sábado, 23 de abril de 2016

Apodi é apenas a posição 104º em Transparência

O município de Apodi ficou em 104º lugar (com nota 2,00) no levantamento divulgado no portal do Ministério Público Federal sobre transparência de gastos públicos e demais informações exigidas pelas leis vigentes.

Um novo ranking será divulgado no dia 1º de junho, com base na fiscalização que está sendo realizada nos portais da transparência de cada Prefeitura do Estado. O novo levantamento está sendo realizado, devendo se estender até o dia 9 de maio.

Embora o portal da transparência seja uma obrigação de toda Prefeitura, no levantamento de 2015, 25 prefeituras do RN tiraram nota zero e poderão ser penalizados com o bloqueio de transferência de verbas federais, caso não tenham adotado as providências recomendadas pelo Ministério Público Federal.

VEJA O RANKING AQUI – Conheça o Portal da Prefeitura de Apodi AQUI.

Aliados de Robinson alertam que ele tenha cuidado em Mineiro e Fátima

Aliados do governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, já estão alertando-o que muito em breve o PT botará o bloco na rua via deputado estadual Fernando Mineiro e senadora Fátima Bezerra incentivando o recrudescimento de greves em todos os níveis para desgastar seu governo.

Robinson que se prepare.

Atraso salarial pode se agravar bastante

Servidores do Estado do Rio Grande do Norte comecem a fazer figa. Maus presságios apontam para maior atraso no pagamento salarial de abril. Deve ser escorado por volta do dia 10 de maio.

Cinco cidades recebem examinadores do Detran na próxima semana

O Detran/RN desloca na próxima segunda-feira (25) equipes de examinadores de trânsito para as cidades de Ceará-Mirim e Santa Cruz no intuito de realizar avaliações práticas de direção veicular de candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dessas localidades.

Os exames seguem no decorrer da semana nos municípios de Nova Cruz (26), Goianinha (27), e finalizando o mês em Caicó (28 e 29). O cronograma de testes planejado e executado pelo Departamento Estadual de Trânsito para o mês de abril foi iniciado ainda no dia 1º pela cidade de Parelhas e até a presente data já passou pelos municípios de Macau, Acari, São José do Mipibu, Pau dos Ferros, João Câmara, Extremoz, São Miguel do Gostoso, Passa e Fica, Monte Alegre, Caraúbas, Apodi, Angicos, Alto dos Rodrigues, Jaçanã, Canguaretama e Currais Novos.

Centro Veterinário Pollastry Diógenes: parcerias de sucesso para seu pet!

Os melhores produtos e os melhores parceiros, você só encontra aqui!

Venha conferir o que o Centro Veterinário Pollastry Diógenes tem pra você!

Apodi: Carro Fumacê começará pulverização na próxima quarta (27)

Nota de Utilidade Pública: Carro Fumacê estará em Apodi a partir de quarta-feira à tarde no Bairro Baixa do Caic

Dando continuidade as numerosas ações, promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Combate e Prevenção à Dengue, a partir da próxima quarta-feira (27) chegará o carro Fumacê que percorrerá diversos bairros de Apodi.

A equipe de Endemias da secretaria de Saúde continuará o trabalho de combate contra o mosquito, tendo em vista a semana epidemiológica de número 10 a 15. “Tivemos muitas notificações de Dengue, Zika Vírus e Chikungunya daremos início aos trabalhos pela Baixa do Caic e estaremos divulgando o cronograma a partir de segunda-feira (25). Esperamos que os moradores abram as portas e janelas de suas casas quando o carro estiver passando. O carro fumacê percorrerá toda cidade, será um bairro de cada vez e vamos dá início pelos bairros com índice de infestação predial maior”, explicou Geovani Soares.

O PSDB só perde para o PMDB em número de candidatos no RN

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) tem cerca 60 pré-candidatos a prefeito no Rio Grande do Norte nas eleições de 2016.

Deverá perder apenas para o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) que disse que vai apresentar o dobro de candidaturas.

Vamos aguardar.

Prefeito de Apodi entrega a sétima obra de sua gestão


O prefeito Flaviano Monteiro está convidando a população para o Ato de Inauguração de mais uma obra em sua gestão. Neste domingo 24 de abril, a prefeitura entregará a Unidade Básica de Saúde da comunidade de Arção na região da Pedra.

A prefeitura já entregou a população 10 abrigos de passageiros, a Praça da Bíblia, a Ponte Metálica da comunidade de Queimadas, o Ginásio de Esporte do bairro COHAB, as UBSs das comunidades de Santa Rosa, Córrego e Melancias e agora a UBS da comunidade de Arção.

"Vamos entregar a UBS, a reforma da escola, três poços tubulares perfurados nas comunidades de Traíras e Arção para abastecer a população e a recuperação da estrada vicinal entre Arção e Cápua. Você é nosso convidado para participar desse momento histórico para os moradores da região da Pedra", disse o prefeito Flaviano Monteiro. Trabalho pela coletividade e zelo pelo dinheiro público tem sido uma marca da Gestão Apodi Terra Querida.

sexta-feira, 22 de abril de 2016

“Sopa de letrinhas” nas candidaturas de Apodi para o pleito de 2016

Uma verdadeira “sopa de letrinhas”:

É assim que estão as candidaturas de Apodi que disputarão no pleito de 2016 a Prefeitura ou uma cadeira na Câmara de Vereadores.

Alguns apostam que muitos que colocaram seus nomes antecipadamente à disposição, não passarão de balão de ensaio.

É preciso “abanar a sopa” e escolher o melhor candidato.

Técnicos de empresa norte americana visitam Lajedo de Soledade em Apodi



Na tarde da última quarta-feira (20) técnicos da empresa norte americana SOLIMAR International, estiveram ao lado de membros da Secretaria de Turismo de Apodi, visitando o Sítio Arqueológico do Lajedo de Soledade, onde conheceram de perto uma das belezas naturais mais exuberantes do Nordeste brasileiro.

O mexicano residente nos Estados Unidos, Juan Luna coordenou a equipe de técnicos da empresa, que ainda contou com arquiteta Maria do Carmo Bicudo, o especialista em paisagismo urbano Fábio Abreu, ambos de São Paulo, como também a representante da SETUR do RN Blandinee Jar.

Os representantes da empresa foram recepcionados pelo presidente da FALS Cláudio Sena, Expedito Targino e outros membros da Fundação, como também pelo secretário de turismo do município Júnior Costa e sua equipe técnica composta por Célia Fernandes e Kátia Alves.

O objetivo da empresa é construir um plano estratégico de marketing do turismo do Rio Grande do Norte, por isso a mesma mapeia os pontos turísticos existentes no estado, um projeto capitaneado pela SETUR através do RN Sustentável.

Fonte: Josenias Freitas

A gata da sexta-feira do blog: é de arrasar... Gostosíssima…



Centro Veterinário Pollastray Diógenes: Bom fim de semana para todos!

Polícia Civil prende suspeito pelo homicídio de professor

Uma investigação conduzida pela Delegacia de Polícia Civil de Santana do Matos, com apoio da Delegacia de Polícia Civil de Angicos e da Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom) de Mossoró, resultou na prisão de João Carlos Bezerra da Silva (foto), 25 anos, suspeito pela morte do professor Alcivan Medeiros da Silva. Os detalhes da investigação foram divulgados nesta sexta-feira (22), em uma coletiva de Imprensa.

“Nossa investigação descobriu que dia 02 de abril deste ano, o professor de matemática saiu de Mossoró em seu veículo, juntamente com o suspeito. No dia seguinte, o carro do professor e um corpo foram encontrados carbonizados, em um sítio chamado Tigre, município de Santana do Matos. Após o crime, o suspeito João Carlos Bezerra da Silva voltou para Mossoró em um táxi e sem o carro do professor”, detalhou o delegado responsável pela investigação, Dilton Nascimento, titular da DP de Santana do Matos. De acordo com a Polícia Civil, a vítima e o suspeito moravam em um mesmo apartamento.

Apodi: MPRN recomenda fiscalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar

Visitas do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Apodi às escolas da rede municipal deverão fazer parte de um cronograma anual

O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) do município de Apodi deve realizar visitas periódicas às escolas da rede municipal a fim de fiscalizar se o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) está sendo corretamente executado. A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Apodi recomenda que, no prazo de 30 dias, o CAE passe a exercer essa atribuição que lhe compete, de acordo com o art. 19 da Lei nº. 11.947/2009 e o art. 35 da Resolução nº. 26/2013.

A Recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) estabelece que as visitas deverão fazer parte de um cronograma anual. Além disso, o CAE terá que realizar reuniões ordinárias para deliberação de suas atribuições bem como reunião específica para a análise da prestação de contas.

O MPRN ressalta que não basta que o CAE exista, é preciso que seja atuante, pois, por meio dele, a sociedade pode acompanhar de perto a implementação do programa e também fiscalizar a aplicação dos recursos financeiros, evitando desvios e garantindo o direito de crianças e adolescentes à alimentação escolar.

A 1ª Promotoria de Justiça de Apodi estabeleceu o prazo de 10 dias para que sejam prestadas informações ao MPRN acerca das providências adotadas em cumprimento à Recomendação, sob pena de serem tomadas as medidas cabíveis, inclusive pela via judicial.

Rio Grande do Norte bate recorde de fuga de presidiários

O sistema prisional do Rio Grande do Norte atinge a marca recorde de 177 fugitivos só este ano.

Um número sem precedentes em sua história. E a perspectiva é de que fique ainda pior adiante. Está em estado de calamidade e sem sequer um atenuante.

É pra já! Robinson articula novos secretários: Saúde, Educação e Segurança

É pra já!

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, tem pressa. E pretende no menos espaço de tempo possível nomear os secretários estaduais de Educação, Saúde e Segurança Pública.

São pastas fundamentais para o seu governo. Também “não vai tapar só o buraco não! Vai botar gente competente”.

Projeto de integração de bacias do Rio Apodi-Umari/Apumari


A proposta de integração de bacia do rio Apodi-Umari, é perenizar por gravidade um trecho do Vale do Apodi de aproximadamente 45 km de extensão de canais naturais, através do rio Umari e dois córregos, beneficiando com oferta hídrica aproximadamente 200 (duzentas) propriedades rurais da agricultura familiar, bem como a garantia e sustentabilidade hídrica dos açudes do Apanha Peixe, Carrilho, Pacó e Miradouro nos municípios de Apodi, Caraúbas e Felipe Guerra.

Beneficiar uma população de 15.000, agricultores familiares e pescadores de forma direta, bem como uma população de 68.000 pessoas indiretamente.

Os serviços voluntários na topografia com o técnico do Dnocs, Agrovale Apodi - consultoria e projetos; Colônia de Pescadores dos, z48, z49, z63 dos três municípios; Associações da Agricultura Familiar; Fundação para o Desenvolvimento do Vale do Apodi (Fundevap); Associações Comunitárias Rurais de Apanha Peixe e de Fortuna de Caraúbas.

Valor do investimento e rateio pago pelas entidades aos serviços de hospedagem, alimentação e diárias do topógrafo do Dnocs: R$ 4.600,00. Estamos aguardando o estudo e relatório técnico do topógrafo, Sr. Edilson Feitosa, o qual já deveria ter sido entregue já na audiência pública de 22 de março na Câmara Municipal de Apodi.

Encaminhamentos para a próxima fase:
  • 1. Realizar as próximas audiências públicas nos municípios de Felipe Guerra e Caraúbas com o estudo topográfico e o técnico do DNOCS;
  • 2. Elaborar o projeto Técnico de Engenharia e parecer Técnico Ambiental com base no levantamento topográfico (no aguardo) dos 45 Km do trecho de integração das bacias.
As imagens mostram a visita do Eng. Fausto Magalhães, o Topógrafo Edilson Feitosa e Eng. Nery Pinheiro, a comitiva do Dnocs que fizeram questão de vir conhecer a grandeza e importância do Projeto, as pessoas e entidades envolvidas. Como também, conhecer o Ponto de Partida da obra desse Projeto.

"Se trata realmente de um grande projeto com uma relevância e importância social de segurança hídrica enorme", afirmou o Dr. Nery Pinheiro. A visita foi articulada pelos Eng. da AGROVALE, Damião Inácio, Altino Olinto e Genildo Sousa e, recepcionada por presidentes de associações de produtores rurais e de arroz do Vale do Apodi, a Sra. Maria José de Caraúbas, Naldo do Sítio Paulista, Audivan Fernandes e pelo Presidente da Colônia de Pescadores de Apanha Peixe, o Sr. João Sobrinho.

Por Genildo Sousa

Apodi: prefeitura recupera estrada vicinal depois de 18 anos


A prefeitura de Apodi através da secretaria de Obras atendeu uma reivindicação antiga dos moradores das comunidades de Cápua, Prado, Canoa, Arção, Traíras, João Dias, entre outras. A recuperação da estrada vicinal que liga essas comunidades no trecho entre Cápua e Arção,  tinha sido feita na gestão do ex-prefeito Evandro Marinho (1997-2000) depois, nunca mais tinha recebido melhorias.

O prefeito Flaviano Monteiro em pleno feriado da Inconfidência Mineira passou o dia recuperando estrada vicinal que segundo os moradores há 18 anos não era recuperada. Essa estrada diminui a distância entre as comunidades de Arção e Cápua na região da Pedra.

"São aproximadamente 8 km de estrada que tinha sido feita uma única vez há 18 anos na gestão do ex-prefeito Vandinho, sempre que andava na região os moradores reivindicavam a recuperação dessa estrada que facilita o atendimento de várias comunidades rurais a UBS do Arção", disse o prefeito Flaviano Monteiro.

Segundo o morador da comunidade de Cápua, Sebastião Sena a estrada estava praticamente intransitável devido a falta de manutenção que por isso prejudicava a integração entre as comunidades. "Só tenho a agradecer ao prefeito por atender a solicitação das comunidades", disse o Sr. Sebastião Sena.

Fonte: Assessoria/PMA 

O Estado está sem Educação, Saúde e Segurança

O governo tem que escolher os nomes urgentes para as pastas da Educação, Saúde e Segurança. O Estado está de “tanga”. E pressa não significa escolher qualquer um.

Dudé Viana lança novo CD "Flor no Deserto" em Natal

“Flor no Deserto”. Esse é o título do novo CD do cantor e compositor Dudé Viana que tem a participação do cantor Cláudio Saraiva e será apresentado ao público natalense no próximo dia 11 de maio de 2016, às 19h, no Bardallos Comida e Arte - Cidade Alta - Natal/RN, em show com a participação do músico Mazinho Viana (violão e rabeca) e do cantor Cláudio Saraiva. 


Dudé Viana em Flor no Deserto apresenta 14 músicas e novas parcerias com poetas potiguares como em ‘Flor no Deserto’ (Dudé Viana/Pedro Wlgerlhes); ‘Nadir’ (de Anizio Neto e do escritor Epitácio Andrade) com interpretação de Cláudio Saraiva e Dudé Viana; ‘Oração Pela Terra’ (Poema do professor e escritor Diógenes da Cunha Lima musicado por Dudé Viana); ‘Rio Pitimbu’ (Rubens Medeiros/Jadson Lima/Dudé Viana); ‘Eu e a Morena’ (Muller Madjer/Dudé Viana); ‘A Mulher Mais Linda’ (Jardia Maia/Dudé Viana) e ‘Enchente’ (Poema do professor e folclorista Deífilo Gurgel musicado por Dudé Viana). As músicas: Sofredor do Sal, No Fogo da Caiçara, Grandioso Gargalheiras, Oh! Dany, Dor de Calúnia, Rei dos Mares – O Servidor e Grito do Parque, todas de Dudé Viana, completam o repertório do 7º disco do cantor.

Dudé Viana, natural do município de Caraúbas/RN, começou sua carreira artística no ano de 1972, em Natal, e não parou mais de cantar e andar pelo país.

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Nenhum pré-candidato apresenta plano de melhoria para Apodi

Pelo menos até aqui não vi.

O município de Apodi tem cerca de meia dúzia de pré-candidatos a prefeito nas próximas eleições.

E ainda não ouvi falar que qualquer um dos pré-candidatos, eu disse qualquer um que apresentasse um plano de governo para melhorar o município em todos os sentidos.

Só falam que são candidatos. Nada mais.

Gilberto Olinto confirma pré-candidatura a prefeito em Apodi

Gilberto Olinto (PEN). Foto: aquirvo/blog

O ex-militante do grêmio estudantil e da classe universitária, Gilberto Olinto, o “doido” voltará a disputar o comando do Poder Executivo. Quem garantiu foi o próprio Gilberto Olinto agora no programa Panorama Político da Rádio Vale do Apodi.

Gilberto disse que caso chegue à prefeitura fará tudo diferente dos que já passaram pelo Palácio Francisco Pinto. Gilberto vai sair candidato pelo Partido Ecológico Nacional (PEN).

Ex-ministro descumpre a lei

O que vocês leitores acham de alguém que passou 44 anos fazendo leis se recusar a fazer o bafômetro? Em outras palavras descumprir a lei?

Gustavo Carvalho sugere reabertura dos Postos Fiscais do Estado

Em pronunciamento nesta quarta-feira (20), na Assembleia Legislativa, o deputado Gustavo Carvalho (PSDB) destacou o resultado de reunião com uma comissão formada por agentes fiscais tributários do Rio Grande do Norte e defendeu a reabertura dos Postos Fiscais do Estado.

“O grupo relatou uma justificada preocupação. Após a implantação da Nota Fiscal Eletrônica, o Estado entendeu que esta bastaria para elevar o seu nível de arrecadação e fechou os Postos Fiscais do RN. Essa medida ensejou a perda de arrecadação e gerou ainda um problema de segurança nas divisas do nosso Estado, já que nestes postos também atuavam policiais militares”, disse Gustavo Carvalho.

O parlamentar reforçou que a arrecadação é uma meta prioritária do Governo do Estado e enalteceu o exemplo do Estado do Ceará, onde, segundo ele, os postos fiscais foram ampliados e modernizados através de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Sugiro ao secretário Andre Horta que se espelhe no exemplo do Ceará, reabrindo nossos postos fiscais e apresentando ao BID um projeto de modernização”, concluiu Gustavo.

Lei que pune captação e uso indevido de água entra em vigor no início de junho

O Governo do Estado publicou hoje (20) no Diário Oficial a Lei Complementar 569, de 19 de abril de 2016, que define as infrações e a aplicação de penalidades para a captação e uso irregular de águas no território do Rio Grande do Norte.

A Lei adéqua a utilização da água nos pressupostos da Política Estadual de Recursos Hídricos e prevê como infração o uso sem autorização do Poder Público, incluindo a perfuração de poços. Também é prevista punição para quem fraudar as medições dos volumes de água ou declarar valores diferentes dos medidos, e, ainda, dificultar a ação fiscalizadora das autoridades no exercício de suas funções.

As penalidades previstas para as infrações incluem advertência por escrito, multa, simples ou diária, proporcional à gravidade da infração, de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 10.000,00 (dez mil reais); embargo provisório na execução de serviços, embargo definitivo com revogação da outorga. A Lei entra em vigor 45 dias após a data da publicação no Diário Oficial do Estado.

APROVAÇÃO
O Projeto de Lei Complementar 569 foi aprovado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte após ser analisado nas comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), de Finanças e Fiscalização (CFF) e de Defesa do Consumidor, meio ambiente e Interior.

Para o diretor-presidente do IGARN, Josivan Cardoso, esse é um passo importante para uma melhor gestão dos recursos hídricos do RN. “Passamos a concluir os atos administrativos e legais para a execução da punição dos infratores usuários de Água, isto é, o IGARN que já fazia a autuação com autos de infração, agora poderá interditar, apreender equipamentos e multar os infratores e as penalidades dependerão da magnitude da infração”, afirmou o presidente.

Wilma discute candidaturas do PTdoB com diretórios de Mossoró e Nova Cruz

Presidente do Partido Trabalhista do Brasil no Rio Grande do Norte (PTdoB/RN), a ex-governadora Wilma de Faria segue conversando com correligionários e prospectando candidaturas em várias cidades. Nesta quarta-feira, 20, esteve com representantes das regiões Oeste e Agreste.

Wilma conversou com Franklin Robson, presidente diretório de Mossoró, e pré-candidato à Câmara Municipal. O PTdoB ainda discutirá possíveis alianças na chapa majoritária na cidade, mas já constrói uma nominata na proporcional com cerca de 15 pré-candidaturas de lideranças das áreas rural, médica, sindicais.

"Ficamos muito felizes com a chegada da ex-governadora pra fortalecer nosso partido e faremos um trabalho grande pra mostrar tudo que fez por Mossoró, como os investimentos nas Avenidas Rio Branco e Presidente Dutra, implantação da Escola de Medicina e tantos outros. E assim que a senhora tenha condição, faremos um Encontro Regional com todas as cidades próximas", disse.

De Nova Cruz, estavam o presidente do diretório municipal e pré-candidato à prefeitura, Hudson Tourinho, e sua mãe, Valda, liderança conhecida das campanhas eleitorais na cidade. Funcionário público, o contador acredita no crescimento do eleitor independente que busca mudança na cidade, com desgaste das forças tradicionais. Ele também apresentou uma lista com 17 nomes de lideranças que pretendem concorrer a cadeiras no legislativo.

Estavam também na reunião o vice-presidente estadual, Decio Santiago, e o Pastor Reginaldo, membro do diretório de Natal.

17 dias sem o Professor Alcivan Medeiros faz população caminhar no “Queremos Justiça” em Felipe Guerra

Foto: Salomão Medeiros

Um silêncio que perdura dezessete dias aliado a vários questionamentos, fizeram da manhã de hoje, mais uma vez de um dos principais motivos quando Professores, estudantes e população da cidade de Felipe Guerra, região Oeste Potiguar do Rio Grande do Norte, caminharam na Avenida Mira – Selva, impuseram bandeiras, faixas e cartazes pedindo solução para o desaparecimento do Professor Alcivan Medeiros da Silva.

Pela segunda vez que o Movimento “Queremos Justiça” saiu hoje da Escola Municipal Maria Bernadete, entrada da cidade e tendo encerramento,no Largo da Caraíba,quando na oportunidades pessoas da comunidade escolar falaram a respeito do Professor Alcivan Medeiros.

Segundo a funcionária pública municipal, Lidiane Silveira “Estamos a dezessete dias engasgados com um grito de revolta, um grito de apelo para que se faça justiça pela perca irreparável de uma pessoa que sempre lutou por seus direitos e nunca se calou diante da injustiça”, disse ela, prosseguindo com suas palavras “Nosso clamor hoje é para que nos ouça, e veja que essa barbaridade não pode ficar impune. Sabemos que nada trará de volta o nosso amigo e companheiro de luta, e que essa separação material está doendo muito.

Maçonaria Apodi apresenta: Show de Humor com Caboré, Titela e Dion Queiroz

O melhor espaço para eventos familiar em Apodi!

A Loja Maçônica Vale do Apodi apresenta mais um super show de humor com comediantes Caboré, Titela e Dion Queiroz e mais música ao vivo.

Os artistas “Made in Ceará” vão realizar um verdadeiro Caldeirão do Humor no sábado, dia 07 de maio a partir das 21 horas na Maçonaria de Apodi.

Primeiro lote de 50 mesas ao preço de R$ 60,00. Garanta já a sua!

Segunda cota do FPM de abril tem redução de 19,28% e 21 municípios tem o repasse zerado

Nesta quarta-feira, 20 de abril, os municípios recebem o segundo decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Mais uma vez, o recurso sofre redução e agrava a crise das cidades. Em termos nominais, sem considerar a inflação do período, a queda do valor desta segunda cota foi de 19,28% em comparação com o mesmo período do ano passado. Se considerada a inflação, a diminuição é ainda maior, e chega a 29,55%.

A queda do repasse agrava a situação financeira dos municípios, que têm cada vez mais dificuldades em realizar obras e até mesmo honrar compromissos. O índice previsto para o repasse também sofreu queda. Neste caso, a redução foi 23,45% - o montante previsto era de R$ 20.046.536,53, mas o valor realizado foi R$ 15.344.945,55.

Além da queda no repasse, 21 municípios do Rio Grande do Norte tiveram o FPM zerado neste segundo decêndio.

MUNICÍPIOS COM O FPM ZERADO NO SEGUNDO DECÊNDIO DE ABRIL/2016:

ALTO DO RODRIGUES, AREIA BRANCA, BARAÚNA, CARNAUBAIS, EXTREMOZ, FELIPE GUERRA, FLORÂNIA, GOV. DIX-SEPT ROSADO, JOÃO CÂMARA, MARTINS, MAXARANGUAPE, NOVA CRUZ, PARNAMIRIM, PAU DOS FERROS, PEDRO VELHO, PENDÊNCIAS, PUREZA, RIO DO FOGO, SÃO JOSÉ DE MIPIBÚ, SÃO JOSÉ DO CAMPESTRE e TIBAU.

Além dos municípios com saldo zerado, as cidades de Carnaúba dos Dantas e Umarizal tiveram saldo de R$ 1.979,31 e R$ 3.512,51, respectivamente, neste decêndio.

Apodi: Secretaria de Assistência Social realiza capacitação sobre o Cadastro Único e o Programa Bolsa Família


Nos últimos três dias a gestão Apodi Terra Querida por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, realizou uma importante capacitação sobre o Cadastro Único e o Programa Bolsa Família, cujo objetivo é o fortalecimento da política do SUAS em nosso município.

“Agradecemos ao multiplicador do MDS Francisco Touché pelos ensinamentos que proporcionou a nossa equipe e parabéns pela forma como conduziu com muita competência a capacitação”, destacou a secretária Aloma Tereza.

“Aprendizado, discussão e socialização de conhecimentos são as palavras que caracterizam os três dias de capacitação sobre Cadastro Único e Programa Bolsa Família”, frisou a assistente social Milene Queiroz.

CVPD: Alimento indicado para a nutrição da égua durante o período de gestação, lactação e também para potros lactentes

Parceria Integral Mix e Centro Veterinário Pollastry Diógenes Alimentando Campeões
Performance Pré-Cria | Alimento indicado para a nutrição da égua durante o período de gestação, lactação e também para potros lactentes.

Consulte nossa equipe de vendas (84) 9.9908 - 3206

Para melhor lhe atender, estamos sempre buscando as melhores marcas e os melhores parceiros!

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Eu quero ser candidato a vice-prefeito de Apodi!

Tá muito bonito aqui em Apodi. Tem quase meia dúzia de pré-candidatos a prefeito. Todos mais importantes do que o outro. Ninguém que ser vice de ninguém.

Vice não vale de nada mesmo, né?

Pergunta a Michel Temer, Itamar Franco, José Sarney. Teve mais?

Nota do blog: apenas o prefeito Flaviano Monteiro que já tem seu vice José Maria da Silva.

Eleitor “dá linha pipa” para alguns candidatos em Apodi

O eleitor tem “dado linha na pipa” para o discurso de alguns pré-candidatos que disputam a Prefeitura de Apodi.

Para muitos o discurso de “mudança” está fadado e o que eles querem ouvir mesmo são as propostas com “consistência” para o município continuar crescendo.

TCE-RN decide que Prefeituras não podem custear diárias operacionais da PM

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) decidiu, ao responder consulta formulada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, que as Prefeituras do Rio Grande do Norte não podem pagar Diárias Operacionais para policiais militares atuarem na circunscrição do município, como ocorre em várias cidades do Estado, a exemplo de Mossoró e São Gonçalo do Amarante.

Com isso, há o temor de que haja aumento da criminalidade, já que em muitos municípios parte da Segurança é bancada pelas prefeituras. O TCE decidiu que o Estado pode celebrar convênios com os municípios apenas para fins de cooperação financeira visando o custeio complementar e subsidiário das atividades de segurança pública. A consulta foi relatada pelo presidente Carlos Thompson, cujo voto foi aprovado pelo Pleno da Corte.

Cunha articula nova manobra para escapar da cassação no Conselho

A cúpula do Conselho de Ética da Câmara denunciou mais uma manobra de Eduardo Cunha para impedir sua cassação. Desta vez foi a decisão do vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), que limitou a apuração do processo disciplinar contra Cunha.

Pela determinação, o relatório final do deputado Marcos Rogério (DEM-RO) deve se ater ao escopo inicial da representação: se Cunha mentiu ou não à CPI da Petrobras em 2015, quando negou ter contas ocultas no exterior. “Eu não reconheço a legitimidade, a regimentalidade e a legalidade das decisões do Maranhão. Ele não tem poder correcional sobre o conselho”, rebateu o relator.

Aneel aumenta energia no Rio Grande do Norte

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem (19) reajuste tarifário para quatro distribuidoras de energia, que atendem consumidores do Ceará, da Bahia, do Rio Grande do Norte e de Sergipe. Os novos preços começam a valer na próxima sexta-feira (22).

O reajuste tarifário da Companhia Energética do Rio Grande do Norte será 7,8% para os consumidores residenciais e 7,61% para as indústrias. A empresa distribui energia para 1,3 milhão de unidades consumidoras em 167 municípios do estado.

Recuperação do sistema prisional precisaria de R$ 84 milhões

Segundo estimativa preliminar seria necessário o investimento de R$ 84 milhões para recuperam o sistema prisional do RN. Como o governo do estado não dispõe do recurso, então recorre à União. E esta, certamente, fará ouvido de mercador.

terça-feira, 19 de abril de 2016

Alerta: políticos piratas estão querendo saquear o governo de Robinson Faria

Uma patota de políticos piratas do bico grande estão querendo bicar e saquear com sacos pretos o governo Robinson Faria. Este grupo que sempre faz uma ponte para entrar em qualquer governo, está gerando uma crise para enfraquecer o governador e meter a mão no que é do povo.

Robinson enfrenta uma grande crise, perdeu o secretário de Educação, o secretário de Saúde já pediu demissão, e comenta-se que a secretária de Defesa Social entregou o cargo. Diante disso eles armaram o saque.

Espírito público desses piratas do poder não existe. Eles não querem saber das dificuldades que o Estado enfrenta inclusive para pagar servidores em dia. É uma coisa vergonhosa! Estão brigando pelas tripas do elefante que está quase morto.

Pergunto: por que esse povo quer entrar no governo?

Respondo: querem entrar para roubarem e depois abandonar Robinson da mesma maneira que fizeram com Rosalba.

Não vejo ninguém perto do governador fazendo o jogo dele, o pior é que muitos que estão perto querem que o mar pegue fogo para comer peixe frito. Tem gente até fazendo um puxadinho do seu escritório dentro da governadoria.

MPF pede condenação de prefeito de Venha Ver (RN) por desvio de verbas de habitação

O Ministério Público Federal (MPF) requereu ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) a condenação do prefeito da cidade de Venha Ver (RN), Expedito Salviano, e do engenheiro civil Antônio Carneiro Filho, pelo desvio de recursos federais destinados à construção de 15 unidades habitacionais na zona rural do município. Para o MPF, o fato configura o crime de responsabilidade previsto no artigo 1.º, inciso I, do Decreto-Lei n.º 201/67.

As verbas – totalizando cem mil reais – haviam sido repassadas pelo Ministério da Integração Nacional em 2002. Segundo o MPF, o prefeito sacou integralmente os recursos, mas nenhuma casa foi concluída. Antônio Carneiro Filho, na época sócio-gerente da empresa Concretos Projetos e Construções, é acusado de ter colaborado com os desvios, fornecendo recibos e notas fiscais indevidamente, ainda que ciente da não conclusão ou inexistência das obras.

Planejamento Estratégico da Agricultura Familiar do RN será conhecido em consulta pública dia 25


O Governo do Estado, através do projeto RN Sustentável, receberá, no próximo dia 25 de abril, um estudo que representa a verdadeira radiografia da agricultura familiar potiguar. A apresentação do documento será realizada em Consulta Pública, no próximo dia 25 de abril, no Mini auditório da Escola de Governo, das 14h às 17 h. É o resultado do trabalho realizado por consultores especializados que entregarão o diagnóstico completo sobre a realidade, problemas enfrentados, riquezas disponíveis e soluções para ampliar quantidade e qualidade da produção das pequenas propriedades agrícolas. Foram quase 12 meses de trabalho, envolvendo a realização de diversas oficinas temáticas, éticas, 8 workshops territoriais focando em 6 cadeias produtivas e seus APLs (Arranjos Produtivos Locais).

O Diagnóstico e Planejamento Estratégico para o Desenvolvimento de Atividades Produtivas Agrícolas do Rio Grande do Norte, desenvolvido por técnicos do Consórcio Nippon Koei LAC, aponta caminhos e diretrizes para projetos estruturantes. Foi desenvolvida uma metodologia com foco no novo rural, no melhor aproveitamento do território, integração das cadeias produtivas e arranjos produtivos locais. O documento é fruto de uma análise final submetida a três eventos regionais. O plano estratégico será um norte para o melhor aproveitamento das cadeias produtivas da fruticultura, ovinocaprinocultura, cajucultura, leite e derivados e piscicultura. Oito territórios rurais foram pesquisados: Sertão do Apodi, Mato Grande, Açu/Mossoró, Agreste, Litoral Sul, Seridó, Sertão Central Cabugi e Litoral Norte Angicos e a partir destes a todo o estado.

Kelps fala sobre possibilidade de atraso no pagamento do funcionalismo estadual

O deputado Kelps Lima (Solidariedade) usou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (19) para alertar que o pagamento do funcionalismo público estadual poderá sofrer atraso e ser feito apenas no dia 10. A informação, segundo ele, foi repassada pelo Sindicato dos Servidores da Administração Direta do RN.

“O Governo aumentou impostos com o argumento que não atrasaria salários. Vamos perguntar ao secretário da pasta o que aconteceu. Esperamos que essa informação não seja verdade. Se for, é hora do Governo parar, pedir desculpas e começar de novo”, disse o parlamentar.

Hugo Manso critica bancada do RN: "Presos a um passado de seus avós"; veja vídeo

Partido de Kelps é o mais solidário com Eduardo Cunha

O Solidariedade é o partido que tem demostrado mais solidariedade ao presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha que responde processo no Conselho de Ética por suspeita de ter mentido negando possuir contas bancárias na Suíça.

O famoso deputado e presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força, é quem está dando a a maior força para inocentar Cunha.

O Solidariedade é o partido que tem demostrado mais solidariedade ao presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha que responde processo no Conselho de Ética por suspeita de ter mentido negando possuir contas bancárias na Suíça.

O famoso deputado e presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força, é quem está dando a maior força para inocentar Cunha.

O PT ainda não entregou todos os cargos a Robinson, diz Novo Jornal

TCE vai investigar irregularidades na folha de pagamento de todas as prefeituras do RN

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte – TCE deverá começar a realizar uma paulatina e completa devassa na folha de pagamento de todas as Prefeituras do interior do Estado para identificar possíveis irregularidades.

Um dos alvos da auditoria do TCE, é verificar a legalidade ou não do pagamento dos salários dos servidores municipais. A suspeita é que os aumentos concedidos nas administrações passadas foram aplicados por apadrinhamento e sem obediência as regras da lei.

O TCE quer visitar cada município e comprovar as situações in loco. A intenção do Tribunal de Contas é realizar também o cruzamento de dados para verificação de acumulação irregular de cargos públicos e recebimento de remuneração acima do teto constitucional.

Governo federal está vendendo imóveis em Felipe Guerra e Florânia

Não me pergunte o porquê.

O governo federal está pondo à venda 138 imóveis de sua propriedade. Há imóveis em vários estados da federação, a maioria no Distrito Federal e em Santa Catarina.

No Rio Grande do Norte duas propriedades, uma do Proap em Felipe Guerra, e outra do Ibama em Florânia estão sendo negociadas.

A venda será feita por licitação, na modalidade concorrência ou leilão.

Por Rosalie Arruda

No Senado, potiguares darão maioria pró-impeachment


No Senado, etapa final do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, dos três senadores do Rio Grande do Norte dois são votos fechados a favor: José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB). O voto contrário será de Fátima Bezerra (PT).

Secretaria de Saúde antecipa Campanha da Influenza para dia 25

Prevista inicialmente para o período de 30 de abril a 20 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2016 terá seu início antecipado para o próximo dia 25, no RN, pela secretaria estadual de Saúde (Sesap). A vacinação antecipada vai incluir todos os grupos prioritários e o Dia D de mobilização continua mantido para o dia 30. Na última sexta-feira (14), o Programa Nacional de Imunizações (PNI) realizou um repasse do equivalente a 44,94% das doses destinadas ao estado, que estão armazenadas na Rede de Frio Estadual.

No RN, a população a ser vacinada é de 776.019 mil pessoas, de acordo com dados do Programa Estadual de Imunizações da Sesap. “Com o repasse, iniciaremos a entrega de 40% das vacinas nas Regionais e Grande Natal a partir de amanhã (19), para darmos início à vacinação na próxima semana”, afirma Zaira Santiago, responsável técnica pelo Programa Estadual de Imunizações no RN.

Grupos prioritários:
  • Pessoas com 60 anos ou mais;
  • Crianças de 6 meses até menores de 5 anos;
  • Gestantes;
  • Puérperas (até 45 dias pós-parto);
  • Trabalhadores da saúde (todos os níveis de complexidade);
  • Povos indígenas;
  • Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais;
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
  • Adolescente e jovens sob medida socioeducativas (12 a 21 anos).

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Processo do impeachment chega ao Senado e será lido na sessão de amanhã

O presidente do Senado, Renan Calheiros recebeu há pouco o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, acatado ontem pela Câmara.

Segundo o senador José Agripino Maia, líder da oposição no Senado Federal, o processo já será lido na sessão de amanhã.

Antes, às 11 horas, os líderes se reunirão com Renan Calheiros para tratar do assunto. O calhamaço tem 12 mil e 44 páginas.

Jurista potiguar diz que Senado passa a ser tribunal


Especialista em Direito Constitucional, o jurista potiguar Erick Pereira disse ao Fantástico, ontem (17), que o papel do Senado passa a ser o de um tribunal. “Nesse instante, você vai ter o Senado transformado nesse tribunal de julgamento, de viés políticos, mas de observância às regras mínimas, digamos assim, constitucionais”, destaca.

O julgamento é o momento decisivo. A votação é por 2/3, no mínimo, 54 senadores. Se a presidente for inocentada, ela reassume o mandato. Se for condenada, é afastada definitivamente do cargo e fica oito anos inelegível.

“O processo do impeachment pode até começar com um grande viés político, sem dúvida nenhuma, esse é o grande viés dele, mas o julgamento, ele tem que ser um julgamento efetivamente jurídico tanto que convoca o presidente do Supremo para presidir toda a instrução como forma de garantir o mínimo da Constituição e o mínimo das regras infraconstitucionais que são as regras regimentais de cada casa”, explica Erick Pereira.

Assu: Ivan Junior está de bola cheia com Robinson Faria

O prefeito de Assu Ivan Junior (PROS) aquele que apoiou na eleição passada Henrique Alves (PMDB) no primeiro turno das eleições em 2014 e depois pulou a cerca no segundo turno para apoiar o governador eleito,Robinson Faria, está de bola cheia com ele.

Disse que teve a confirmação de Robinson da liberação de um convênio entre o governo do Estado e a prefeitura no valor de R$ 2,2 milhões. Para asfaltar algumas ruas da cidade.

Fonte: Robson Pires