quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Apodi: Projeto técnico de integração de bacias do Rio Apodi-Umari


Membros da comissão técnica e de articulação, sob a coordenação do escritório de projeto Agrovale, estiveram nessa manhã de quarta-feira (14) fazendo exposição técnica aos presidentes das Associações dos Trabalhadores e Trabalhadoras e aos coordenadores e presidentes do STTR de Apodi. Na ocasião estavam presentes as lideranças que compõem suas respectivas representações no Fórum das Associações, coordenadas e acompanhada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Apodi. As entidades que compõem e trabalha em defesa e promoção da agricultura familiar no município. Como também havia representantes do RN Sustentável, Banco do Brasil, dois vereadores e Assistência Técnica, entre outros.


Os dados técnicos e a projeção do Projeto realizado pela força participativa dos trabalhadores rurais do município de Apodi, Felipe Guerra e Caraúbas, que tem contado também com as colônias de pescadores desses município e a Fundevap, tem sido até então, “...uma grande prova da capacidade de entendimento e da relevância a médio e longo prazo para o desenvolvimento e redenção do nosso vale do Apodi”, destacou o Eng. Agrônomo Damião Rosário, um dos articuladores e coordenadores técnico desse projeto, juntamente com o Eng. Ambiental Genildo Sousa. Não opinião de todos presentes, ficou demonstrada a compreensão de urgência, devido à crise de abastecimento das comunidades rurais que estão situadas nessa região de cerca de 60% do vale do Apodi que está sem abastecimento e segurança hídrica para as populações rurais e para garantir a produção e o fortalecimento da agricultura familiar.


Para ser possível esse projeto, foi necessário a contração do topógrafo do DNOCS (Pau dos Ferros), o Sr. Edilson Feitosa, que já foi custeado parte do valor financeiro exigido pelo mesmo e os custos operacionais, na ordem de R$. 4.100.00, faltando a parte complementar de R$. 7.000,00, o qual deverá ser pago ao Sr. Edilson Feitosa, para a entrega final em 15 de janeiro de 2017, sob assinatura de acordo em termo de compromisso, com a comissão APUMARI, já constituída, para a entrega dos dados técnico e o projeto com o embasamento arquitetônico dos 45 km de topografia e os condicionantes geo-ambientais, para a futura obra de perenização e integração das Bacias dos Rios Apodi-Umari.

Nenhum comentário: