sábado, 9 de janeiro de 2016

Momento zap-zap da Lava Jato pode derrubar ministros do governo Dilma

O momento zap-zap da operação Lava Jato deixa o governo da presidente Dilma Rousseff na expectativa de mais uma reforma administrativa.

No foco das denúncias, o ministro das Comunicações, Edinho Silva (PT), do Turismo, Henrique Alves (PMDB), e da Casa Civil, Jaques Wagner (PT).

Os nomes dos três estão registrados nas mensagens via WhatsApp localizadas nos telefones apreendidos do executivo da OAS, Léo Pinheiro, preso em Curitiba e condenado a 16 anos de cadeia.

Voto de pesar aos familiares do PM Hudson Danilo


Dia muito difícil em Apodi. A notícia do falecimento hoje pela manhã do Policial Militar Hudson Danilo Lima de Oliveira. Aos familiares, ao pai o vereador Laete Oliveira minhas condolências.

Que Deus dê o conforto necessário para esta hora tão difícil. Apodi hoje está mais triste ainda com o falecimento precoce de mais um vascaíno Hudson Danilo Lima de Oliveira.

Nação Vascaína Apodi

Pensando bem…

Nessa multidão, nessa variedade de religiões, só há uma certeza que temos: SOMOS TODOS FILHOS DE DEUS”.

Papa Francisco

Morre PM apodiense baleado em Jaguaretama/CE


Morreu na manhã deste sábado (9) o policial militar Hudson Danilo, natural de Apodi/RN, baleado em assalto na cidade de Janguaretama, no estado do Ceará, na noite da última quinta-feira (7).

O jovem era filho do vereador apodiense Laete Oliveira (PMN), e estava na UTI do Instituto Dr. José Frota, em Fortaleza, capital cearense.

Com informações do Blog do Josenias Freitas.

Semana termina com muitas ações importantes na Prefeitura de Apodi. Entre elas estão na Secretaria de Agricultura

Durante essa semana, a Secretaria de Agricultura de Apodi, através de um planejamento estratégico, esteve executando o plano de manutenção dos tratores que serão usados no Programa Corte de Terra Apodi Produtivo no ano de 2016. Nosso planejamento era fazer essa manutenção no mês de Dezembro de 2015, mas devido a falta de dotação orçamentária não foi possível, infelizmente a negação do pedido de suplementação feito a CMA, por parte de alguns vereadores, trouxe sérios prejuízos no planejamento da execução desse Programa.

Estamos correndo contra o tempo, as chuvas já começaram e as máquinas ainda estão na manutenção. Mas, se nosso planejamento sair como previsto, as quatro máquinas estarão aptas a atender ao programa até o início de fevereiro, quando de fato vamos iniciar o programa Corte de Terra Apodi Produtivo - Safra 2016.

Estamos equipando as grades, fazendo reposição de peças, parte mecânica, elétrica, e troca de óleos das máquinas. Além disso, estamos fazendo a parte burocrática para a contratação de outros tratores, visto que os 4 tratores não serão suficientes para atender a demanda do programa, que pretende em 2016 atender a mais de 1.300 pessoas. O tempo é curto, mas com empenho da equipe, até o fim do mês, estaremos com o programa pronto para ser executado.

A Prefeitura de Apodi, graças ao empenho do prefeito Flaviano Monteiro e do vice prefeito José Maria da Silva em economizar e zelar pelo recurso público fará um investimento de mais de R$ 300 mil reais no Programa Corte de Terra em 2016, um investimento nunca visto na história do Apodi. O programa que vem numa nova perspectiva pretende oferecer ao agricultor familiar Assistência Técnica, implementos agrícolas e atenção básica na produção e comercialização, valorizando a agricultura Familiar do município do Apodi, dando dignidade ao homem e a mulher do Campo.

“Vamo que vamo Apodi, que possamos ter boas chuvas, e que esse investimento feito por parte da Prefeitura, possa dar um incentivo significativo capaz de mudar a realidade em que se encontra o nosso setor agrícola da nossa Apodi Terra Querida”, disse o secretário Jerlândio Moreira.

Confira quanto o município de Apodi receberá do Fundeb

Divulgados os valores do Fundo do Desenvolvimento de Educação Básica por município. A publicação foi feita pela Confederação Nacional dos Municípios.

Confira quanto cada município potiguar receberá:

A gata da sexta veio parar excepcionalmente no sábado. Divirtam-se tarados do blog


Ops!!!

A gata da sexta feira veio parar no sábado em pleno verão, tarados! Babem.

Tá de matar!


sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Nome de pré candidato do PMDB começa a ganhar corpo em Apodi



Nome novo na política apodiense para o Executivo:

O nome de Eliésio Gomes (PMDB) começa a ganhar ‘musculatura’ entre os nomes postos à mesa do grupo oposicionista em Apodi.

Depois de participar e lançar seu nome como pré candidato a prefeito no programa Panorama Político da Rádio Vale do Apodi, Eliésio Gomes começou a visitar amigos na cidade e também na zona rural (fotos).

Eliésio de Bom tem respaldo de importantes lideranças dentro do PMDB e crescente robustez política. Falta aguardar o tempo, as circunstâncias, a chamada conjuntura.

Fotos cedida.

Apodi está preparada para a avalanche de foliões?

É o bicho!

O cantor baiano Ricardo Chaves será a principal atração do carnaval de Apodi, que este ano contará com uma série de ajustes destinados a redução de custos. O principal é a inexistência de palco. Saia Rodada e Grafith também aparecem na lista das principais atrações.

Apodi será uma das únicas cidades do RN a realizar carnaval com recursos públicos. O município tem tudo para receber público recorde. Segundo a prefeitura, o município investirá cerca de R$ 400 mil no evento deste ano. É preciso pensar na infraestrutura para receber tanta gente. Apodi está preparada para a avalanche de foliões?

Por Márcio Costa

Nota do blog: Está preparada sim. Vamos brincar com alegria!!!

Universidades públicas do RN abrem 11,2 mil vagas

Tribuna do Norte – Os candidatos que pretendem buscar vagas em universidades públicas do Rio Grande do Norte através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já podem conferir as opções no site do Ministério da Educação. No Estado, estão disponíveis 11.204 vagas de graduação nas instituições públicas de ensino na capital e interior. Para participar da seleção, o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e obtido nota acima de zero na prova de redação. A previsão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é de que as notas do Enem, feito em outubro do ano passado, serão divulgadas hoje (8).

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte é que a disponibiliza mais vagas. Ao todo, serão 6.898 postos a serem ocupados pelos estudantes. A maior parte está em Natal, onde 5.903 novos estudantes poderão ocupar as cadeiras da instituição. Há vagas também para Currais Novos, Macaíba, Caicó e Santa Cruz.

A segunda maior universidade pública do Estado, a UERN, oferece 2.216 vagas, com a maior parte para Mossoró: 1.238. Outro seis campi, entre eles, o de Natal, Assu e Caicó também receberão novos estudantes de nível superior. Já a Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa) vai disponibilizar 1.340 vagas, sendo 730 somente para Mossoró. No Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), das 750 vagas abertas, Natal terá um total de 422. Outros 11 campi oferecem vagas.

Quadro de vagas Universidades públicas
UFRN 6.898
Natal 5.903
Currais Novos 195
Macaíba 160
Caicó 475
Santa Cruz 165
UERN 2.216
Mossoró 1.238
Pau dos Ferros 346
Natal 206
Patu 140
Assu 200
Caicó 86
Ufersa 1.340
Mossoró 730
Pau dos Ferros 200
Angicos 200
Caraúbas 210
IFRN 750
Natal 422
Currais Novos 60
Ipanguaçu 54
São Gonçalo do Amarante 40
João Câmara 40
Caicó 20
Canguaretama 20
Parnamirim 20
Santa Cruz 20
Macau 18
Nova Cruz 18
Apodi 18

FEMURN informa os municípios do RN que foram zerados na primeira cota do FPM de janeiro de 2016

Os municípios do Rio Grande do Norte abaixo elencados, zerados de FPM na primeira cota de janeiro/2016. A saber:

1 – Alexandria
2 – Alto do Rodrigues
3 – Angicos
4 – Antônio Martins
5 – Areia Branca
6 – Arês
7 – Baraúna
8 – Caicó
9 – Carnaúba dos Dantas
10- Carnaubais
11- Currais Novos
12- Extremoz
13- Felipe Guerra
14- Florânia
15- Governador Dix-Sept Rosado
16- Ielmo Marinho
17- Jandaira
18- Janduís
19- Jardim do Seridó
20- João Câmara
21- Lagoa de Velhos
22- Marcelino Vieira
23- Martins
24- Maxaranguape
25- Montanhas
26- Mossoró
27- Nísia Floresta
28- Nova Cruz
29- Parazinho
30- Parnamirim
31- Pau dos Ferros
32- Pedra Grande
33- Pedro Avelino
34- Pedro Velho
35- Pendências
36- Pilões
37- Pureza
38- Rio do Fogo
39- Santo Antônio
40- São José de Mipibu
41- São José do Campestres
42- São Rafael
43- Sítio Novo
44- Tibau
45- Touros
46- Umarizal
47- Venha Ver

Fonte: Banco do Brasil

PM é baleado na cabeça em tiroteio


Um policial militar foi baleado, na noite de ontem, quanto atendia a uma ocorrência numa localidade rural de Jaguaretama (a 250km de Fortaleza). Conforme o Centro de Operações Policiais Militares (Copom) do 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM), a composição da Polícia Militar de serviço naquela cidade da Região Jaguaribana seguiu até uma fazenda para averiguar uma denúncia de roubo. Quando a patrulha se aproximou do local, os policiais se depararam com os criminosos, que efetuaram vários disparos contra eles.

Clique AQUI e continue lendo.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Prefeitos iniciam o ano com 13% de queda na primeira parcela do FPM

Com redução de quase 13%, o primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) deste ano entra hoje nas contas das Prefeituras. De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), em comparação com o primeiro decêndio de janeiro de 2015, a transferência do Fundo teve uma redução, em termos brutos e reais, de 12,98%.  A queda dificulta o pagamento dos salários do mês de dezembro para os servidores de prefeituras do interior que ainda não conseguiram quitar a folha de pessoal.

Produção de petróleo no RN terá crescimento tímido em 2016

Bacia Potiguar é formada por 18 municípios do RN
(Foto: Agência Petrobras)
Em 2015, a produção de petróleo no Rio Grande do Norte foi de 56.200 barris por dia pela Petrobras e de 1.145 m³/dia de gás. Para 2016, segundo o Plano de Negócios e Gestão (PNG) da estatal, a produção de petróleo terá um crescimento tímido chegando a 56.382 barris de óleo por dia. Já a produção de gás terá uma queda, chegando a 1.110 m³/dia em 2016.

Porém, os números de produção potiguar podem ser bem maiores. O estudo da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Mais RN, prevê que a produção de petróleo no estado pode chegar a 5,4 milhões m³/ano entre os anos de 2016-2035, caso haja investimentos. O gás natural também será ampliado em 357 m³/ano.

A empresa estatal não quis se pronunciar sobre a possibilidade de alcançar os índices previstos pelo Mais RN, se limitando a garantir a manutenção das operações na Bacia Potiguar e de derivados na refinaria potiguar Clara Camarão.

A exploração da Bacia Potiguar é predominantemente no Rio Grande do Norte, mas também conta com a produção em dois municípios do Ceará. As cidades cearenses de Aracati e Icapui são responsáveis por 350 pontos de exploração. No RN, a produção acontece em 18 municípios potiguares: Assu, Alto do Rodrigues, Carnaubais, Macau, Pendências, Porto do Mangue, Serra do Mel, Areia Branca, Grossos, Apodi, Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Mossoró, Upanema, Tibau, Galinhos, com 5.547 poços produtores.

Chuvas na região Oeste chegam a 97 mm

Informações chegadas o blog, de ontem (06) para hoje (07), as chuvas na região Oeste chegaram a 97 milímetros em alguns municípios.

97 mm: Martins
80 mm: Sítio Catolezinho (Riacho de Santana)
63 mm: Riacho de Santana
62 mm: Almino Afonso
55 mm: Luís Gomes e Lucrécia
50 mm: Patu
44 mm: Portalegre
42 mm: Pau dos Ferros
39 mm: Venha ver
28 mm: Umarizal
25 mm: Viçosa
13 mm: Francisco Dantas
05 mm: Messias Targino
04 mm: Apodi (sede da Emparn). Na cidade choveu bem mais.

Transferência de ICMS atrasa e fica para sexta-feira

Da Tribuna do Norte:

As prefeituras do Rio Grande do Norte não receberam, ontem, as transferências referentes à cota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços), destinada aos municípios. O repasse seria de R$ 14,7 milhões. O atraso deixou os prefeitos preocupados, principalmente diante das frustrações de receitas acumuladas em 2015. A transferência deve ser sempre na terça-feira de cada semana.

A Secretaria estadual de Planejamento e Finanças (Seplan) informou que o pagamento não foi liberado por dificuldades burocráticas, uma vez que os recursos se referem à arrecadação de 2015 e o pagamento é feito no exercício seguinte (2016). Como a Seplan está em fase de abertura de novo orçamento, houve entrave burocrático que não foi possível resolver em tempo hábil para a transferência ser feita ontem.

Os municípios que têm mais recursos para receber de ICMS são Natal, Mossoró e Guamaré. Para Natal, serão repassados  R$ 3,8 ,milões. A prefeitura de Mossoró ficará com 1,4 milhão e a de Guamaré, com R$ 1,6 milhão.

A transferência de 25% dos ICMS arrecadado pelo Governo do Estado aos municípios é uma determinação da Constituição. Nos critérios de repasse, são considerados aspectos como população dos municípios, área territorial e movimentação fiscal.

Os municípios deverão receber, junto com o repasse do ICMS, os valores correspondentes ao Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica).

As prefeituras estão preocupadas com o atraso, porque  têm enfrentado frustração no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Uma análise da Confederação Nacional de Municípios (CNM) revelou diferenças das transferências, em relação às estimativas do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) e dos diversos relatórios divulgados pelo Ministério do Planejamento para o FPM.

“O crescimento do FPM não foi proporcional a expansão dos gastos e responsabilidades municipais”, revelou o estudo da Confederação. A análise destaca também que “a alta nominal do Fundo não equivaleu aos aumentos constantes dos custos arcados pelas Prefeituras no último ano, que abarca, por exemplo, o reajuste do piso do magistério, de 12,98% em relação a 2014”.

Os prefeitos reclamam ainda que há um crescimento da receita em função do aumento do salário mínimo, que vem passando por uma política de valorização constante na última década. De 2014 para 2015, o mínimo subiu de R$ 724 para R$ 788. Agora, houve um novo reajuste para R$ 880,00.

Ministério do Esporte libera parcela para construção da Praça da Juventude (1ª Etapa)

O Ministério do Esporte liberou parcela destinada ao município de Apodi, para construção da Praça da Juventude (1ª etapa) num valor de R$ 219.375,00.

Mais obras, mais desenvolvimento...

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Ricardo Chaves, Banda Grafith e Saia Rodada animam o Carnaval 2016 de Apodi

Foi lançada hoje na Associação Cultural Desportiva Apodiense – ACDA a programação oficial do Carnaval 2016 de Apodi.

Confira algumas das atrações:

Ricardo Chaves (Salvador) Valor: 58 mil
Banda Grafith (Natal) Valor: 80 mil
Farra de Playboy (Natal)
Saia Rodada (Caraúbas) Valor: 35 mil
Flávio & Pizada Quente (Paraíba) Valor: 20 mil
Aline & Dayvid Almeida (Mossoró) Valor: 12 mil
Ewerton Linhares (Mossoró) Valor: 9 mil
Nilson Viana (Mossoró) Valor: 20 mil
Danilo Nickson (Apodi)
Forró do Villa (Apodi) Valor: 4 mil
Bonde do Patrão (Apodi) Valor: 4 mil
Forró da Mídia (Apodi) Valor: 1,5 mil
Tá Legal (Russas-CE) Valor: 7 mil

Nota do blog: Agora informação oficial. A grade de atrações do melhor Carnaval do RN.

Desarticulada, oposição em Apodi está sem comando


Os leitores ficaram ‘surpreendidos’ pelo anúncio feito por um membro da oposição no programa Panorama Político de hoje (06) na Rádio Vale do Apodi.

Durante o programa Panorama Político de ontem, o ex-vereador Eliésio Gomes disse que seu nome estava a disposição do PMDB para sair pré candidato a prefeito pela oposição.

Um dia após as declarações de Eliésio, um membro disse no mesmo Panorama Político de hoje que o nome ventilado do PMDB era o da ex-prefeita Goreti Silveira e o seu filho Alan Silveira, assim como Dr. Pinheiro Bezerra (Solidariedade), Berg Morais (PV), Evangelista Menezes (PR) e Hortência Regalado (PSDB). Ou seja, nas reuniões do grupo oposicionista não era citado o nome de Eliésio.

Ao que parece é que a oposição em Apodi está sem comando.

RN não corre risco de desabastecimento de combustível

O Rio Grande do Norte não ficará sem abastecimento de combustível, como os estados vizinhos Paraíba e Pernambuco. Nos últimos dias de 2015, os paraibanos e pernambucanos tiveram dificuldades para abastecer o carro com gasolina ou diesel. De acordo com a assessoria do Sindicato do Comércio Varejista dos Derivados de Petróleo do Rio Grande do Norte (Sindipostos/RN), o Rio Grande do Norte não corre o mesmo risco, por possuir duas trancagens, com reservas consideráveis do combustíveis.

A situação mais complicada foi na Paraíba, onde, segundo o sindicato local, 40% dos postos estavam sem combustíveis. O estado possui 460 estabelecimentos, sendo 144 em João Pessoa.

Combustível faltou nos estados vizinhos ao RN (Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr)
Com informações da Folha de S. Paulo

Prefeitos não vão conseguir pagar salários até o dia 10 , diz a Femurn

Até 30% dos municípios potiguares, listados entre os que pagariam os salários de dezembro do ano passado no dia 10, não terão condições de cumprir o compromisso, de acordo com levantamento da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn). Apesar de terem firmado acordo com os servidores para adiar a quitação da folha por causa da crise econômica, cerca de 50 municípios não teriam conseguido levantar recursos para isso. “Alguns já tem pagamentos atrasados de meses anteriores”, comentou o prefeito de Assu, Ivan Júnior, vice-presidente da Femurn.

Os dados não são precisos, uma vez que são levantados de maneira informal. O representante optou, portanto, em não citar nomes dos municípios supostamente inadimplentes, argumentando que não teria uma listagem de todos. Disse ainda que, em alguns casos, os prefeitos pagaram servidores ativos e ficaram devendo comissionados, ou optaram por pagar determinadas secretarias e atrasar outras, etc.

Macaíba terá mais de 550 vagas em concurso público para saúde e educação

O Boletim Oficial de Macaíba, do dia 22 de dezembro de 2015, traz o projeto de lei nº 1781/2015 aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito, onde autoriza a realização de concurso público com um total de 585 vagas para a área da saúde e da educação. O concurso não engloba o setor administrativo da prefeitura e também deixou de fora os agentes de trânsito e a guarda municipal.

Nos próximos meses será contratada uma empresa especializada para realização do concurso e a expectativa de prazo para publicação do edital é para este primeiro semestre.

Do total, as vagas serão para Assistente Social (20), Cirurgião Dentista (31), Cirurgião Dentista Buco-Maxilo-Facial (01), Cirurgião Dentista Endodontista (02), Cirurgião Dentista Odontopediatria (01), Cirurgião Dentista Periodontista (01), Cirurgião Dentista Protesista (02), Enfermeiro (49), Farmacêutico Bioquímico (14), Fiscal de Vigilância Sanitária – Nutrição (01), Fiscal de Vigilância Sanitária – Medicina Veterinária (01), Fiscal de Vigilância Sanitária – Farmácia (01), Fiscal de Vigilância Sanitária – Química (01), Fiscal de Vigilância Sanitária – Enfermagem (01), Fiscal de Vigilância Sanitária – Odontologia (01), Fisioterapeuta (04), Fonoaudiólogo (03), Médico – Acupuntura (01), Médico – Angiologia (02), Médico – Cardiologia (04), Médico – Clínico Geral (28), Médico – Dermatologia (02), Médico – Endocrinologia (02), Médico – Endoscopia (02), Médico – Gastrenterologia (01), Médico- Geriatria (02), Médico – Ginecologia (03), Médico – Hematologia (01), Médico – Infectologia (02), Médico – Mastologia (02), Médico – Medicina do Trabalho (02), Médico – Nefrologia (01), Médico – Neurologia (02), Médico – Oftalmologia (02), Médico – Ortopedia (02), Médico – Otorrinolaringologia (01), Médico – Pediatria (03), Médico – Pneumologia (01), Médico – Proctologia (01), Médico – Psiquiatria (03), Médico – Radiologia (01), Médico – Reumatologia (02), Médico – Ultrassonografia (02), Médico – Urologia (01), Nutricionista (12), Pedagogo (230), Professor de Artes Cênicas/Teatro (05), Professor de Artes/Dança (05), Professor de Artes/Música (05), Psicólogo (10), Técnico de Enfermagem (38), Técnico de Farmácia (05), Técnico de Laboratório (07), Técnico de Raio-X (08), Técnico em Saúde Bucal (30) e Médico – Clínico Geral/Regime de Plantão (20).

Mais informações sobre salário, carga horário de trabalho e requisitos para cada área, acesse o Boletim Oficial de Macaíba a partir da página 4 (Clique AQUI).

Secretário de Saúde emite nota sobre Plano de Contingência contra o Mosquito Aedes Aegypti em Apodi e pede a colaboração da sociedade


O secretário de saúde Pedro Júnior e sua equipe técnica estiveram reunidos para discutirem o Plano Municipal de Contingência contra o mosquito Aedes Aegypti, que é o vetor da Dengue, Chikungunya e Zika. O objetivo é combater o mosquito para evitar a transmissão dessas doenças. Atualmente a preocupação é dobrada com o aumento de casos de Zika no estado: 

“Organizamos um conjunto de ações que visam à eliminação dos focos do mosquito, definimos o fluxo de atendimento dos casos, investimos na qualidade da assistência em todas as nossas Unidades Básicas de Saúde para dar sustentação no diagnóstico e tratamento. Iremos integrar nossos setores com a Secretaria de Obras e Secretaria de Urbanismo porque a limpeza urbana é um ponto importante na prevenção de doenças. Estamos com um cronograma de mutirões que irá abranger os bairros mais atingidos por essas doenças e os que estão mais condicionados a desenvolverem os focos do mosquito.

Serão realizados também os diagnósticos com precisão nas Unidades Básicas de Saúde através de testes rápidos que identificam a infecção por esses vírus. Esses testes rápidos é uma inovação, porque somos o único município a realizá-lo. A gente entende que o investimento é válido, porque agilizam os diagnósticos e consequentemente o tratamento.

O Plano de Contingência é muito amplo, nele também está incluído um Projeto de Lei municipal que amplia o poder de fiscalização da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, com um conjunto de medidas fiscalizadoras com o foco no combate e controle das doenças transmitidas por este mosquito. Conseguimos também, através de muito esforço, inserir Apodi na lista de cidades prioritárias no estado, para que possamos ter a ajuda do exército no nosso município. Portanto, nos próximos dias estaremos com os soldados do exército nas ruas, fazendo o trabalho de varredura e combate.

Pedimos a população para abrir suas residências, receber bem nossos agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, coordenadores e o exército, porque o trabalho deles será importante para que a população não adoeça. A partir da próxima segunda feira estaremos iniciando os mutirões e desde já estamos realizando os trabalhos de conscientização, porque precisamos muito do apoio da população para termos sucesso nesse trabalho”.

Reforma eleitoral provoca incerteza para partidos e candidatos

Ano de eleições municipais começa com algumas incertezas não só políticas, como no campo jurídico. Além das dúvidas sobre o futuro da presidente Dilma Rousseff, alvo de um processo de impeachment – e que pode causar reflexos nas disputas regionais –, 2016 será regido pela nova legislação, aprovada em setembro, que altera desde prazos até os custos das campanhas eleitorais a partir de agora.

O ano terá ainda o maior número de partidos políticos na disputa das urnas – atualmente, são 35 registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) –, as campanhas serão mais curtas – 45 dias, segundo a nova regra – e também tendem a ser mais modestas, pois a nova lei proíbe o financiamento de candidatos por meio de doações de empresas.

Apodi agora conta com cinco pré candidatos a prefeito

Em contato com o blog o empresário Eliésio Gomes afirmou que tem sim pretensões em se lançar candidato a prefeito nas eleições vindouras.

“Hoje, estou afiliado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB e coloquei meu nome à disposição, mas é claro que vamos conversar também com outros partidos”, disse Eliésio ao blog. 

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Toda população deve redobrar os cuidados com a Dengue, Chikungunya e Zica vírus

Os investimentos da atual gestão na saúde são prioridades e essenciais para a melhoria da qualidade de vida dos apodienses. Na gestão Apodi Terra Querida foi ampliado e melhorado os serviços nas unidades.

É preciso prevenir e combater ao Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica vírus. Toda a população deve redobrar os cuidados, em especial as nossa gestantes. A prevenção é o melhor caminho!

Essa luta deve ser abraçada por todos!

Material escolar fica até 35% mais caro neste ano


Além de impostos como IPTU e IPVA, o início de um novo ano no Brasil também é marcado por alguns gastos tradicionais à época, como a compra de material escolar.

Neste ano, os preços dos artigos escolares estão até 35% mais caros que no ano passado, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e de Escritório (ABFIAE). Foto: Divulgação.

Nota do blog: Vou ali comprar logo...

IBGE abre concurso com 600 vagas efetivas de nível médio e superior

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou dois editais de concurso público totalizando 600 vagas. No edital nº 1 são oferecidas 140 vagas de nível superior nos cargos de Analista e Tecnologista em diversas áreas. Já o edital nº 2 contempla 460 vagas de nível médio para Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas. As vagas estão distribuídas em diversas cidades do país.

As inscrições no concurso do IBGE devem ser feitas de 4 a 28 de janeiro de 2016 pelo site da FGV. A prova está prevista para ser realizada no dia 10 de abril de 2016 para os cargos de nível superior e no dia 17 de abril para o cargo de nível médio.

CGU aponta fraude em mais de 76 mil lotes em assentamentos

Quase 76.500 pessoas receberam lotes destinados a reforma agrária sem ter direito. É o que mostra um estudo da Controladoria-Geral da União que cruzou dados de diversos sistemas como da Receita Federal e da Previdência Social. Nesses grupos estão empresários, políticos e até pessoas que já morreram.

Carnaval de Apodi será lançado amanhã


O lançamento oficial do carnaval 2016 de Apodi será nesta quarta-feira, dia 06 de janeiro, com a realização do 1º Baile Municipal de Máscaras. Durante o evento serão anunciadas as bandas e as datas que cada uma delas se apresentará no carnaval.

O Baile de Máscaras acontecerá a partir das 20 horas na ACDA e servirá também para a escolha do Rei Momo e a Rainha do Carnaval de Apodi 2016. A animação da festa será feita por Dayvid Almeida e Aline Reis & Banda.

A festa de momo em Apodi deverá ter início na quinta-feira, dia 04 de fevereiro e prosseguir até a manhã da quarta-feira de cinzas. Esse ano, a criatividade vai tomar de conta do carnaval, com várias novidades que foram acrescentadas a folia de momo em Apodi, entre elas os desfiles das escolas de samba, os arrastões do mela-mela, o arrastão da madrugada e o projeto “Outros Tons” que vai oferecer música alternativa para os foliões.

A Prefeitura de Apodi submeteu previamente todo o projeto, bem como os orçamentos, ao conhecimento do Ministério Público. A parceria com a iniciativa privada vai custear parte das despesas com o evento e a Prefeitura investirá cerca de R$ 300 mil a menos do que se investia nos carnavais passados.

Para o prefeito Flaviano Monteiro a realização de um carnaval de grande porte como o de Apodi, que é tradição na Região Oeste, é a forma de enfrentar as adversidades com a crise econômica e com a seca, pois gera renda para a população, ativa toda a economia da cidade e ainda garante a população a diversão durante os dias de folia.

Bolsa Família vai ter reajuste em 2016

O Bolsa Família deve aumentar em 2016, mesmo após a presidenta Dilma Rousseff vetar na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) o reajuste no benefício. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, explica que o aumento será dado mas, com base no que foi definido no orçamento e não pelo índice da inflação como previa o texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) aprovada pelo Congresso.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome informou que ainda não foi definido o valor e quando será concedido o reajuste. O aumento previsto de gastos é de cerca de R$ 1 bilhão entre 2015 e 2016. Também não há previsão do aumento do número de famílias atendidas pelo programa, que vem se mantendo estável desde 2012. Hoje, o benefício médio pago às famílias é de R$ 164.

Governo do Estado ainda não tem data para reabrir restaurantes populares no RN

Da Tribuna do Norte – Ainda não há prazo para que as unidades do programa Restaurante Popular voltem a funcionar. Ontem (4), muitos usuários do programa foram pegos de surpresa com a interrupção do serviço, que prejudica cerca de 19 mil pessoas por dia em todo o Rio Grande do Norte.  A secretaria-adjunta da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Maira Almeida, disse que ainda não há um prazo para a normalização do serviço.

“Os contratos das empresas que estavam fornecendo os serviços encerraram em 31 de dezembro. Cerca de 90% deles não poderiam mais ser prorrogados. Por hora, estamos trabalhando para finalizar o edital de licitação. Existem prazos legais e estamos trabalhando para fazer isso o mais rápido possível, porque sabemos que muitas pessoas estão sendo prejudicadas”, explicou.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Prefeitura de Natal quer fazer concurso em fevereiro

Prefeitura de Natal deverá realizar no final de fevereiro o concurso público para o provimentos de 912 vagas para o quadro efetivo de servidores. Segundo Jandira Lopes, titular da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (SEARH), os novos funcionários do Executivo serão lotados nas secretarias municipais de Assistência Social (SEMTAS); Segurança Pública e Defesa Social (SEMDES) e da Educação (SME). O edital do certame deverá ser publicado até a próxima semana.

De acordo com a titular da SEARH, uma reunião nesta terça-feira (5) vai discutir os últimos detalhes do edital do concurso. "Amanhã estarei reunida com a secretária da Semtas e com a comissão de licitação para discutirmos como será o edital. Precisamos ainda apreciar junto ao TCE (Tribunal de Contas do Estado) para garantir que o processo não interrompido", explicou Jandira, lembrando da situação do RN frente à Lei de Responsabilidade Fiscal.

Das 912 que serão oferecidas no concurso, 892 são destinadas à Semtas. Há ainda outras 12 para a Secretaria de Educação (SME) e mais oito para a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SEMDES). "Essa vagas para a Semdes e SME foram criadas em virtude de programas do Governo Federal para combate às drogas", explicou. Para estas duas pastas, as vagas são para assistente social (sendo quatro para a Semdes e seis para a SME) e psicólogo (quatro para a Semdes e seis para a SME), com salários básicos de R$ 2.396,01 para ambos os cargos.

Robinson Faria: “Me sinto um pouco mais, mas não totalmente seguro no RN”

A Segurança Pública segue como maior desafio do Rio Grande do Norte em 2016. É o que afirma o governador Robinson Faria (PSD). Na manhã desta segunda-feira (4), o gestor, em entrevista à InterTV Cabugi, admitiu que não se sente seguro no Rio Grande do Norte e que há muito para se avançar. Comentando o homicídio de Gizela Mousinho, assassinada com um tiro ao tentar retirar sua filha do carro durante um assalto no sábado (2), o governador disse que o crime causa revolta e, mesmo considerando avanços na área de segurança, casos como esse aumentam a sensação de insegurança entre a população.

“Fiquei chocado com o caso (a morte de Gizela Mousinho). Sou pai de duas crianças pequenas e a cobrança para a melhoria da segurança começa dentro de casa”, disse o governador. Questionado sobre uma declaração em que ele admitiu, no início de 2015, que não se sentia seguro no Rio Grande do Norte, Robinson disse que o cenário ainda não mudou da forma que ele espera, mas que nem mesmo o governador do estado se sente seguro. “Me sinto um pouco mais seguro, mas não totalmente seguro. Não sou hipócrita para dizer o contrário. A melhoria na área de segurança é uma briga constante“, admitiu o governador.

Água Mineral tem preço reajustado e galão de 20 litros ficará entre 3 e 9 reais

A partir desta semana, a água mineral sofrerá reajuste de cerca de 15% em todo o Rio Grande do Norte. O galão de 20 litros, que hoje tem preço variando entre R$ 2,50 a R$ 8,00 para o consumidor final, deverá ficar entre R$ 3,00 e R$ 9,00. O aumento é devido principalmente à subida de imposto sobre o produto a partir deste mês de janeiro e do salário mínimo. De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Bebidas e Águas Minerais do RN, Djalma Barbosa Júnior, infelizmente não foi possível segurar o preço como faziam em anos anteriores.

Cerca de 65% da população potiguar atualmente consome água mineral em suas residências, são 18 fontes beneficiadoras em todo o Estado que fornecem a água engarrafada e geram 10 mil empregos diretos e indiretos. Em 2015 foram produzidos e comercializados uma média de 250 milhões de litros de água mineral no RN. No verão, o consumo de água mineral sobe em cerca de 20%.

Este ano, 74% dos prefeitos no RN poder se reeleger

De acordo com o Novo Jornal este ano 74% dos prefeitos do Rio Grande do Norte podem se reeleger.

No próximo pleito municipal, marcado para outubro, 124 chefes de Executivos municipais eleitos em 2012 estarão em condições de tentar a renovação do mandato por mais quatro anos. Custo das eleições no Rio Grande do Norte será de R$ 6,5 milhões.

Contribua com a gestão municipal

A administração e organização de uma cidade é feita com a colaboração de todos. A gestão municipal precisa da participação da sociedade no cumprimento de seus deveres, para que, também sejam garantidos os serviços e ações necessárias para o bem-estar da nossa cidade.

Conheça a realidade do nosso município e ajude a Prefeitura a realizar mais para a população.

Brasil terá nove feriados e cinco pontos facultativos em 2016

Saiu a lista dos feriados para 2016 que serão adotados pelo governo federal. Serão nove ao todo. O primeiro já aconteceu em 1º de janeiro.

O próximo será só em março, no dia 25, quando é celebrada a Sexta-Feira Santa. Haverá, ainda, cinco pontos facultativos durante o ano. Os primeiros, serão nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro. Segunda e terça-feira de Carnaval e quarta-feira de Cinzas.

"Folha" diz que Ministério de Henrique faz 'maratona de festas'

Do portal Agorarn

O site da ‘Folha de São Paulo’ traz como um dos destaques deste domingo (3) os gastos do Ministério do Turismo, pasta que tem como titular Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), com as festas de fim de ano da prefeitura de Natal, governada por Carlos Eduardo Alves (PDT/RN), primo de Henrique.

A matéria mostra que Henrique Eduardo, utilizou cerca de R$ 750 mil para bancar uma “maratona” de festas entre a última semana de dezembro e a primeira de janeiro.

Deste total, R$ 343 mil foram para as comemorações do aniversário da capital potiguar, que ocorrem no período natalino. Outros R$ 307 mil foram destinados ‘Natal em Natal’, com 10 dias de shows gratuitos com 43 atrações musicais, realizados entre 18 e 30 de dezembro.

Os recursos bancaram os cachês de artistas como Elba Ramalho, Paralamas do Sucesso, Fafá de Belém e Margareth Menezes.

Jucurutu
Ainda foram repassados R$ 103 mil para a “Festa dos Santos Reis”. No projeto, a prefeitura informa que “planeja um evento grandioso” com os shows das bandas Araketu e Cavaleiros do Forró.

Ainda houve gastos de R$ 100 mil para festa natalina da cidade de Jucurutu (RN), governada por um prefeito do PMDB, aliado do ministro.

A infraestrutura turística da cidade se resume a um hotel e quatro pousadas, com um total de 70 leitos, conforme consta no próprio projeto enviado.

A matéria da Folha ainda cita outras cidades que receberam recursos do Ministério do Turismo.

Outro lado
Em nota, o Ministério do Turismo informou que os convênios firmados não são regidos por questões partidárias.

“Os critérios para a aprovação de convênios são técnicos e seguem as determinações da Portaria 112. O documento estabelece que apenas eventos gratuitos, considerados tradicionais e de notório conhecimento popular, podem receber apoio do ministério”, informou.

O ministério ainda informou que, ao longo do ano, “apoiou eventos em diversas localidades, não só no período de final de ano, mas para outras festividades”.

Revista Veja divulga quais são Estados mais competitivos, RN fica em 23º lugar

Reportagem da revista Veja, divulgada no último dia do ano, mostrou quais são os Estados mais competitivos. O Rio Grande do Norte ficou em 23º lugar empatado com Sergipe e Pará.

O Ranking de Competitividade dos Estados foi elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a consultoria Tendências e com a Economist Intelligence Unit (EIU), a divisão de pesquisas e análises do mesmo grupo que edita a revista inglesa The Economista.

Os resultados gerais revelam que a competitividade ainda está concentrada nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Contudo a avaliação dos resultados revela surpresas. Em infraestrutura, a Paraíba apareceu no terceiro lugar, à frente de Santa Catarina e Rio de Janeiro. A cobertura da rede elétrica e a qualidade do serviço são destaque tanto no estado paraibano quanto no Ceará e no Maranhão. Roraima e Acre ocupam a quarta e a quinta posições no ranking de segurança pública, com resultados acima da média nacional no número de homicídios em relação à população. Os dados estão disponíveis no site www.rankingdecompetitividade.org.br. Os exemplos mostram que a riqueza (ou a falta dela) não é necessariamente determinante para a boa qualidade do serviço. “Desejamos revelar bons administradores capazes de entregar resultados em diferentes áreas apesar do orçamento limitado”, afirma Pitoli.

Sindicato dos Trabalhadores em Restaurantes do RN envia nota a imprensa a cerca do fechamento dos restaurantes populares

Sobre a decisão da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social do Estado do Rio Grande do Norte de suspender as atividades dos Restaurantes Populares.

Após um ano de grandes dificuldades, quando nos preparávamos para renovar as esperanças de um Feliz Ano Novo, eis que fomos pegos de surpresas ao recebermos um verdadeiro presente de grego, ou seja, começar o ano com o pior dos infortúnios: o desemprego.

Em que pese o louvável esforço do Ministério Público no combate a corrupção, a corda acabou arrebentando no lado mais fraco: o dos trabalhadores; Pois, nestas circunstâncias, os trabalhadores poderão ter prejuízos imensuráveis, haja vista a quantidade de demissões previstas, caso não consigamos reverter esta decisão.

Consideramos que foi uma decisão, no mínimo, impensada e extremamente antissocial, não apenas pelos trabalhadores afetados, mas, também pela quantidade de pessoas beneficiadas pela alimentação servida nesses Restaurantes, além do que, desconfiamos dos motivos alegados para tomada desta decisão, haja vista, que o próprio Ministério Público emitiu nota desmentindo a recomendação de fechamento.

Apesar de tudo, pedimos calma aos trabalhadores, pois, já estamos tomando todas as medidas a fim de reverter tal decisão e, se necessário for, mobilizaremos todos os trabalhadores para protestarmos pela reabertura imediata dos Restaurantes e pela manutenção dos empregos.

A hora é de muita luta, trabalho e união, e o SINTBARN, com certeza, cumprirá seu papel constitucional de lutar pela manutenção destes empregos.

José Cruz Lemos
Presidente do SINTBARN

domingo, 3 de janeiro de 2016

Corte de repasse do governo e fim de doações desafiam candidatos a prefeito em 2016

Do Correio Braziliense:

Em meio à crise política e econômica, a novas fases da Operação Lava-Jato, a análises de cassação de deputados e senadores e a um processo de impeachment aberto contra a presidente da República, Dilma Rousseff, 2016 tem mais um desafio: a primeira eleição municipal sem financiamento privado de campanha. Carentes de recursos do governo federal para prometer obras de infraestrutura ao eleitorado, prefeitos e vereadores terão de contar com a credibilidade para conquistar votos nas urnas. Com o país em recessão, a inflação alta (cerca de 10,8%, segundo estimativas do Banco Central), taxa de juros elevada, seguida de aumentos da conta de luz, ondas de demissões — o número de desempregados deve bater OS 10 milhões nos próximos meses — e a maior alta do dólar — atingiu R$ 4 — desde a criação do Plano Real, as 5.553 prefeituras do país terão reduzido o potencial de promessas de obras de melhorias aos municípios. “Há 64 mil empenhos do governo que estão em atraso com os municípios. Isso faz um total de R$ 36 bilhões empenhados. E não estou falando de coisa prometida, como as viagens que Dilma faz com governadores sobrevoando enchentes”, criticou o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.

Balanço da CNM mostrou uma queda de pelo menos 15% nos repasses financeiros às cidades. “Fechamos o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e vimos que o governo mandou 15% menos do que foi previsto e orçado. Eram esperados R$ 91,3 bilhões para o Brasil inteiro, mas o valor fechou em R$ 84,2 bilhões, algo em torno de R$ 7 bilhões a menos. Isso falando só de repasse do fundo, que é uma transferência constitucional, republicana”, atacou o presidente. Sem repasse, prefeitos paralisaram obras importantes para barganhar novamente o voto do eleitorado em uma possível reeleição. “São R$ 36 bilhões em obras inacabadas, perdidas, o que é um escândalo. É óbvio que essas obras prometidas — desde calçamento, duplicação de vias, construção de escolas e postos de saúde, ginásio — são usadas na campanha, mas o prefeito também é avaliado pela execução na parte do custeio, que é o controle à evasão escolar, ter luz nas ruas, farmácias básicas. Mas o governo federal atrasou tudo e não paga nem os repasses de custeio”, afirmou Ziulkoski.

Diante da situação, muitos municípios enfrentam dificuldades em bancar os salários e previdências dos funcionários. “Os prefeitos estão optando em pagar a folha, mas em compensação não pagam a previdência, que está virando um buraco. Dois mil municípios têm fundos de previdência, mas não transferem nem a parte dos próprios empregados, que é retida na folha. Isso bagunçou tudo e não dá para saber onde vai terminar”, lamentou.

NOVAS REGRAS A falta de verbas não é o único entrave das eleições municipais deste ano. As novas regras do sistema eleitoral proíbem as doações de campanha por entidades privadas. Assim, o pleito será financiado exclusivamente por recursos de pessoas físicas e pelos repasses do Fundo Partidário, usado para a manutenção dos partidos e abastecido com dinheiro público. Os candidatos — prefeitos e vereadores — estão impedidos de receber doações diretamente a eles. Os recursos devem ser repassados aos partidos, que, por sua vez, redistribuem o dinheiro entre as diversas candidaturas da legenda.

Em setembro de 2015, a Câmara dos Deputados, durante votação da reforma política, derrubou, por 317 votos a 162, uma decisão do Senado que proibia o financiamento privado das campanhas políticas. Na semana seguinte, o Supremo Tribunal Federal julgou e determinou a questão inconstitucional — seguindo orientação do Supremo, a presidente Dilma Rousseff vetou o ponto aprovado pela Câmara em decreto publicado no fim de setembro, portanto, um ano antes das eleições deste ano. À época, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), publicamente favorável ao financiamento privado das campanhas, afirmou que a regra criaria um “limbo” neste pleito.