sábado, 4 de julho de 2015

Secretário estadual de Recursos Hídricos assina ordem de serviço para instalação de 71 poços

O secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, assinou, na tarde de ontem (03), a ordem de serviço para instalação de 71 poços em comunidades rurais e zona urbana de municípios decretados em situação de emergência pela seca.

O investimento de aproximadamente 1,5 milhões de reais é oriundo do tesouro estadual e de acordo com Mairton França o intuito é ampliar e facilitar o acesso à água para as populações localizadas em regiões castigadas por longos períodos de seca ou estiagem no Estado. “O governador não mede esforços para minimizar os efeitos da seca. Vamos continuar investindo em perfuração e instalação de poços porque além de emergencial essa medida também é estruturante”, frisou Mairton.

Cortes atingem pasta do Turismo e repasses anunciados para prefeituras ainda não foram liberados

O ministro do Turismo, Henrique Alves, anunciou há um mês, o repasse de 4 milhões e meio de reais para dividir com 27 municípios do Rio Grande do Norte. Mas até agora nada, e já tem prefeito reclamando da dificuldade.

Em entrevistas essa semana, Henrique justificou que a pasta do Turismo era uma das mais afetadas pelos cortes do Planalto. A dificuldade também passa pela pouca proximidade entre ministro e presidente, como publicou hoje em seu portal reproduzido em jornais de vários estados, o jornalista Cláudio Humberto.

Governo publica portaria com os índices provisórios de ICMS para os municípios em 2016, veja relação

O secretário estadual de Tributação  André Horta publicou, através da portaria 095/2015, os índices provisórios de ICMS para 2016.

Ele destacou que “o valor adicionado e os índices são provisórios, sendo concedido aos Municípios o prazo de 30 dias, a contar da publicação desta Portaria, para eventuais pedidos de revisão”.

Confira a relação completa dos municípios.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

“Estou encantada com a conferência de Apodi”, disse a representante do Conselho Estadual de Saúde

Luzia Bessa e Flaviano Monteiro na
abertura da conferência
O município de Apodi está realizando a 4ª Conferência Municipal de Saúde, através do Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria de Saúde a conferência superou todas as expectativas dos organizadores.

“A assistência básica - que é de nossa responsabilidade já melhorou significativamente, saímos de 3 para 9 PSF com médicos atendendo três vezes por semana, criamos a Unidade Móvel Odontológica e Coleta Móvel para atender as comunidade mais distantes, também criamos a Central de Regulação de Consultas para facilitar as marcações de consultas, melhoramos e ampliamos os serviços no CAPS, a Maternidade Claudina Pinto é outra realidade, estruturamos as UBSs, inauguramos duas novas UBSs na zona rural, melhoramos e ampliamos os serviços no CEO e vamos terminar as UBS que estão paralisadas. Parabéns a equipe da secretaria saúde pela brilhante conferência. Isso mostra que estamos avançando na saúde do município”, disse o prefeito Flaviano Monteiro.

“Já participei de diversas conferências de saúde pelo Rio Grande do Norte e muitas delas nem o gestor, nem o secretário de saúde estiveram presentes. Queria destacar nesta conferência aqui em Apodi a participação efetiva do secretário de saúde do município, Pedro Júnior e do prefeito Flaviano Monteiro, isto mostra que eles estão aqui dispostos para ouvir vocês e com certeza vão trabalhar cada vez mais para fortalecer a atenção básica de Apodi”, destacou a representante do Conselho Estadual de Saúde, Luzia Bessa.

SOERN denuncia prefeituras do RN que contratam técnicos no lugar de Cirurgiões Dentistas

O Sindicato dos Odotolosgitas do Rio Grande do Norte – SOERN denuncia municípios do Rio Grande do Norte que estão usando protéticos para atender a população. Cientificamente isso é uma atribuição do CIRUGIÃO DENTISTA, qualificado para o tal função de preparar a moldagem da prótese e entender de anatomia. Os colegas estão acuados na região do Auto-oeste, Mato-grande e em outras, alguns com receio de denunciar e sofrer retaliações.

Se o caso for denunciado ao Ministério da Saúde, as prefeituras em questão podem ter suas verbas cortadas.

Além de tudo isso,  fato importante é o descaso dos gestores com a saúde da população. O sindicato faz um alerta ao Ministério Público para investigar essas irregularidades na Saúde, uma vez que o Conselho Regional de Odontologia – CRO/RN não tem como realizar todas essas fiscalizações.

Agrícola Famosa gerará 2 mil empregos na Chapada do Apodi

O município de Apodi, na região Oeste, vai ganhar a implantação de 2 mil hectares para produção de frutas que vai gerar 2 mil novos empregos diretos. A iniciativa tem o apoio do Governo do Estado que está agilizando os trâmites legais exigidos, processos de autorização ambiental e melhorias nos acessos para transporte de pessoal, insumos e escoamento da produção.

O Governador Robinson Faria explicou nesta sexta-feira, ao receber em audiência o presidente da Agrícola Famosa, Luiz Roberto Barcelos que a administração tem o firme propósito de apoiar os empreendimentos que geram empregos, produção e renda. “O Governo trabalha para desenvolver a atividade econômica, estamos imprimindo uma nova dinâmica que destrava processos administrativos e burocráticos. No Idema, por exemplo, apenas nestes primeiros meses de administração concedemos duas mil licenças ambientais para implantação e regularização de empreendimentos. Isto significa mais circulação de mercadorias e produtos, mais empregos, mais renda e mais impostos”, afirmou Robinson Faria.

A Agrícola Famosa já produz melão, melancia, manga, mamão e aspargos nos municípios de Baraúnas, Tibau em Mossoró. Em Apodi, numa área de 3,5 mil hectares a empresa vai irrigar dois mil hectares para produzir melão e melancia para exportação. Inglaterra, Espanha e Holanda são os maiores clientes da produção de frutas da Famosa.
              
Com o início da produção em Apodi, serão criados dois mil novos empregos diretos, com salário médio de R$ 1 mil.

Presente à reunião do Governador com o presidente da Agrícola Famosa, o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, destacou a importância da instalação da empresa no município vez que além de gerar empregos, vai movimentar toda a economia local.

Robinson: “Infelizmente parte da mídia está motivada e sendo pautada para fazer oposição ao governo do RN”

A afirmação acima é do governado do Rio Grande do Norte, Robinson Faria. Dada ao jornal da 95 FM. “A mídia só dá notícia negativa. Porque não compara os índices de violência do RN com os da PB e PE? Porque lá está pior do que aqui”, disse.

“A sensação de insegurança é motivada pela mídia. Infelizmente, grande parte da mídia está motivada e sendo pautada para fazer oposição ao governo”, declarou o governador, lembrando que, felizmente, trata-se de uma minoria e facilmente identificável: a mídia pertencente aos adversários políticos.

“É uma minoria agressiva inconformada com a derrota que fica torcendo contra o Estado. E fica gerando sensação de pânico na população”, afirmou. Segundo Robinson, “aproveitam um assalto e uma fatalidade, e no outro dia já nasce uma campanha contra o governo”.

Para ele, está claro que existe uma orquestração política. “Parece que comemoram quando ocorre uma tragédia, celebram em vez de ficarem solidários quando ocorre um homicídio”.

Visor Político

Gata da sexta tá de arrasar, loira gostossísimaaaa!!!


Conheça Maja Pavlovic, intitulada a política “mais sexy” do mundo. Vendo ela assim toda maquiada, de salto alto e posando seminua com um jaleco, a moça não parece o perfil típico de alguém que a maioria das pessoas votaria em uma eleição. No entanto, a bela conseguiu ser eleita vereadora em sua cidade natal, Cacak, na Sérvia. 

A cota de indicações de cargos do PT no governo é maior do que a do PSD

A sede de cargos do PT no governo Robinson Faria. A cota de indicação de petistas nos cargos de confiança e comissionados já alcançou a marca dos 30% por cento. Menos que as indicações do próprio PSD do governador.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Apodi: Abertura da 4ª Conferência Municipal de Saúde


O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria de Saúde estão promovendo a 4ª Conferência Municipal de Saúde de Apodi que tem por objetivo avaliar a situação da saúde, propor condições de acesso, acolhimento, definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde e desenvolvimento do controle social.

Com bastante participação popular com cerca de 350 participantes, a presença de todos serviu para fortalecer e colaborar com a saúde da população apodiense e contribuir para a efetivação do SUS. Assim, estaremos lutando pelo direito de todo cidadão brasileiro: uma saúde cada vez melhor, com equidade, humanidade, acessibilidade e de boa qualidade.

