quinta-feira, 25 de maio de 2017

Entreposto de mel e cera de abelha vai gerar emprego para 98 famílias de Apodi


"Um sonho de 15 anos está sendo realizado. Vamos ter nosso entreposto de mel com certificação do SIF e se Deus quiser vamos voltar a exportar", disse Fátima Torres, diretora Cooperativa Central da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte, Cooafarn. 

A declaração foi durante a visita à obra do entreposto de mel e cera de abelha que está sendo construído em Apodi. O responsável pela construção do prédio é Fundação Banco do Brasil. O Governo do RN, através do Governo Cidadão, com recursos do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial, é o responsável pela compra dos equipamentos. O Sebrae/RN também faz parte da parceria e fará a capacitação dos apicultores.

O secretário de Agricultura, Guilherme Saldanha, acompanhou a visita e representou o Governo do RN. “O governo Robinson está investindo R$ 2,2 milhões com o projeto piloto de apicultura  e os frutos já começam a aparecer. São 98 famílias envolvidas nesse projeto. A parceria com os agricultores mostra que estamos no caminho certo”

Durante a visita o presidente da Fundação BB, Pepe Soares, afirmou que está investindo mais de R$ 3 milhões na região, acrescentando a importância das parcerias. “Estamos saindo de uma época de seca e mesmo assim continuamos a investir. O Governo do RN é um agente importante nesse trabalho. Temos certeza do êxito desse projeto”, declarou. 

Zeca Melo, presidente do Sebrae, afirmou que logo o RN vai ter mel exportado. “Essa parceria do Governo do RN, Fundação BB e Sebrae RN vai ser longa e sabemos que estamos no caminho certo. O RN vai voltar a exportar o mel”.

As obras do entreposto de mel estão em ritmo avançado e devem ser finalizadas ainda nesse semestre. O espaço será equipado com máquinas de processamento do pólen, cera de abelhas e outros derivados do beneficiamento de mel. O objetivo é fortalecer toda a produção e a comercialização excedente dos produtos. O novo entreposto de mel está sendo construído dentro dos padrões exigidos pelos órgãos de vigilância sanitária, e isso vai permitir que o mel tenha a certificação SIF.

Também acompanharam a visita o prefeito de Apodi, Alan Silveira, a prefeita de Luís Gomes, Mariana Mafaldo, vereadores da região e representantes de cooperativas da região.

Apicultura em Apodi

Em levantamento realizado pela SAPE com os beneficiados, contabilizou-se 341 colmeias à disposição para produção, contudo apenas 57 dessas estão enxameadas, o que gerou uma produção em torno de 565 quilos de mel no último ano. Em 2014 foi registrada a melhor safra de mel com produção pela comunidade de oito toneladas do produto.

De acordo com dados de 2016, o estado possui nove mil apicultores, 100 mil colmeias e 11 casas de mel registradas junto aos órgãos fiscalizadores.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Nenhum comentário: