sábado, 2 de abril de 2016

Centro Veterinário Pollastry Diógenes equipe com 02 veterinário e Centro Cirúrgico equipado

Aqui você encontra a melhor equipe de profissionais e o melhor atendimento para seu animal. 

Para nós, cuidar do seu animal é cuidar de sua família!

Cinco sócios criam empresa ECOSERTÃO com foco na cadeia da Sustentabilidade Econômica em Resíduos Sólidos


Através de cinco sócios foi criado uma empresa com foco na cadeia da Sustentabilidade Econômica em Resíduos Sólidos.

A Empresa será também, num futuro próximo, uma concessionária para a prestação de serviços no recolhimento de Resíduos Sólidos, Triagem de Materiais Recicláveis, Administração e Controle de Aterros Sanitários para a região do Oeste Potiguar.

Nota do blog: parabéns pela iniciativa, sem dúvida uma grande notícia para Apodi e região.

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Ainda tem candidato camuflado em Apodi

Já existem algumas apostas em Apodi sobre o percentual de renovação do legislativo apodiense. Enquanto muita gente vai julgando o percentual, os partidos organizam suas nominatas, apresentando muitos nomes novos.

É muito zum zum zum... mas tem muito candidato camuflado.

Sessão “Itinerante” da Câmara Municipal de Felipe Guerra vira motivos de piadas nas comunidades

Virou motivos de piadas a realização da sessão itinerante da Câmara Municipal de Felipe Guerra, que aconteceu ontem na comunidade de São Lourenço.

Embora que seja de conhecimento por parte do Presidente da Câmara Municipal de Felipe Guerra, vereador Salomão Gomes de Oliveira, o projeto de Resolução que cria as sessões itinerantes nas comunidades de Felipe Guerra foi aprovado na sexta-feira 13 de Agosto de 2010 e é de autoria à época do então vereador Régis Pascoal (PSL).

É vergonhosa diante de tantos anos que já foi aprovado o projeto de resolução e somente em ano eleitoral e de forma “despretensiosa” que os vereadores de Felipe Guerra da atual legislatura prestam um “desserviço” num momento tão crítico diante de tantos problemas que sempre existem, seja na zona rural ou urbana de Felipe Guerra,e agora infelizmente os “legisladores” estão querendo essa aproximação com o povo.

Clique AQUI e continue lendo.

Conta de luz fica mais barata neste mês, sem cobrança de taxa extra

A conta de luz deve ficar mais barata em todo o país neste mês de abril. O motivo: a bandeira tarifária será verde, ou seja, não será cobrada uma taxa extra.

Como melhorou a situação dos reservatórios das hidrelétricas, o governo federal autorizou desligar as usinas termelétricas, que são mais caras. É a primeira vez que isso acontece desde que a taxa entrou em vigor, no começo de 2015.

Ainda não se sabe se a bandeira verde será mantida em maio, ou se a cobrança extra voltará. A definição deve ser divulgada no dia 29, pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

IGARN registra recarga significativa nos reservatórios monitorados

Após levantamento sobre o acumulado de água nos reservatórios analisados pelo Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN) nesta semana e apresentadas hoje (01), identificou-se a mudança positiva dos reservatórios. Entre os 47 reservatórios monitorados aqueles localizados na bacia Piranhas-Açu foram os que tiveram maior recarga nesta semana, onde teve uma considerável quantidade de precipitações.

Dos reservatórios que estavam em volume morto houve redução em 2,5%, este mesmo índice ocorreu para os reservatórios que estavam secos.

A barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, apresentava um volume de 475,5 milhões de metros cúbicos no dia 21 de março, o que representava 19,81% de sua capacidade, agora se encontra com 21,49% de sua totalidade o que significa 515 milhões de metros cúbicos. Nesse período ele recebeu uma recarga de aproximadamente 40,5 milhões de metros cúbicos.

Já o Itans, localizado em Caicó, tinha apenas 1,4% de toda a sua capacidade, o que correspondia a 1,2 milhões de metros cúbicos. Hoje se encontra com 2 milhões de metros cúbicos, 2,4%.

O açude Dourados, em Currais Novos, que estava seco recebeu recarga e suporta o uso para ainda dois meses. Na região de Parelhas os dois principais açudes também receberam significativa recarga. O Boqueirão que suportaria 11 meses passaou a suportar 22 meses, está com 20% de sua capacidade. Já o Caldeirão que suportava apenas um mês, hoje tem capacidade para o uso em um ano e dois meses.

Também em São José do Seridó o açude Zangalheiras que estava em volume morte passará a suportar uso por nove meses, com 16% de sua capacidade.

Além dos reservatórios outros reservatórios de médio e pequeno porte tiveram recarga suficiente para encher ou sangrar, como, por exemplo, o açude Mamão em Equador. Estes pequenos reservatórios ao sangrar contribuem para recarga dos grandes reservatórios. Os rios e riachos que cortam a região também apresentaram uma considerável elevação nos seus níveis e isso é contribuição direta para os reservatórios de suas bacias hidrográficas.

Precipitações ainda não garantem inverno regular no RN 

As chuvas registradas nos últimos dias no Rio Grande do Norte estão sendo causadas pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que provoca as precipitações na quadra chuvosa atual no norte do Nordeste. Os meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), afirmam que as recentes precipitações não modificam as expectativas de chuvas abaixo da média no nosso Estado. Mais de 100 municípios potiguares apresentam quadro climatológico seco ou muito seco, como Mossoró, Apodi, Assu, Santa Cruz, Nova Cruz e Tangará.

Segundo o Gerente de Meteorologia da EMPARN, Gilmar Bristot, será possível fazer uma previsão mais segura nos próximos cinco a dez dias e, neste intervalo, a expectativa é de ocorrência de mais chuvas. “Vale reforçar que as precipitações são momentâneas, ou seja, o clima chuvoso atual, por enquanto, não significa uma mudança no quadro climático”, afirma Gilmar.

Ainda de acordo com Gilmar, a explicação para essa realidade vem da observação das imagens de satélite. "O fenômeno El Niño continua agindo no Oceano Pacífico - mas agora com uma anomalia abaixo de 1% - e a configuração do Oceano Atlântico Tropical mostra neutralidade. Para abril e maio, as previsões são mais animadoras porque o El Niño segue enfraquecendo", explica o meteorologista. 

Municípios das Regiões Oeste e Leste registram maiores chuvas

O último boletim pluviométrico da gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), registrou chuvas em 34 postos monitorados. As chuvas caíram em quase todas as regiões do Estado, com as maiores precipitações no Oeste e Leste. Os números abaixo correspondem as precipitações registradas das 7h do dia 31/03 até às 7h desta sexta (01/04):

Na mesorregião Oeste choveu 52 milímetros (mm), em Ipanguaçu; em São Rafael, mais 30,5mm; Rodolfo Fernandes, 29,0mm; Itajá, 28,8mm; Itau, 27mm; Upanema, 22mm; Tabuleiro Grande, 18mm; Assu, 14,8mm, entre outros municípios como Alto do Rodrigues, Dr. Severiano, Apodi e Viçosa.

Choveu também na mesorregião Central em  São José do Seridó, 18,5 milímetros (mm); Jardim do Seridó, 9,3mm; São José do Seridó, 5,0mm e São Bento do Norte, 3,0mm. No Leste, choveu em Parnamirim (Base Física da Emparn),  2,2mm; São Gonçalo do Amarante (Base Física da EMPARN), 1,9mm e Natal, 1,4mm.

Segundo a EMPARN, o tempo continua parcialmente nublado com possibilidades de chuvas em todas as regiões do Estado.

Morre o ex-deputado Patrício Júnior

Morreu há pouco no Hospital Regional de Pau dos Ferros, o ex-deputado Patrício Júnior.

Ele sofreu um infarto e começou a passar mal em Martins, onde mora.

Patrício é casado com Olga, prefeita de Martins, que está neste momento no hospital.

Dr. Pinheiro concederá entrevista no Panorama Politico da Rádio Vale do Apodi AM

Na noite desta sexta-feira 01, o ex-prefeito de Apodi José Pinheiro Bezerra estará ao vivo no “Programa Panorama Político” da Rádio Vale do Apodi AM 1030, apresentado pelo Radialista e diretor da emissora líder em audiência Fernando Magalhães, a partir das 18hs05min.

Dr. Pinheiro falará dentre outros assuntos da sua pré-candidatura, como também das conversas e apoios recebidos por seu partido o Solidariedade, na corrida sucessória pela prefeitura municipal de Apodi.

Henrique Alves está internado com síndrome em Brasília, diz colunista

Está internado, em Brasília, o ex-ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves. Ele renunciou ao cargo um dia antes do desembarque do PMDB do governo.

Exerceu 11 vezes consecutivas o mandato de deputado federal pelo Rio Grande do Norte.

Sofre da síndrome de abstinência do Poder, mas passa bem.

Por Ricardo Noblat

Júnior Carlos permanece no PSB

O vereador e atual presidente da Câmara Municipal de Apodi, Raimundo Nonato Carlos Júnior disse ao blog que permanece no Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Júnior Carlos que preside o partido em Apodi, disse também que permanece na base da atual gestão, do prefeito Flaviano Monteiro (PCdoB).

Centro Veterinário Pollastry Diógenes: Hidrate bem o seu pet

Seu pet apresenta boca seca e pouca saliva? Falta de elasticidade na pele? Olhos fundos? Esse conjunto de sinais pode indicar necessidade de ingerir mais líquidos, ou seja, ele pode estar desidratado. Assim como o do ser humano, o corpo de um cão ou gato é composto, em média,70% de água. Pela quantidade é fácil perceber a importância de manter seu bicho hidratado.

Eis a gata da sexta feira do Blog ApoDiário! De matar…


quinta-feira, 31 de março de 2016

Nem todo mundo que diz, que será candidato a prefeito de Apodi…

"Nem tudo que reluz é ouro. Nem todo mundo que diz que será candidato a prefeito de Apodi será".

Vamos aguardar os próximos acontecimentos.

Em reunião com líderes peemedebistas, Henrique demonstra descontentamento com ‘perda de rumo’ do PMDB

Ex-deputado federal demonstrou irritação e insatisfação e solicitou a Michel Temer o cumprimento do que foi programado

O ex-deputado federal, ex-ministro do turismo e presidente do diretório estadual do PMDB no RN, Henrique Eduardo Alves, demonstrou – nesta semana – durante reunião com caciques peemedebistas, irritação com os rumos adotados pela sigla após decisão do partido de desembarcar do governo da presidente Dilma Rousseff. Em atendimento ao apelo do vice-presidente da República, Michel Temer, Henrique foi o primeiro e, até agora, o único ministro a pedir exoneração do cargo.

Henrique, até então, aguardava a exoneração dos demais ministros peemedebistas, o que não ocorreu até esta quinta-feira, pelo menos. O rompimento oficial do partido foi deflagrado na última terça-feira (28). Pelo ‘andar da carruagem’, tudo indica que esta iniciativa não está, de fato, definida. Em reunião com lideranças do partido, o ex-deputado federal demonstrou irritação e insatisfação e solicitou a Michel Temer o cumprimento do que foi programado. Ou seja, rompimento seguido de entrega de cargos.

Durante esta semana, o cientista político Daniel Menezes afirmou que o ex-ministro do turismo pode ter se precipitado ao pedir exoneração do cargo. Na possibilidade de um possível governo Michel Temer, Henrique havia negociado a possibilidade de assumir alguma pasta, entre elas a Casa Civil, Ministério da Integração Nacional ou Ministério da Justiça, sendo esta última a menos provável. Sendo da cota pessoal de Michel Temer, tais possibilidades acabaram por impulsionar Henrique Alves a fazer o pedido de exoneração do cargo.

Fonte: Agora RN

[informe publicitário] É amnahã grande inauguração das Óticas Diniz em Apodi com os melhores preços e condições de pagamento


Óticas Diniz em Apodi e junto com ela a maior promoção do Brasil. Você não pode ficar de fora dessa, seu óculos velhos vale 50% de desconto. Isso mesmo 50% de desconto na compra do seu óculos novo

E você ainda pode dividir suas compras em até 6X sem juros. Dia primeiro de abril, na Associação Cultural Desportiva Apodiense - ACDA. Rua Nossa Senhora da Conceição, 257 no centro comercial de Apodi.

Não perca esta oportunidade, receba nossos agentes visuais e agende sua consulta. Óticas Diniz – a maior rede de óticas do Brasil!

Maiores informações (84) 99952-0532

Centro Veterinário Pollastry Diógenes: Dirofilariose

Dirofilariose. Esse é o nome da doença transmitida aos animais de estimação pelos mosquitos. A picada dos mosquitos como pernilongos, borrachudos e o aedes aegypti transmite esse parasita conhecido como “verme do coração”.

O mosquito infectado libera larvas que se alojam no coração do animal picado, podendo causar aumento do tamanho do coração, da pressão arterial, insuficiência cardíaca, podendo levar os pets a óbito.

Uma maneira de prevenir a doença é comprar coleiras repelentes e sempre trocar a água do seu pet para evitar a proliferação desses mosquitos.

Henrique tem reunião agendada com os prefeitos do PMDB

Com a decisão do PMDB de romper com o governo da presidente Dilma Rousseff, o ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves entregou o ministério do Turismo e voltou para o Rio Grande do Norte.

Veio fazer política. Já na próxima segunda feira deverá estar e reunindo com todos os prefeitos do PMDB do Estado.

Prefeito do Oeste desiste da reeleição

Comenta-se que no município de Rodolfo Fernandes, o prefeito Cícero Monteiro Neto (PR), não vai concorrer a reeleição e vai apoiar a candidatura do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Francisco Wilson de Freitas Rego Filho do PMDB, nas eleições de 02 de outubro.

Decidido: Wilma vai para o PTdoB e poderá ser candidata a vereadora


A vice-prefeita de Natal Wilma de Faria finalmente tomou a decisão. Vai se filiar ao PTdoB. Vai comandar a legenda no Rio Grande do Norte.

Será a presidente da legenda no Estado. Wilma de Faria poderá disputar o cargo de prefeita ou vereadora em Natal. 

Mais de 4 mil servidores deverão ter salário bloqueado, representando R$ 12 milhões

Exatamente 4.486 servidores públicos do Governo do Estado, incluindo ativos, aposentados e pensionistas, terão os seus salários bloqueados pelo Executivo. Esse grupo deixou de fazer o Censo Previdenciário, que teve o período encerrado no último dia 18.

Esse contingente representa R$ 12 milhões na folha de pessoal. O bloqueio de salário ocorrerá a partir do mês de abril.

Um novo prazo para o Censo Previdenciário será aberto no dia 11 de abril.

Detran/RN conclui fiscalização de lojas fabricantes de placas automotivas do RN

O Detran/RN concluiu o serviço de fiscalização das lojas de fabricação de placas e tarjetas automotivas credenciadas pelo Órgão em todo o Estado. No total passaram pela averiguação da equipe de técnicos da Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran 31 estabelecimentos comerciais, situados em 11 municípios espalhados pelas muitas regiões do Rio Grande do Norte.

O trabalho de fiscalização chegou as cidades de Natal (8 lojas), Mossoró (6 lojas), Pau dos Ferros (3 lojas), Assu (3 lojas), Caicó (2 lojas), Currais Novos (2 lojas), São Miguel (2 lojas), Parnamirim, Apodi, Santa Cruz, Ceará-Mirim e Patu (1 loja em cada). O dados coletados pelos técnicos do Detran/RN são utilizados na tomada de decisão do Órgão no sentido de renovar ou não o credenciamento desses estabelecimentos, já que sem a autorização do Departamento essas lojas não podem comercializar as placas e targetas utilizadas no emplacamento dos veículos automotores cadastrados no Rio Grande do Norte.

O trabalho do Detran consiste em analisar se os padrões exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pela Resolução 231/2007 do Contran na confecção das placas estão sendo cumpridos. Desse mesmo modo é fiscalizada a qualidade e o padrão do material usado na produção, estrutura do local onde funciona a loja e os equipamentos utilizados na confecção de placas e tarjetas.

Fábio Faria foi convidado para ser ministro

O deputado federal Fábio Faria foi sondado e depois convidado para assumir o Ministério do Turismo indicado pelo PSD. Segundo pessoas ligadas ao deputado ele não aceitou.

Para Fábio seu projeto mais importante é ajudar a Robinson em Brasília e como trata-se de um ano eleitoral, ele quer dedicar-se em ajudar seus correligionários e aliados no RN que disputarão eleições.

UBS do Arção será inaugurada no dia 24 de abril

A UBS irá desafogar a demanda na unidade da Santa Rosa, que hoje atende a Santa Rosa e as comunidades adjacentes

As obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sítio Arção, na região da Pedra em Apodi - Rio Grande do Norte, já estão praticamente prontas e a prefeitura pretende inaugurar o equipamento de saúde em abril. A UBS irá desafogar o atendimento na unidade da Santa Rosa, que hoje atende a população da Santa Rosa e comunidades adjacentes. A data de inauguração será no dia 24 de abril informada pela prefeitura.

O prefeito Flaviano Monteiro ao lado do ex-prefeito Evandro Marinho, do vereador Genivan Varela e do professor Zequinha visitaram o prédio da UBS ontem (30). “Estamos felizes que vamos entregar mais esta importante obra ao nosso município, o nosso governo está preparando mais obras para serem entregue nos próximos meses. Recursos públicos tem que ser investido para coletividade, convidamos todos os amigos e moradores da região da Pedra para a próxima inauguração que acontecerá no dia 24 de abril”, afirmou o prefeito.

quarta-feira, 30 de março de 2016

Tem pré-candidato preferindo deixar as barbas de molho

Enquanto alguns pré-candidatos em Apodi e região bravateiam seus nomes ao vento, outros preferem cautela. Por precaução, preferem deixar as barbas de molho e esperar o desenrolar das articulações.

Em Apodi, agentes acham celulares em garrafa térmica e drogas em shampoo

Telefones e maconha foram descobertos por agentes do CDP de Apodi. Presos em flagrante, homem e mulher foram para a delegacia da cidade

Do G1RN - Agentes penitenciários do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte, encontraram quatro aparelhos celulares dentro de uma garrafa térmica e 20 trouxinhas de maconha escondidas em embalagens de shampoo e condicionar de cabelo. O material foi apreendido na manhã desta quarta-feira (30) com dois visitantes que tentavam chegar até os presos.

No primeiro caso, um homem foi detido enquanto tentava entrar com os quatro celulares dentro da garrafa térmica. Segundo o diretor da unidade prisional, Márcio Morais, os aparelhos foram envoltos em papel carbono para evitar que o detector de metais acusasse a presença dos telefones.

"Os agentes abriram a garrafa, encontraram os celulares e detiveram o homem. Na delegacia, ele disse que a mulher de um preso, que inclusive estava na fila para entrar como visitante, é que tinha pedido para ele levar a garrafa até o preso. Ela também foi detida e vai prestar esclarecimentos", relatou o diretor.

Enquanto isso, os agentes realizaram outra apreensão. Desta vez, uma mulher de 33 anos tentava entrar com 20 trouxinhas de maconha escondidas dentro de duas embalagens de shampoo. A mulher também foi detida e encaminhada até a Delegacia de Polícia Civil da cidade, que funciona no mesmo prédio do CDP.

Segundo Morais, a fiscalização foi reforçada após os agentes perceberem um número crescente de materiais ilícitos dentro da unidade, durante revistas realizadas dentro dos pavilhões.

"O CDP é monitorado por câmeras e ainda assim não havia nenhum indício de como e por onde vinham esses produtos. Logo, percebemos que só poderia ser por meio dos visitantes", contou o diretor.

PMDB do RN tem cerca de 100 indicações na estrutura de cargos federais do Estado, aponta levantamento

O PMDB do Rio Grande do Norte indica quase cerca de 70% dos cargos federais passíveis de indicação política no Estado. Estudo feito sobre as indicações do partido no Rio Grande do Norte aponta que entre presidências e superintendências, além de cargos de Direção e Assessoramento Superior (DAS) e Funções Gratificadas (FG), somam quase 100 o número de indicados do PMDB.

O PMDB oficializou nesta terça-feira o desembarque da gestão da presidente Dilma Rousseff. A partir de agora, o partido está desobrigado a permanecer com os cargos. Dos sete ministérios ocupados por peemedebistas, apenas o do Turismo, entretanto, foi desocupado. Os demais não têm data certa para o desembarque, mas a previsão é de que o prazo não ultrapasse o dia 12 de abril.

No Rio Grande do Norte, as indicações do PMDB para cargos federais são feitas pelo presidente do diretório do PMDB, ex-deputado federal e ex-ministro do Turismo Henrique Alves, e pelo senador Garibaldi Alves Filho (PMDB).

Segue a lista de cargos indicados pelo PMDB potiguar:
1 – Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), Antônio Barbosa e mais cinco DAS.
2 – Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) Regional Fortaleza –, Walter Gomes e mais de dez DAS.
3 – DNOCS estadual, José Eduardo Alves, sobrinho de Henrique Alves, filho de Anna Catarina Alves, e mais dez DAS.
4 – Delegacia do Ministério da Agricultura, jornalista Woden Madruga, e mais três DAS.
5 – Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Francisco Diniz e mais duas diretorias.
6 – Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), Emmerson Fernandes.
7 – Instituto Nacional de Seguridade Social de Natal, Dione Oliveira Pereira, e mais oito DAS, fora agência de cada município.
8 – Superintendência do INSS do Nordeste, João Maria Lopes.
9 – Superintendência da Pesca, Sheila Farias Leite de Araújo, que substituiu Abraão Lincoln Ferreira da Cruz Júnior.
10 – Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Fonte: Agora RN

Municípios devem enviar o Cadastro da Dívida Pública até dia 30 de março

Os Municípios devem ficar atentos ao preenchimento e envio das informações do Cadastro da Dívida Pública (CDP). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que 30 de março é o prazo final, segundo a Portaria da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) 756/2015.

A CNM explica que CDP é a ferramenta de registro das dívidas públicas interna e externa a que se refere o parágrafo 4.º do artigo 32 da Lei Complementar 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF -  e um detalhamento do Demonstrativo da Dívida Consolidada Líquida que consta no Relatório de Gestão Fiscal (RGF). O CDP surgiu para substituir o antigo Cadastro de Operações de Crédito (COC).

Devem ser informadas no CDP todas as dívidas que apresentem saldo devedor no período de 31/12 do respectivo exercício. Sendo consideradas dívidas não apenas as operações de crédito, mas também as dívidas decorrentes de Parcerias Público-Privada, parcelamentos de tributos, contribuições previdenciárias, parcelamento do FGTS, precatórios, entre outras. Significando que todas as importâncias que compuserem a dívida consolidada deverão ser relacionadas como dívida no CDP.

Centro Veterinário Pollastry Diógenes: Resgate ou adote um animal das ruas


Encontrou um animal em condições ruins na rua? Resgate-o. Leve ao veterinário, dê um lar, comida, água e cuidados. Ele será eternamente grato a você, pois você salvou uma vida!

Quem ficará com cargos do PMDB no RN?

Após a saída do PMDB da base governista, quem ficará com os cargos indicados no RN, principalmente pelo ex-ministro Henrique Alves? Estamos falando, por exemplo, do DNOCS, Funasa e Companhia Docas.

Na fila das indicações estão o PTN, do deputado federal Antônio Jácome, que deve indicar novo dirigente da Fundação Nacional de Saúde; o PR, do ex-deputado João Maia; o PP, comandando pelo ex-deputado Betinho Rosado, que também deve ficar com uma fatia interessante de indicações; e o PDT do prefeito Carlos Eduardo, que espera ganhar mais visibilidade nesse momento de transição.

Prefeitura do Apodi inicia pagamento ao funcionalismo

A prefeitura do Apodi iniciou o pagamento da folha de pessoal dos efetivos e comissionados referente ao mês de março.

Nesta quarta-feira (30), receberão as Secretarias de Administração, Finanças, Gabinete Civil, Agricultura, Assistência Social, Obras, Urbanismo, Esporte, Turismo e Parte da Saúde.

E na quinta-feira (31), a prefeitura concluirá o pagamento com a Secretaria de Educação, Agentes de Endemias, PACS e cargos comissionados. A folha de março está incluído o 1/3 de férias dos funcionários da Educação do FUNDEB 40, das outras secretarias e o décimo terceiro salário de 84 aniversariantes do mês.

“O valor total da folha é de R$ 1.950.943,33. Estamos fazendo um grande esforço para manter a folha de pessoal em dia, as quedas constantes de receita tem desequilibrado as finanças dos municípios. Pagar a folha em dia é uma obrigação de todo gestor e um compromisso nosso com o comércio local”, destaca o prefeito.

Governo do RN paga funcionalismo dias 4 e 5 de abril

O Governo do Estado vai pagar o funcionalismo nos dias 4 e 5 de abril. Os aposentados e pensionistas terão seus vencimentos depositados na próxima segunda-feira (4), enquanto os servidores ativos receberão os salários na terça-feira (5). As datas de pagamento da folha referentes ao mês de março refletem o momento desastroso da economia no país, com graves consequências para os Estados que mais dependem das transferências federais.

Os repasses da União ao Rio Grande do Norte, no acumulado de janeiro a março de 2016, confirmam uma queda de 14,55% em relação ao mesmo período do ano passado. Somente a frustração dos royalties nos três primeiros meses do ano já chega a 40,46% se comparado a janeiro, fevereiro e março de 2015. As transferências do Fundo de Participação dos Estados também caíram 13,64% no acumulado dos primeiros três meses do ano em relação a 2015, que já foi inferior a 2014.

terça-feira, 29 de março de 2016

Parem com o discurso de retrovisor

Um dica para os pré-candidatos a prefeito de Apodi:

Não utilizem o expediente do “discurso de retrovisor”.

Tragam propostas concretas para “o franco desenvolvimento de Apodi”.

Ninguém é mais tão besta não!

Apodi: População realizará ato em prol da volta dos transportes escolares do Estado


Profissionais de educação do município de Apodi voltarão as ruas amanhã (30). A população escolar realizará ato em prol da volta dos transportes escolares do estado no município.

A grande mobilização será amanhã a partir das 15hs30min horas. Venham professores, alunos, país, funcionários e toda sociedade apodiense cobrar uma ação do poder público com os transportes escolares.

Prefeituras estão se afundando, mas todos querem...

Antes se dizia que as prefeituras estavam se afundando, mas agora é que se tem uma impressão muito mais forte de que a “vaca foi pro brejo”.

É só bronca de uns meses pra cá: finanças em queda, precatórios em alta, limite prudencial e royalties em baixa.

Isso é só o começo e vem muito mais dificuldades pra quem pensa em administrar qualquer órgão público.

Femurn convoca prefeitos para discutir ação judicial para pedir complementação do Fundeb

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte está convocando os prefeitos para uma reunião na próxima sexta-feira, dia primeiro de abril, às 10h. Em pauta: a ação judicial onde os gestores pedem a complementação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica.

O Governo Federal tenta cobrar R$ 192 milhões do Executivo estadual e prefeituras. Tanto o Governo do Estado quanto as prefeituras já judicializaram a discussão.

Centro Veterinário Pollastry Diógenes: Você sabia?

A maioria dos animais e plantas adaptam-se ao meio que os rodeia. Os castores fazem exatamente o contrário, eles alteram o ambiente de acordo com as suas necessidades. Constroem lagos e barragens para proteger as suas tocas que têm entradas subaquáticas.

Fonte: sitedecuriosidades.com

Governo estende prazo para regularização de ciclomotores

O Governo do Estado decidiu estender o prazo para a regularização dos ciclomotores, conhecidos popularmente como “cinquentinhas”, adquiridos antes de 31 de julho de 2015. O processo de registro e licenciamento dos veículos, coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN), seria finalizado nesta segunda-feira (28), mas através de nova portaria publicada nesta terça-feira (29) no Diário Oficial do Estado (DOE), o prazo será acrescido em 30 dias.

Assim, os proprietários de “cinquentinhas” terão até o fim de abril para regularizar os veículos. Os ciclomotores são veículos de duas ou três rodas, cuja cilindrada não ultrapasse 50cc e a velocidade máxima não ultrapasse os 50 km/h.   A decisão pela edição da nova portaria partiu do governador Robinson Faria. “Resolvemos aumentar o prazo para atender aos pedidos dos condutores, permitindo que os proprietários dos ciclomotores de todo o estado tenham tempo suficiente para regularizar seus veículos”, disse o chefe do poder Executivo.

Com barras de ferro, presos têm pulmão e pescoço perfurados no RN

G1/RN – Uma briga na Cadeia Pública de Caraúbas, cidade da região Oeste potiguar, terminou com dois presos feridos no início da tarde desta segunda-feira (28). Segundo a direção da unidade, um dos detentos foi socorrido para Mossoró com um dos pulmões perfurados por uma barra de ferro. Outro, atendido em um hospital da própria cidade, sofreu um corte profundo no pescoço. Ambos, no entanto, não correm risco de morte.

Diretora da cadeia, Ivna Benevides contou ao G1 que os presos se digladiaram durante o horário de almoço. “Alguns detentos, que pertencem a uma facção criminosa, partiram para cima de outros que não que querem fazer parte do grupo. Houve uma briga e dois ficaram feridos”, relatou.

Ainda de acordo com Ivna, o preso com o pulmão perfurado foi submetido a uma cirurgia no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. "Pelas informações que recebi, vai sobreviver. O outro, que foi socorrido para o Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira, aqui mesmo em Caraúbas, escapou por muito pouco. Ele sofreu um corte no pescoço que quase atinge a veia jugular”, detalhou.

Felipe Guerra: prefeito “bola murcha”

Em Felipe Guerra a bola do prefeito, Haroldo Ferreira, anda murcha. Tanto é que, talvez, não seja sequer candidato à reeleição conforme já tinha admitido e depois quebrou a palavra. Contam nos meios políticos locais que poderá ser alvo de uma investigação.

Victor Costa poderá ser seu adversário. Ele é filho do ex-prefeito Hugo Costa. É filiado ao PSD e deverá receber o apoio do governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria.

Mas…

A oposição tem outros nomes Iolanda Costa e Fagner Morais.

Fonte: Robson Pires

Promotor Sílvio Brito deixará comarca de Apodi

CARTA DE DESPEDIDA

Meus amigos e minhas amigas de Apodi, Felipe Guerra, Itaú, Severiano Melo e Rodolfo Fernandes,

Após mais de 04 anos de intenso trabalho na Comarca de Apodi, eis que é chegada a hora de partir. Não vou porque quero. É a dinâmica da carreira. Como diz a música, “uma hora a gente chega, na outra, vai embora”.

Vou, mas não poderia partir sem antes fazer uma série de agradecimentos e também alguns pedidos de desculpa. Ao nominar as pessoas e instituições, sempre corremos o risco de esquecer de alguém, mas, mesmo assim, não vou me furtar a citar alguns nomes que tenho como mais significativos nessa passagem. Os esquecimentos serão inevitáveis e por eles desde já peço perdão.

Primeiramente, gostaria de agradecer a todos os integrantes da Promotoria de Justiça da Comarca de Apodi, de hoje e de ontem, amigos cujo auxílio, companheirismo, apoio e dedicação foram imprescindíveis para o bom êxito da missão. Se há algum mérito no trabalho do Ministério Público ao longo desses 04 anos, partilho com todos eles. Já os deméritos, que são muitos, são todos exclusivamente meus. Obrigado, meus amigos, e me desculpem pelos erros cotidianos.

Em segundo lugar, não poderia deixar de agradecer aos valorosos profissionais do Poder Judiciário de nossa Comarca, cuja dedicação e denodo fazem da Comarca de Apodi umas das melhores do nosso Estado em se tratando de provimento jurisdicional, mesmo com toda a carência de pessoal e material. Como são muitos os servidores a nominar aqui, deixo para fazê-lo nas pessoas das Juízas de Direito Kátia Cristina Guedes e Ana Clarisse Arruda, com quem tive a grata satisfação de aprender no dia a dia da prática forense. Magistradas sensíveis à causa da Justiça e cuja correção e preparo técnico-profissional me fazem continuar acreditando na seriedade e no comprometimento social da magistratura de 1º grau deste País. Meu muito obrigado a ambas pela paciência e amizade, e ainda pela confiança depositada no meu trabalho ao longo de todos esses anos. Ao mesmo tempo, peço sinceras desculpas pelas incontinências verbais e pela deficiência de minha atuação, que, por vezes, tornou mais difícil o ofício de julgar.

Agradeço ainda a parceria e o respeito dos advogados de nossa Comarca, o que nos permitiu travar 04 anos de bons e intensos combates, sempre com lealdade processual e respeito aos ditames da Justiça e aos direitos e garantias fundamentais dos cidadãos. Sem advogados não há Justiça. Aproveito o ensejo para pedir sinceras desculpas a todos aqueles que em algum momento se sentiram ofendidos ou aviltados no seu exercício profissional em decorrência de minha atuação. Podem ter certeza: mesmo quando errei, estive sempre e sempre buscando acertar.

Agradeço também a imprescindível parceria da Polícia Militar de nossa Comarca, sem cujo apoio pouco ou nada poderia ter feito. Na condição de Promotor de Justiça Criminal, atuei diariamente ao lado dos valorosos integrantes da 2ª Companhia de Polícia Militar de Apodi, procurando sempre corresponder, nos processos, à qualidade do trabalho demonstrada por todos eles nas ruas e na zona rural de nossa Comarca. Entre os policiais militares desta Comarca, gostaria de agradecer especialmente a quatro deles, os Soldados Francisco Auceano e Jakson França, e os Sargentos Lomanto Gurgel e Marciano Marinho, com quem tive a grata satisfação de conviver e trabalhar de forma mais próxima e que sempre demonstraram um profissionalismo muito acima da média.

Meus agradecimentos não estariam completos, se eu esquecesse de mencionar os agentes penitenciários Márcio do Carmo Morais e Airton Lucena do Carmo, que me mostraram que é possível sim fazer um sistema penitenciário diferente. Foi inspirado no trabalho deles que surgiu a ideia de construir uma nova sede para o Centro de Detenção Provisória de nossa Comarca, assim como foi graças a eles e aos demais integrantes e internos do CDP que transformamos aquele sonho em realidade. Uma realidade coletiva, levada a efeito por muitas mãos, braços e corações embalados no mesmo propósito.

Gostaria ainda de agradecer à receptividade, respeito e sensibilidade com que fui tratado pelos agentes políticos de nossa Comarca, sempre muito atenciosos e solícitos com os pleitos encampados pelo Ministério Público. Nesses 04 anos, travei contato com 10 prefeitos e mais de 100 vereadores e secretários municipais. Nunca escutei um “não” de nenhum deles. Entre todos, gostaria de fazer um agradecimento especial aos vereadores Bráulio Ribeiro e Ubiracy Pascoal e ao Deputado Estadual Gustavo Carvalho, autores das propostas dos títulos de cidadania de Apodi, Felipe Guerra e do Estado do Rio Grande do Norte que me foram concedidos. Sem descurar do amor que sinto pela minha terra dos altos coqueiros (Olinda/Pernambuco), receber tais distinções foi uma honra que hei de levar comigo aonde for. Muito obrigado.

Por fim, gostaria de agradecer a todo o povo da Comarca de Apodi (são quase 60 mil pessoas) pelo carinho e receptividade com que sempre me acolheram. Nunca, jamais, em hipótese alguma, alguém me faltou com o respeito nestas paragens. Muito pelo contrário. Povo acolhedor, ordeiro e respeitador, sempre demonstrou grande reverência pelo trabalho do Ministério Público e muito carinho para com minha pessoa. Sei que nesses 04 anos deixei a desejar em muitas coisas, frustrando legítimas expectativas e por isso peço perdão. Não é fácil ser Promotor de Justiça num país e numa terra infelizmente ainda carentes de justiça. Eu fiz tudo que estava a meu alcance, isso lhes garanto. Mas certamente ainda foi muito pouco diante do enorme desafio que estava posto.

Aqui em Apodi, posso dizer que me realizei profissionalmente. Não porque consegui fazer tudo que tinha para ser feito, mas porque lutei todo o tempo e, dentro de minhas possibilidades, superei alguns desafios. Foram mais de 2000 processos criminais e ações civis públicas, envolvendo desde simples brigas de vizinho até atuações complexas no Tribunal do Júri. Em todos eles, estava o mesmo Promotor de Justiça, com o mesmo empenho, o mesmo vigor, a mesma disposição de fazer justiça.

Foram muitos os casos dignos de registro ao longo desses quatro anos, tais como as Operações “Folia”, “Pedra sobre Pedra” e “Alcatéia”, que desbarataram o tráfico de drogas na nossa comarca e nos permitiram aproximar a PM e a PRF da Promotoria de Justiça. Tivemos ainda, entre outras, as Operações “Ave de Rapina”, “Folguedo”, “Gato Molhado”, “Cartão de Visitas” e “Apóstolo”, que debelaram desde casos de corrupção até crimes ambientais. Isso sem esquecer as ricas audiências públicas que promovemos na nossa comarca e que se mostraram um verdadeiro exercício de cidadania.

Entre tantas atuações, não poderia deixar de citar a luta que travamos para tentar resgatar o jumento nordestino da situação de abandono em que se encontra. Numa parceria inédita entre as Polícias Rodoviárias Estadual e Federal e a Associação de Proteção aos Animais de Apodi (que ajudamos a fundar), capitaneada pelo Ministério Público, e contando ainda com importantes parceiros como Eribaldo Nobre e Geneclayton de Góis, conseguimos retirar mais de 1500 jumentos das rodovias do nosso Estado. Infelizmente, não conseguimos dar a esses animais o destino que mereciam, nem aquele que nos parecia viável (consumo humano), mas lançamos uma ideia (polêmica, é verdade) e pagamos o preço por isso. Foi um grande embate. Embora não tenhamos chegado onde gostaríamos (transformar o jumento numa alternativa econômica viável para o homem do campo), não podemos dizer que nosso esforço foi em vão, já que esses 1500 animais resgatados das estradas certamente teriam custado dezenas, talvez centenas, de vidas humanas se tivessem continuado soltos nas rodovias.

Enfim, vou deixar Apodi, mas Apodi certamente continuará em mim, na rica experiência de vida que representou e nas amizades sinceras que deixo por aqui. Obrigado, meus amigos.

Por fim, gostaria de convidar a todos para um simples almoço de despedida, que será realizado na próxima sexta-feira, dia 01/04, às 12hs, na sede da AABB de Apodi, onde poderemos conversar mais longamente.

Eliésio de Bom assume o PHS e vai tentar chegar a prefeitura do Apodi

Ontem à noite em entrevista ao programa Panorama Político da Rádio Vale do Apodi, o pré candidato a prefeito, Eliésio Gomes comunicou sua nova legenda o Partido Humanista da Solidariedade – PHS, Eliésio de Bom comandará a legenda em nosso município.

Confira trechos da entrevista de Eliésio ao comunicador Fernando Magalhães:

“O PHS deu toda autonomia e confiança para nós termos oportunidade de candidatura a prefeito de Apodi”, comentou.

“Nós precisamos de político humano e solidário”, disse o deputado Souza neto durante a participação no programa. Segundo o deputado Souza, Eliésio de Bom tem esse perfil e o partido lhe oferta as condições para que seja candidato a prefeito. Para o parlamentar, o grupo do PHS fica fortalecido com a chegada de Eliésio.

O deputado de Areia Branca aguarda a confirmação de plenária do partido, para vir a Apodi. Ele garante que aguarda apenas os detalhes do evento, para poder prestigiar o novo filiado e demais lideranças partidárias.

“Eliésio de Bom não é o novo. É uma proposta diferente”, analisa o deputado.

Na ótica do deputado Souza, nome de maior expressão do PHS no Rio Grande do Norte. “Teve gente que se apresentou como novo, mas terminou frustrando as expectativas e contrariando os próprios compromissos apresentados ao povo em campanha”.

Durante a entrevista a Fernando Magalhães, Eliésio de Bom diz que saiu do PMDB sem fraturas pessoais, brigas ou inimizades. Admite que sua essência é peemedebista e tem todo um histórico no partido, com o universo ‘bacurau’.

Ele admitiu que não está afastado o entendimento com o próprio PMDB no processo eleitoral. “O nome de Eliésio de Bom está para somar com qualquer partido do grupo de oposição. Não há imposição”, disse o pré candidato que ontem esteve se filiando ao PHS.

“Conversamos com o Solidariedade, com o PMDB, com outros partido. Agora, com o partido em mãos (PHS), vamos convidar partido por partido da oposição, dizendo que estamos para somar”, relata.

Na análise de Eliésio de Bom, novo filiado do PHS em Apodi, “se a oposição não se unir todos já sabem o que vai acontecer”. O pré candidato a prefeito aponta que essa é a fórmula para a vitória, superando diferenças e contabilizando apoios.

A pedido do MP, juiz solta ex-presidente da Câmara de Apodi

Vereador João Evangelista de Menezes Filho (Foto: Márcio Morais).

João Evangelista de Menezes Filho estava preso desde 26 de janeiro. Segundo promotor, ele confessou ter desviado dinheiro público.

Suspeito de crime de peculato (desvio de dinheiro público), foi solto na tarde desta segunda-feira (28) o ex-presidente da Câmara dos Vereadores de Apodi, João Evangelista de Menezes Filho. João, que estava encarcerado no Centro de Detenção Provisória da cidade, havia sido preso em janeiro deste ano durante a operação 'Apóstolo', investigação do Ministério Público Estadual que apura um suposto pagamento de despesas particulares de combustíveis mediante recursos provenientes da própria Câmara.

O alvará de soltura foi assinado pelo juiz Renato Vasconcelos Magalhães, que acatou pedido de revogação de prisão feito pelo promotor Sílvio Brito. A decisão foi publicada no site do TJ. "O réu decidiu colaborar com as investigações e confessou o crime. Ele agora vai aguardar o julgamento em liberdade", disse o promotor ao G1. Ainda de acordo com Brito, a denúncia contra o ex-presidente da Câmara de Apodi concluída e remetida à Justiça na última terça-feira (22).