quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Democracia pressupõe o pluralismo de ideias e não agressões

Diz um adágio popular que toda unanimidade é burra. Está certo! Imagine, caro leitor, se todos pensassem e agissem da mesma forma, o que seria do mundo. Certamente só um regime ditatorial, seja ele de esquerda ou de direita, pensa assim e age assim, ou seja, todos têm que agir e pensar igualmente.

Pois muito bem. Hoje o Brasil vive um momento ímpar na sua democracia, já inclusive tive oportunidade de falar sobre o assunto antes, mas retomo porquanto o debate de ideias continua sendo deturpado desde o resultado das eleições presidenciais.

Frequentemente tenho presenciado principalmente nas redes sociais e até em grupos de amigos uma discussão política que não acrescenta em nada ao debate de ideias. Muito pelo contrário, só acirram os ânimos das pessoas. Umas defendendo o governo, outras criticando. Seria normal isso e faz parte da democracia não fossem as agressões de ambos os lados, diria.

Ocorre que quem não está acostumado ao debate de ideias contra-argumenta apelando para xingamentos. É aquela velha história: quem não tem argumentos se defende com agressões. Esquecem estas pessoas, muitas dais quais se escondem atrás de um pseudômino, que a convivência dos contrários faz parte da democracia.

Se defendo o governo ou se o crítico isso é uma posição pessoal, não significando dizer que todos têm que concordar, afinal, repito o que disse no início do texto, toda unanimidade é burra.

Um país só consegue amadurecer a sua democracia com o debate de ideias entre os que pensam diferente. Em não sendo assim, acaba virando uma ditadura. Mas também não é agredindo a quem pensa contrário a você que se vai contribuir para que o país melhore. Não, não é por aí.

Posso discordar de quem pensa diferentemente de mim, mas nem por isso me dou o direito de agredir essa pessoa. Talvez com argumentos fortes essa pessoa que discorda do meu pensamento pudesse me convencer do contrário, pois que com agressões só fortalece os meus argumentos.

Portanto, caro leitor, o debate é salutar para o fortalecimento da nossa democracia, mas um debate sereno centrado nas ideias e até mesmo na ideologia, sem o que não se vai a lugar nenhum.

Por Carlos Alberto

Um comentário:

Anônimo disse...

Homem isso é só frescura na política vale tudo