A abertura foi promovida com as autoridades presentes, apresentações culturais e o debate do tema central que ficou sob a responsabilidade da coordenadora geral da conferência, a enfermeira, Gil Holanda.

Fotos: Jânio Duarte

O discurso do secretário de Saúde foi um dos ponto alto da abertura. Muito aplaudido, Pedro Júnior, apontou a importância das pré-conferências para discutir e avaliar o real cenário da saúde na zona rural. Destacou também a participação do gestor nesse processo, em especial a equipe da secretaria. “As outras esferas de governo são fundamentais, mas é no município que a coisa acontece. O gestor tem que resolver e alcançar a Atenção Básica para os usuários, levar procedimentos de média e alta complexidades, que muitas vezes não se encontram nos municípios e muitos outros aspectos de atendimento ao usuário”, avaliou Pedro Júnior.

Já a representante do Conselho Estadual de Saúde, Luzia Bessa, reafirmou em seu discurso a relevância do Sistema Único de Saúde como política pública para a população brasileira. “O SUS vale a pena. Antigamente, só tinha acesso quem contava com carteira assinada, por exemplo. Fora dessas condições, o cidadão era considerado indigente. As conferências vêm para reforçar a cobrança de uma posição firme para a consolidação do SUS”, finalizou.

Amanhã, dia 03 vai acontecer palestras, discussão e aprovação do regimento interno da conferência, a discussão de temas relacionados à saúde e a eleição de delegados para a Conferência Estadual de Saúde.


Ciclismo é a nova paixão do apodiense


A paixão pelo ciclismo vem tomando conta dos apodienses que já adotam a modalidade esportiva como um estilo de vida saudável. No município existem pelo menos três grupos formados por pessoas de todas as faixas etárias que realizam diversos pedais no município e em outras regiões do Rio Grande do Norte.

Para praticar o ciclismo, não basta apenas ter uma bicicleta, subir nela e sair andando, tem que ter todo um preparo físico e a bicicleta ser adaptada ao seu porte. Geralmente é passado para os novos integrantes do grupo para não ultrapassarem os seus limites, que com o tempo é que vai se adquirindo melhores desempenhos.

A mesma coisa funciona para a adaptação, cada um responde de uma forma, cada corpo reage de uma maneira. Outro detalhe: se não tiver gosto pelo ciclismo, dificilmente a pratica desportiva vira uma rotina na vida do praticante.

Detran divulga cronograma de testes de direção veicular para o interior do RN

Vinte e seis municípios do interior do Estado começaram ontem a receber a equipe técnica de peritos examinadores do Detran/RN, que serão responsáveis pela aplicação de mais de 2 mil teste de direção veicular durante os 23 dias úteis do mês de julho. O cronograma com as cidades contempladas foi divulgado pela Controladoria Geral de Trânsito do Órgão.

O ciclo de avaliações iniciou pelo município de Currais Novos e finaliza no próximo dia 31 onde vai ser contemplada a cidade de Caraúbas. Trinta centros de formação de condutores espalhados por todas as regiões do interior do RN terão os candidatos que almejam adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) avaliados.

Os municípios de Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros, Ceará Mirim, Goianinha, Canguaretama e Apodi vão receber os examinadores em dois momentos distintos. A iniciativa foi tomada após a constatação de que nessas localidades existe um número maior de usuários que vão se submeter aos testes de volante. O cronograma de exame de direção veicular foi planejado observando a necessidade de abranger todas as principais cidades de cada região, que devem receber também usuários dos municípios circunvizinhos.

De acordo com informações coletadas pelo setor de Estatística do Detran, nos primeiros cincos meses deste ano já foram realizados 30.638 exames práticos de direção veicular no Rio Grande do Norte. Deste total, 16.640 testes foram efetivados em Natal e 13.998 no interior do Estado. Todos os candidatos avaliados já passaram pelas aulas práticas e teóricas ministradas pelos centros de formação de condutores, além de serem considerados aptos nas avaliações médica e psicológica.

CRONOGRAMA – EXAME DE DIREÇÃO VEICULAR JULHO DE 2015
01/10 – Currais Novos;
02/07 – Pau dos Ferros;
03/07 – Pau dos Ferros e São Miguel;
06/07 – Jaçanã e Tangará;
07/07 – São José do Mipibu e João Câmara;
08/07 – Santa Cruz;
09/07 – Caicó;
10/07 – Caicó;
13/07 – Goianinha e Canguaretama;
14/07 – Ceará Mirim e Angicos;
15/07 – Currais Novos;
16/07 – Jardim do Seridó e Acari;
17/07 – Parelhas;
20/07 – Passa e Fica;
21/07 – Goianinha e Canguaretama;
22/07 – São Paulo do Potengi e Extremoz;
23/07 – Apodi;
24/07 – Apodi;
27/07 – Ceará Mirim e Macau;
28/07 – Nova Cruz e Monte Alegre;
29/07 – Currais Novos;
30/07 – Jucurutu;
31/07 – Caraúbas.

Petrobras admite nova alta da gasolina em 2015

Em sua primeira entrevista após anunciar uma “dieta” drástica nos investimentos da Petrobras, o presidente da companhia, Aldemir Bendine, 51, não descartou um reajuste no preço da gasolina até o fim do ano. Não enxerga, contudo, necessidade de um aumento agora.

“Não dá para garantir que não haverá”, disse ele à Folha nesta quarta-­feira (1º). O aumento mais recente dos combustíveis foi em novembro de 2014 ­3% na gasolina e 5% no diesel nas refinarias.

Deputado Getúlio Rego cobra investimentos do Governo nas áreas críticas

O deputado Getúlio Rêgo (DEM) chamou atenção, nesta quarta-feira (1º), para a situação das áreas que se encontram em situações críticas no Rio Grande do Norte, como Saúde, Segurança, Recursos Hídricos e Agricultura. O parlamentar destaca que o Governo precisa investir à medida que os recursos cheguem.

“Havendo ampliação da arrecadação do Estado, as secretarias precisam promover os investimentos. A Secretaria de Saúde, por exemplo, precisa receber os repasses para tirar o povo do sofrimento”, disse Getúlio Rêgo.

O deputado falou ainda que é preciso ter respostas mais efetivas para as populações que sofrem com a falta de água e faz um apelo ao Governo do Estado para que se reúna com as secretarias de Recursos Hídricos, Agricultura, Segurança, Saúde e com a Emater para que encontrem soluções.

E a dívida continua

As cobranças de dívidas da campanha de 2014 ainda estão a todo vapor. É débito de um lado e promessa de “resolver” do outro.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Convite: Apodi realizará a 4ª Conferência Municipal de Saúde

Clique no convite para ampliar!

A 4ª Conferência Municipal de Saúde de Apodi acontecerá nos dias 2 e 3 de julho de 2015 no auditório do Sindicato do Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

As inscrições para o evento serão abertas na quarta, dia 01 na Secretaria Municipal de Saúde e no dia 02 no local do evento.

Confira a programação abaixo: 

Clique na imagem para ampliar!

CMDCA divulga lista de candidaturas deferidas e indeferidas para concorrer na escolha de conselheiros tutelares de Apodi


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, através da Comissão Especial, resolve tornar pública, a lista de pedidos deferidos e Indeferidos dos registros para participar do I Processo de Escolha Unificado do Conselho Tutelar Município de Apodi.  

Candidatos Deferidos:
  • Paula Rafaela de Oliveira Carvalho
  • Tiago de Lima Fernandes
  • Gildevânia Leite dos Santos Marinho
  • Mateus de Lima Oliveira
  • Edynael Dakson Mendes de Freitas
  • Ana Lúcia Gomes de Oliveira
  • Paula Hortência de Paiva Barbosa
  • Altair Sales da Silva Lima
  • Cristiano Marcos Marcelino
  • Isac Ranie Pinto de Almeida
  • José da Silva Oliveira Júnior
  • Jackeline Torres Maia
  • Sebastiana Cristina Tôrres da Silva
  • Marinalva Costa
  • Maria Rosana Costa da Silva
  • Ana Isadora Tôrres da Silva
  • Natanael Demitrio Cavalcante de Assis

Oposição uníssona

Os líderes da oposição ao governo Dilma Rousseff no Congresso Nacional se reuniram nesta terça-feira (30) para traçar estratégias de discurso contra o governo e a atual crise financeira e de descrédito que vive o Brasil. A intenção foi de dar um tom único aos discursos, em patamar linear.

Os líderes acreditam que este é o momento da oposição de sobressair, mas para isso há a necessidade de estratégica e declarações em um mesmo sentido. As próximas semana prometem de giratória ainda mais incisiva na direção do governo e do PT.

Vídeo: Jornal Hoje destaca turismo nas serras de Martins e Portalegre

O quadro “Tô de Folga” do Jornal Hoje, mostrou as cidades e as belezas naturais das Serras do Rio Grande do Norte. Destaque para as cidades de Martins e Portalegre, na região do Oeste do Estado.

Este blogueiro recomenda, vale a pena visitar as duas cidades!

Confira no vídeo abaixo:

Nova legenda ligada a Robinson deverá receber cinco deputados

Aliados do governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria contabilizam que com a criação do Partido Liberal (PL) a legenda receberá pelo menos cinco deputados estaduais: José Adécio (DEM) e Carlos Augusto Maia (PTB) e o de Vivaldo Costa (PROS). Outros virão por gravidade.

O PL será um apêndice do PSD do governador Robinson.

Maioridade Penal: Veja como votou a bancada do RN

Não passou a proposta de redução de maioridade penal para crimes hediondos. Como o Governo queria. Veja como votou a bancada do Rio Grande do Norte.

Os deputados Zenaide Maia (PR) e Rafael Motta (PROS) votaram com o Governo e disseram Não à redução.

Os deputados Antônio Jácome (PMN), Beto Rosado (PP), Fábio Faria (PSD), Walter Alves (PMDB) e Felipe Maia (DEM) votaram Sim, a favor da redução, seguindo o presidente da Câmara, Eduardo Cunha.

O deputado Rogério Marinho (PSDB) não votou.

RN Sustentável vai investir R$ 180 milhões no agronegócio

Para amenizar os efeitos da seca no Rio Grande do Norte, o Governo do Estado vai investir aproximadamente R$ 180 milhões no agronegócio até o próximo ano, através do RN Sustentável.

De acordo com o gerente do programa na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, Fabiano Lima, milhares de família no interior do estado serão beneficiadas com os novos projetos.

As ações do Executivo visam melhorar as cadeias produtivas da agricultura irrigada, apicultura, cajucultura, caprinovinocultura, leite e derivados e piscicultura.

terça-feira, 30 de junho de 2015

Secretário de Esporte e Lazer do RN participa de reunião em Apodi

Estiveram presentes em Apodi no dia de hoje, 30, no mini auditório da Escola Estadual Professora Maria Zenilda Gama Tôrres, o secretário de Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte, George Câmara e o coordenador de esporte e lazer do estado, o professor Ageu Almintas. Na reunião com secretários de esportes dos municípios de Apodi, Felipe Guerra e Caraúbas e desportistas apodienses, uma extensa pauta.

Entre os pontos principais da pauta podemos destacar: a 2ª reunião ordinária do Fórum Estadual de Secretários e Gestores de Esporte e Lazer do RN – FESMEL/RN que acontecerá no próximo dia 08 de Julho, na escola de governo do estado, no centro administrativo em Natal; prestar informações sobre o conselho estadual de desporto do RN; a participação dos municípios na elaboração do PPA 2016/2019 nos dez territórios de planejamento participativo; elaboração do planejamento estratégico da SEEL/RN, no 2º semestre/2015, com diagnostico e planos e metas, dentre outros.

A reunião foi muito participativa no que diz respeito aos debates, que foram muito construtivos como uma previa para Fórum Estadual de Esporte no próximo dia 08.

Fonte: Prof. Toinho

Henrique Eduardo Alve recebeu R$ 6,7 milhões de três empreiteiras apontadas na Lava Jato

A relação do ex- presidente da Câmara e atual Ministro do Turismo com a Petrobras é antiga.

Entenda como o esquema na Petrobras abasteceu o caixa de aliados do governo e conheça os novos nomes denunciados pelo ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa na delação premiada.

Clique AQUI e confira a matéria na revista Isto É!

Mapa da Violência: RN é quarto estado com mais assassinatos de jovens

RN registra altos índices de violência
(Foto: Wellington Rocha)
Estudo divulgado pelo site Mapa da Violência mostra que o número de assassinatos de crianças e adolescentes de 0 a 19 anos cresceu mais de cinco vezes e meia entre 1980 e 2013. Especificamente entre os jovens de 16 e 17 anos o crescimento foi ainda maior: sete vezes. Os resultados colocam o Brasil na terceira posição entre os países que mais matam jovens, atrás apenas do México e de El Salvador.

A região Nordeste ocupa o topo no índice por região correspondendo por mais da metade  dos  casos de assassinato por arma de fogo. O Rio Grande do Norte se destaca negativamente no ranking, ocupando o 4º lugar entre os estados do Brasil no número de homicídios de jovens entre 16 e 17 anos, com taxa de 98.1 a cada mil habitantes.

