quinta-feira, 11 de maio de 2017

“Já fui julgado pelo povo”: Leia destaques da audiência


'Dr., não fui convidado nem pra Copa', diz Lula; 'O sr. tem de reclamar com sua sucessora', reagiu Moro

Folha de S.Paulo

Veja aqui destaques do depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao juiz Sergio Moro nesta quarta-feira (10), em Curitiba.

LULA, POR ELE MESMO

"Quando um político comete um erro, ele é julgado pelo povo, não pelo Código de Processo Penal. Eu já fui julgado pelo povo."
*
"Você sabe que eu acompanho os depoimentos. Por isso que eu queria que fosse televisionado direto."
*
"Eu sei que o senhor é muito jovem, e jovem tem menos paciência com velho."
*
"Moro, eu vim aqui preparado para responder tudo o que perguntar não ficar nervoso. Sabe, se tem uma coisa que eu me preparei é para não ficar nervoso."
*
"Logo eu, que pensava que era socialista, fiz a maior capitalização da história da humanidade [da Petrobras]"

LULA X MORO

Moro: A imprensa não tem qualquer papel no julgamento desse processo. O juiz não tem nenhuma relação com o que a imprensa publica ou não publica.

Lula: O vazamento de conversas minhas, da minha mulher e dos meus filhos, foi o senhor que autorizou.
*
Lula: "Nem eu, nem o senhor, nem o Ministério Público, nem a Petrobras, nem a imprensa, nem a Polícia Federal. Todos nós só ficamos sabendo [do esquema de ex-diretores da estatal] quando foi pego no grampo a conversa do [Alberto] Youssef com o Paulo Roberto [Costa]."

Moro: "O senhor que indicou ele ao Conselho de Administração da Petrobras. É uma situação diferente de mim, que não tenho nada a ver com isso, nunca participei disso".

Lula: "O senhor que soltou o Youssef e mandou grampear. Poderia saber mais do que eu".

Moro: "Eu decretei a prisão do Alberto Youssef, é um pouco diferente".
*
Lula: "Eu queria lhe avisar uma coisa, esses mesmos que me atacam hoje, se tiverem sinais de que eu serei absolvido, prepare-se, porque os ataques ao sr. vão ser muito mais fortes".

Moro: "Infelizmente, eu já sou atacado por bastante gente, inclusive por blogs que supostamente patrocinam o sr. Então, padeço dos mesmos males em certa medida".
*
Lula: "Doutor, eu não fui convidado para a Copa do Mundo, que fui eu que trouxe para cá. Eu não fui convidado para as Olimpíadas. Ex-presidente, doutor... Não queira ser ex-ministro, ex-juiz que o senhor vai ver o que vai lhe acontecer".

Moro: "O senhor ex-presidente aí tem que reclamar com a sua sucessora, né".
*
Lula: "Eu posso falar? Eu quero evitar que o senhor brigue muito com o meu advogado".

Moro: "É o seu advogado que está brigando, eu estou tentando fluir com a audiência".

LULA X LAVA JATO

"Como eles [procuradores] contaram uma primeira inverdade, eles vão morrer contando inverdade, porque ficaram prisioneiros da imprensa."
*
"O dr. Dallagnol deveria estar aqui para explicar aquele famoso powerpoint. Aquilo é uma caçamba, onde cabe tudo."
*
"Estou sendo vítima da maior caçada jurídica que um político brasileiro já teve. Eu quando fui eleito, eu tinha um compromisso de fé. Eu me espelhava no [Lech] Walesa na Polônia, que depois de ter sido presidente tentou se reeleger e teve apenas 0,5%."
*
"Apresentem uma prova; chega de diz-que-diz."
*
"Eu falo vazamento que sai para a imprensa, porque determinadas coisas são feitas, eu conheço os vazamentos, eu sei os vazamentos, é como se o Lula tivesse pela imprensa, pelo Ministério Público, sendo procurador, procura-se vivo ou morto."

MARISA LETÍCIA E FAMÍLIA

"Eu não sabia que tinha tido visita [pela segunda vez ao triplex]. Não sei se o senhor tem mulher, mas nem sempre ela pergunta para a gente o que vai fazer."
*
"Uma das causas que ela [Marisa Letícia] morreu foi a pressão que ela sofreu."
*
"Eu tenho 71 anos de idade, 5 filhos e oito netos, e tenho netos de 4 anos de idade, de 5 anos de idade, que sofrem bullying na escola por conta de mentiras."

Nenhum comentário: