sexta-feira, 22 de abril de 2016

Projeto de integração de bacias do Rio Apodi-Umari/Apumari


A proposta de integração de bacia do rio Apodi-Umari, é perenizar por gravidade um trecho do Vale do Apodi de aproximadamente 45 km de extensão de canais naturais, através do rio Umari e dois córregos, beneficiando com oferta hídrica aproximadamente 200 (duzentas) propriedades rurais da agricultura familiar, bem como a garantia e sustentabilidade hídrica dos açudes do Apanha Peixe, Carrilho, Pacó e Miradouro nos municípios de Apodi, Caraúbas e Felipe Guerra.

Beneficiar uma população de 15.000, agricultores familiares e pescadores de forma direta, bem como uma população de 68.000 pessoas indiretamente.

Os serviços voluntários na topografia com o técnico do Dnocs, Agrovale Apodi - consultoria e projetos; Colônia de Pescadores dos, z48, z49, z63 dos três municípios; Associações da Agricultura Familiar; Fundação para o Desenvolvimento do Vale do Apodi (Fundevap); Associações Comunitárias Rurais de Apanha Peixe e de Fortuna de Caraúbas.

Valor do investimento e rateio pago pelas entidades aos serviços de hospedagem, alimentação e diárias do topógrafo do Dnocs: R$ 4.600,00. Estamos aguardando o estudo e relatório técnico do topógrafo, Sr. Edilson Feitosa, o qual já deveria ter sido entregue já na audiência pública de 22 de março na Câmara Municipal de Apodi.

Encaminhamentos para a próxima fase:
  • 1. Realizar as próximas audiências públicas nos municípios de Felipe Guerra e Caraúbas com o estudo topográfico e o técnico do DNOCS;
  • 2. Elaborar o projeto Técnico de Engenharia e parecer Técnico Ambiental com base no levantamento topográfico (no aguardo) dos 45 Km do trecho de integração das bacias.
As imagens mostram a visita do Eng. Fausto Magalhães, o Topógrafo Edilson Feitosa e Eng. Nery Pinheiro, a comitiva do Dnocs que fizeram questão de vir conhecer a grandeza e importância do Projeto, as pessoas e entidades envolvidas. Como também, conhecer o Ponto de Partida da obra desse Projeto.

"Se trata realmente de um grande projeto com uma relevância e importância social de segurança hídrica enorme", afirmou o Dr. Nery Pinheiro. A visita foi articulada pelos Eng. da AGROVALE, Damião Inácio, Altino Olinto e Genildo Sousa e, recepcionada por presidentes de associações de produtores rurais e de arroz do Vale do Apodi, a Sra. Maria José de Caraúbas, Naldo do Sítio Paulista, Audivan Fernandes e pelo Presidente da Colônia de Pescadores de Apanha Peixe, o Sr. João Sobrinho.

Por Genildo Sousa

Nenhum comentário: