sábado, 31 de outubro de 2015

Sebrae divulga novos cursos para este mês de novembro em Apodi

Clique no cartaz para ampliar

Confira cursos e oficinas que acontecerão em Apodi durante o mês de Novembro de 2015.

Agricultura Familiar de Apodi em defesa do direito ao uso da água



Agricultores e agricultoras em defesa do direito ao uso da água!

Reunião bastante produtiva ontem pela manhã no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR.

Na pauta as notificações recebidas pelos agricultores que utilizam água do rio Apodi-Mossoró, assim como utilizam água de poços que de forma sustentável e maneira digna desenvolvem a agricultura familiar de Apodi.

Caminhos da Cidadania - Você é o Protagonista

Clique no cartaz para ampliar

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Agrícola Famosa está gerando 330 empregos diretos em Apodi

Plantio da Agrícola Famosa na Chapada do Apodi

O prefeito Flaviano Monteiro, articulou uma visita com vários apodienses a empresa Agrícola Famosa com o objetivo de conhecer a atuação dela em solo apodiense.

Flaviano abordou o impacto ambiental, geração de emprego, oportunidade para o comércio de Apodi, entre outros. Segundo o funcionário que recebeu a comitiva Zezé da Agrícola, a empresa tem cerca de 330 funcionários em Apodi, com 200 hectares irrigados.

Ficou acertado mais um encontro com os seguimentos da sociedade e classe política para acompanhar de perto a chegada dessas empresas em Apodi. “Todo modelo de desenvolvimento traz consequências, esse é o desafio da humanidade alimentar a população da terra sem agredir muito a mãe natureza”, disse o prefeito.

Obrigado aos amigos que nos acompanhou nesse primeiro encontro. “Apodi em primeiro lugar!”, acrescentou.

Prefeitura de Apodi realiza serviços nos cemitérios para o Dia de Finados‏


A Prefeitura Municipal de Apodi finalizou essa semana os serviços de limpeza e reparo na iluminação nos cemitérios públicos do município. Os cemitérios São João Batista no centro e o Parque da Saudade na saída para Mossoró já estão preparados para receber cerca de 10 mil visitantes.

Os cemitérios localizados nas comunidades rurais de Soledade e Góis, também receberam os serviços.

Governo do RN abre concurso com 1400 vagas para professor e especialista em Educação

O Diário Oficial do Estado trouxe na publicação desta sexta-feira (30) o edital do concurso público de provas e títulos para 1.400 cargos de provimento efetivo de professor e especialistas em educação. As vagas são para nomeação imediata e formação de cadastro reserva da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura.

As vagas são para diversas especialidades: Arte (38), Música (89), Biologia (56), Educação Física (56), Filosofia (17), Física (41), Geografia (54), História (53), Espanhol (18), Inglês (37), Português (108), Matemática (72), libras-intérprete (140), libras-professor (60), Química (28), Religião (16), Sociologia (19), além da área de Pedagogia, com 178 vagas para nos iniciais, 146 para educação especial e 174 para suporte pedagógico.

Pela internet, as inscrições serão realizadas a partir das 14h do dia 9 de novembro de 2015 até às 23h59 do dia 7 de dezembro de 2015 pelo site www.idecan.org.br. Os candidatos que optarem pela inscrição presencial poderão realizar de 9 de novembro de 2015 até o dia 7 de dezembro de 2015, exceto sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A taxa de inscrição do concurso é de R$ 65. (clique aqui para ver o edital).

As provas serão realizadas simultaneamente nas cidades de Natal, Parnamirim, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, Macau, Santa Cruz, Angicos, Currais Novos, Caicó, Assu, Mossoró, Apodi, Umarizal, Pau dos Ferros e João Câmara, com data prevista para o dia 10 de janeiro de 2016. A seleção dos candidatos constará de pontuação obtida nas provas e na avaliação de títulos. O prazo de validade desse concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Provas do Enem estão disponíveis no site do Inep

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicadas no último fim de semana estão disponíveis, a partir de hoje (30), no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Os candidatos fizeram o exame nos dias 24 e 25 de outubro.

Os cadernos de provas aplicados nos dois dias do Enem têm questões de ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e a proposta de redação. Os estudantes podem usar provas passadas para se preparar para as próximas edições do exame e para vestibulares.

Neste ano, o tema da redação foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Os gabaritos das provas objetivas foram divulgados na quarta-feira (28) e os resultados individuais devem ser liberados em janeiro de 2016. A edição de 2015 do Enem registrou percentual de abstenção de 25,5%, o menor da série histórica do exame. Nos dois dias de provas, foram eliminados 743 participantes, menos da metade dos 1.519 excluídos em 2014.

Felipe Guerra: PCdoB realizará Conferência Municipal

A comissão provisória do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na cidade de Felipe Guerra, sob a coordenação de Fábia Werlang Góis juntamente com João Paulo Barra, Moisés Medeiros e Barra Neto estará realizando na próxima quarta-feira às 17 horas a primeira Conferência Municipal do PCdoB na Câmara Municipal de Felipe Guerra em celebração 93 anos de história do partido no Brasil.

A realização da primeira Conferência Municipal será um dos pontos do PCdoB como preparação a sucessão municipal de 2016 na cidade de Felipe Guerra.

Ministro Henrique Alves foi reconduzido à Presidência do PMDB hoje

Na manhã de hoje o PMDB elegeu a nova comissão da executiva estadual. O ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves foi reconduzido à Presidência.

O Vice-Presidente permanece sendo o deputado estadual Walter Alves.

Na nova Executiva a novidade é o deputado Álvaro Dias como secretário adjunto e Gustavo Fernandes como segundo tesoureiro.

Aí tarados a gata da sexta pegando um bronze lendo o ApoDiário! Rsrs...

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Repórter investigativo do Fantástico está mais um vez no RN

O repórter investigativo do Fantástico, da rede Globo, Eduardo Faustini está mais uma vez no Rio Grande do Norte. Pelo post feito no Facebook a equipe possivelmente está preparando uma reportagem do quadro “Cadê o dinheiro que tava aqui?” no município de Galinhos, distante 166 km da capital potiguar.

Galinhos só pra disfarçar. O jornalista Eduardo Faustini está em Ielmo Marinho, onde o prefeito Bruno Patriota foi afastado.

Pastor engravida 20 mulheres participantes de sua congregação ao dizer a elas que Deus pediu para fazerem sexo com ele


Um pastor engravidou 20 mulheres participantes de sua congregação depois de afirmar a elas que Deus lhe disse para terem relações sexuais com ele.

Timothy Ngwu foi preso por suspeita de abuso sexual depois de enganar suas seguidoras para realizar suas vontades.

O homem de 53 anos se envolveu com várias mulheres casadas.

Ele foi denunciado à polícia por sua ex-mulher, Veroica Nqwu, que aparentemente se cansou do comportamento do marido.

Pastor Timothy Ngwu engravidou 20 mulheres participantes de sua congregação depois de afirmar a elas que Deus lhe disse para terem relações sexuais com ele.

Ebere Amaraizu, um oficial nigeriano, disse que o pastor afirma que ele está obedecendo uma “liminar espiritual relacionada à vontade de Deus”.


Um irmão de Ngwu disse que alertou o pastor sobre seu comportamento arriscado, mas ele se recusou a escutá-lo.

O irmão contou ainda que Ngwu o acusou de estar com ciúmes dele por estar fazendo a vontade de Deus.

O pastor disse que só teve relações com as mulheres casadas depois que os maridos delas permitiram.

Fonte: DailyStar

“A menina dos Olhos”: A Esperança do Sistema Prisional pode está no CDP/Apodi

Em meio a grande crise no Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte, um personagem vem se destacando, não de forma negativa, mas pela sua passividade diante do momento caótico do sistema prisional do estado.

Quando se fala em presídios, já imaginamos os corredores escuros de paredes riscadas e de grades no chão, como nas grandes unidades prisionais destruídas pela insatisfação daqueles que outrora foram agressores e que hoje se encontram agredidos moralmente, enquanto buscam a ressocialização e novas oportunidades na sociedade.

Apesar dessa gravura aterrorizante, a 342 km da capital Potiguar, o Centro de Detenção Provisória de Apodi tem protagonizado a novela da “Esperança do Sistema Prisional”, onde, há cerca de seis anos, o CDP vem se mostrando inverso à crise e às estatísticas de mortes e rebeliões.

Em entrevista ao programa Meio Dia Cidade, do apresentador Bruno Giovanni, o Procurador do Estado e então Secretário de Justiça e Cidadania, Dr. Cristiano Feitosa, classificou como excelente a gestão do CDP de Apodi, que está cumprindo um bom papel quanto às atividades de ressocialização. Ele disse ainda que irá conversar com a atual diretoria para entender a metodologia de trabalho naquele presídio.

Diante das constantes afirmações sobre o excelente trabalho desempenhado em tal unidade prisional, o Portal 190rn.com entrou em contato com o Diretor do CDP, o Agente Penitenciário Márcio Morais, que nos apresentou todas as atividades que são realizadas pelos detentos.


“O CDP de Apodi existe há quase seis anos, com a capacidade para 70 detentos. Hoje, recebe 80 detentos no regime fechado e 17 do regime semiaberto, que participam de diversas atividades, como a limpeza de escolas e hospitais e, atualmente, estão construindo o Centro Cirúrgico da Maternidade. Aqui na unidade, todos participam tanto das atividades como das aulas, que ocorrem nos períodos da manhã e tarde, além de missas e cultos, que são periódicos, e palestras educativas. No nosso presídio, não existem fugas, rebeliões, nem mortes, tudo conquistado através do respeito ao preso e à família deste apenado, garantindo dignidade ao mesmo. Com a concessão de benefícios, nós também recebemos o respeito e o comportamento interno”, destacou Márcio Morais.

O Presidente do Conselho dos Direitos Humanos, Dr. Marcos Dionísio, visitou o presídio-modelo do Rio Grande do Norte e também elogiou o CDP. “Estive no segundo semestre de 2013 naquela unidade e fiquei impressionado com o que encontrei. Porém, depois da ampliação, as notícias são as melhores possíveis. O fato daquela unidade não estar inserida nesse período conturbado do sistema prisional, é uma prova incontestável de que lá o trabalho está sendo realizado corretamente. Ele deveria servir como modelo para os outros Centros de Detenções, sobretudo a forma de não depender do Estado para a ampliação. Essa iniciativa mostra que, se mesmo em dificuldade o gestor elege como prioridade resolver os problemas, é possível fazer algo diferente”.

Ele ainda falou sobre um dos ápices da sua visita ao CDP de Apodi: “Assim que cheguei, no início da manhã, encontrei em uma sala de aula, uma professora ministrando um curso de alfabetização e como recursos deste ensino, as poesias de Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira, e são essas oportunidades que devem ser dadas no restante do sistema”, disse Marcos Dionízio em entrevista ao 190rn.

O Centro de Detenção Provisória de Apodi mostra que a paz nas prisões do nosso estado não é algo impossível de acontecer. É necessário apenas o empenho e a efetivação das decisões a serem tomadas e que essas mudanças não dependam exclusivamente do Estado. A participação dos diretores de unidades, agentes penitenciários, Ministério Público, Pastoral Carcerária, Poder Judiciário, iniciativa privada e da Sociedade Civil Organizada também é necessária para que a ressocialização ocorra efetivamente.

Eu vi no blog Sentinelas do Apodi que viu no 190RN

Nélter quer levar água do Apodi para Caicó

O deputado Nélter Queiroz (PMDB) disse, em sessão ordinária nesta quarta-feira (28), que é preciso que o Governo Federal libere os recursos que foram solicitados pelo Governador Robinson Faria (PSD) para que sejam perfurados e equipados poços tubulares e construídas médias e pequenas adutoras, para minimizar a situação gerada pela seca que atinge os municípios do interior.

“Nós conhecemos a realidade do interior do Rio Grande do Norte e na próxima terça-feira (3) vamos trazer para o plenário um relatório sobre a situação dos municípios mais afetados pela seca. Sugerimos a construção de adutoras para levar água para Currais Novos, Acari e Caicó”, disse o parlamentar.

Ele disse que Jucurutu, município que tem como prefeito o seu filho George Queiroz (PMDB) foi construída a primeira adutora de engate rápido para amenizar os efeitos da seca. Segundo ele, já em 2013, quando começou a faltar água no município, a prefeitura gastou R$ 500 mil com carros pipa, pois foi solicitado um carro desses ao governo Rosalba Ciarlini, mas foi negado, sob a alegação de que o serviço estava entregue ao Exército.

Nélter sugeriu que seja formada uma comissão de deputados da Assembleia Legislativa para conhecerem um potencial hídrico no município de Apodi, onde os carros pipas estão sendo abastecidos para distribuição pelos municípios.

“Há um grande lençol freático na região do Apodi com água boa. É uma baía de Guanabara debaixo do solo. O diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Varella conhece esse potencial. Sugiro ao Governo que seja feito estudo para trazer essa água para a serra de João do Vale que é caminho para Caicó, Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas e São Fernando”, concluiu o deputado.

Rio Grande do Norte debate o SUS na VIII Conferência Estadual de Saúde

Segue até esta quinta-feira (29), no Centro de Convenções de Natal, a VIII Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, que está reunindo cerca de 1,5 mil debatedores em torno do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento integra a agenda de discussões da 15ª Conferência Nacional de Saúde (15ª CNS), que mobilizou desde maio todos os 167 municípios do estado em conferências municipais e em plenárias livres.

O evento é promovido pelo Conselho Estadual de Saúde em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Ao final da conferência, além de um relatório final, serão escolhidos os 92 delegados que representarão o Rio Grande do Norte na etapa nacional, em Brasília, de 1º a 04 de dezembro, cujo tema é ‘Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro’.

A 15ª Conferência Nacional de Saúde é o maior evento do país na área da Saúde, coordenado pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde. A previsão é que 2 milhões de pessoas em todo o Brasil sejam mobilizadas até dezembro nas plenárias populares regionais, na plenária nacional, nas conferências municipais e estaduais e nas conferências livres. Para a etapa nacional, em Brasília, é esperada a participação de 4.322 pessoas, sendo 3.248 delegados eleitos nas conferências estaduais, mais 976 convidados.

Prefeitura lançará Programa Habitacional do Governo Apodi Terra Querida


A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Aloma Tereza acompanhou o Presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras, o Sr. Carlos Antônio de Sousa, a visita aconteceu ontem à tarde aos possíveis terrenos onde serão construídas as casas do Programa Habitacional do Governo Apodi Terra Querida.

Com o apoio do Ministério Público, da Companhia Estadual de Habitação e Obras, da Associação dos Sem Tetos e da Câmara Municipal, à Prefeitura Municipal de Apodi através da Secretaria de Assistência, realizará de forma criteriosa e transparente um grande Programa Habitacional.

O Rio Grande do Norte terá o maior IPVA do Nordeste‏

A discussão sobre o pleito 2016 na Câmara de Apodi está intensa. Os vereadores agora já se detém a “analisar” qual a lista dos mais votados.

Com a aprovação do pacote de aumento de impostos do Governo do Estado na Assembleia Legislativa, o RN passou a ter o maior IPVA do Nordeste.

O deputado Kelps Lima advertiu hoje, em pronunciamento na Assembleia Legislativa, os riscos que essa medida podem ocasionar.

A alíquota de 3% é superior aos estados vizinhos, Paraíba e Ceará, ambos com 2,5%. Tal fato, além de punir nossa população, ainda pode fazer com que donos de veículos nas cidades de fronteira levem seus carros para emplacar nesses Estados.

O deputado Kelps Lima votou contra o aumento de impostos.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Em crise, prefeituras terão dificuldade no pagamento do 13º

Com as constantes quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) neste segundo semestre, conforme dados divulgados pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), prefeituras do Rio Grande do Norte enfrentam agravamento da crise, recorrendo ao escalonamento de salários de servidores para tentar equilibrar as contas.

E já têm um compromisso batendo à porta, como arranjar recursos para pagar o décimo terceiro salário do funcionalismo público, em meio à queda de repasses e baixa arrecadação.

“O pagamento do 13º salário realmente é preocupante. Será difícil, para muitas prefeituras, fechar o ano com as contas em dia, principalmente pagando o 13º”, afirma o prefeito de Mossoró e presidente da Femurn, Francisco José Jr.

O dirigente da Femurn destaca que, com a recessão da economia, houve também redução na arrecadação de impostos estaduais e municipais.

“O ICM depende da movimentação das indústrias nos Estados. Se tem queda da arrecadação, tem queda no repasse”, comentou.

Agências do INSS fecham sexta-feira e reabrem dia 3

O Dia do Servidor Público, que é comemorado no dia 28 de outubro, este ano, foi transferido para a próxima sexta-feira (30), passando a ser ponto facultativo, conforme estabelece a Portaria nº 15, de 3 de fevereiro de 2015, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Por conta disso, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a exemplo de outros órgãos e entidades da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, não funcionará nesta sexta-feira.

As agências do INSS só voltarão a atender o público na terça-feira (3), já que no dia anterior, será feriado nacional, dedicada ao Dia de Finados.

Agricultores que estão sendo notificados pelo IGARN devem comparecer ao STTR de Apodi


COMUNICADO

O Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Apodi/RN convida todos os agricultores (as) que foram NOTIFICADOS PELO IGARN E QUE TRABALHAM COM IRRIGAÇÃO no município de Apodi/RN para participarem de uma reunião que acontecera no dia 30 de Outubro de 2015 (próxima Sexta-Feira) às 09hs no auditório do sindicato.

A reunião tratará sobre a outorga d’água para quem está fazendo uso de água para pequenas irrigações no Município de Apodi/RN, sendo que o IGARN já está notificando os trabalhadores (as) que usam as águas do rio Apodi-Mossoró e da barragem Santa Cruz, para irrigação no vale do Apodi/RN.

O Sindicato solicita também que os agricultores notificados compareçam a reunião com posse dos devidos documentos:
  • Xérox do RG;
  • Xérox do CPF;
  • Xérox do Comprovante de Residência;
  • Xérox da carteira do Sindicato;
  • Extrato da DAP;
  • Comprovante de que se cadastrou pedindo a outorga ou dispensa de outorga à Secretaria de Agricultura de Apodi/RN;
  • Comprovante de notificação entregue pelo IGARN.
Na certeza de contamos com a participação de todos (as) os trabalhadores (as) agradecemos antecipadamente.

Francisco Edílson Neto
- Presidente -

Banda Ripada de Salvador a nova sensação do Axé Music


Fundada em Salvador pelo cantor, compositor e produtor Valter das Virgens em 2013, a Banda Ripada vem trazendo para o público o que há de melhor no axé music com uma vasta referência como Chiclete com Banana, Asa de Águia, entre outros artistas.

A banda é uma reunião de 7 músicos profissionais que já tocaram com grandes artistas da música baiana que tem em sua bagagem uma vasta experiência de vários carnavais.

Banda Ripada chega com toda energia pra galera curtir pra valer!

Aviões do Forró, Babado Novo e Chicabana animam o Jegue Folia 2016


A primeira e maior micareta do Rio Grande do Norte é na cidade de Marcelino Vieira.

Vem aí mais uma edição do Jegue Folia 2016. Com as bandas Aviões do Forró, Babado Novo e Chicabana.

Reta final de vendas do 1º lote promocional de abadás, em até 10X no www.jegue.com.br

Conheça a real situação da seca no RN, veja números

A Tribuna do Norte, na sua edição de hoje, divulgou novos números sobre a real situação da seca no Estado.

Veja os números:

Presidente da APAMI e vice prefeito estão em Brasília

Inalda Freire, Castelo Tôrres, Beto Rosado, Zé Maria e Naide França

Estão em Brasília Castelo Tôrres, presidente da APAMI e o vice prefeito de Apodi, José Maria da Silva, ontem visitaram o gabinete do deputado federal, Beto Rosado durante a conversa que tiveram com o deputado mossoroense, o mesmo se comprometeu em destinar uma emenda federal para a maternidade Claudina Pinto,

Reforçou também que retornaria a Apodi em breve para fazer uma visita a Maternidade, e na ocasião faria sua doação de pessoa física. Beto Rosado solicitou que o mais breve possível a APAMI regularizasse o selo de filantropia que é o selo junto do CEBAS, que é a Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Saúde para que a emenda não tivesse nenhum empecilho na aprovação.

Castelo Tôrres tem feito um esforço gigantesco atrás de recursos para construir o centro cirúrgico da Maternidade.

‘E vai conseguir’!

Termina greve na Caixa e BB e só Banco do Nordeste continua fechado

Thaisa Galvão informa que só os bancários do Banco do Nordeste decidiram emendar a greve com o feriadão e continuam parados.

Ontem, em Assembleia, funcionários da Caixa e Banco do Brasil chegaram à conclusão que sem o apoio dos bancos privados, que encerraram a greve na 2ª feira, o movimento ficou sem força para novas conquistas.

Os bancários decidiram acatar os 10% concedidos pelos bancos e voltar ao trabalho hoje.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Bastidores da política em alta temperatura esta semana em Apodi

A labaredas estão altas nos bastidores da política eleitoral em Apodi e no Rio Grande do Norte.

Previsão de muita conversa, mudança de rota de alguns, realinhamento de outros e, quem sabe, algumas surpresas.

As lideranças e pré-candidatos vão se movimentar mais do que antes, acompanhando a velocidade do tempo que aproxima do mês das convenções.

E o jogo começa a ser jogado pra valer.

RN tem saldo positivo de emprego

Na contramão do mercado nacional, o Rio Grande do Norte teve um saldo positivo de 2.172 empregos formais em setembro, segundo informações do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgado ontem pelo Ministério do Trabalho. Esse número foi conseguido graças à indústria de transformação e à agropecuária, que mesmo enfrentando o quarto ano seguido de seca vem conseguindo ampliar o número de trabalhadores com carteira assinada no Rio Grande do Norte.

Segundo o Caged, em setembro a indústria de transformação contratou 3.184 trabalhadores e demitiu 1.600. No caso da agropecuária foram contratados 1.404 e desligados 665. A pesquisa mostra também um saldo positivo de 134 postos de trabalho na indústria da construção civil, que se ressente da queda drástica das vendas de casas e apartamentos nos mercados de maior potencial do RN, e do breque dado pelo governo na liberação de verbas para o Minha Casa Minha Vida, além da suspensão ou adiamento de grandes obras viárias, como a construção dos viadutos e passarelas na BR-101, entre Natal e Parnamirim, prevista para o segundo semestre deste ano.

Na agropecuária, o emprego se concentra basicamente no setor da fruticultura irrigada. Neste período está começando a colheita do melão, um dos principais itens da pauta de exportações. “Isso mostra a força do setor para a geração de empregos no Rio Grande do Norte. Mesmo com a seca, os produtores estão contratando”, lembrou o presidente da Federação da Agricultura (Faern), José Vieira, em conversa com a TN, antes de embarcar para Madri, na Espanha, onde participa de uma feira de fruticultura.

Fonte: Tribuna do Norte

Comitê define estratégia para solucionar conflito de água no curso do Rio Apodi

Moradores de Felipe Guerra e Governador Dix-Sept Rosado, no Oeste Potiguar, comemoram a decisão do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró, integrado pela ONG Diaconia, que aprovou o desmanche dos barramentos de água construídos ao logo do curso fluvial. Acredita-se que os barramentos, identificados através de monitoramento do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (IDIARN), vêm dificultando a chegada da água que sai da Barragem de Santa Cruz, em Apodi, até os municípios sertanejos.

A decisão foi tomada durante a 2ª Reunião Extraordinária do Comitê, realizada no último dia 20, na Câmara de Vereadores de Felipe Guerra, para abordar os conflitos de água no médio e baixo curso do Rio Apodi-Mossoró. Na ocasião, estavam presentes agricultores, vereadores e secretários de Agricultura dos dois municípios, além de representantes IDIARN, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria de Recursos Hídricos do Estado e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). 

A Diaconia foi representada pela assessora político-pedagógica, Ana Paula Gomes. Segundo ela, dos 13 membros do Comitê presentes à reunião, oito votaram a favor do encaminhamento, um foi contra e quatro se abstiveram. “A maioria decidiu pela proposta de fechar as cinco comportas que destinam água para a Lagoa do Apodi, desmanchar os barramentos ao longo do Rio e, logo em seguida, realizar um monitoramento para ver se, de fato, é isso que tem impedido a chegada da água aos demais municípios”, explicou.

Ainda de acordo com Gomes, monitorar o uso coreto da água existente na Barragem de Santa Cruz é fundamental, visto que a região passa por um período de cinco anos de estiagem. “O trabalho do Comitê é essencial para estabelecer normas e tomada de decisão sobre esse bem tão precioso que é a água”, afirmou, acrescentando que, segundo o IDIARN, a Barragem de Santa Cruz ainda suporta mais 30 meses de seca.

Comitê – O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró  é um órgão colegiado com funções deliberativas (toma decisões), normativas (estabelece normas) e consultiva (emite pareceres),  composto pelo poder público federal, estadual e municipal, usuários de águas e sociedade civil. Foi criado pelo Decreto Governamental Nº 21.881, de 10 de setembro de 2010, e instalado em 21 de fevereiro de 2013, com o objetivo de gerenciar as águas da Bacia.

Nota do blog: decisão do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró, que autoriza o desmanche de barramentos identificados ao longo do curso fluvial. O objetivo é facilitar a chegada de água nos municípios de Felipe Guerra e  Dix-Sept Rosado.

Hospitais regionais do RN serão reformados


Durante a abertura da 8ª Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, o governador Robinson Faria anunciou com alegria que vai reformar todos os hospitais regionais do Rio Grande do Norte, com recursos do Banco Mundial, através do RN Sustentável.

Greve no RN está mantida nos bancos públicos

No Rio Grande do Norte a greve foi suspensa apenas nos bancos privados. Em Apodi, por exemplo, o expediente será retomado nesta terça-feira na agência do Bradesco. Nas demais agências como públicos: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste a paralisação continua, até que os funcionários decidam suspendê-la.

Natal votou pela continuidade da greve. Bancários de Mossoró, todavia, decidiram acabar com o movimento paredista.

Deputado Walter Alves se reúne com ex-prefeita Goreti Silveira


O deputado Walter Alves (PMDB) se reuniu nessa segunda feira (26), com a ex-prefeita de Apodi, Goreti Silveira e Allan Jeferson. Goreti e Allan reivindicaram de Walter a retomada do projeto de irrigação da chapada do Apodi, perfuração de poços na zona rural do município e a liberação de recursos para alavancar o turismo local.

Walter também declarou apoio irrestrito dos líderes peemedebistas do estado a Goreti Silveira e ressaltou a intenção do partido, oposição no município, de ter candidatura própria, seja através da ex-prefeito ou lideranças do município como Allan Jeferson, vereador Nilson ou Júnior Souza. Walter disse a Goreti que “independente do nome que será escolhido, nós que fazemos parte do PMDB, apoiaremos a escolha de vocês de Apodi”.

Homem é assassinado no centro de Apodi


Na noite desta segunda-feira (26) terminou com o registro de um homicídio no centro de Apodi. Um homem identificado como Manoel de Zé Guiné foi alvo de arma branca por volta das 23hs30min.

De acordo informações, o crime aconteceu na praça do Skate na Avenida Marechal Floriano Peixoto. A polícia ainda não tem informações sobre o suspeito.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Consultoria classifica Apodi como a 9ª melhor cidade do RN em qualidade de vida


Apodi, segunda maior cidade da região Oeste, é a nona melhor do Rio Grande do Norte em qualidade de vida, de acordo com pesquisa realizada pela reconhecida empresa nacional de consultoria Austin Rating para a revista IstoÉ. Este e outros resultados do amplo estudo envolvendo 5.565 municípios brasileiros se encontram no anuário “As Melhores Cidades do Brasil”, veiculado recentemente pela publicação. Foram avaliados indicadores; Fiscais, Sociais, Econômicos e Digitais.

A análise considera informações fornecidas por órgãos como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Datasus, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), entre outros. Como foi realizado a partir de dados oficiais, a publicação é uma chancela e um selo de qualidade das boas administrações do país.

No ranking geral entre as cidades do Rio Grande do Norte a liderança fica com 1º Natal, seguindo de 2º Mossoró, 3º Parnamirim, 4º Caicó, 5º São Gonçalo do Amarante, 6º Macaíba, 7º Assú, 8º Currais Novos, 9º Apodi, 10º Ceará-Mirim, 11º Pau dos Ferros, 12º Parelhas, 13º Santa Cruz, 14º São José de Mipibu, 15º Macau, 16º Areia Branca, 17º Extremoz, 18º Goianinha, 19º Nova Cruz, 20º Touros.

Nota do Blog: ficamos na frente de cidades importantes e bem maiores que Apodi.

Crise nos municípios afeta serviços básicos

Os municípios sofrem com problemas na educação e saúde. Isso é agravado, sobretudo, pela defasagem dos recursos repassados pelo Governo federal.

Na educação, os pisos salariais concedidos aos professores não preveem uma fonte de custeio. Também são transferidos apenas 0,30 centavos por dia para pagar a merenda escolar.

Na saúde são repassados aos municípios apenas R$ 10 mil para arcar com as despesas as iniciativas federais como o Programa Saúde da Família (PSF), enquanto as equipes custam mais de R$ 30 mil.

Ação educativa do outubro rosa na UBS do Sítio Córrego


A Equipe da UBS do Sítio Córrego realizou nesta segunda feira, dia 26 de outubro, ação educativa com as mulheres da comunidade. Na oportunidade a enfermeira da UBS Elayne Corioalno ministrou palestra sobre o câncer de mama, esclarecendo dúvidas e alertando sobre sinais da doença e devidos cuidados. As mulheres que estavam presente receberam encaminhamentos para a realização da mamografia. A maioria das participantes e equipe pintou as unhas na cor rosa em homenagem ao outubro rosa.

A equipe da UBS do Córrego agradece a participação de todos que se fizeram presente neste dia tão importante.

Exportações crescem no RN, melão produzido na Ângel Agrícola na Chapada do Apodi é um dos destaques


O comércio internacional do Rio Grande do Norte vem registrando um aspecto positivo com relação ao ano passado. As exportações tiveram um crescimento em relação a 2014, após uma sequência de anos com quedas e resultados negativos. Um dos grandes responsáveis por este crescimento é empresa instalada em solo apodiense a Angel Agrícola que produz vários tipos de frutas, melancia, banana e outras, mas o destaque de exportação é o melão produzido em solo apodiense, que está sendo exportado para a Europa.

A empresa tem investido em grande escala em melhoramento na produção, trabalhado ainda na capacitação dos seus colaboradores, visando sempre melhorar o desempenho no trabalho.


Entre os produtos exportados em 2015, continuam liderando a pauta os melões e as castanhas de caju, que respondem, respectivamente, por 23,9% e 7,9% do total comercializado, e entre esses números estão o melão da Angel Agrícola, que além do mercado local, o sul do país, também começa a ganhar a Europa, um dos mercados mais exigentes no ramo de alimentação.

“A aceitação do nosso melão é fabulosa, o grupo inglês quer que aumentemos nossa cota de envio a Europa, mas não podemos abandonar o mercado local, que sempre tem dado suporte a empresa, por isso estamos trabalhando nesse sentido de aumentar gradativamente a nossa produção, além de melhorar o nosso produto”, destacou Francisco, gerente da empresa.

Eu vi no blog do Josenias Freitas

TSE começa a definir regras para 2016

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vão começar a definir regras das eleições municipais de 2016 na próxima quinta-feira, 29, em audiência pública.

Nessa primeira etapa, três minutas estarão na pauta para discussão e aprovação: Registro de candidato; Pesquisas eleitorais; Reclamações e representações.

O resultado do rompimento de Fátima Bezerra com o Governo Robinson

Políticos descumprem o que prometeram na campanha

Na política falar é fácil, difícil é fazer!

A presidente Dilma Rousseff fez promessas na campanha que começou a descumprir na primeira semana do seu segundo mandato.

Aumento nos preços dos combustíveis e de tarifa de energia elétrica não estavam nos planos da presidente quando estava no palanque.

Outro que quebrou o discurso foi o governador Robinson Faria (PSD). Veja o que disse:

1º.set.14: “Na nossa gestão não iremos aumentar imposto. Iremos ampliar a capacidade de investimento do RN”.

23.set.15: Governo envia pacote com aumento de tributos para ser votado na Assembleia Legislativa.

Cala a boca: Blogueiro que criticava políticos foi assassinado

Polícia suspeita que o blogueiro foi vítima de retaliação de políticos inconformados com suas criticas

O jovem Antônio Victor Lopes, de 24 anos de idade, foi encontrado morto no município de Pilar, região metropolitana de Maceió, neste sábado (24). De acordo com a Polícia Militar (PM), o crime pode ter conotação política. Antônio Victor administrava a página Pilar Online, no Facebook, onde realizava diversas denúncias contra a política do município. 

Militares declararam à imprensa que o crime ocorreu durante a madrugada, mas o corpo só foi localizado hoje de manhã. Moradores falaram à PM que a motivação do crime pode ter sido política, já que Victor sempre fazia críticas a políticos da região em sua página no Facebook, que possui mais de cinco mil seguidores. O blogueiro foi atingida por vários disparos de arma de fogo.

O que leva a população a não respeitar e jogar lixo nas ruas?

 Lixo depositado por moradores de outras ruas.
Moradores não aguentam tanto fedor e moscas que que aglomeram no local

No último sábado (24), registramos o acumulo de lixo na rua Senador Marcos Freire, no bairro Lagoa Seca. Essa rua já foi tema de discussão para retirada das coletoras.

Sem alarde, os moradores de toda parte da cidade espalham seu lixo, a mesma foi limpa duas vezes pela equipe da secretaria de Urbanismo no dia anterior. Enfim, deu sumiço ao seu problema pessoal de sua residência, sem se preocupar com o que passou a causar a outros e à natureza.

Esse tipo de pessoas é que se queixa de tudo, em Apodi. Mas, seu jeito de colaborar, é esse.

Lamentável!

domingo, 25 de outubro de 2015

Trabalho conjunto das polícias do RN e Ceará garantem segurança na Chapada do Apodi


Um trabalho conjunto entre as Polícias do Grupo Tático Operacional (GTO) de Apodi juntamente com policiais do Batalhão de Fronteiras do estado do Ceará realizaram ontem (24) mais uma operação policial denominada de “Fronteira”, que teve como objetivo realizar patrulhamento e barreiras itinerantes em toda a área da divisa entre os estados do Rio Grande do e Ceará.

A operação durou todo o dia de ontem na Chapada do Apodi. “Este trabalho é de grande importância para a segurança do Estado, pois inibe a entrada de criminosos, vindos de estados vizinho”, disse um policial que participou da operação. 

A Chapada do Apodi foi escolhida por ser um dos locais onde existem várias estradas carroçáveis que liga o município de Apodi/RN, ao de Tabuleiro do Norte/CE, e também como forma de intensificar o policiamento naquela região.

Com informações do Sentinelas do Apodi.

Pelascaridades: pastor é preso após organizar suruba evangélica

Danado é que as ovelhas
participaram da
‘suruba evangélica’.
No município mineiro de João Monlevade um pastor de 36 anos foi preso após denúncias de que o mesmo estaria promovendo encontros sexuais coletivos entre os fiéis da ‘Igreja do Reavivamento Divino’.

Segundo testemunhas ouvidas na 27ª Delegacia Regional João Monlevade o pastor Gibran Henrique induzia os fiéis a deturpações das leituras bíblicas para que os mesmos se despissem de suas roupas e de sua moral.

Giovana Duarte Sarmento, estudante de 27 anos disse em depoimento que o pastor selecionava as moças e rapazes de beleza mais evidente para os “encontros de aprofundamento”, nestes encontros ele afirmava que para entrar em conexão direta com Deus precisariam tirar as roupas e tomar o sangue de Cristo, que era representado por cálices de Cabernet Sauvignon.

Depois de dezenas de cálices de vinho o pastor Gibran promovia a chamada ‘comunhão com os irmãos’, que segundo depoimento de Letícia Duila Cabral, radialista de 26 anos, seria uma espécie de abraço coletivo onde todos deveriam sentir integralmente o corpo dos irmãos.

O depoimento mais chocante foi o da enfermeira Melissa Farias, que aos 32 anos viveu momentos de horror que jamais deseja lembrar. Segundo ela o pastor Gibran dizia que quem quer ser amado precisa amar, que era preciso amar ao próximo como a ti mesmo. . Só que o ‘amor’ neste caso seria um eufemismo de sexo. E ela confessou ter sido submetida a sessões de ‘sexo pervertido’ com dois irmãos simultaneamente.

O pastor Gibran se defende argumentando que o Brasil em sua Constituição Federal garante liberdade de culto as religiões, e que a ‘Igreja do Reavivamento Divino’ acredita na libertação da alma por meio de orgasmos. E que mesmo se for preso converterá na prisão muitas almas para o seu senhor.

A município de João Monlevade era uma espécie de Meca da ‘Igreja do Reavivamento Divino’. Com a prisão de seu maior líder a Igreja deve encerrar suas atividades em nosso país. O pastor Gibran pede orações e ajudas financeiras para custear as despesas decorrentes de sua defesa jurídica.