“As regiões Nordeste e Centro-Oeste assumem especial destaque pelas elevadas taxas de homicídio que ostentam: 73,3 e 65,3 por 100 mil adolescentes, respectivamente. No Nordeste, os estados de Alagoas, Ceará e Rio Grande do Norte são os que pressionam para cima as taxas regionais. No Centro-Oeste, o Distrito Federal e Goiás”, aponta o estudo.

De acordo com os dados, 93% dos casos de assassinato são de meninos e rapazes. Oito de cada dez deles não terminaram o ensino fundamental (e 20% eram analfabetos funcionais). A taxa de assassinatos de negros ainda é maior que a de brancos, correspondendo 66,3% no Brasil. Mesmo sendo a minoria, o RN está entre os estados onde se mata mais brancos, cerca de 32,2%.  Em relação ao Brasil esse número corresponde a 24,2.

A divulgação dos resultados do Mapa da Violência ocorreu na véspera da provável votação na Câmara dos Deputados da emenda constitucional 171 que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes hediondos, homicídio e roubo qualificado. Confira o estudo no site http://www.mapadaviolencia.org.br/.

Prefeitos têm até hoje para entregarem Plano de Ação de Assistência Social

Os gestores e conselheiros da assistência social devem preencher até está terça-feira (30) o Plano de Ação 2015 do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que dos 5.595 Municípios que recebem recursos federais para seus programas sociais, 3.429 estão com os planos concluídos e aprovados, mas 1.091 prefeituras ainda não fizeram o preenchimento dos dados.

Outras 1.075 administrações municipais, apesar dos gestores terem preenchido o plano, ainda não obtiveram a aprovação do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

No Oeste, apesar dos gestores terem preenchido o plano, ainda três cidades não obtiveram a aprovação

Dos 167 municípios, 53 Prefeituras, apesar dos gestores terem preenchido o plano, ainda não obtiveram a aprovação do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), segundo relatório da Confederação Nacional dos Municípios. CLIQUE AQUI e confira na íntegra. O Plano de Ação é o instrumento eletrônico de planejamento utilizado para ordenar e garantir o lançamento e validação anual das informações necessárias ao início ou à continuidade da transferência regular automática de recursos do financiamento federal dos serviços e programas de assistência social.

Cidades do Médio Oeste que ainda não obtiveram aprovação

Caraúbas
Felipe Guerra
Taboleiro Grande – conselho aprovado

RN é o Estado com o maior número de professores em jornada dupla

Pesquisa divulgada hoje pelo jornal Folha de São Paulo mostra que o Rio Grande do Norte é o Estado com o maior número de professores com jornada dupla. Mais da metade dos docentes afirmaram ter jornada dupla ou até tripla.

Os números foram levantados pelo Inep.

Veja a pesquisa:


Clique para ampliar!

segunda-feira, 29 de junho de 2015

O RN tem quase 2 mil poços perfurados e não instalados

O Rio Grande do Norte possui perto de 2 mil poços artesianos que foram abertos nos últimos dez anos, mas nunca instalados.

Um absurdo para a seca que castiga o Estado. Pode um negócio desse?

Robinson vai apresentar relatório dos seis meses de Governo

A gestão de Robinson Faria (PSD) à frente do poder Executivo do Rio Grande do Norte encerra o seu primeiro semestre nesta terça-feira (30).

Como medida de apresentação do trabalho realizado até agora, o governador requisitará uma audiência na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para entregar um relatório de gestão.

Apodi sediará amanhã Fórum Estadual dos Secretários e Gestores Municipais do Esporte e do Lazer do RN

Secretário da SEEL, George Câmara
trabalha pela interiorização do esporte
O município de Apodi sediará amanhã (30) o Fórum Regional de Secretários e Gestores de Esporte e Lazer.

“O FESMEL é uma oportunidade de assegurar participação e integração de todos os secretários e gestores, tanto na elaboração como na execução das políticas públicas do esporte e do lazer. Nesta luta para transformar mais acessível esse direito ao esporte e ao lazer, os parceiros são importantes, sejam do poder público ou privado. O nosso desafio é realizar uma gestão transparente, descentralizada, operativa e comprometida com a interiorização e principalmente em assegurar esse direito a maior quantidade de pessoas e no maior número de municípios do RN”, afirma o secretário da SEEL-RN, George Câmara.

O evento acontecerá a partir das 8 da manhã na Escola Estadual Professora Maria Zenilda Gama Tôrres. A realização é da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEEL) e o apoio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer.

Todos convidados a prestigiar!

Inscrições para concurso do IFRN abrem nesta terça-feira

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte divulgou dois editais de concurso para um total de 35 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 3.666,54.

As inscrições podem ser feitas de 30 de junho a 15 de julho pelo site www.funcern.br. Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas (veja os editais no site da organizadora).

Pelo menos 10 órgãos por todo o país abrem inscrições hoje (29), terça (30) e quarta-feira (1º) para 734 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Confira aqui as demais ofertas.

RN é o Estado do Nordeste onde a arrecadação mais cresceu

Reportagem disponível no site da Folha de São Paulo, mostra que o Rio Grande do Norte é o estado nordestino que registra maior crescimento da arrecadação entre janeiro e abril de 2015 em comparação com o mesmo período do ano passado.

Esse crescimento é atribuído ao aumento do preço da energia. Segundo a Folha, a arrecadação do RN subiu 22,05% nos 4 primeiros meses deste ano. No Brasil todo, só quem conseguiu crescimento maior foi o Estado do Pará: 31,66%.

Eu só queria entender pra onde está indo esse dinheiro. CLIQUE AQUI para ler a reportagem da Folha.

Justiça Eleitoral investiga empresas do Oeste por doações

Pelas terras aqui do Oeste, as empresas estão indo “além” nas doações.

A mostra disso é o número de pedidos do juiz eleitoral para empresas apresentarem cópia da declaração do imposto de renda, para subsidiar suspeita de doação acima do legal permitido.

Por Anna Ruth Dantas

INSS tem concurso autorizado com 950 vagas

Você que estava aguardando ansioso o Concurso do INSS, nós temos boas notícias. Foi autorizado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão a realização do certame. Por meio da Portaria nº 251, o MPOG, autoriza a realização de Concurso com 950 vagas, sendo 800 para Técnico do Seguro Social, e 15 para Analista do Seguro Social, com formação em serviço social.

Cabe ao Presidente do INSS a realização do concurso público sendo responsável por baixar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos necessários. O prazo para a publicação do edital de abertura do concurso público será de até seis meses, contado da data de publicação desta Portaria.

Governo do RN paga funcionalismo nesta segunda e terça

O Governo do Rio Grande do Norte depositará o pagamento dos servidores referente ao mês de junho nesta segunda-feira (29) e terça-feira (30). No primeiro dia recebem inativos e pensionistas, independente da faixa salarial. Em seguida, os funcionários da ativa. 


domingo, 28 de junho de 2015

Última parcela do FPM de junho vem quase 30% maior do que 2014

Na próxima terça-feira, 30 de junho, estará disponível para as prefeituras o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao terceiro decêndio do mês de junho. O valor a ser depositado será de R$ 1,548 bilhão, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, o montante é de R$ 1,936 bilhão.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que no comparativo com o terceiro decêndio do ano passado houve uma expansão de 28,35%. O cálculo é em termos reais, ou seja, leva em conta a inflação. Durante este mês de junho, os decêndios somaram R$ 6,982 bilhões, enquanto que no mesmo período de 2015 o acumulado foi de R$ 6,240 bilhões. O que, em termos reais, representa um aumento de 11,88% para junho.

Bandeira vermelha está mantida para consumidores em julho, diz Aneel

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (26) a manutenção da bandeira vermelha para todos os consumidores de energia durante o mês de julho.

A bandeira vermelha implica um acréscimo de R$ 5,50 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos em todos os Estados, exceto Amapá e Roraima, que ainda não estão conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Jovem é preso por porte ilegal de arma de fogo em Apodi

Prisão aconteceu na noite deste sábado (27).
Arma apreendida pela PM (Foto: GTO Apodi)
Um jovem foi preso na noite deste sábado (27), nas proximidades da Praça da Bíblia, no bairro Lagoa Seca em Apodi. Segundo a polícia, ele foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo, um revólver calibre 22.

De acordo com os policiais, o jovem trabalha como segurança particular, mas o mesmo não possui porte e nem registro da arma. Ele foi autuado em flagrante e apresentado na delegacia de polícia civil.

Com informações do blog F5 Apodi