terça-feira, 22 de agosto de 2017

Cidades Sustentáveis e o IPTU Verde

Como uma cidade pode implementar a sustentabilidade? Conheça o exemplo de Salvador.

No Direito Tributário nacional, existe o princípio da extrafiscalidade, que nos lembra que alguns tributos (bem como suas desonerações) existem não apenas para arrecadar fundos ao Tesouro Público, mas servem para incentivar condutas dos cidadãos para que este possa cumprir objetivos pré-determinados com impactos positivos na sociedade.

A adoção do IPTU Verde, uma iniciativa que incentiva os moradores a investir em ações e práticas de sustentabilidade em suas construções, é uma maneira de oferecer descontos nas alíquotas do IPTU. De acordo com o que for feito pelo contribuinte, são geradas pontuações no Programa de Certificação Sustentável de Salvador. Mas como surgiu esse projeto?

O IPTU Verde segue uma lógica de prática internacional que certifica edificações que investiram em tecnologias sustentáveis em seus projetos de construção ou reforma. A aplicação dessas soluções sustentáveis vai somando pontos ao cidadão, que classificam seu empreendimento de acordo com essas tecnologias implementadas. A pontuação, lá em Salvador, funciona assim:
  • BRONZE: 50 a 69 pontos. 5% de desconto;
  • PRATA: 70 a 99 pontos. 7% de desconto;
  • OURO: maior ou igual a 100 pontos. 10% de desconto.
Um detalhe interessante: aqueles proprietários de terrenos inseridos em áreas de proteção ambiental (APA’s) que decidirem não edificá-las ou explorá-las economicamente terão um desconto de 80% na alíquota anual do IPTU. Além disso, os projetos de construção e reforma que pleitearem o IPTU Verde terão sempre prioridade nos licenciamentos municipais.

As regras para o cidadão pontuar foram definidas pelo Executivo Municipal por meio de decreto, que estabelece os critérios e pontos por cada ação sustentável. Tais ações foram reunidas em segmentos: gestão sustentável das águas; eficiência e alternativas energéticas; projeto sustentável; bonificações e por fim as emissões de gases de efeito estufa. Tais ações vão do reaproveitamento de águas cinzas e da implementação de teto verde até a implantação de captação de energia a partir do sol e dos ventos. São 63 possibilidades de pontuação e um total de 285 pontos possíveis de serem alcançados.

Importante mencionar que o programa do IPTU Verde não é uma solução adotada apenas em Salvador. Aliás, ações de certificações sustentáveis acontecem cada vez mais ao redor do mundo, em cidades como Dublin, Helsinque, Berlin, Medellín e Bogotá, além de inúmeras cidades brasileiras.

Nota do blog: mais uma dica para o município de Apodi e região, fazer diferente.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


Nenhum comentário: