sábado, 5 de setembro de 2015

Ex-prefeitos do RN ganharam associação

Os ex-prefeitos potiguares ganharam a própria entidade: a Associação Norte-rio-grandense de Ex-prefeitos (ANEXP), de acordo com a Lei nº 9.974 publicada no Diário Oficial do Estado.

O presidente será o ex-presidente da Femurn e ex-prefeito de Bento Fernandes, José Robenilson Ferreira.

FNS abre sistema para cadastramento de emendas parlamentares

O Fundo Nacional de Saúde (FNS) comunicou na tarde desta sexta-feira (4) ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) que abrirá seu Sistema de Gerenciamento de Objetos amanhã (sábado, 5), às 13 horas, para cadastramento das emendas de parlamentares de 1º mandato.

Assim, os gestores municipais que conquistaram pleitos - na área da saúde - junto aos deputados federais Beto Rosado, Rafael Mota, Walter Alves, Zenaide Maia, Rogério Marinho, Antônio Jácome e, senadora Fátima Bezerra, eleitos pelo Rio Grande do Norte em outubro de 2014, devem ficar atentos aos prazos estabelecidos pelo FNS.

Mais informações no endereço http://www.fns.saude.gov.br/ ou na Central de Atendimento do Fundo Nacional através do 0800-644-8001.

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

Convite desfile cívico de 07 de setembro em Apodi


A Prefeitura Municipal de Apodi através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura tem a honra de convidar Vossa Senhoria para prestigiarem as comemorações alusivas à Independência do Brasil com um desfile cívico nas ruas da cidade, representado pelas instituições de nosso município com o TEMA “AS RIQUEZAS DE NOSSA TERRA NAS REGIÕES DA AREIA, PEDRA, VALE E CHAPADA”.

A concentração será às 16h ao lado da Escola Municipal Lourdes Mota e encerramento no Calçadão da Lagoa do Apodi.

Queremos contamos com vossa valiosa presença.

Confira os campeões dos Jern's 2015 na Regional de Apodi


Quero agradecer a Deus por mais uma conquista, de termos realizado essa grande competição:

Sete cidades da nossa jurisdição, trinta e duas Escolas participantes e um total de 1.092 atletas inscritos, a nossa Diretora Mara Marlizete a todos os Gestores Escolares, Professores de Educação Física, os Pais pelo incentivo e aos Atletas.

Parabenizar a todos os atletas que participaram dos XLV Jern's 2015-regional de Apodi, e em especial aos que obtiveram os primeiros lugares nas modalidades coletivas e individuais:

Handebol - Mirim Feminino- Escola Municipal José Porto (Itaú)
Handebol - Infantil Feminino - Escola Municipal Maria de Lourdes (Rodolfo Fernandes)
Handebol Juvenil Feminino -Escola Estadual Antonio Dantas
Handebol Juvenil Masculino - Escola Estadual Antonio Dantas
Futebol de Areia Mirim Masculino - Escola Municipal José do Patrocinio Barra (Felipe Guerra)
Futebol de Areia Infantil Masculino - Escola Estadual Antonio Francisco (Felipe Guerra)
Futebol de Areia Juvenil Masculino - Escola Estadual Antonio Francisco
Volei de Duplas Juvenil Masculino - Escola Municipal Jonas Gurgel (Caraúbas)
Futsal Mirim Masculino - Escola Estadual Antonio Carlos (Caraúbas)
Futsal Infantil Masculino - Escola Municipal Maria de Lourdes (Rodolfo Fernandes)
Futsal Infantil Feminino - Escola Estadual Lourenço Gurgel (Caraúbas)
Futsal Juvenil Masculino - Escola Estadual 12 de outubro (Rodolfo Fernandes
Futsal Juvenil Feminino - Escola Estadual Lourenço Gurgel (Caraúbas)
Atletismo Mirim Masculino - Escola Estadual Maria Silvia (Caraúbas)
Atletismo Mirim Feminino -  Escola Estadual Maria Silvia (Caraúbas)
Atletismo Infantil Masculino - Escola Estadual Ferreira Pinto
Atletismo Infantil Feminino - Escola Estadual  Lourenço Gurgel (Caraúbas)
Atletismo Juvenil Masculino - Escola Estadual Lourenço Gurgel (Caraúbas)
Atletismo Juvenil Feminino - Escola Estadual Lourenço Gurgel (Caraúbas)
Xadrez Mirim Masculino - Colégio Luz Pequeno Príncipe
Xadrez Infantil Masculino -Escola Estadual Sebastião Gomes
Xadrez Infantil Feminino - Escola Municipal Lourdes Mota
Xadrez Juvenil Masculino - Escola Estadual Antonio Dantas
Natação Mirim Masculino -  Colégio Luz Pequeno Príncipe
Natação Mirim Feminino - Colégio Luz Pequeno Príncipe
Natação Infantil Masculino - Colégio Luz Pequeno Príncipe
Natação Infantil Feminino - Colégio Luz Pequeno Príncipe
Natação Juvenil Masculino - Colégio Nossa Senhora da Conceição

Neto Romão - Coordenador de Educação Física da 13ª Dired.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Luiz Carlos pede desfiliação do PMDB

O suplente de vereador de Natal Luiz Carlos entrou com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral pedindo desfiliação por justa causa do Partido do Movimento Democrático Brasileiro.

No entanto, o juiz Alceu Cicco entendeu que por ser um suplente não há que pedir “desfiliação por justa causa”.

Convite da programação de Aniversário da Igreja Batista de Apodi


A Igreja Batista de Apodi está completando 53 anos que prega o evangelho de Jesus Cristo na nossa cidade, são mais de cinco décadas restaurando vidas para glória de Deus; e temos a honra de convidá-los para dividir este grande momento conosco nos próximos dias 04, 05 e 06 de setembro, o culto de sábado acontecerá na Praça da Bíblia, os demais dias acontecerão nas dependências do nosso templo na Rua Antônio Lopes Filho 59. Estará pregando a palavra de Deus o pastor Celso Adriano - Igreja Batista da Esperança-Natal; Venha celebrar ao eterno Deus conosco.

Programação. Sexta-feira (04/09) Noite jovem. Pregador: Sem. Neemias Silva- Igreja Batista de Apodi Sábado (05/09) Culto de gratidão a Deus pelo 53º aniversário de construção do templo da Igreja Batista em Apodi. Local: Praça da Bíblia Pregador: Pastor Celso Adriano - Igreja Batista da Esperança. – Natal. Domingo (06/09) Culto de gratidão a Deus pelo 53º aniversário de construção do templo da Igreja Batista em Apodi. Local: Templo da Igreja Batista de Apodi, Centro da cidade. Pregador: Pastor Celso Adriano - Igreja Batista da Esperança – Natal. Segunda-feira (07/09). Atividade em prol da construção do novo templo. Noite de Louvor a Deus Local: Colégio Nossa Senhora da Conceição.

COHAB Horário: 20h:00Min Disponibilizaremos de uma variadíssima cantina no local; adquira sua senha no valor simbólico de 5.00 reais e seja parceiro desta obra.

Apodi participa do 6º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF


Na manhã desta quarta feira, 02 de setembro de 2015, o prefeito Flaviano Monteiro participou juntamente com os secretários de Educação e Cultura Caubí Torres, de Saúde Pedro Júnior, de Assistência Social Aloma Tereza e a Chefe de Gabinete Klebia Karina do 6º Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF, que aconteceu na Capital do Estado Natal/RN.

O “SELO UNICEF - MUNICÍPIO APROVADO EU E MEU MUNICÍPIO CRESCENDO JUNTOS” é um reconhecimento internacional dado aos municípios pelos resultados dos seus esforços na garantia de qualidade de vida das crianças e adolescentes, gerenciando e apoiando as mais importantes transformações na área da infância e adolescência no país.

As ações continuam a realizadas pelo município através das secretárias de Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social para conseguir o Selo, que terá o resultado divulgado dia 31 de março de 2016.

“Meio mundo de político” fazendo média e demagogia com a seca

De repente apareceu “meio mundo de político” político fazendo média e demagogia com a crise hídrica que o Rio Grande do Norte enfrenta como se o Brasil fosse descoberto hoje. Pelo amor de Deus! Todo mundo está cansado de saber que não foi por falta de aviso. Ao longo do tempo sucessivas reuniões foram realizadas e nada passou do discurso e nem ao menos saiu do papel.

A seca castiga o RN há quanto tempo? Foi falta de aviso? Não!!!

Vão procurar ninho de avião! Como diria meu avô!!!

A gata da sexta! Vai se derreter?!?! Rsrs...


SEBRAE realiza café da manhã de lançamento do Movimento Compre do Pequeno Negócio


O SEBRAE reuniu diversos lojistas apodienses e imprensa, com o propósito de apresentar o cronograma de eventos para esse mês, onde se exalta os pequenos negócios em todo país, culminando com o dia D, no dia 05 de outubro.

Vários empresários, dos mais diversificados ramos marcaram presença no evento. A parceria almeja através da campanha e eventos concomitantes, alcançar a população lojista com capacitações, e agraciar a população cliente, com descontos de até 70%.

A campanha será lançada oficialmente dia 16 de setembro, com uma palestra ministrada pelo apresentador do Shooptime, Ciro Botinni, a partir das 19hs na ACDA.

O café da manhã aconteceu hoje na Associação Cultural e Desportiva Apodiense (ACDA).

Agenda da política promete ser intensa até o dia 30

A agenda da classe política promete estar cheia até o dia 30 de setembro. Arrumação de diretórios, troca de comandos e partidos, romaria pelos corredores da Assembleia Legislativa e do Centro Administrativo… Enfim, é 2016 que chegou com força total.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Pré-candidatos começam a tomar elixir milagroso para o pleito de 2016

As próximas eleições só acontecerá no próximo ano, mas os pré-candidatos de Apodi já começam a tomar o elixir de bons mocinhos e participarem de tudo que é evento.

Afinal vale tudo para ficar conhecido e cair na graça do eleitor apodiense.

Resta saber se o povo vai aprovar, quem viver verá!

Câmara Municipal prejudica atendimento médico a população


O vereador Ângelo Suassuna exercendo sua função de legislador andou visitando o Sítio do Góis e fiscalizou as repartições públicas da comunidade, e detectou que na Unidade Básica de Saúde (UBS) está funcionando bem, exceto o dentista, que de fato está necessitando. Até ai nota dez para a postura e atitude dele.

O poder Executivo, através da secretaria de Saúde, enviou o projeto para Câmara Municipal desde o dia 10 de agosto de 2015, para a mesma aprovar o projeto onde libera o município contratar o dentista que está faltando naquela UBS, e hoje, dia (03), na sessão o excelentíssimo vereador pediu para colocar em pauta para votação.

Seu pedido foi aceito, foi colocado em pauta para votação, só que o MESMO votou CONTRA. Como isso se explica?

Que todos fiquem sabendo quais foram os vereadores que votaram a FAVOR ou CONTRA a liberação para contratar o dentista para UBS do sitio do Góis. Votaram a FAVOR os vereadores: Chico de Marinete, Soneth Ferreira, Júnior Carlos, Genivan Varela e Costinha.

Os que votaram CONTRA foram: Nilson de João Lucas, Ângelo Suassuna, Hortência Regalado, Júnior Souza, Filho Neto, Laete Oliveira e Bráulio Ribeiro. Placar final: 5 a favor do dentista para UBS do Góis e seis contra. Pedido reprovado.

Fonte: Prof. Toinho

Nota do blog: As divergências entre o Poder Legislativo e Executivo do município de Apodi, infelizmente prejudica a população local, sobretudo os mais carentes.

O mesmo espaço do Blog está aberto para que a Câmara Municipal de Apodi se manifeste, se assim o desejar.

Reforma política pode atrapalhar planos dos pré-candidatos a vereador em Apodi

Atenção pré-candidatos a vereador em Apodi e outros municípios:

Novas regras para as coligações partidárias foram aprovadas na noite desta quarta-feira (2) pelo Senado, durante a discussão do projeto de reforma política.

A proposta prevê que, mesmo em coligações, apenas serão eleitos os que obtiverem pelo menos 10% do quociente eleitoral. Esse quociente nas eleições proporcionais é obtido pelo número de votos válidos dividido pelo número de vagas em disputa.

O relator da proposta (PLC 75/2015), senador Romero Jucá, afirmou que na prática a proposta acaba com as coligações.

Enquanto estados ricos atrasam os salários dos servidores, governo do RN paga em dia

Em tempos de crise, pagar em dia se transforma numa grande realização. E não se trata de exagero. Rio Grande do Sul, Pernambuco e Goiás, incomparavelmente mais ricos que o RN, parcelaram os salários dos seus servidores ou simplesmente atrasaram. O esforço do governo tem sido descomunal para enxugar a remunerar no momento adequado. O empenho alicerçado no diálogo com as categorias deve ser reconhecido como ponto positivo.

Blog do BG – Com a crise financeira que atinge a casa de praticamente todos os brasileiros e a baixa arrecadação, os estados brasileiros já começam a dar sinais de que também enfrentam dificuldades. Este ano, vários estados já começaram a atrasar o pagamento dos salários dos servidores.

Todos que acompanham o noticiário diário puderam ver que o Rio Grande do Sul enfrenta uma greve com praticamente todos os servidores porque os salários já foram parcelados por mais de uma vez.

Em Goiás, a crise também afetou os cofres públicos e os pagamentos dos servidores também já sofreram atrasos. Principalmente no mês de julho em que o Estado teve que emitir uma nota garantindo o pagamento dias após a data convencional do pagamento.

O vizinho Pernambuco também sofre com o problema financeiro. Com a arrecadação abaixo do esperado, o Estado atrasou o pagamento para o mês seguinte. Os salários de julho, por exemplo, foram pagos em agosto.

No final do ano passado, quem também teve que descontar os efeitos da crise, que ainda estava se iniciando, nos servidores foi o Governo do Paraná, que atrasou o pagamento de cerca de 125 mil servidores.

Segundo o Ipea, Apodi encontra-se na faixa Média de (IVS)


O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou nesta terça-feira, 1º de setembro, em Brasília, a publicação e a plataforma web (ivs.ipea.gov.br) do Atlas da Vulnerabilidade Social nos Municípios Brasileiros, que traz o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) para os 5.565 municípios do país. Os dados revelam que o Brasil apresentava, em 2000, IVS igual a 0,446, posicionando-se na faixa da alta vulnerabilidade social. Dez anos depois, o índice caiu para 0,326, na faixa de média vulnerabilidade social – uma redução de 27% no período.

Ps. Na região Nordeste, quase metade dos municípios (47,7%) estão agrupados na faixa do IVS alto. Outros 32,4% estão na faixa de muito alta vulnerabilidade social.
No Rio Grande do Norte, 28% dos municípios tiveram evolução na faixa muito POSITIVA, seguido dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco, com mais de 20% de seus municípios nesta faixa.

O município de Apodi - RN encontra-se na faixa Média de Índice de Vulnerabilidade Social (IVS).

Nota do blog: excelente notícia para nosso município.

Agentes penitenciários impedem tentativa de fuga na Cadeia de Caraúbas

Para escapar, presos fizeram um buraco no teto de uma das celas (Foto: Cedida)

Agentes penitenciários e a Polícia Militar impediram uma tentativa de fuga durante a noite dessa quarta-feira (2), no Cadeia Pública de Caraúbas. Por volta das 21 horas, foi realizada uma operação para impedir a fuga de detentos do Pavilhão A da unidade prisional. A informação foi confirmada pelo 2º Comando da Polícia Militar de Mossoró.

Segundo o major Fagundes, da PM em Mossoró, a polícia foi acionada para dar apoio na operação de revista no presídio. Durante a ação, agentes penitenciários e policiais encontram um buraco no teto de uma das celas. Armas artesanais, celulares e drogas também foram encontrados no local.

“Conceito família é formado pela união entre homem e mulher”, diz relator

O relator da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa o Estatuto da Família, deputado Diego Garcia (PHS-PR), apresentou nesta quarta, 2, seu relatório no qual estabelece como conceito básico de família “a união de um homem e de uma mulher, por meio de casamento ou de união estável, e a comunidade formada por qualquer dos pais e seus filhos”. Exclui-se, portanto, o conceito de que uma família possa ser formada por pais homossexuais.

Segundo Garcia, o texto está “alinhado aos preceitos constitucionais e valores morais e éticos de nossa sociedade, com o fim de garantir direitos e o desenvolvimento de políticas públicas para a valorização da família”. O documento também cria os “Conselhos da Família”, que serão órgãos responsáveis pela execução de políticas públicas referentes aos direitos da família. Após a leitura do texto, o relator foi aplaudido na comissão, formada majoritariamente por parlamentares da Frente Parlamentar Evangélica.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Operação recolhe 38 animais das rodovias do RN


Policiais do 2º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (2º DPRE) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram nesta quarta-feira (2) mais uma ação visando a prevenção de acidentes envolvendo animais nas rodovias do estado. Ao todo, a operação recolheu 30 jumentos, seis cabras e duas ovelhas que estavam soltas na RN 118 e na BR 304, nas proximidades do município de São Rafael. Todos os animais recolhidos foram transportados para a Associação Protetora de Animais de Apodi, onde permanecerão até a identificação dos legítimos proprietários. Doze profissionais, entre policiais militares, rodoviários federais e laçadores particulares atuaram na ação.

Segundo o capitão Manoel de Lima, Comandante do 2º DPRE, a ação de recolhimento de animais nas rodovias do estado é extremamente importante e tem prevenido acidentes de trânsito desta natureza. “Em 2015 as ações de recolhimento de animais estão mais frequentes no RN, principalmente nas rodovias onde se registra a presença de animais circulando. Os resultados desta ação evitam mortes de pessoas no trânsito, bem como traz mais proteção aos animais que são vítimas da falta de cuidado dos seus proprietários”, disse o capitão Lima.

O trabalho da oposição

Os vereadores de oposição devem marchar em caminhos próprios.

Como todos disputam contra todos, acaba a união de bancada e cada um vai seguir seu caminho. Alguns verão que na hora de buscar o voto, o “roncar da cuíca” é diferente.

Medo de 2016

Tem um vereador da oposição, doido para desembarcar na situação, mas teme que os chefes de seu partido lhe neguem legenda para sua reeleição em 2016.

Ora, meu caro vereador, até o final do mês surgirão novas opções partidárias onde você pode se abrigar, se transferir com armas e bagagens, com a segurança que a lei lhe permitirá.

É só esperar.

Rafael Motta solicita ao ministro da Saúde a liberação de R$ 4 milhões para os municípios do RN‏

O deputado federal Rafael Motta (PROS) esteve na tarde desta quarta-feira (2) reunido com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, com a finalidade de solicitar a liberação de R$ 4 milhões para a conclusão das obras de 23 Unidades Básicas de Saúde, localizadas em todas as regiões do Rio Grande do Norte. O montante é referente ao valor da segunda e terceira das unidades de saúde que já iniciaram as obras.

“Investir nas unidades básica é essencial para melhorar a saúde do RN, porque são elas que a população procura quando sente algum problema médico, evitando assim o diagnóstico tardio e facilitando o tratamento de doenças. Além disso, contribuem também para diminuir a superlotação nos hospitais regionais", afirmou Rafael Motta.

Arthur Chioro se comprometeu em priorizar o pagamento e que analisará a liberação dos recursos ainda no mês de setembro. A busca por recursos federais em Brasília para melhorar a vida nos municípios tem sido uma das bandeiras de Rafael Motta na Câmara dos Deputados.

Henrique Alves aposta em Eduardo Cunha para continuar no Ministério do Turismo

Cunha é a esperança de Alves 
Henrique Eduardo Alves tem mobilizado meio PMDB para tentar se segurar no Ministério do Turismo.

Ainda aposta em Eduardo Cunha para segurá-lo no cargo.

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

Secretaria Municipal de Saúde apoia grupo de Tabagismo


O Programa Municipal de Controle do Tabagismo criado pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) executa ações para controlar o tabagismo em Apodi, fundado este ano. As ações de responsabilidade do Programa consistem em: Ambientes Livres do Tabaco; Atividades Educativas de Sensibilização e Conscientização; Abordagem Mínima ao Fumante e Abordagem Intensiva ao Fumante.

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realizou hoje (02) mais uma palestra com o primeiro grupo de Tabagismo, o grupo se reuniu no auditório da Casa de Cultura Popular.

O encontro de hoje foi destinado aos usuários que tem procurado o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e que já fazem parte de uma listagem onde tem sido colocado o nome dos interessados em participar. Essa listagem está sendo feita de acordo com a procura e exposta no mural na Unidade Básica de Saúde São Sebastião onde fica a sede do NASF.

Um participante relatou no momento da avaliação do grupo que a confiança transmitida pelos  profissionais envolvidos foi de fundamental importância para que eles sentissem capazes superar a dependência. “A minha reflexão mais evidenciada foi o entendimento de que o mais importante era a decisão pessoal do ‘parar de fumar’. Estou sem fumar há 4 meses e esse é o período que estou participando do grupo, portanto você fumante que queira ajuda para parar com o vício venha e participe”, destacou Lázaro da carroça.

Para os interessados em participar o procedimento é o seguinte, deixar nome e telefone para contato com a equipe do NASF, quando novas triagens foram realizadas ou então os próximos grupos é que irão participar ativamente.

Qualquer dúvida pode procurar a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) na Unidade Básica de Saúde São Sebastião.

Rio Grande do Norte recebeu quase R$ 5 milhões de royalties de petróleo

Segundo dados da Petrobras, o acumulado de 2015 em royalties de petróleo para o Rio Grande do Norte chega a R$ 4,998 bilhões. O repasse para o Governo do Estado recebeu R$ 2,31 bilhões.


No Rio Grande do Norte o gás de cozinha terá reajuste de 23%

Conforme levantamento da Tribuna do Norte, o preço do botijão de gás está cerca de 23% mais caro no Rio Grande do Norte a partir desta quarta-feira (2). Além do reajuste de 15% anunciado na segunda-feira (31) pela Petrobras, o consumidor também sentirá no bolso o aumento dado pelas revendedoras de gás aos funcionários no acordo do dissídio coletivo.

Segundo Francisco Correia, presidente do Sindicato das Revendedoras Autorizados de Gás LP no Rio Grande do Norte (Singás-RN), foi preciso repassar o aumento integral para o consumidor. Por causa disso, o valor do botijão de gás, que atualmente está em cerca de R$ 50, passará a custar entre R$ 57 a R$ 62 no estado, dependendo da região.

MP deflagra operação contra desvios de mais de R$ 19 mi no IDEMA

Operação Candeeiro objetiva desarticular um esquema fraudulento feito no IDEMA nos anos de 2013 e 2014

O Ministério Público do Rio Grande do Norte deflagrou na manhã desta quarta-feira (2), a Operação Candeeiro. A ação tem como objetivo desarticular um esquema fraudulento feito no Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDEMA), nos anos de 2013 e 2014. A operação cumpre cinco mandados de prisão temporária, 10 mandados de condução coercitiva e 27 mandados de busca e apreensão.

Segundo apurado pelo Ministério Público, mais de R$ 19 milhões foram desviados dos cofres do Idema. Ainda de acordo com o MP, foi constatado que o órgão expediu diversos ofícios ao Banco do Brasil determinando a transferência de valores, a partir de contas do próprio IDEMA, para empresas não vinculadas ao Instituto.

*Mais informações em instantes

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Hot King: Jovem apodiense tem empreendimento de sucesso em São Paulo


Há um ano e 9 meses o apodiense Samário Samuel e o cearense Tadeu Souza criaram a empresa Hot KING, empresa do ramo de fast food sediada na cidade São Paulo.

Há cerca de 3 meses os jovens empreendedores receberam a notícia que o Hot KING tinha sido indicado, ficando entre as 100 melhores empresas que se destacaram pela sua inovação, qualidade e boa gastronomia.

A satisfação de vários clientes fez com que a empresa Hot KING fosse uma das indicadas. Foi um evento com vários empresários ilustres, famosos e representantes de grandes empresas. Participaram do evento famosos como Juca Telles, Mariana Leão, Micael Arcanjo e vários outros abrilhantaram à noite. (fotos)

O evento foi realizado ontem (31) no Hotel e Suíte Higienópolis, e o prêmio conquistado foi o de “Melhores do Ano de 2015” que é considerado reconhecimento nacional.


O blog parabeniza Samário Samuel e Tadeu Souza sócios e fundadores do Hot KING - empresa de fast food, onde traz opções de lanches do mundo inteiro que está conquistando o paladar dos paulistanos.

O apodiense Samário Samuel também já participou de diversos programas em rede nacional nas emissoras Record, SBT e Rede TV. Os interessados em adquirir a franquia já pode os contatar.

Nota do blog: Tadeu Souza é de Alto Santo – Ceará, mas se considera um apodiense.

Nota do blog II: Notícia em primeira mão. A Hot KING recebeu hoje a notícia que ganhou outro prêmio que ocorrerá em novembro na cidade de Santiago no Chile. Ou seja, reconhecimento internacional meu caro conterrâneo.

Parabéns pelo sucesso Samário Samuel.

Dia 1º de setembro, dia do profissional de Educação Física


Dia 1º de setembro, dia do profissional de Educação Física, este grande profissional que trabalha com crianças e adolescentes, contribuindo para a sua formação. A todos estes profissionais meus parabéns e desejo-lhes sucesso na sua profissão, que os desafios venham, mas que possamos superar todas as dificuldades e seguir em frente, desenvolvendo o nosso brilhante trabalho que dia a dia enfrentamos.

Convido todos os Professores de Educação Física, para assistirem, amanhã 4ª Feira, às 19:00 horas, na nossa paróquia, uma missa em ação de graças, pela passagem do nosso dia.

Neto Romão, coordenador de Educação Física da 13ª Dired - Apodi.

Ainda tem prefeito insistindo em usar cores de campanha nos prédios públicos

De acordo com o Ministério Público, ainda há prefeitos personalizando a gestão com as cores do seu partido.

Muitas gestões no Rio Grande do Norte já cometeram ato de improbidade administrativa, pois infringiram os princípios constitucionais da moralidade e da impessoalidade ao pintar prédios nas cores que identifiquem a legenda ou grupo político.

Meu Município me faz Crescer

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) reunirá amanhã, em Natal, prefeitos, secretários e articuladores dos municípios inscritos na edição do Selo Unicef Município Aprovado 2015.

Os gestores municipais conhecerão, no evento, a rede social ‘Crescendo Juntos’. Ao todo, 149 municípios se inscreveram na edição do Selo Unicef 2015.

Desde 2013, os municípios vêm desenvolvendo uma série de atividades de planejamento, gestão e efetivação de direitos com o objetivo de melhorar os indicadores da área da infância e adolescência.

Decisão de Mossoró leva outros municípios a regulamentarem seus taxis


Os municípios de Caraúbas e Governador Dix-Sept Rosado começam a discutir a regulamentação dos taxis em seus municípios. A decisão que beneficia diretamente os profissionais desta área, gerando um bem importante para suas famílias, entra em pauta depois da decisão da Prefeitura de Mossoró de impedir o serviço de taxis clandestinos na cidade.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos de Caraúbas, Wagner Azevedo, disse que já está em debate a regulamentação deste serviço em seu município. “Essa medida de Mossoró nos trouxe um bem muito grande, e agora vamos regulamentar toda a classe de taxistas da nossa cidade, o que trará benefícios para todos nós”, destacou.

HUB DA TAM: Doação de área para Recife não supera vantagem técnica do RN

A possibilidade de cessão de um terreno de 500 mil metros quadrados pertencente à Força Aérea Brasileira (FAB) ao Governo do Estado de Pernambuco para ampliação do Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife, não deverá minimizar a capacidade técnica do Rio Grande do Norte na disputa pelo Hub da TAM Linhas Aéreas. Isto porque, a área total do Aeroporto Internacional Gov. Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, é  três vezes maior que a do terminal aeroviário internacional pernambucano e quase doze vezes maior que o vizinho aeroporto internacional cearense. O suposto beneficiamento ao Governo de Pernambuco na disputa gerou críticas entre lideranças políticas e empresariais potiguares.

Projeto “Setembro Cidadão” é pioneiro em todo Brasil

A partir desta terça-feira, dia 1º, acontece no Rio Grande do Norte o “Setembro Cidadão”, projeto idealizado pelo juiz Jarbas Bezerra e a advogada Lígia Limeira a partir da experiência de uma década, na elaboração de livros educativos. O projeto, que é pioneiro no reconhecimento da importância da cidadania, faz parte do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (PROBEC), e se assemelha ao movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa e a campanha de conscientização do Novembro Azul. O Setembro Cidadão transforma o Rio Grande do Norte na Terra do Sol, do Sal e da Cidadania.

Uma programação para o mês inteiro de ações foi elaborada pela Secretaria Estadual de Educação e será divulgada nesta terça para imprensa. A maior comemoração será no dia 10 de setembro escolhido para celebrar o ‘Dia Estadual da Educação Cidadã’ no Rio Grande do Norte, a partir da Lei Complementar nº 494/2013, instituída em 27 de agosto de 2013, por unanimidade pela Assembleia Legislativa. A escolha da data refere-se à nota máxima exigida, na educação, aos melhores alunos. Exposições e apresentações culturais das escolas da rede de ensino e oficinas acontecerão no Complexo Cultural da UERN, na Zona Norte de Natal.

Concurso Prefeitura de Brejo do Cruz-PB 2015

Estão abertas até o dia 20 de setembro as inscrições para o concurso da Prefeitura de Brejo do Cruz-PB. Em disputa estão 119 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade com remuneração de até R$ 2.000,00. A prova ocorrerá no dia 01 de novembro.

Brejo do Cruz é um município que fica no Sertão da Paraíba, a cerca de 420 km da capital João Pessoa, mais precisamente no entroncamento das estradas PB-323, PB-293 e PB-313. A cidade possui cerca de 13 mil habitantes. O município é a cidade natal do cantor Zé Ramalho.

As inscrições só serão realizadas via internet entre os dias 31 de agosto e 20 de setembro através do site www.apiceconsultoria.com.

A taxa de inscrição terá um valor de R$ 60,00 (para os cargos de nível fundamental), R$ 64,00 (para os cargos de nível médio), R$ 70,00 (para os cargos de nível técnico) ou R$ 84,00 (para os cargos de nível superior).

A prova objetiva será composta por 40 questões para todos os cargos, envolvendo disciplinas que variam de acordo com o nível de escolaridade do cargo. Esta prova valerá 100 pontos.

A partir do mês de janeiro de 2016, passará a valer o patamar de 30% no acompanhamento das condicionalidades de saúde

Informo que, no dia 25 de agosto de 2015, foi publicada nova Portaria que atualiza o patamar de corte para avaliação do desempenho dos municípios e recebimento do Índice de Gestão Descentralizada – IGD. Assim, até janeiro/2016, ainda vigorará o patamar de 20% no acompanhamento das condicionalidades de saúde para recebimento do IGD.

A partir do mês de janeiro de 2016, passará a valer o patamar de 30% no acompanhamento das condicionalidades de saúde. 

No entanto, vale ressaltar que o desempenho no acompanhamento das condicionalidades de saúde referente à 2ª vigência de 2015 irá compor o cálculo do IGD-M a partir de fevereiro/2016.

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

5 bilhões são cortados do FPM

Corte de mais de R$ 5 bilhões no Fundo de Participação dos Municípios - FPM vem comprometendo a capacidade de investimento das Cidades que enfrentam atualmente momento de grave crise.

A Federação dos Municípios do. Rio Grande do Norte (FEMURN) entra nessa luta de conscientização e fortalecimento dos municípios do Rio Grande do Norte.

Prefeitura reinicia obras de reconstrução da Praça Getúlio Vargas

Praça Getúlio Vargas - Centro de Apodi/RN. Foto: Jânio Duarte

Um dos principais marcos históricos de Apodi, a Praça Getúlio Vargas, começa a passar pelo mais completo processo de reconstrução. Finalmente teve reinício hoje (31) a 2ª Etapa de adequação e modernização da Praça Getúlio Vargas.

A ação faz parte do pacote de obras da Prefeitura Municipal de Apodi para recuperação dos espaços tradicionais da cidade, revitalizando as praças e os canteiros da terra dos Tapuias Paiacus. “Este espaço é um verdadeiro patrimônio da cidade e de seu povo. Esse projeto vai devolver a Praça para a população, voltando a ser um local de convívio e lazer”, declarou o prefeito Flaviano.

“Só na gestão Apodi Terra Querida foram três licitações, espero que dessa vez possamos concluir e entregar a população. O construtor garantiu que em 120 dias nos entrega, se depender do nosso esforço vamos entregar mais essa obra em nossa gestão. Esse é o nosso lema trabalho, trabalho e trabalho”, acrescentou o prefeito.

Confira um pouco sobre o histórico de licitações de empresas que venceram, mas não executaram o serviço da praça Getúlio Vargas:

ADEQUAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA PRAÇA GETÚLIO VARGAS 1ª ETAPA
Obra da Garra Construções Ltda, referente ao Contrato de Repasse nº 0327206-94/2010 firmado com o Ministério do Turismo e a Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal de Apodi. A empresa recebeu da 1ª Etapa o valor de R$ 121.149,02 e o valor licitado foi, R$ 350.842,21 sendo R$ 292.500,00 recursos oriundos do Ministério do Turismo e R$ 58.342,91 de contrapartida da Prefeitura Municipal de Apodi, referente à 1ª Etapa.

ADEQUAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DA PRAÇA GETÚLIO VARGAS 2ª ETAPA
Foi licitada na gestão do Prefeito Flaviano e iniciada em julho de 2013. Foi paralisada com poucos dias de serviço. A empresa vencedora no Processo Licitatório nº 003/2013, na Modalidade Tomada de Preços – TP, foi a WD Construções Ltda., que assinou o contrato no valor R$ 244.222,44 sendo R$ 195.000,00 recursos oriundos do Ministério do Turismo e R$ 49.222,44 de contrapartida da Prefeitura Municipal de Apodi.

Cerca de 60% dos prefeitos da Paraíba não têm como pagar as contas

Do jornal Correio da Paraíba:

Cerca de 60% dos prefeitos paraibanos não têm como pagar as contas da administração pública municipal. Significa que 133 gestores estão com problemas financeiros graves. E a tendência é que a situação fique ainda pior se a crise que assola o Brasil continuar. É o que garante o presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes. Ele revelou que, dentro desse percentual, os gestores estão tendo que optar entre pagar os salários dos servidores ou quitar as dívidas com os fornecedores.

“Mais de 60% dos prefeitos, não estão em condição de pagar o que devem. E se continuar do jeito que vai daqui para o final do ano vai ser difícil eles cumprirem esses compromissos, principalmente com fornecedores. Porque os recursos que eles estão recebendo são menores que o ano passado, com uma despesa maior”, lamentou Tota Guedes.

O presidente da Famup disse que a crise explodiu recentemente, mas há anos as prefeituras vêm perdendo recursos federais. “Quando foi promulgada a Constituição em 1988, os municípios participavam de 22,5% do bolo tributário nacional, ou seja, tudo aquilo que o País arrecadava, os municípios participavam em 22,5%. Ao longo dos anos, isso foi diminuindo. Hoje participa em torno de 16,5%”, explicou.

Para enfrentar a crise mantendo as contas em dia, alguns prefeitos paraibanos decidiram cortar da ‘própria carne’. O caso mais recente é do Chefe do Executivo de Poço Dantas, José Gurgel Sobrinho (PSB). O socialista reduziu em 50% o próprio salário, do vice-prefeito e dos secretários. Além disso, ele também cortou gratificações e horas extras pagas aos servidores.

“Meu salário é R$ 12 mil, diminuiu para R$ 6 mil. O do vice é R$ 6 mil, baixou para R$ 3 mil e dos secretários, R$ 2 mil, que ficou em R$ 1 mil”, informou.

Pesquisas fazem prefeitos repensarem projeto de reeleição

Segundo contam pelo Rio Grande do Norte, já tem prefeito repensando no projeto de reeleição. Pesquisas apontem gestores com índices de rejeição em torno de 70%.

Via Robson Pires