segunda-feira, 17 de julho de 2017

Produção de arroz vermelho no Vale do Apodi

Vale do Apodi é destaque na produção de arroz vermelho. Foto: Francimar Câmara

O Vale do Apodi é destaque na região Nordeste pelo cultivo do arroz vermelho, variedade que tornou-se rara em nosso país desde que a Coroa Portuguesa proibiu seu cultivo, em 1772.

Como à metrópole interessava apenas a variedade branca, a determinação da Coroa levou a cultura do arroz vermelho a migrar para a região do semiárido, onde a variedade pode ser encontrada até hoje, principalmente nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba.

Francimar Câmara mostra plantação de arroz vermelho no Trapiá.
Os agricultores do Vale do Apodi realizam adubação adequada, com o uso de adubos nitrogenados e matéria orgânica, o que ajuda a destacar as propriedades físicas do solo e aumentar sua fertilidade.

Lembramos ainda da importância da boa qualidade da água para a produção. A salinidade e a toxicidade são aspectos que os produtores precisam observar em cada fase de desenvolvimento da cultura, pois o desequilíbrio desses fatores pode gerar danos severos ao cultivo.

No Vale do Apodi a maior parte dos produtores utiliza o processo de irrigação por inundação. Estima-se que a produtividade média da safra do ano passado foi de 4.900 quilos por hectare de arroz vermelho.

O arroz representa a terceira maior cultura cerealífera do mundo, ultrapassada apenas pelo milho e trigo. A variedade vermelha foi introduzida no Brasil pelos portugueses no século XVI, a partir do território que atualmente compreende o estado da Bahia, e prosperou onde hoje é o Maranhão, até que seu cultivo foi proibido no século XVIII.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Nenhum comentário: