sábado, 3 de dezembro de 2016

O custo da burocracia

Em viagem à Singapura (cidade-estado da Ásia), o vice-presidente da Federação das Indústrias do RN (FIERN), Pedro Terceiro de Melo, vê-se embaraçado com uma constatação: perdera seu cartão de crédito.

“E agora?”

No Brasil, já seria um drama. Semanas para receber um novo, certamente.

Orientado por um amigo, Terceiro pediu cartão provisório – via telefone – à representação na cidade do mesmo banco de origem brasileira.

Algumas horas depois, ao retornar ao hotel após jantar, é alertado que recebera uma correspondência.

“Estranhei. Em Singapura?” – comenta.

Atestou surpreso que se tratava do cartão que solicitara.

- Por que no Brasil é diferente? – indaga. “Fora do país é mais ágil você resolver uma situação dessa do que aqui”, queixa-se.

Para Terceiro, no Brasil e no RN a burocracia continua atravacando o caminho do cidadão e do empreendedor.

O resto é balela. Propaganda enganosa do poder público.

Fonte: Blog do Carlos Santos

Fim da reeleição volta à pauta

Lideranças partidárias acertaram para votar, na próxima semana, a Proposta de Emenda à Constituição que acaba com a reeleição para cargos do Poder Executivo. A proposta tramita em conjunto com a PEC 36/2016, dos senadores do PSDB Aécio Neves (MG) e Ricardo Ferraço (ES), que dá fim às coligações nas eleições proporcionais (vereadores e deputados) e cria uma cláusula de barreira para a atuação dos partidos políticos – medida que repercute no acesso ao fundo partidário e ao tempo de propaganda e impõe maior rigor para a criação de novas legendas.

Segundo o calendário negociado pelos líderes partidários no Senado, o segundo turno de votação da PEC do fim da reeleição está marcado para o dia 13 de dezembro próximo. Como há um consenso entre as lideranças pela aprovação da PEC, a proposta já tem até data de promulgação pelo Congresso Nacional: 15 de dezembro deste ano, em sessão solene.

Cresce número de jovens que não trabalham nem estudam

O número de jovens de 15 a 29 anos que não estudavam nem trabalhavam em 2015 cresceu no Brasil, chegando a 22,5% da população dessa faixa etária. Nem mesmo procuravam trabalho 14,4% dessas pessoas.

A proporção dos chamados “nem-nem” cresceu 2,5 pontos porcentuais em relação a 2014 (20%) e 2,8% comparativamente a 2005 (19,7%). O grupo de 18 a 24 anos apresentou o maior porcentual em 2015: 27,4%. Os dados são da Síntese de Indicadores Sociais, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga nesta sexta-feira, 2.

Pente-fino flagra 8 mil servidores federais entre beneficiários do Bolsa Família

Um inédito cruzamento entre dados do governo e a folha de pagamento do Bolsa Família levou o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) a identificar 7.961 servidores federais entre os beneficiários do programa. Mais de 52% já tiveram os contratos cancelados ou os saques bloqueados, todos sob a suspeita de subdeclaração de renda.

A “malha fina” faz parte de um trabalho de apuração feito pela pasta ao longo dos últimos quatro meses, considerando seis bases de dados do governo federal: Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), Sistema de Controle de Óbitos (Sisobi) e Relação Anual de Informações Sociais (Rais). No total, foram flagradas mais de 1,1 milhão de irregularidades.

Show de Adriana Arydes em Apodi




A cantora Adriana Arydes - uma das maiores cantoras da música católica no país realizou um super show em Apodi, anteontem, dia 01 de dezembro durante os festejos alusivos à festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição.

Acompanhe o Blog ApoDiário também pelo Twitter: Clicando AQUI.

É amanhã a grande final do 2º Motocross em Apodi

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Municípios Potiguares recebem Selo da Unicef

Quarenta e nove municípios potiguares receberam, nesta sexta-feira (02), o Selo Unicef- Município Aprovado (2013-2016). O evento aconteceu na Escola de Governo, e contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN).

A cerimônia teve a presença dos prefeitos dos 49 municípios premiados por implementarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. Estiverem presentes na cerimônia, também, a secretária adjunta da Sethas-RN, Maira Oliveira, o secretário de Relações Institucionais, Getúlio Ribeiro, representantes da Unicef e do Ministério Público.

A secretária adjunta da Sethas, Maira Almeida, ressaltou a importância do Selo Unicef. “É uma premiação muito importante para o município, pois significa que ele pensa e executa políticas para a criança e do adolescente e também mostra que houve um avanço nessa política e que existe um retorno da comunidade”.

O Selo Unicef- Município Aprovado é uma premiação que tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da gestão municipal no cumprimento do seu papel constitucional, alcançando resultados por meio de políticas públicas efetivas para promover a proteção integral da população de até 17 anos. 308 municípios do Semiárido Brasileiro receberam o selo Unicef este ano.

Municípios Premiados
Acari, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Antônio Martins, Apodi, Baía Formosa, Bento Fernandes, Brejinho, Cerro Corá, Coronel João Pessoa, Currais Novos, Doutor Severiano, Parnamirim, Extremoz, Florânia, Guamaré, Ipueira, Itaú, Janduís, Jucurutu, Lajes, Lucrécia, Macaíba, Major Sales, Martins, Messias Targino, Nova Cruz, Olho-d'Água do Borges, Ouro Branco, Parazinho, Parelhas, Rio do Fogo, Passa e Fica, Pau dos Ferros, Portalegre, Serra Caiada, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes, Santa Cruz, Santana do Seridó, São João do Sabugi, São Paulo do Potengi, São Tomé, Severiano Melo, Tenente Laurentino Cruz,  Timbaúba dos Batistas, Venha-Ver, Vera Cruz e Viçosa.

Apodi recebe Selo UNICEF edição 2013/2016


Apodi Terra Querida é município aprovado pela UNICEF edição 2013/2016 e recebe hoje certificação com recebimento do Selo UNICEF.

Recomendação do Ministério Público poderá cancelar Carnaval de Apodi 2017

O Ministério Público Estadual emitiu recomendação ao prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, acerca da realização de show em praça pública com o cantor Fagner, que seria realizado no próximo dia 08 de Dezembro.

Na recomendação o promotor cita o Estado de Emergência, em decorrência da estiagem e da seca que assola o estado do Rio Grande do Norte, onde o governador declarou que 153 municípios estavam em situação complicada.

O promotor citou [... Decreto nº 26.365 de 23 setembro de 2016, assinado pelo então Governador do Estado do Rio grande do Norte, declarou a situação de emergência em 153 (cento e cinquenta e três) municípios do Rio grande do Norte afetados por desastres naturais relacionados com a intensa redução das precipitações hídricas em decorrência da Estiagem (seca), dentre eles o Município de Apodi/RN;

CONSIDERANDO que o citado Decreto entrou em vigor na data de 24 de setembro de 2016, por um prazo de 180 (cento e oitenta) dias, ou seja, permanecendo em vigência até março de 2017];

Seguindo a mesma linha de raciocínio, o promotor da comarca de Apodi poderá recomendar a não realização do carnaval da cidade, uma vez que o montante a ser gasto será de no mínimo 6 vezes o que estava previsto para realização da festa em comemoração aos 250 anos da Paróquia de Apodi, e que conforme grifado acima, a recomendação valeria até Março de 2017, período em que estará em vigor o Estado de Emergência.

A promotoria citou ainda que as adversidades sofridas pelo homem do campo e o consequente Estado de Emergência são incompatíveis com a contratação de bandas ou a realização de festas por iniciativa do Poder Público Municipal, e que o não cumprimento poderia ser entendido como violação ao Princípio Constitucional da Moralidade Administrativa, previsto no art.37 da Constituição da República Federativa do Brasil, podendo se caracterizar ato de improbidade administrativa, constante do art.11 da Lei nº 8.429/92;

O prefeito Flaviano já anunciou publicamente que pretende seguir a recomendação do Ministério Público Estadual (MPE), e suspendeu a realização do show, resta-nos saber qual será a atitude do novo gestor, que deverá assumir as rédeas do município a partir de janeiro de 2017.

Deputado Souza realizará seminário para discutir a infraestrutura educacional no RN


O deputado estadual Souza (PHS), solicitou da Assembleia Legislativa a realização de um Seminário para discutir “Novos projetos e diagnostico de pendencias técnicas na área de infraestrutura educacional no RN”.

O evento está agendado para ocorrer na segunda-feira, 12 de dezembro, a partir das 9h na Casa Legislativa e contará com presença de prefeitos e secretários municipais de educação.

Durante o seminário o parlamentar irá expor a situação em que se encontram as obras de infraestrutura na educação básica nos municípios do Rio Grande do Norte.

Olhe a gata da sexta tarados de plantão!!!


Show de Fagner é cancelado em Apodi

O Ministério Público recomendou e o prefeito de Apodi Flaviano Monteiro atendeu de imediato. Cancelou um show que estava previsto para o próximo dia 6 de dezembro em comemoração aos 250 anos da paróquia da cidade com o cantor Raimundo Fagner.

A recomendação do MP foi baseada nas adversidades sofridas pelo homem do campo por causa da estiagem prolongada.

Genivan Varela propõe Projeto de Lei que proporcione descontos de 30% em salários de vereadores faltosos sem justificativa


O vereador Genivan Varela (PCdoB), lamentou a falta de quórum em mais uma sessão, sendo essa a terceira vez em menos de 50 dias, isentando os que justificaram suas ausências, salientando que os projetos que estão na casa são importantes e precisam ser votados, entre eles o da FALS e dos professores da rede municipal de ensino.

“A partir do momento que nossos colegas se ausentam da casa, nos deixam tristes e desrespeitam seus eleitores, pois muitos que estão ausentes cobraram essas ações, mas hoje não estão aqui”, afirmou.

Ele adjetivou como “esvaziamento” por parte dos seus colegas que novamente deixaram de comparecer a casa legislativa, ressaltando que várias vezes foi vaiado pelos próprios servidores, mas mesmo assim, não fugiu e se posicionou.

O parlamentar propôs a criação de um Projeto de Lei que ocasione desconto de 30% dos salários dos vereadores que faltam as sessões e não justificam. “É inadmissível que novamente isso aconteça”, finalizou.

Com informações do blog da câmara.

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

Apodi recebe hoje o Selo Unicef


Pela primeira vez em nossa História de 181 anos de Emancipação Política, o nosso município de Apodi receberá o Selo Unicef pelo trabalho desenvolvido na gestão entre os anos de 2013 a 2016 nas áreas de Saúde, Educação, Esporte e Assistência Social.

O prefeito Flaviano está com a equipe em Natal para receber esse prêmio de gestão de uma importante instituição como Unicef.

“Agradeço a Deus, ao povo de Apodi pela oportunidade e o empenho da nossa equipe por essa conquista”, destacou o prefeito.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Alguns dos Vereadores "cospem" na cara do povo

Deputados cuspindo na cara do povo, assim como alguns dos vereadores que se diz representante popular.

Mais uma sessão na câmara municipal, que não acontece por falta de quórum. Desta vez, sete vereadores faltaram, sem justificativa nenhuma pelo menos até aqui!

Matérias importantes que deveriam ser colocadas em votação e posteriormente aprovação para o bem da coletividade.

Qual justificativa para tanta ausência nas sessões?

O povo quer saber?

Esses absurdos não podem continuar...

Professores presentes na sessão da CMA que não aconteceu devido à ausência de 7 vereadores





Os professores municipais de Apodi pedem encarecidamente que a Câmara Municipal de Apodi antecipe a sessão para o dia 01/12/2016 (quarta-feira). Atendendo a solicitação do SINTRAPMA de Apodi, em virtude de dois motivos:
  • 08/12 (quinta-feira) será feriado municipal;
  • Repor as sessões que não aconteceram em virtude da falta de vereadores para o quórum.

Caso contrário, o vereador que não teve justificativa legal tenha as suas faltas descontadas, como qualquer trabalhador.

#VemTrabalharVereador
#CMACumpraSuasFunções
#ApodiNoFantástico
#ARegraÉClara
#VemPraCMATadeu
#MaisRespeitoaoProfessor


Instalações de Saúde são visitadas por membros da equipe de transição em Apodi



Alguns dos membros da equipe de transição representada pelo bioquímico Genilson Gurgel e o advogado Igno Araújo, visitaram todas as instalações de saúde da cidade na manhã de hoje.

Também esteve acompanhando a visita, o futuro secretário de saúde do município, Sabino Neto.   

Acompanhe o Blog ApoDiário também pelo Twitter: Clicando AQUI.

Gilvan Alves participa do programa “Debate Popular” na Chapada do Apodi

Interagir, ouvir ou até mesmo está mais próximo das pessoas por meio do diálogo direto e com os leitores compõe a plataforma política do Vereador Eleito Gilvan Alves (PTdoB). Prova disso são as constantes participações do futuro parlamentar nas reuniões de associações e participação efetiva de programas de debates nas rádios de nossa cidade.

Gilvan Alves – esteve hoje participando do programa “Debate Popular”, na rádio Lagoa FM, no distrito de Soledade, região da Chapada do Apodi.

Dentre os assuntos abordados, Gilvan indagou a ausência de alguns dos vereadores em mais uma sessão, sem justificativa nenhuma. Destacou também, a importância da perenização do Rio Umari e o fortalecimento da agricultura familiar.

O futuro parlamentar tem um site www.novasideiasapodi.com.br para que os moradores possam apresentar suas demandas, elogios, críticas, sugestões e reivindicações.

Você também pode seguir o vereador nas redes sociais.

Pacote de corrupção: Todos os deputados do RN votaram a favor e no Senado os potiguares não acataram a urgência

Os leitores querem saber como votaram os deputados e senadores do Rio Grande do Norte, na questão das medidas de combate à corrupção, modificadas pela Câmara e votada na madrugada.

Na Câmara, todos os 8 deputados votaram pela aprovação da matéria “desfigurada”.

Já no Senado, os 3 senadores potiguares não aprovaram a votação em regime de urgência, entendendo que a matéria terá que tramitar nas comissões.

Vale salientar que no Senado o que foi votado foi, se o plenário decidiria rápido e de madrugada, ou se o trâmite seria o mesmo de outras matérias ditas normais.

O presidente Renan Calheiros queria pressa, muita pressa, mas só teve o aval de 14 senadores.

Veja quem foram os senadores que queriam aprovar de madrugada a mesma pauta “de apoio à corrupção” aprovada pela Câmara:

Benedito de Lira (PP-AL)
Ciro Nogueira (PP-PI)
Fernando Coelho (PSB-PE)
Fernando Collor (PTC-AL)
Hélio José (PMDB-DF)
Humberto Costa (PT-PE)
Ivo Cassol (PP-RO)
João Alberto Souza (PMDB-MA)
Lindbergh Farias (PT-RJ)
Pastor Valadares (PDT-RO)
Roberto Requião (PMDB-PR)
Valdir Raupp (PMDB-RO)
Vicentinho Alves (PR-TO)
Zezé Perrela (PTB-MG)
Kátia Abreu (PMDB-TO) se absteve de votar

Fonte: Thaisa Galvão

Operação Didática: prefeita de Baraúna é afastada do cargo por improbidade administrativa

Os Ministérios Público Federal e Estadual deflagraram na manhã desta quinta-feira, 1º de dezembro, a Operação Didática, voltada à apuração de atos de improbidade administrativa praticados no âmbito da Prefeitura de Baraúna. Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no município. A prefeita de Baraúna, Antonia Luciana da Costa Oliveira, está afastada cautelarmente do cargo, por determinação tanto da 8ª Vara da Justiça Federal, quando da Vara Única da Comarca de Baraúna.

Além de afastada das funções públicas, a atual prefeita está impedida de se aproximar das dependências da sede da Prefeitura, das Secretarias e demais órgãos municipais, bem como de manter contato com qualquer pessoa integrante da administração do Município.

Para o MPF, o afastamento é necessário para garantir tanto a instrução da ação, como o desenrolar, sem interferência, das investigações que serão realizadas quanto à aplicação de recursos federais direcionados a outros convênios/programas, sobre os quais também há suspeitas de desvios.

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Apodi e mais sete municípios do RN são selecionados para produzir mudas de cajueiro

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), por meio do RN Sustentável, assinou contrato com a Cooperativa Central da Agricultura Familiar do RN (Cooafarn) para a distribuição de insumos para produção de 450 mil mudas de cajueiro anão precoce. A iniciativa faz parte do projeto de reestruturação da cajucultura no Rio Grande do Norte.

A produção se dará nos municípios de Serra do Mel, Apodi, Caraúbas, Portalegre, Severiano Melo, Cerro Corá, Lagoa Nova e Tenente Laurentino Cruz, totalizando um investimento de R$ 294.490,00 por meio do RN Sustentável. A expectativa é que a distribuição de sacos, adubo e sementes comece em janeiro para que os produtores possam plantar as sementes. Na fase de enxertia, a cooperativa volta a atuar junto aos produtores realizando os enxertos nas mudas. 

“A cajucultura é muito importante para a produção agrícola do Rio Grande do Norte. Priorizamos essa atividade dentro dos recursos que tínhamos no RN Sustentável e agora a reestruturação da plantação se tornará realidade. É mais uma boa notícia que damos ao produtor rural em tempos tão difíceis”, pontua o secretário de Agricultura, Guilherme Saldanha. 

Fonte: Jornal De Fato.

Assembleia Geral do SINTRAPMA, dia 01 de dezembro

Clique no cartaz para ampliar!

Com passagem pela Chapecoense; Apodi se solidariza com ex-companheiros

#Luto

Impossível acreditar. Deus conforte todos esses corações feridos. #ForçaChape

Escreveu Apodi em sua conta no Instagram.

Prefeitura de Felipe Guerra é suspeita de fraudar contratos de limpeza pública

Em Felipe Guerra, policiais cumpriram mandados de busca e apreensão em uma das secretarias da prefeitura (Foto: PM/Divulgação)

A Prefeitura de Felipe Guerra, cidade da região Oeste potiguar, está sendo investigada pelo Ministério Público do Estado suspeita de fraudar licitações e contratos no setor de limpeza urbana. Nesta quarta-feira (30), sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos no próprio município, na cidade de Apodi, que fica na mesma região, e também em Fortaleza, no Ceará.

Segundo o Ministério Público do Rio Grande do Norte, as investigações são sigilosas.   Em nota, o órgão disse apenas que coordenou a operação através da 2ª Promotoria de Justiça de Apodi, do Grupo de Atuação Regional da Defesa do Patrimônio Público (GARPP), do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e que contou com apoio da Polícia Militar e do Ministério Público do Ceará.

“Foi realizada a inspeção in loco do serviço de limpeza pública na cidade de Felipe Guerra no âmbito de investigação que apura possíveis fraudes em licitação e na contratação da limpeza urbana naquele município do Oeste potiguar”, afirmou o MP.

Participaram da operação sete promotores de Justiça e 20 policiais para cumprimento dos mandados de busca e apreensão, expedidos pelo juiz da Comarca de Apodi.

Escolas estaduais de Apodi tem novos diretores

Aconteceu ontem (29) durante o dia todo, as eleições para os novos diretores das escolas estaduais aqui em Apodi.

Vejamos os novos diretores das escolas estaduais:
  • Cezar Silva – reeleito (Escola Gerson Lopes)
  • Juvanci – novo diretor do (Antonio Dantas)
  • Dilma Viana – diretora do (Ferreira Pinto)
  • Fátima – diretora do Caic (Alvani de Freitas Dias)

Entidade faz alerta sobre piso nacional do professor

Por Tárcio Araújo (Colaboração)

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) anuncia por meio do seu presidente, Roberto Leão, que a estimativa do reajuste do piso nacional para a categoria será de 7,64%. (ainda considerado a quem da expectativa  pela categoria).

Segundo a CNTE, o reajuste pode ser aplicado tanto para educadores que cumprem às 40 horas semanais como para jornadas inferiores. Nessa perspectiva o salário base de docentes com apenas o ensino médio passa a ser de aproximadamente R$ 2.300,00.

A CNTE justifica que o percentual foi calculado de acordo com a lei do piso, instituído desde 2008 por meio da lei 11.738/2008.  Estados e Municípios devem reajustar o piso anualmente, sendo que esse reajuste já passaria a valer a partir janeiro de 2017, inclusive para profissionais com jornada inferior a 40 horas trabalhadas. Mesmo assim os gestores já fazem lobby para não cumprir a determinação.

Golpe
“Todos os anos uma verdadeira luta é travada para o cumprimento da lei”, afirma o coordenador estadual do SINTE/RN, professor Rômulo Arnaud.  Ele ainda ressalta que os gestores se valem do discurso de falta de recursos nos cofres públicos para negar o direito dos trabalhadores, mesmo sendo um reajuste mínimo.

“Esse percentual de reajuste, além de ser insuficiente para a categoria, ainda está ameaçado com a votação da PEC 55 que foi mais um entrave do governo golpista para desvirtuar o propósito da lei e não respeitar a progressão do piso nacional. Estados e Municípios também se valem dessa manobra ardilosa para não conceder o reajuste mas não vamos arrefecer. Caso eles neguem o reajuste dos docentes nós vamos parar as atividades e conclamar a categoria para uma grande greve geral no país”, alerta.

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario

terça-feira, 29 de novembro de 2016

TCE apresentará resultado de Índice de Efetividade dos municípios durante encontro com gestores

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) apresentará o resultado do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) durante Encontro com Gestores Públicos Municipais nos dias 06 e 07 de dezembro. O índice mede a correspondência entre as ações dos governos e as exigências da sociedade no âmbito dos municípios do Rio Grande do Norte. Também serão abordados os procedimentos necessários para a transição de mandato.

O evento será realizado na Escola de Governo Dom Eugênio Sales a partir das 08h. As inscrições estão encerradas. A programação destaca, além da apresentação do Índice, os procedimentos e das condutas relativas ao encerramento e transição de mandato nos municípios do RN, tendo como base a resolução 34/2016, aprovada no último dia 04 de novembro, que disciplinou a adoção de providências necessárias à transição de governo no âmbito das administrações públicas no Rio Grande do Norte, incluindo municípios e câmaras municipais.

Governo inicia folha de pagamento dos servidores

O Governo iniciou o pagamento da folha de novembro pelos servidores dos órgãos da Administração Indireta que possuem recursos próprios e, nesta quarta-feira (30), recebem os servidores ativos da Educação.

Os 24.099 servidores dos dois grupos vão receber um volume de recursos que soma R$ 49,6 milhões. O calendário de pagamento do restante da folha de novembro será anunciado em breve, a partir da disponibilidade de caixa.

TIM vai expandir 3G para Apodi e mais 25 cidades potiguares até dezembro

A TIM vem ampliando sua rede e reforçando a qualidade da cobertura em todo o Nordeste. Neste segundo semestre de 2016, 342 municípios da região, ainda não cobertos com o 3G, serão beneficiados através do plano de investimentos da companhia para expansão da tecnologia.

Após Cerro Corá, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Lagoa Nova, São João do Sabugi e Serra Negra do Norte terem sido contemplados com o sinal no primeiro semestre, a ampliação da cobertura alcançará mais 26 novos municípios potiguares até o próximo mês de dezembro.

Municípios que receberão o 3G da TIM este ano:

O ‘traçado’ para as eleições de 2018

Circula nos bastidores políticos do Estado para as eleições de 2018:

– Desembargador e presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) Cláudio Santos para o governo do Estado tendo o empresário Flávio Rocha para o senado na sua chapa.

– Governador Robinson Faria será candidato à reeleição.

– Prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves também quer disputar o governo do Estado.

Fonte: Robson Pires

Deputada Cristiane Dantas é eleita Parlamentar do Ano 2016

O Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa elegeu na manhã desta terça-feira (29), a deputada estadual Cristiane Dantas (PCdoB) como a Parlamentar do Ano 2016. Cristiane recebeu 25 votos dos jornalistas que acompanham as atividades no Poder Legislativo. Ao todo, 43 profissionais da comunicação estavam aptos a votar e 33 compareceram. 

A eleição de Parlamentar do Ano ocorre desde 1972 e elege o deputado com atuação destacada ao longo do ano. A escolha é feita pelos profissionais da imprensa que cobrem diariamente as atividades da Assembleia.

A deputada agradeceu a votação expressiva pela escolha da imprensa potiguar e avaliou as ações que resultaram no título. “Nesse ano tivemos duas leis sancionadas, a que cria a Patrulha Maria da Penha e a que instituiu agosto o mês de proteção à mulher. Realizamos ainda audiência públicas, estive engajada em campanhas de prevenção ao câncer e, recentemente, fui relatora da Comissão Especial de Segurança. Então foi um ano bastante produtivo. Eu agradeço à imprensa por acompanhar e reconhecer o nosso trabalho”, disse Cristiane.

O resultado da votação foi lido na sessão plenária pelo presidente Ezequiel Ferreira, que parabenizou a deputada pela atuação no Poder Legislativo. Cristiane aproveitou o momento para reforçar o compromisso com a proposição de ações que venham a beneficiar a população. “Em 2017 estamos planejando novos projetos. Esse título de Parlamentar do Ano aumenta a responsabilidade em trabalhar cada vez mais pelo nosso povo”, finalizou.

Acompanhe o Blog ApoDiário também pelo Twitter: Clicando AQUI.

Robinson se solidariza com familiares de jogador potiguar morto no acidente na Colômbia

Nota de pesar 

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte se solidariza com todas as famílias das vítimas do acidente que envolveu os atletas da Associação Chapecoense de Futebol, sua comissão técnica, jornalistas e tripulação, nesta terça-feira (29), em Medellín, na Colômbia. 

As condolências são dirigidas, em especial, aos familiares e amigos do atleta norte-rio-grandense Gil, natural de Santo Antônio (RN); do jogador Artur Maia, que defendeu o América de Natal no ano de 2014; e de Bruno Rangel, que atuou na Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas - três nomes com história no futebol potiguar que estão entre as vítimas da tragédia. 

Nesse momento de comoção nacional, o Governo do RN junta-se ao sentimento de perda que envolve população, torcedores e atletas e às preces pela rápida recuperação dos sobreviventes.

Comitiva de prefeitos em Brasília

Uma comitiva de prefeitos do Rio Grande do Norte irá a Brasília nesta semana para discutir a garantia dos recursos de multas e juros da repatriação para os municípios

Acompanhe o Blog ApoDiário também pelo Twitter: Clicando AQUI.

Abertura da Festa de Nossa Senhora da Conceição 2016 acontece hoje


É hoje!

De 29 de novembro até 08 de dezembro. Abertura oficial da Festa de Nossa Senhora da Conceição 2016, padroeira do Apodi.

Às 18 horas concentração de todas as Pastorais, Grupos, Peregrinos, Romeiros e movimentos da nossa Paróquia na Churrascaria Apodi, na pessoa de Humberto e família.

Saindo em procissão pelas principais ruas da cidade até a Igreja Matriz.

Chegando com a Abertura Oficial: Santa Missa e hasteamento das bandeiras.

Participe! Festa de Padroeiro é festa de toda a cidade.

250 anos de Fé e Evangelização com a Virgem da Conceição!

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Traficante foragido da justiça escapa de cerco policial na zona rural de Apodi

Foto: Polícia Civil / Arquivo

O traficante Francisco Fabiano da Silva, de 28 anos, conseguiu escapar de um cerco policial montado para prendê-lo, na manhã desta segunda-feira (28), na zona rural de Apodi. Ele estava sendo procurado desde que fugiu da Penitenciária Agrícola Mário Negócio, em Mossoró.

Segundo a polícia, “Apodi”, como é mais conhecido, estava escondido na casa de familiares na comunidade de São Dimas. Durante a operação, ele teria percebido e escapou, frustrando a ação da Polícia Civil em conjunto com o GTO.

Francisco Fabiano responde a vários processos, é condenado por tráfico de drogas em Mossoró e já fugiu diversas vezes. A última vez em que foi preso foi no início do ano. Na época, ele foi detido com drogas, arma e uma rádio comunicador na frequência da polícia.

Apesar de estar foragido, no site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte consta que ele está preso.

Fonte: Mossoró Hoje

Prefeitos do RN vão a Brasília para garantir recursos da repatriação

Uma comitiva de prefeitos do Rio Grande do Norte irá a Brasília nesta semana para discutir a garantia dos recursos de multas e juros da repatriação para os municípios. A mobilização é organizada pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN, e foi definida em uma reunião de Prefeitos realizada na última quinta-feira (24). A Federação tenta, junto a Confederação Nacional dos Municípios – CNM – um encontro com o Presidente da República, Michel Temer, para discutir a garantia dos repasses.

Recentemente, o Presidente da FEMURN e prefeito de Assú, Ivan Lopes Júnior, anunciou que a Federação entraria na justiça para garantir os repasses de juros e multas da repatriação para os municípios potiguares. Mas na última quarta-feira, 23 de novembro, o Senado aprovou projeto que abre nova janela para a regularização de recursos mantidos ilegalmente no exterior, e os parlamentares exigiram a inclusão no texto da repartição a divisão dos recursos obtidos como multa com Estados e Municípios. A União entregará 46% do montante da arrecadação da multa aos entes.

Com a ida a Brasília, os gestores pretendem expor as dificuldades que a queda de repasses tem causado aos municípios: “Tivemos dois anos de imensas dificuldades. Todos os cidadãos, infelizmente, vivenciam os problemas que ocorrem nos municípios, e muitas cidades sobrevivem basicamente dos repasses da União. Precisamos mostrar essa situação ao Presidente da República e sensibilizá-lo, e principalmente garantir os recursos das multas e dos juros para as cidades”, afirmou Ivan Júnior.

Além do Presidente da FEMURN e Prefeito de Assú, participaram da reunião os prefeitos dos municípios de Carnaubais, São Paulo do Potengi, Arez, Jucurutu e Pilões, e a assessoria jurídica da Federação.

Seec abre inscrição para seleção de assessor pedagógico

A Secretaria de Educação do RN (Seec) abriu inscrições – até 7 de dezembro – para o processo seletivo simplificado para assessor pedagógico de escolas estaduais, destinado para professores e especialistas do quadro interno na Seec, órgão central, técnicos das Diretorias Regionais de Educação e Cultura e servidores das escolas estaduais.

A seleção será feita em duas etapas, uma realizada pelo Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy e a outra pela Seec. A primeira será de avaliação da ficha de inscrição e a segunda contará com entrevista e atividade prática.

Maior idade e tempo de experiência em atividade pedagógica serão critérios em caso de empate. A divulgação do resultado final será dia 27 de janeiro de 2017, pelo site educacao.rn.gov.br.

Polícia Militar fecha “rinha de galo” e resgata 63 animais em Apodi

Durante a operação 19 proprietários de galos foram detidos, sendo resgatados 63 galos e apreendidos diversos instrumentos usados na Rinha. Operação tem por objetivo coibir tal prática que constitui crime ambiental e acarreta na morte de vários galos

Policiais da Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM) fecharam neste domingo (27) uma “Rinha de Galo” localizada na zona Rural do município de Apodi. Durante a operação 19 proprietários de galos foram detidos, sendo resgatados 63 galos e apreendidos diversos instrumentos tais como bicos de aço, esporas, muitos hormônios, seringas e tesouras utilizados na rinha.

Participaram dando apoio a operação, o 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) por meio das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM) e o 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) por meio do Grupo Tático Operacional (GTO).

A operação tem por objetivo coibir tal prática que constitui crime ambiental e acarreta na morte de vários galos.

Acompanhe o blog também no Twitter: @JanioApoDiario