sexta-feira, 14 de julho de 2017

Alunos do campus Apodi consomem o milho produzido na fazenda do Campus

No período de 22 a 25 os alunos do Campus Apodi consumiram milho que foi produzido na fazenda-Escola do Campus; o milho verde foi servido cozido como parte da merenda oferecida pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O milho foi cultivado em forma de sequeiro, ou seja, produzido na época da chuva, com o objetivo de incrementar a dieta dos alunos, além da produção de volumosa para ser utilizado na alimentação dos rebanhos da fazenda, porém com a irregularidade das chuvas na fase do enchimento dos grãos, foi preciso um suporte com a irrigação, visando garantir a produção.

Foram entregues 1260 espigas de milho verde (o que representa aproximadamente 10% da estimativa da produção) à Coordenação de Assistência Estudantil dessa instituição (COAES), para que fosse fornecido na merenda escolar do campus, quantidade esta suficiente para atender os dois turnos atendidos pelo programa. O objetivo é que nos próximos quinze dias a fazenda forneça para a merenda a mesma quantidade de espigas, que ainda se encontram verdes no milharal da escola.

Com o objetivo de manter o fornecimento de milho na merenda, a Diretoria de Gestão da Unidade Agrícola (Fazenda-Escola) já plantou aproximadamente mais 0,5 hectares de milho irrigado, o que garantirá a produção da cultura no período de escassez de chuva.

A Unidade Agrícola-Escola do Campus Apodi, já contribui diretamente para o fortalecimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar, através do fornecimento de produtos frescos e de excelente qualidade como: acerola, manga, coco, mamão e demais produtos de origem vegetal aqui produzidas, além dos produtos de origem animal como: ovos de codorna, ovos de galinha, carne de aves, carne de suíno, carne de ovino, carne de caprino e leite.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Nenhum comentário: