenil Feminino - IFRN
Handebol Juvenil Masculino - Antonio Dantas 
  • Domingo dia 14 de junho -Futsal Infantil - Francisco Targino (Soledade)

Futsal Juvenil - Antônio Francisco (Felipe Guerra)

Realização: 13ª Dired - coordenação de Educação Física.

domingo, 14 de junho de 2015

Excelentes ideias estão sendo discutidas nas pré-conferências das comunidades rurais

Fotos: Jânio Duarte

A secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Apodi inovaram este ano e estão realizando as pré-conferências da saúde nas comunidades rurais, e na última quinta (11) e sexta feira (12) aconteceram as pré-conferências de Soledade e Góis. Com um bom número de participantes e excelentes ideias durante os eixos temáticos as pré-conferências servirão de base para a 4ª Conferência Municipal de Saúde do município que será realizado nos dias 02 e 03 de julho, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi.

As pré-conferências terão continuidade na próxima quinta (18) no Córrego e sexta (19) em Melancias e na outra semana será a vez de Santa Rosa. O tema central é “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”.

“Cinco meses não são 50 anos”, diz Robinson ao avaliar início de governo

Usando sua conta no Instagram, o governador Robinson Faria fez uma avaliação dos primeiros meses da sua gestão. Confira abaixo o que foi postado por ele:

O presidente Juscelino Kubitschek prometeu ao Brasil um governo tão revolucionário que teve como slogan “50 anos em 5”. Diferente da promessa nacional, o Rio Grande do Norte viu o movimento contrário ao longo das últimas décadas. Era o pequeno estado nordestino servindo às oligarquias políticas. Vocês sabem que não foi de uma hora para outra que a saúde entrou na UTI. A falta de planejamento fez o Estado amargar o colapso da falta de água. O sistema penitenciário faliu com um saldo negativo de quatro mil vagas. Virou rotina pagar servidor em atraso. As estradas em situação caótica de norte a sul. São lamentáveis os indicadores educacionais dos nossos estudantes. A polícia sucateada, sem estímulo e perspectivas.

Esse foi o cenário encontrado quando cheguei ao Governo do Estado. Só de dívidas herdamos mais de R$ 800 milhões. O passivo é imenso. Mas quero lembrar aqui o título do texto “Cinco meses não são 50 anos”. Não existe milagre para essa crise. São etapas que precisamos vencer, juntos! Todos os cidadãos que querem o bem do Rio Grande do Norte.

Nestes cinco meses colocamos a folha de pagamento em dia, retomamos as obras da Barragem de Oiticica, fomentamos a economia, com a redução do querosene de aviação, promovemos policiais civis e militares, implantamos o reajuste do piso nacional dos professores, os policiais foram para ruas com suas diárias operacionais pagas antecipadamente.

Também viabilizamos recursos para ampliar a oferta de água, iniciamos a maior obra de saneamento da história do RN, bem como a reformas das unidades prisionais, dialogamos servidores e com a sociedade civil organizada, visitamos de surpresa hospitais e órgãos públicos, melhoramos o abastecimento das unidades públicas de saúde, entre outras ações.

São exemplos de algumas conquistas do nosso Governo. Tenho plena certeza que precisamos avançar muito mais… Em respeito a missão confiada pelo povo, superamos cada obstáculo com coragem, perseverança e fé em Deus. Governarei até o último dia tomando decisões técnicas, mas sem esquecer de ouvir a voz das ruas e seguir meu coração. Convoco a todos para juntos fazermos o Rio Grande do Norte que merecemos!