sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Produção da Fazenda do Campus Apodi serve os Alunos no PNAE

Frutas, milho, macaxeira, ovos, leite e carne produzido na fazenda, com os estagiários dos cursos de agropecuária, são destinados ao programa nacional de alimentação escolar

A Diretoria de Gestão da Unidade Agrícola-Escola do IFRN/Campus Apodi, popularmente conhecida como a Fazenda-Escola, através das suas unidades produtivas: pomares, aviários, suinocultura, ovinocultura, caprinocultura, etc.

Vem possibilitando a realização da pratica profissional dos alunos do curso de agropecuária, através da oferta de estágios que duram aproximadamente 340 horas. A equipe da fazenda-escola é composta pela diretora, cinco técnicos administrativos e 8 terceirizados, esta equipe se divide entre a produção animal e vegetal, e também sobre a supervisão dos estagiários.

É justamente nesses setores produtivos, onde a tudo acontece, através da manutenção e estágio dos nossos alunos, estes setores contribuem para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que é um programa do governo federal que promove a oferta da merenda escolar ao alunos das instituições públicas de ensino. A fazenda destina ao programa os alimentos produzidos como: leite de cabra, ovos de galinha, ovos de codorna, carne de caprino, carne de ovino, carne de suíno, carne de aves (frango ou galinha), macaxeira, milho e frutas (acerola, coco, banana, manga, mamão, etc.).

Eventualmente o excedente da produção, que não é consumido pelo campus, é enviado para os campis mais próximos com o objetivo de enriquecer a dieta dos nossos alunos, ofertando produtos de qualidade. O principal campus beneficiado pelo excedente da produção de Apodi, é o campus de Pau dos Ferros que somente este ano recebeu através do termo de parceria firmado entre os campis:

* 80 kg de mel
* 1676 ovos de galinha caipira
* 945 ovos de codorna
* 370 kg de banana
* 45 kg de melancia
* 1000 espigas de milho verde
* 33,250 kg carne de caprino, ovino ou suíno.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Nenhum comentário: