sábado, 29 de outubro de 2016

Site da UOL destaca o desempenho do PTdoB de Apodi


De acordo com dados disponíveis no site da UOL, nosso partido, o PTdoB, teve o maior número de votos neste pleito. Fizemos 3 vereadores (Charton Rego, Bebê Gama e Gilvan Alves) e por muito pouco nosso coeficiente não atingiu o número de votos necessários para eleger o nosso querido amigo, Alexandre Bevenuto.

“Gostaríamos de agradecer a todos que compõem este projeto vitorioso. Cito dois nomes em forma de agradecimento a todos que contribuíram conosco, o do presidente do PTdoB-Apodi, Geraldo Carlos, e o do amigo e candidato Pedro Acioly, um jovem guerreiro que também disponibilizou seu nome nesta caminhada. Agradecemos a todos, principalmente aos 4.692 eleitores que confiaram no nosso projeto. Obrigado!” , disse Gilvan Alves

Meus amigos, nossa caminhada apenas começou, vamos juntos lutar por um Apodi cada vez melhor, cheio de Nova Ideias“, acrescentou Gilvan. 

Acompanhe o blog também pelo Twitter: Clicando AQUI!

Governo discute cobrar INSS de aposentados, mas protege ricos de taxação

Se a equipe responsável por desenhar a Reforma da Previdência confirmar que o governo federal deve propor a possibilidade de cobrança de contribuição ao INSS de todos os aposentados, teremos algumas comprovações – isso, é claro, se ainda restar um país depois dos protestos causados pela aprovação dessa medida.

Primeiro, ficará comprovado que o governo Michel Temer acha que desiguais, ricos e pobres, devem ser tratados de forma desigual. Não como deveria ser, com os trabalhadores sendo mais protegidos pelo Estado por sua condição de vulnerabilidade econômica e social. Mas com as pessoas que dependem do INSS mensalmente para sobreviver, ou seja, a camada mais pobre da sociedade, tendo que voltar a contribuir com a Previdência para ajudar nas contas do país.

Enquanto isso, o governo evita discutir a taxação de dividendos recebidos de empresas (como acontecia antigamente e como é feito em todo o mundo), a fazer uma alteração decente na tabela do Imposto de Renda (criando novas alíquotas para cobrar mais de quem ganha muito e isentando a maior parte da classe média), a regulamentar um imposto sobre grandes fortunas e aumentar a taxação de grandes heranças (seguindo o modelo norte-americano ou europeu).

Fonte: Blog do Skamoto

GASPEC tem mais uma atividade concluída no Outubro Rosa 2016!!!


O Dr Epaminondas Jácome, mastologista proferiu importante palestra hoje no GASPEC. O evento aconteceu no auditório da CDL de Apodi e as pessoas atenderam ao convite. Várias pessoas que estiveram presentes, saíram com bastante informações, transmitidas por quem realmente sabe, Dr Epaminodas Jácome, juntamente com a sua esposa, Gislane Jácome e mais duas amigas vieram de Mossoró para Apodi e prestigiaram o GASPEC.

Estavam presentes o prefeito eleito e a vice, Alan e Hortência, professores, agentes de saúde, portadores de câncer e voluntários do GASPEC. Ideusa Gurgel, presidente da entidade, agradeceu a todos e disse, que o Outubro Rosa continua até o dia 31, segunda feira, onde fechará as atividades do Outubro Rosa com uma missa, celebrada pelo Padre Maciel na sede do GASPEC! 


Acompanhe o blog também pelo Twitter: Clicando AQUI!

Apodienses se reúnem para criar a APDA


Nesta última quarta-feira (26/10/2016), aconteceu na cidade de Apodi-RN uma importante reunião com o intuito de se discutir a criação da Associação de Pessoas com Deficiência de Apodi, com a presença familiares, amigos e apoiadores/colaboradores. Teve a seguinte pauta:

- Definição de data e local para assembleia da criação da entidade e eleição da diretoria, para o dia 26/11/2016, às 16h no Salão Paroquial de Apodi-RN;
- Escolha de comissão para organizar uma confraternização, sendo responsável também pela arrecadação de contribuições para o evento;
- Confecção de uma camiseta padronizada da entidade;
- Apresentação de modelo para ficha de cadastro, onde no evento será realizado o cadastro de sócio-fundador;
- Outros encaminhamentos.

SOMOS TODOS IGUAIS NAS DIFERENÇAS!

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Ministério Público de olho nas irregularidades ocorridas nas últimas eleições

O Ministério Público Eleitoral está investigando possíveis irregularidades nas eleições de prefeitos e vereadores em diversos municípios do Rio Grande do Norte.

A compra de votos tem sido o alvo principal, destacando-se a influência de candidatos na área da saúde.

Acompanhe o blog também pelo Twitter: Clicando AQUI!

Promessas: aliados começam a cobrar de Temer

Há cinco meses no poder, o presidente Michel Temer passa a ser mais cobrado. A taxa de desemprego no país chegou a 11,8%, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados hoje.

O Banco Central começou uma redução dos juros. O governo tem tomado medidas para incentivar o emprego, mas a saída da crise econômica será longa.

A prioridade é evitar que turbulências políticas atrapalhem a aprovação de medidas no Congresso que têm objetivo de amenizar ou resolver a crise econômica.

Candidatos não eleitos correm risco de ficar inelegíveis

Os candidatos que deixarem de prestar contas da campanha poderão ficar inelegíveis por até oito anos.

Além disso, após o dia 1º de novembro, todo candidato que não prestou contas terá a sua quitação eleitoral suspensa automaticamente. Nenhum candidato poderá ser diplomado antes que suas contas sejam prestadas.

Acompanhe o blog também pelo Twitter: Clicando AQUI!

Klinger articula para eleger Júnior Morais presidente da APAMI (maternidade)

Acontecerá na próxima segunda feira (31) às 15h30, as eleições para nova diretoria administrativa da Maternidade Claudina Pinto, encerrando o período em que Castelo Torres esteve a frente da entidade, e as articulações do grupo no novo prefeito eleito trabalha o nome de Júnior Morais para a presidência da entidade.

Castelo Torres confidenciou a amigos próximos que deseja manter sua função na presidência, para dar continuidade ao trabalho realizado até o momento a frente da (APAMI) Maternidade Claudina Pinto, mas sabe que enfrentará um páreo duro da nova gestão que iniciará em Janeiro de 2017.

Acompanhe o blog também pelo Twitter: Clicando AQUI!

Assentados pedem apoio ao prefeito eleito de Apodi para poderem trabalhar

Os moradores do assentamento Nova Descoberta, na região da Chapada do Apodi, pediram ao futuro prefeito de Apodi, Alan Silveira (PMDB), e à vice-prefeita, Hortência Regalado (PSDB), que não abandone as comunidades da região e dê condições de se desenvolverem. “Só queremos poder trabalhar”, declararam.

A afirmação foi feita nesta quinta-feira (27), durante reunião mensal da associação local. Alan e Hortência estiveram presentes discutindo melhorias para o assentamento.

Os assentados pediram que, ao assumir em 2017, o prefeito crie políticas públicas que apoiem a agricultura familiar no município, pois é ela quem coloca comida na mesa da população apodiense.

Eles destacaram também a necessidade da restauração das estradas vicinais na Chapada do Apodi.

Em sua fala, Alan Silveira firmou compromisso de fazer o possível, logo nos primeiros meses de gestão, para melhorar a vida dos assentados. Também disse que a Secretaria de Agricultura estará em boas mãos para promover o fortalecimento da agricultura familiar do município, visto a importância da atividade.

“Sabemos que, quando falamos em agricultura familiar, estamos falando de centenas de famílias apodienses. Essas pessoas precisam sim de apoio, assim como vocês de Nova Descoberta. É preciso trabalhar e promover o desenvolvimento da agricultura familiar do nosso Apodi. Foi um dos pontos do nosso plano de governo e vamos colocá-lo em prática, podem ter certeza”, afirmou o prefeito eleito.

Três personalidades e nenhum caráter

Discurso de campanha, discurso pós-eleições e discurso de gestão.

Três fases que político brasileiro costuma ter três personalidades e nenhum caráter.

Temos as exceções, mas são poucas.

Vamos aguardar 2018.

Palavra de José Agripino

O senador José Agripino, presidente do Democratas, defende que o Senado aprecie as 10 medidas contra a corrupção e deixe para outro momento a lei de abuso de autoridade.

Em sua defesa, afirmou que o projeto de iniciativa popular deve ter prioridade neste momento de depuração da vida pública brasileira.

Em tempo: JA virou  réu em dois processos de corrupção no STF.

A gata da sexta feira é um 'estouro', tarados!

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Prefeitura do Apodi conclui folha de pagamento na segunda, 31

A Prefeitura do Apodi iniciou o pagamento dos servidores efetivos e comissionados referente ao mês de outubro na última quarta-feira (26) e concluirá na próxima segunda-feira, dia 31.

A folha do mês de outubro corresponde a R$ 1.890.279,86. Está incluído o décimo terceiro salário de 75 servidores que aniversariou neste mês, além de duas letras implantadas para o magistério e a mudança de nível de 27 professores.

A prefeitura já pagou o décimo terceiro salário de 788 servidores efetivos e 50% dos cargos comissionados.

"O pagamento da folha em dia é um compromisso nosso com o servidor e com o comércio local", disse o prefeito Flaviano Monteiro.

O pagamento da folha e das obrigações sociais estão rigorosamente em dia no município de Apodi.

"As contas públicas da prefeitura estão equilibradas: folha, encargos, fornecedor, custeio da máquina e contrapartida das obras estão praticamente em dia. Tudo isso devido a gestão que tem como princípio o zelo pelo recurso público e no foco da coletividade",  destacou a Secretaria de Finanças Afilza Freire. 

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

Hortência Regalado: “o fiel da balança de Alan”

O fiel da balança do governo de Alan Silveira a partir de 2017 tem nome. Chama-se: Hortência Regalado, sua vice-prefeita.

Ela pensa.

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

Sem aumento real para o salário mínimo

Fontes oficiais, noticia o Valor Econômico, consideram que não há espaço fiscal para continuar concedendo aumentos reais para o salário mínimo.

Ao que tudo indica, o piso salarial, nos próximos anos, será reajustado com base na inflação do período. E só.

Câmara aprova dotação e universitários terão transportes gratuitos nos próximos dois meses

Os vereadores de Apodi, em sessão ordinária nesta quinta-feira (27), aprovaram a dotação orçamentária no valor de R$ 70 mil para custeio de combustíveis no transporte dos universitários do município até Mossoró e Caraúbas.

O projeto de lei de autoria do poder Executivo deve garantir gratuidade aos estudantes pelos próximos dois meses, uma vez que os ônibus amarelos já são cedidos pela prefeitura. Os universitários que se deslocam em ônibus particulares continuarão pagando uma taxa.

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

GASPEC de Apodi realizará palestra especial no Outubro Rosa

Dando continuidade as Atividades do Outubro Rosa convidamos a sociedade Apodiense para participar da Palestra sobre Câncer de Mama com o tema: CÂNCER DE MAMA PREVINA- SE, proferida pelo Mastologista Dr. Epaminondas Medeiros.

A mesma será realizada no dia 28, a sexta feira às 17.00h no Auditório da CDL, cito a rua Padre Benedito Alves, próximo a Pizzaria Favorita.

Participe. Abrace essa Causa, Junte se a nós!

Estão “arrombando” as prefeituras

Uma matéria publicada no “Jornal Hoje”, da Rede Globo de Televisão, fez um alerta para a prática que alguns prefeitos não reeleitos que estão deixando propositalmente para o sucessor: um verdadeiro caos. E citou alguns municípios.

Tem até prefeito aproveitando o tempo que resta para desviar dinheiro e praticar outros delitos.

Atenção Ministério Público!

Extremoz: Tenha vergonha, Klaus Rego!

Em Extremoz, os servidores estão com os salários atrasados há quase três meses.

E o pior:

O prefeito Klaus Rego (PMDB) está convocando novos servidores.

Pra lascar o prefeito eleito Joaz Oliveira.

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

Fábio Faria não vota na PEC 241 em segunda votação

Além da deputada federal Zenaide Maia (PR), que votou contra a PEC 241 em segunda votação na madrugada desta quarta-feira (26), o deputado do Rio Grande do Norte, Fábio Faria, não registrou seu voto na sessão que aprovou a emenda que prevê teto nos gastos públicos nos próximos 20 anos.

Fábio não compareceu à sessão da Câmara Federal, com isso o Rio Grande do Norte registrou seis votos favoráveis à PEC na segunda votação.

De acordo com a assessoria do deputado, ele não está em Brasília nesta semana pois cuida de questões pessoais, mas avisou o líder do partido na câmara que iria estar ausente durante a semana.

Do presidente do TJRN para o governador:

Fonte:Tùlio Ratto.

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

Beto Rosado é o campeão de emprego em Brasília


O deputado federal Beto Rosado, do PP, é o parlamentar entre os oitos deputado federais da potiguar que mais emprega afilhados seus como secretários lotados no seu gabinete em Brasília. O parlamentar de Mossoró é o grande campeão com o número de 24 secretários que estão na folha de pagamento do filho do ex-secretário e ex-deputado Betinho Rosado.

O deputado federal tucano de Natal Rogério Marinho, é o vice-campeão com 23 apadrinhados.

Fonte: VT

Reunião entre Poderes decide pela criação de comissão para reequilibrar contas do RN

Uma reunião realizada na tarde desta quarta-feira (26) liderada pelo governador Robinson Faria e representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas do Estado, decidiu pela criação de uma comissão que trabalhará para reequilibrar as contas do estado. O Rio Grande do Norte, assim como boa parte dos estados da federação, vivencia a crise financeira e enfrenta quedas recorrentes de repasses federais que dificultam, por exemplo, o pagamento em dia do funcionalismo.

Na reunião, o chefe do Executivo estadual pregou a união entre os Poderes a fim de equalizar as finanças. Para tanto, a comissão idealizada no encontro já passa a atuar a partir desta quinta-feira (27) em caráter emergencial para encontrar uma solução para normalizar as contas.

“Foi uma reunião bastante produtiva na qual fizemos uma explanação sobre a situação do Rio Grande do Norte, sobre a realidade financeira do estado. Todos opinaram e deram sugestões. Houve uma compreensão no sentido de colaborar com a nossa gestão. Houve total interesse coletivo em salvar as contas do RN, que passam por um momento delicado”, disse Robinson Faria.

Outra afirmação do governador foi em relação a uma recomendação do Ministério Público de exonerar 15 mil servidores que ingressaram no sistema público entre 1983 e 1988. “Eu garanto, como governador, que não penso em demitir servidores efetivos. Jamais eu iria querer salvar o estado demitindo pai de família. Essa já é uma decisão tomada”, garantiu.

Sobre a possível devolução ao Governo de repasses remanescentes, Robinson Faria afirmou que atualmente os Poderes executam totalmente o orçamento, o que inviabilizaria o processo. “Mesmo assim, ninguém na reunião foi autossuficiente a ponto de não colaborar com os outros órgãos. Muitas vezes, o poder Executivo acaba sendo o mais cobrado, mas ele depende da colaboração e compreensão dos demais Poderes”, disse.

Alan Silveira reúne equipe de transição e define metas de trabalho


O prefeito eleito em Apodi, Alan Silveira (PMDB), e a vice Hortência Regalado (PSDB), reuniram na manhã desta quarta-feira (26) a comissão de transição de governo. O objetivo foi especificar a atuação de cada integrante e traçar metas de trabalho.

“Queremos trabalhar firme logo nos primeiros dias do nosso governo, por isso é tão importante fazermos um planejamento com metas para ser alcançada durante a transição”, frisou Alan.

A equipe irá fazer um levantamento sobre a atual situação da prefeitura, para que o trabalho do início de sua gestão seja direcionado aos problemas encontrados.

A comissão de transição escolhida por Alan é composta pelo farmacêutico bioquímico Genilson Gurgel, a contadora Marlice Lopes, o vereador Júnior Souza, o agricultor Eron da Costa e o professor Elmo Alves.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Fátima Bezerra faz apelo ao governo federal por ajuda ao Nordeste

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) acusou o governo do presidente Michel Temer de discriminar os estados do Nordeste, deixando-os à míngua, sem qualquer socorro num momento em que enfrentam uma crise sem precedentes.

A parlamentar mencionou atrasos no pagamento dos fornecedores pelos estados e também atrasos no pagamento dos salários dos servidores, como está ocorrendo no Rio Grande do Norte. “Não pode existir calamidade maior, injustiça maior, perversidade maior do que o servidor trabalhar durante o mês inteiro e chegar no final do mês e simplesmente não ter a garantia do seu salário. Isso é inadmissível. Isso é insustentável”, afirmou a senadora.

Por isso, Fátima Bezerra defendeu reivindicação do Fórum dos Governadores do Nordeste, que querem um aumento de dois pontos percentuais na fatia dos tributos federais que compõem o Fundo de Participação dos Estados, além de uma ajuda emergencial de R$ 7 bilhões para os governos da região.

Veja destaca atitude deplorável de atriz que atacou nordestinos

A Revista Veja destacou a atitude deplorável da atriz Alexia Dechamps participou na terça-feira de uma audiência pública na Câmara dos Deputados sobre a prática da vaquejada, recentemente proibida pelo Supremo Tribunal Federal.

Defensora dos animais, Alexia deu mostras de que não dedica respeito similar aos seres humanos. Dirigindo-se aos nordestinos que defendiam a vaquejada na sessão, afirmou: “Calem a boca que nós já pagamos o Bolsa Família de vocês”.


Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

Funcionários vão realizar mobilização em defesa do funcionamento do Hospital Regional Hélio Morais Marinho


Os funcionários do Hospital Regional Hélio Morais Marinho – (HRHMM) estão se organizando para realizarem uma grande mobilização em defesa do bom funcionamento do Hospital Regional Hélio Morais Marinho.

Toda população deve se mobilizar pela melhoria do funcionamento do nosso hospital, nossa saúde pede socorro e o Governo do RN deu as costas pra saúde pública do nosso município.

Gente! Acredite se quiser. “Está faltando o básico para nossos pacientes!”, disse uma funcionária.

Os funcionários da instituição estão fazendo um “alerta” a população apodiense e das cidades circunvizinhas.

Escolinha de Futebol (Neto Romão) em plena atividade com as crianças


O educador físico Neto Romão comunica que os treinos da Escolinha de Futebol (Neto Romão), já reiniciaram e continuam nos mesmos dias e horários. Ou seja, (segunda e quarta feira), a partir das 17:00 hs.

Atenciosamente, Neto Romão.

Kelps quer melhorias para Hospital Regional de Apodi

O Deputado Estadual Kelps Lima apresentou requerimento na Assembleia Legislativa solicitando ao Governo do Estado melhorias para o Hospital Regional Hélio Morais Marinho no município de Apodi.

“Remuneração dos Poderes no RN é um absurdo”, avalia cientista político

O governador Robinson Faria (PSD) declarou que fará reunião com os chefes de poderes do Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público, Judiciário e Assembleia Legislativa, na quarta-feira (26). O tema da discussão é o repasse do superávit que fica nos poderes e o orçamento não executado que por lei deveria ser devolvido ao tesouro do Estado.

Acerca do debate que tem ocorrido acerca dos atrasos de salário dos servidores do Poder Executivo, o Agora RN entrevistou o sociólogo e cientista político, Daniel Menezes, que avaliou o método como os poderes são remunerados no Brasil como um “absurdo”.

“É complicado porque há um lógica de remuneração dos poderes em que eles não são prejudicados pela crise. Há um diferença entre orçamento estimado e realizado. Como eles se baseiam no orçamento estimado, que há no início do ano, pode surgir qualquer frustração de receita que eles continuam recebendo a mesma coisa. O Rio Grande do Norte é um estado com um dos trios de Poderes mais caros do país, proporcionalmente falando; são poderes caros, que prestam serviços de alta complexidade. Além disso, não respeitam o teto e acumulam superávits fiscais, o que é absurdo!”, explicou o cientista político.

Nesta terça-feira (25), o governador Robinson afirmou que o governo do presidente Michel Temer é pior do que o do PT para o Nordeste. “Há um dado que ao meu ver é conclusivo nessa história toda, o Nordeste representa 28% da população do Brasil, e na renegociação de dívida recebeu menos de 10%. A gente costuma dizer no censo comum que o São Pulo é a bola mestra do Brasil, mas é ao contrário; a gente está com salários atrasados no Nordeste para que São Paulo se mantenha em dia. Só o que São Paulo recebeu de recurso para renegociação de dívida daria para ajudar todos no Nordeste”, declarou Daniel.

Fonte: Agora RN

Indignação com a classe política!


Muitas pessoas se indignam com os políticos, principalmente com o Legislativo, depois das eleições (ou antes, como queiram). Fazem protesto, postam textos expressando seu descontentamento com decisões dos mesmos, porém quando chegam no período eleitoral, os defendem, os aplaudem, os seguem em passeatas longas e cansativas, como se estivessem em uma procissão homenageando santos (fotos pequenas se denominaram santinhos, creio em razão disso).

Muitos que são contra o carnaval, alegando motivos religiosos, participam das micaretas nas campanhas. Lamento lembrar que até o momento cerca de 70% do Legislativo é reeleito (municipais, estaduais ou federal). Se quer mostrar sua indignação de verdade sugiro usar as urnas para isto!

Prof. Roberland Queiroz (Apodi-RN), 26/10/2016)

Comunicado da Justiça Eleitoral, nesta 35ª e 45ª Zonas Eleitorais

2º TURNO DE VOTAÇÃO: Como e onde justificar o voto.

SOMENTE os eleitores de município onde haverá 2º turno de votação e que esteja em Apodi, Felipe Guerra, Itaú, Severiano Melo ou Rodolfo Fernandes, no dia 30 (próximo domingo), deverão comparecer às Mesas Receptores de Justificativa Eleitoral (MRJ) para justificar a sua ausência à votação, preenchendo formulário específico disponível no local ou extraído da Internet, no seguinte link:


=> Os formulários precisam ser entregues nas MRJ´s da 35ª ou 45ª Zonas, que funcionarão em:

APODI – Fórum Eleitoral de Apodi, Rua Francisco Roberto Carlos de Morais, 89, Pequé;
FELIPE GUERRA – Escola Municipal Prof. Júlio Cavalcante, Praça Francisco Chagas da  Silva, 102, Cidade Alta;
ITAÚ – Escola Municipal José Porto de Queiroz, Rua Prof. Antônio Dantas, 197, Centro;
SEVERIANO MELO – Escola Estadual Severiano Melo, Rua Sete de Setembro, 277, Centro;
RODOLFO FERNANDES – Escola Estadual 12 de Outubro, Rua Joaquim Dantas, 22, Centro.

Shirley é forte concorrente na disputa pela FEMURN

A prefeita eleita de Messias Targino, Shirley Targino, é forte concorrente para a disputa da presidência da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN).

É o nome de vasta experiência administrativa. Já dirigiu vários cargos públicos.

Fonte: Robson Pires

TCE vai fiscalizar variação patrimonial de autoridades e servidores públicos no combate ao enriquecimento ilícito

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) aprovou resolução que regulamenta a fiscalização das declarações de bens e rendimentos de agentes públicos, para fins de controle da variação patrimonial e combate ao enriquecimento ilícito.

A resolução 30/2016 disciplina o envio de cópia da declaração de bens ao Tribunal de Contas, conforme estabelecido na Lei Federal 8.730, na Lei Federal 8.429 e na Lei Complementar Estadual 464.

As declarações precisarão ser enviadas por “todos quantos exerçam cargo eletivo e cargo, emprego ou função de confiança”, entre eles governador e vice-governador, prefeitos, secretários de Estado, deputados, vereadores, juízes, promotores, membros do Tribunal de Contas e servidores em geral.

Segundo os termos da resolução, o procedimento de envio e análise dos dados será efetivado em três fases. Até o dia 09 de dezembro de 2016, os conselheiros e auditores do Tribunal de Contas, membros do Ministério Público de Contas e os demais servidores e ocupantes de cargos ou funções de confiança no âmbito do TCE devem enviar as informações concernentes ao ano de referência de 2015.

A partir da segunda fase, serão adicionados aos primeiros os ocupantes de cargos eletivos - governador, prefeitos, deputados e vereadores; além de secretários de Estado e municipais, magistrados, membros do Ministério Público e diretores de empresas públicas, autarquias e fundações. As informações, relativas ao ano de referência de 2016, devem ser enviadas até o dia 31 de maio de 2017.

Em 2018, na última fase, todos os servidores públicos do Estado serão incluídos no processo.

Os agentes públicos deverão realizar o envio das informações necessárias em sistema eletrônico a ser disponibilizado pelo Tribunal de Contas, ou remetendo cópia da declaração anual de bens apresentada à Receita Federal do Brasil.

Todas as informações relativas à fiscalização da variação patrimonial dos agentes públicos são protegidas por sigilo. O Núcleo de Informações Estratégicas para o Controle Externo (INFOCEX) e a Diretoria de Despesa com Pessoal (DDP) farão uma análise preliminar dos indicadores de variação patrimonial que sugerirem indícios de enriquecimento ilícito de agentes públicos. A análise preliminar pode ser convertida em um Processo Administrativo de Sindicância Patrimonial, sigiloso, com imediata distribuição a um relator.

Após a verificação da consistência fática das informações preliminares, o relator decidirá pelo arquivamento ou prosseguimento do processo, que poderá ser convertido em Processo de Análise da Evolução Patrimonial de Agente Público, também sigiloso, no qual haverá espaço para a ampla defesa.

Por fim, o relator submeterá o caso ao Pleno da Corte de Contas, o qual poderá decidir pelo ressarcimento, em caso de dano ao erário, inabilitação do responsável por um prazo de 5 a 8 anos para o exercício de cargo em comissão, entre outros.

A íntegra da resolução está disponível no link: https://goo.gl/rdxMlF

UERN suspende aulas e atividades administrativas por causa da paralisação dos terceirizados

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas a partir da noite desta terça-feira, 25, no Campus Central e Campi Avançados. A decisão Ad Referendum foi motivada pela paralisação dos trabalhadores terceirizados que atuam na limpeza e vigilância. “Considerando que tais serviços são imprescindíveis para o funcionamento instituição e o bem-estar de milhares de discentes, técnicos e docentes que diariamente circulam pela nossa instituição, tomamos essa decisão convictos de que o calendário acadêmico não será comprometido no semestre 2016.1”, assegurou o reitor Pedro Fernandes.

Essa decisão foi pautada no diálogo com o Diretório Central de Estudantes (DCE), Sinditado dos Técnicos Administrativos (SINTAUERN), Associação dos Docentes (ADUERN), Conselho Universitário (Consuni) e Fórum de Diretores de Unidades Acadêmicas.

“Estamos empenhados para que essa situação se resolva o quanto antes”, declarou o reitor, reforçando que as atividades acadêmicas retornarão imediatamente após a normalização dos serviços de limpeza e vigilância.

O funcionamento normal da UERN segue apenas nos Núcleos Avançados de Educação Superior (NAES).

Governo suspende convocação de aprovados em concurso

Prefeitura do Apodi inicia pagamento dos servidores hoje (26)

Uma boa notícia para os servidores públicos da prefeitura de Apodi, hoje 26/10 iniciaremos o pagamento da folha de Outubro/16. Hoje (26), receberão os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, além dos 95 cargos comissionados.

Na Quinta-feira 27, o pagamento será feito as secretarias de Administração, Finanças, Gabinete, Assistência Social, Agricultura, Obras, Urbanismo, Esporte e Saúde.

Na Segunda-feira 31, concluiremos o pagamento com a secretaria de Educação.

“Pagar em dia os servidores público do município tem sido uma marca da gestão Apodi Terra Querida ao longo desses três anos e dez meses. Um compromisso nosso com os servidores e com o comércio local. Trabalho pela coletividade e zelo pelo dinheiro público é uma marca do Governo Apodi Terra Querida”, destacou Flaviano.

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Dona de casa procura filha desaparecida há mais de um mês em Apodi


A dona de casa Iracema Costa de Farias está desesperada procurando sua filha Gilnaria da Silva Souza, de 28 anos, que está desaparecida desde o dia 12 de setembro.

Gilnaria mora sozinha no município de Apodi e sofre de problemas com drogas. A família pede ajuda para encontrar a jovem.

O Mossoró Hoje entrou em contato com a dona de casa e ela, emocionada, afirmou que está há dias sem ver a filha e isso está a preocupando muito.

“Faz tempo que ninguém aqui vê ela, estamos muito preocupados”, afirma Iracema, que mora em Felipe Guerra, há 34 quilômetros de Apodi.

Iracema conta que muitas pessoas já chegaram a dizer que viram Gilnaria no início de outubro em Apodi, mas acredita que seja boato. “Tem muita conversa. Alguns dizem que viram em tal canto, outros dizem que viram em outro canto, já não sei em quem acreditar”, conclui.

A dona de casa já compareceu à Delegacia de Polícia Civil de Apodi, para fazer um Boletim de Ocorrência. “Também vou lá, porque me ligaram dizendo que viram ela na Paraíba, aí vou pedir para o delegado de Apodi entrar em contato com o de lá para saber”, destaca.

Gilnaria da Silva vive pelas ruas da cidade de Apodi. Ela já sofreu uma tentativa de homicídio em julho de 2014. Ela sofreu tiros e golpes de faca. O suspeito chegou em uma motocicleta e a agrediu.  Na época, ela ficou gravemente ferida e foi levada para o hospital local.

Em janeiro de 2015, Gilnaria se envolveu novamente em caso semelhante. Desta vez, ela foi apontada como suspeita. Após discutir com uma mulher, Gilnaria teria tentado feri-la com golpes de faca.

Informações 
Quem souber de alguma informação sobre Gilnaria, pode entrar em contato pelo telefone: (84) 99816 7956

Fonte: Mossoró Hoje

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

Apodi vive dias violentos

Apodi viveu mais um dia violento, com mais um homicídio em menos de 48 horas.

Tá difícil até de acompanhar a quantidade de homicídios já registrado em 2016.

Folha de São Paulo aponta que Henrique Alves seguiu os mesmos passos de Eduardo Cunha para conta no exterior


Na coluna Painel, edição de hoje do jornal Folha de São Paulo, o destaque é o fato de que investigadores da operação Lava Jato identificaram várias semelhanças nos procedimentos usados pelos ex-deputados Henrique Alves e Eduardo Cunha para abertura de conta no exterior.

Diz a nota na íntegra:

Polo e-TEC (EAJ/UFRN) CONTINUA com inscrições para (ÚLTIMAS) vagas em curso técnico em ESPANHOL em Apodi

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas de 18 à 29 de outubro de 2016, mediante preenchimento da Ficha de Inscrição e entrega dos documentos relacionados no edital, no polo do E-Tec/EAJ localizados nos municípios de Apodi (estação Digital Espaço Virtual no Sítio Córrego, de 08h às 11h. E das 13 às 16h.

INSCRIÇÃO
Os candidatos deverão preencher a Ficha de Inscrição (Anexo II) do Aluno disponibilizada no polo, entregar cópias (todas e de uma só vez) dos documentos relacionados abaixo e aguardar homologação do resultado:
a. Ficha de inscrição (Anexo II);
b. Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia);
c. Carteira de Identidade (cópia);
d. CPF do candidato (cópia);
e. Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente, com Histórico Escolar, ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio com validade para 30 (trinta) dias, Declaração de estar cursando o terceiro ano do ensino médio; ou Certificado de conclusão do ensino fundamental (profuncionário);
f. Uma foto 3x4 recente;
g. Comprovante de residência recente;
h. Informar E-mail pessoal e telefone para contato.

Para os candidatos cotistas que informarem Renda Bruta Mensal Igual ou Inferior a 1,5 Salário Mínimo per capita, além da documentação acima relacionada, apresentar também:
a. Comprovante de renda.

*AS AULAS*
As aulas práticas e atividades ocorrem presencialmente aos sábados e durante a semana na plataforma virtual do curso (Internet)

MAIORES INFORMAÇÕES:

Tiroteio deixa dois mortos em “espetinho” de Mossoró

Um tiroteio deixou duas pessoas mortas no início da noite desta segunda­-feira, 24, em Mossoró. Entre as vítimas, a adolescente Paloma Vitória Jerônimo, de 17 anos. O crime aconteceu no bairro Santa Delmira.

Além de Paloma, foram atingidos por disparos de arma de fogo, efetuados, segundo testemunhas, por uma dupla, o seu companheiro, identificado como Lucas Rafael Peregrino da Silva, 21 anos, natural de Apodi, e o senhor José Carlos Justino, de 41 anos, dono do espetinho onde aconteceu o triplo homicídio. Eles foram socorridos para o Hospital Regional Tarcísio Maia, mas José Carlos não resistiu aos ferimentos. Lucas está sendo estabilizado na unidade hospitalar.

As primeiras informações apontam que Paloma e Lucas foram a um espetinho do bairro, e, enquanto José Carlos Justino preparava os pedidos, uma dupla em uma moto chegou já efetuando os disparos. Paloma morreu no local.

Fonte: 190/RN. Foto: Fim da Linha

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

O vereador que queremos

Acompanhar o desempenho parlamentar de vereadores do município de Apodi – RN, se brincar tem deles que não apresentaram sequer um projeto de lei durante o mandato que termina no dia 31 de dezembro deste ano. Há outros que fazem seus mandatos apenas por requerimentos e discursos, e há ainda os que quase nunca se pronunciam.

O mais grave é perceber que enquanto a população reclama de problemas que poderiam ser evitados mediante a atuação dos parlamentares com a criação de leis, os parlamentares se omitem, deixando assim de cumprir com a sua principal função, que é legislar.

Tal postura se observa na grande maioria dos municípios brasileiros, onde o poder legislativo não desempenha seu papel com independência e harmonia.

Diante da ineficiência dos nossos parlamentares, é comum ouvir as pessoas comentarem que “vereador não faz nada, só vai buscar o salário no final do mês”. A ausência de cidadãos nas sessões ordinárias é um termômetro desse desinteresse e descrença da população na categoria. 

A composição das casas legislativas municipais é fundamental para a boa gestão pública.

Que entre os critérios adotados para a escolha de seus candidatos esteja o compromisso com a população, a independência e a coragem, para que tenhamos bons representantes no legislativo, empenhados em defender os interesses coletivos.

Acompanhe o blog também pelo Twitter: @JanioApoDiario

Ex-presidiário é baleado e morto enquanto comprava lanche na cidade de Apodi

Vítima

O ex-presidiário Jefferson Melo de Andrade, de 24 anos, foi assassinado a tiros na noite desta segunda-feira (24), enquanto comprava um lanche no bairro Lagoa Seca, na cidade de Apodi. Ele foi atingido no pescoço, perdeu muito sangue e acabou morrendo no hospital. 

O crime foi praticado por um suspeito em uma motocicleta Biz de cor vermelha, segundo informou a Polícia Militar. Ele foi visto fugindo em direção a Baixa do Caic, periferia da cidade. 

Jefferson estava sentado aguardando um sanduíche quando foi abordado. Cerca de cinco disparos foram efetuados e houve correria no local. Três tiros acertaram a vítima. 

Para escapar da morte, o jovem correu pela rua Luís Jacinto de Oliveira e foi socorrido para o Hospital Regional Hélio Morais Marinho. Entretanto, acabou morrendo enquanto recebia atendimento médico. 

Para a polícia, a motivação do crime, bem como a identificação do suspeito, é desconhecida. Os militares que atenderam a ocorrência acreditam se tratar de envolvimento com tráfico de drogas. 

O caso será investigado em inquérito policial conduzido pela Delegacia de Polícia Civil de Apodi. 

Este foi o segundo crime de homicídio em menos de 48h. Na noite de sábado (22), o ex-presidiário Francisco Fernando foi executado na Baixa do Caic. O caso também está sendo investigado pela Polícia Civil.

Por Josemário Alves