quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Falta de acessibilidade e desrespeito são desafios para deficientes em Apodi

Motoristas desrespeitam as poucas rampas de acessibilidade existentes em Apodi 
Com as calçadas inadequadas, ruas de Apodi acabando virando passagem para cadeirantes

Uma luta para subir em um ônibus, subir calçadas, fazer compras e até para se locomover. Além disso tudo, enfrentar o preconceito é uma tarefa diária. Assim é o dia a dia de muitas pessoas que possuem necessidades especiais. Tendo elas deficiência visual, auditiva, motora e mental.

A batalha dessas pessoas, que é diária, tem seus motivos. São a falta de acessibilidade em parte do transporte público, falta de calçadas adequadas para cadeirantes, a inadequação de diversos locais, como restaurantes, lanchonetes e áreas de encontro como o calçadão da Lagoa. Mas, mesmo com todos estes obstáculos, o deficiente em Apodi, e no Brasil, encara uma das piores dificuldades, o desrespeito.

"Ótimo que algumas lojas retiraram os móveis das calçadas, deixando espaços para as pessoas se locomoverem com mais segurança. Mas, e os cadeirantes e as pessoas com necessidades especiais que precisam usar as rampas para subir nas calçadas, não precisavam de passagens livres?" – questiona Nêmora Martins.

"Engraçado que hoje levei minha mãe ao centro da cidade e parei o veículo em frente a uma loja que ela iria comprar, veio um funcionário e pediu para sair – porque iria chegar um caminhão para descarregar", informa.

"Por que não pediram para os donos das motocicletas deixarem a rampa livre para os clientes terem acesso a loja?", indaga Nêmora.


O ocorrido aconteceu na rua Margarida de Freitas, centro comercial de Apodi. O blog também registra a falta de respeito dos motoristas quando vão ao Supermercado Queiroz.

Algumas calçadas são impossíveis de um cadeirante transitar, tendo como opção a via em que passam carros. Deste modo, eles ficam vulneráveis a sofrerem acidentes.

Mas, às vezes, não só a calçada é ruim, a pista também, o que impede que o cadeirante transite naquela localidade.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Nenhum comentário: