sexta-feira, 12 de maio de 2017

STTR de Apodi promove seminário em defesa dos Territórios Camponeses e do bem viver frente à expansão do capital


Durante os dias 10 e 11 de maio o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Apodi, realizou o seminário "Em defesa dos Territórios Camponeses e do bem viver frente à expansão do capital". O seminário contou com a participação de agricultores e agricultoras, estudantes, professores, Lideranças comunitárias e entidades parceiras que lotaram o auditório do STTR.

Durante a manhã da quarta-feira (10 de maio), a primeira mesa discutiu. “Os conflitos territoriais na chapada do Apodi dentro do contexto global e ameaças as comunidades camponesas”, estiveram contribuindo com o debate Roberto Malvezzi-Gogó da Comissão Pastoral da Terra, Andrezza Pontes docente da FAEN/UERN e Edilson Neto Camponês de Apodi, o debate foi marcado pelas experiências e memórias, vividas pelos camponeses de Apodi e região, onde várias denuncias das violações do direito à água e a terra foram relatados nas falas.


Ainda na quarta feira na parte da tarde aconteceu a segunda mesa de debates. “A agroecologia, a convivência com o semiárido, a economia popular solidária e o feminismo como estratégia de construção do bem viver”, que contou com a participação de Rejane Medeiros do Centro Feminista 8 de março,  Neneide Lima da Rede Xique Xique, Wilson Carvalho do IFRN Ipanguaçu e Leonardo Freitas da Sertão Verde/ASA.

Ao final do seminário no segundo dia de atividades do seminário, lideranças comunitárias, movimentos e entidades parceiras presentes traçaram estratégias de lutas, para o enfrentamento às ameaças do capital, como também buscar maneiras de fortalecer e visibilizar a produção camponesa de Apodi.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


Nenhum comentário: