sábado, 4 de março de 2017

Vende-se vassouras ecológicas de garrafa pet produzidas no CDP de Apodi

Você comprando ajuda ao meio ambiente, promove a inclusão social e é mais durável.

Os 'apenados' do Centro de Detenção Provisória de Apodi estão produzindo vassouras com garrafas pet.

Cada vassoura produzida evita que cerca de 11 garrafas pet sejam enviadas para lixões e rios, onde demorariam pelo menos 100 anos para se decompor!

Ao optar por comprar uma vassoura de garrafa pet, você não só adquire um produto de qualidade e durabilidade como contribui para reduzir o descarte incorreto de garrafas PET no aterro sanitário e gera trabalho e renda para os apenados do Centro de Detenção Provisória de Apodi.

Preço - R$ 6,00 reais apenas.

Adquira já! (84) 99931-2160


Agora em Apodi curso de Especialização em Enfermagem Ginecológica, Obstétrica e Neonatal


Iniciará ainda neste mês de Março em Apodi o curso de Especialização em Enfermagem Ginecológica, Obstétrica e Neonatal, voltado para Enfermeiros(as).

A especialização contará com aulas presenciais e estágios. As aulas serão realizadas no Colégio Pequeno Príncipe. O curso é reconhecido pelo MEC.

Para maiores informações procurar Gilvaneide Holanda ou ligar para (84) 99818-4806.

Gilvan Alves presta contas das primeiras ações como Vereador




O gabinete do Vereador Gilvan Alves (PTdoB) disponibilizou a prestação de contas das primeiras ações do mandato, nos meses de janeiro e fevereiro de 2017.

Novas Ideias – e total compromisso com o exercício do cargo para qual foi eleito. “Estamos lá com e por vocês”, disse Alves.

Polo de Educação da UFRN em Apodi realiza colação de grau hoje

Hoje, 4, às 19h, na Escola Municipal Isabel Aurélia Torres, no Sítio Córrego, Apodi RN, ocorre a cerimônia de colação de grau dos concluintes dos cursos técnicos em Comércio Exterior e Cooperativismo e Informática da Escola Agrícola de Jundiaí, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EAJ/UFRN), Polo Apodi.

Os cursos são ofertados por meio da Rede e-Tec Brasil, uma ação do Ministério da Educação (MEC) que tem como foco a oferta de cursos técnicos à distância, além de formação de trabalhadores egressos do ensino médio ou da educação de jovens e adultos.

Na e-Tec Brasil, os cursos são ofertados por meio de um sistema virtual complementado com as atividades presenciais desenvolvidas nos polos de apoio presencial, devidamente equipados com infraestrutura necessária destinada aos alunos.

Em Apodi, a parceria da UFRN ocorre com a Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável - COOPAPI. Esta cooperativa tem sua atuação desde sua fundação também desenvolvendo estas atividades dentro de seu departamento de educação.

Ângela Maria Paiva Cruz, Magnífica Reitora da UFRN, e Antonio Caubí Marcolino Torres, coordenador do Polo Apodi, convidam a sociedade apodiense para prestigiar este evento onde se formarão 60 novos profissionais que estarão prontos para atuarem no mercado de trabalho.

PMDB ameaça extinguir programas sociais se reforma da Previdência não for aprovada


O partido do presidente Michel Temer (PMDB) partiu ao ataque nas redes sociais para tentar reduzir a rejeição popular à reforma da Previdência. Em post no Facebook, o partido condiciona a manutenção de programas sociais, como o Bolsa Família, e o programa de financiamento estudantil (Fies) à aprovação da proposta no Congresso. Entre outras coisas, a PEC prevê idade mínima de 65 anos para a aposentadoria e tempo mínimo de 49 anos de contribuição para a aposentadoria integral.

“Se a reforma da Previdência não sair: tchau, Bolsa Família; adeus, Fies; sem novas estradas; acabam os programas sociais”, diz o texto da imagem publicada pelo PMDB. Ao fundo, “uma ilustração digital de uma cidade em ruínas”, como descreve o próprio partido.

A publicação foi rebatida pelo PT. O vice-presidente e secretário de Comunicação do partido, Alberto Cantalice, classificou a campanha peemedebista como “terrorismo” para “assombrar” a população. “Fica cada dia mais claro a ausência de alternativas por parte desse governo ilegítimo. Vendo sua equipe de desgoverno cair como um castelo de cartas, os usurpadores se apegam ao terrorismo midiático para tentar sobreviver”, criticou.

Ainda na imagem divulgada no Facebook, o PMDB alega que, sem a reforma previdenciária, o Brasil se tornará “um país sem o investimento mínimo necessário em saneamento básico; sem melhorias em estradas, portos e aeroportos e com cortes nos programas sociais fundamentais”. O post ainda traz link para notícia publicada no site da Casa Civil, em 15 de fevereiro, data em que o ministro Eliseu Padilha, da Casa Civil, discutiu o assunto em audiência na Câmara. Padilha defendeu a aprovação da reforma “para evitar um estrangulamento dos gastos discricionários, como investimentos em infraestrutura e gastos sociais”.

A campanha do PMDB faz parte da estratégia mais agressiva do novo marqueteiro da legenda, Lula Guimarães. Em foto publicada no Facebook na véspera do carnaval, os peemedebistas recomendaram moderação no consumo de bebida alcoólica e cuidados com a saúde aos foliões para “curtir o melhor” da festa e não dar “PT” (em trocadilho com o nome do partido). “Cuidados no Carnaval para não dar PT”, diz o texto, em duplo sentido (PT também é utilizado para se referir a “perda total”). O teor do conteúdo é reforçado com a #PraCegoVer.

Mesmo ‘sujo’ município poderá receber emendas

Tramita na Assembleia Legislativa um Projeto de Lei de autoria do Governo do Estado que permite aos municípios potiguares o recebimento de recursos de emendas parlamentares sem a apresentação das certidões negativas.

Atualmente, para receber os recursos, as Prefeituras precisam comprovar que estão quites com suas obrigações financeiras. Caso a matéria seja aprovada, os Municípios em situação irregular também poderão receber os recursos alocados no Orçamento Geral do Estado.


Ombreira direita da barragem Júlio Marinho que foi consertada ano passado está prestes a arrombar


A barragem Júlio Marinho que represa a água do Rio Apodi e que abastece a Mãe - Lagoa de Apodi está prestes a arrombar a parte de terra da ombreira direita que foi consertada no ano passado.

Requer que o prefeito Alan Pinto ponha imediatamente o trator de esteiras e caçambas carregadas com pedras para serem jogadas na cratera e o trator de esteira espalhar e compactar.

Caso arrombe, a água da Lagoa retornará para o leito do Rio, pelo mesmo lugar por onde enche que é pelas comportas da ponte da BR-405.

“Esperamos que o prefeito continue com o mesmo dinamismo e competência até agora evidentes”, disse Marcos Pinto.

Fecam-RN disponibiliza modelo de regimento interno para Câmaras Municipais

A Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam-RN) está disponibilizando um modelo de regimento interno atualizado para as casas legislativas do Estado. O documento está disponível para os presidentes de Câmaras na sede da entidade em Natal e pode ser solicitado pelo telefone 3211-0845.

O objetivo da Fecam-RN, segundo o presidente da entidade, Raniere Barbosa, é facilitar a atualização das Câmaras Municipais potiguares, melhorando ainda mais o trabalho dos vereadores a favor das suas cidades.

"Esta é uma ação simples, mas de fundamental importância para o bom funcionamento do poder legislativo municipal. São várias as reivindicações junto a Fecam-RN neste sentido e, agora, estamos atendendo a este pleito para que as Câmaras possam melhorar ainda mais seus trabalhos pelos cidadãos potiguares", disse Raniere, que também é presidente da Câmara Municipal de Natal.

sexta-feira, 3 de março de 2017

Nos últimos 3 meses choveu 287,4 mm em Apodi

O Instituo Nacional de Meteorologia – INMET com sede na base da EMPARN na Chapada do Apodi, divulgou o balanço das chuvas dos últimos três meses no município.

Vejamos os números oficiais de dezembro de 2016 a fevereiro de 2017:

Dezembro de 2016 – 54.4 mm
Janeiro de 2017 – 15,3 mm
Fevereiro de 2017 – 217.7
Total 287,4 mm

Esses dados são considerados oficiais, através do Instituo Nacional de Meteorologia – INMET.

Formalizações em fevereiro têm aumento superior a 10%

O número de negócios registrados como Microempreendedor Individual em fevereiro no estado teve um crescimento de 10,6% em relação ao mesmo mês do ano passado.

A quantidade de novos negócios registrados na categoria de Microempreendedor Individual (MEI) teve um crescimento de 10,6% no Rio Grande do Norte em fevereiro em comparação com o mesmo mês do ano passado. Ao longo do mês, foram formalizadas 1.017 empresas nessa figura jurídica, que envolve os empreendimentos com faturamento anual bruto de até R$ 60 mil. Atualmente, o estado já conta com 90.733 empresas enquadradas nessa categoria e que representam a maioria dos optantes pelo Simples Nacional no RN.

Apesar do aumento, as formalizações no mês passado foram quase 53% menores do que em janeiro, quando o Rio Grande do Norte chegou a registrar 1.555 MEIs. De acordo com a coordenadora estadual do MEI no Sebrae-RN, Ruth Suzana Maia, o mês de janeiro não pode ser adotado como parâmetro para medir a quantidade de geração de novos negócios como MEI e, na avaliação dela, a quantidade de formalizações segue dentro da média para o mês de fevereiro.


Preso há 2 anos, ex-governador do RN é condenado a mais 13 por peculato

Fernando Freire está preso desde 2015 por outras condenações.
Vereador Luiz Almir foi condenado a 12 anos no mesmo processo.

Fred Carvalho e Thyago Macedo
Fernando Freire, ex-governador do RN, está preso desde julho de 2015 (Foto: Marcelo Barroso/Tribuna do Norte)
O ex-governador do Rio Grande do Norte Fernando Antônio da Câmara Freire foi condenado a mais 13 anos e 7 meses de prisão pelo crime de peculato. Freire já tinha uma condenação de seis anos de prisão por envolvimento no esquema fraudulento que ficou conhecido como 'Máfia dos Gafanhotos'. Ele está preso desde 2015.

A nova condenação do ex-governador é referente a um processo da 4ª Vara Criminal de Natal e teve o sigilo levantado pelo juiz Raimundo Carlyle nesta sexta-feira (3). Na mesma sentença, o vereador Luiz Almir foi condenado a 12 anos e 7 meses pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro. Na sentença, o juiz reforça que, por ter sido sentenciado por lavagem de dinheiro, Luiz Almir não pode ser nomeado para cargos comissionados ou assumir direção de órgãos públicos.

Fernando Freire e Luiz Almir foram denunciados pelo Ministério Público por envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos, entre os anos de 1995 e 2002, através de pagamento de gratificações de gabinete da Vice-governadoria e, posteriormente, da Governadoria.

"Consoante se infere da denúncia, a origem dos fatos advém de o acusado Fernando Antônio da Câmara Freire, no exercício dos cargos de Vice-governador e governador do Estado do Rio Grande do Norte, ter comandado, entre os anos de 1995 e 2002, um grande esquema de desvio de recursos do erário estadual, mediante a concessão fraudulenta de gratificação em nome de diversas pessoas, sem o consentimento ou o conhecimento das mesmas, que passaram a figurar formalmente na folha de pagamento do Estado, para que terceiros pudessem se locupletar das remunerações pagas em nomes delas, o que ensejou várias investigações criminais, tendo em vista a diversidade de beneficiários da prática delituosa", publicou o juiz Raimundo Carlyle.

No processo específico julgado pelo magistrado, foram identificadas que 13 pessoas foram incluídas como beneficiárias do esquema mediante recebimento de cheque-salário, sendo a maioria indicada pelo então deputado estadual Luiz Almir. De acordo com a denúncia, essas pessoas não possuíam nenhum vínculo com a Vice-governadoria e nem com a Governadoria, tampouco desempenhavam ou iriam desempenhar qualquer função.

Ainda de acordo com o processo, os beneficiários das gratificações prestavam serviço para a Fundação Augusto Severo, que tinha como presidente de honra Luiz Almir, e/ou trabalhavam nas campanhas dos acusados Fernando Freire e Luiz Almir. As investigações indicaram que as pessoas que recebiam as gratificações repassavam os valores para outras contras, visando beneficiar Freire e Almir.

O vereador e apresentador Luiz Almir se disse surpreso com a condenação. "Nunca cometi crime algum, nunca participei de nada errado. Minha vida é pautada nas coisas certas, é isso que cobro na TV e no rádio. Estou surpreso com essa condenação, mas também estou tranquilo. Respeito e estou à disposição da Justiça. Sou um trabalhador, todos sabem onde me encontrar, moro há mais de 30 anos na mesma casa. Isso tudo será esclarecido", falou.

O G1 também entrou em contato com advogado Flaviano Gama, que representa o ex-governador Fernando Freire. Ele alegou que ainda não teve acesso ao conteúdo da sentença e por isso não poderia comentar. Freire está preso no quartel do Comando Geral da Polícia Militar, no bairro do Tirol, em Natal.

O juiz Raimundo Carlyle condenou ainda por peculato Antônio Laézio Filgueiras Magalhães, Ubirajara Manoel Firmino de Oliveira, Flávia Maria Fabiana Severo Cavcalcanti, Evânia Maria de Oliveira Godeiro, Jean Coelho Bezerra, Cauby Barreto Sobreiro, Amós Plínio Batista, Djai Monteiro Teizeira, Antônio Alexandre do Nascimento Rodrigues e Genivaldo Ferreira da Silva. Todos tiveram pena de 4 anos e 6 de meses de reclusão. Já Márcio Carlos Godeiro foi condenado a 10 anos e 6 meses pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro.

De 1º de janeiro a 2 de março, Apodi choveu 223,2 mm

Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), como informa o jornalista Vicente Neto, que realizou esse levantamento.

Veja no boxe dessa postagem os municípios campeões de chuvas até o momento no Rio Grande do Norte.

Nota do blog: difícil entender esses números, visto que naquela chuva entre os dias 16 e 17 de fevereiro, choveu na comunidade de Santa Cruz II, 307 mm em uma única chuva.

Governo paga 70% da folha na próxima terça-feira (7)

O Governo do RN continua o pagamento da folha na próxima terça-feira (7), quando deposita os vencimentos de 52.325 servidores ativos, aposentados e pensionistas que recebem até R$ 3 mil, representando um total de R$ 87.347.603.29. Os 24.029 servidores da Educação e Administração Indireta que possuem recursos próprios já receberam seus vencimentos no dia 24 de fevereiro, o que equivale a R$ 49.327.698,92. Ao todo, o Governo pagará até a terça  R$ 136.675.302,21 que corresponde a 70% da folha do Estado.

Para os servidores que ganham acima de R$ 3 mil, o pagamento será anunciado em breve, a partir da disponibilidade de recursos.


Em um ano de Royalties; Apodi saltou de 235 para 936 mil

Através da assessoria do Vereador Chico de Marinete, o edil sugere o seguinte sobre o aumento do repasse dos Royalties.

Com a ação judicial ganha pela gestão anterior sobre a exploração de petróleo no município de Apodi, a arrecadação de Royalties subiu de R$ 235.595,52 em Fevereiro de 2016 para R$ 936.928,30 em Fevereiro de 2017. Um aumento de mais de 700 mil reais.

De acordo com o Vereador Chico de Marinete esses recursos dariam para enfrentar vários problemas do município.

Entre eles a gratuidade do transporte universitário, aumentar o repasse da Maternidade, concluir as escolas de Melancias e da comunidade de São Lourenço, a praça da Juventude, o Ginásio de Esporte do Distrito de Soledade, a conclusão da praça em frente a Escola Antônio Dantas, a Creche Modelo etc.

Já que os recursos para a contrapartida não é mais problema. Com a entrada desses recursos mensalmente o limite prudencial continuará em baixa, já que a gestão anterior deixou em 51,80% com isso possibilita o reajuste salarial dos servidores do município.

Assessoria do Vereador Chico de Marinete

Primeiro encontro da Campanha da Fraternidade 2017, na capela de Mãe Rainha, bairro Bico Torto


Acontecerá logo mais às 19 horas, o primeiro encontro da Campanha da Fraternidade 2017, na capela de Mãe Rainha no bairro Bico Torto.

Com o tema Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida. Os encontros da Campanha da Fraternidade 2017 iniciarão hoje (03).

A celebração ficará por conta da capela de Mãe Rainha; Apostolado de Mãe Rainha; ECC; Terço dos Homens e Pastoral da Criança.

Todos convidados a prestigiar.

Força das águas causou arrombamento da Barragem Júlio Marinho em Apodi

Barragem de Júlio Marinho. Foto: Arquivo

Com as chuvas intensas no município de Apodi, informações extra-oficiais dão conta que a barragem de Júlio Marinho no Vale do Apodi, acabou não suportando o grande volume de águas nos últimos dias e acabou estourando o sangradouro.

Será necessário a reconstrução da ombreira da barragem construída no leito do rio Apodi, destruída na enchente do ano 2008 e agora novamente em 2017. Nos últimos anos foram feitos alguns reparos de forma paliativa e não solucionando o problema.

A população de Apodi conclama que o atual prefeito, Alan Silveira possa viabilizar o maquinário da Prefeitura – 'trator de esteira e enchedeira', colocando várias camadas alternadas de pedras e barro, uma sobre outra.

Obra coletiva importantíssima que servirá a todos os munícipes.     

Essa pequena barragem faz o represamento da água oriunda da comporta aberta da barragem Santa Cruz, que com o refluxo abastece a lagoa via comportas da ponte da BR-405.

A gata da sexta feira é de matar, tarados! Olhos pedintes




quinta-feira, 2 de março de 2017

Práticas ilícitas de prefeito

Ouve-se que já tem prefeito eleito no ano passado com práticas administrativas ilícitas.

E até mesmo prática de improbidade administrativa.

Começa a abrir os olhos do Ministério Público.

Defesa de Henrique confirma conta na Suíça mas diz que ele não sabe quem fez depósitos de mais de 2 milhões

Do Globo:

Henrique Alves diz desconhecer US$ 833 mil depositados em sua conta.

Procuradoria-Geral da República alega que dinheiro é fruto de propina.


BRASÍLIA — O ex-ministro e ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) reconheceu, em defesa apresentada à Justiça Federal de Brasília, que usou um escritório de advocacia uruguaio para abrir uma conta na Suíça em 2008.

Admitiu também que é formalmente o beneficiário da conta. Mas, argumentou que, por motivos burocráticos, não conseguiu movimentá-la e preferiu deixá-la inativa.

Assim, alegou que os US$ 832.975,98 depositados na conta — e que segundo a Procuradoria Geral da República (PGR) era dinheiro de propina — foram movimentados por terceiros, sem seu conhecimento.

Os valores — que equivalem a R$ 2.573.895 no câmbio de hoje — foram depositados em três datas diferentes: 5 de outubro, 18 de novembro e 8 de dezembro de 2011.

Segundo a PGR, trata-se de propina paga pela empreiteira Carioca Engenharia com o objetivo de liberar recursos do Fundo de Investimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS), administrado pela Caixa Econômica Federal.

O dinheiro serviria para o financiamento de obras do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro.

“É importante ressaltar que a utilização indevida da citada conta bancária e os depósitos acima mencionados jamais foram de conhecimento do acusado”, diz trecho de um documento assinado pelos advogados Marcelo Leal e Luiz Eduardo Ruas do Monte e que integra uma ação penal na Justiça Federal de Brasília.

Clique AQUI e continue lendo.


"É necessário distinguir a coisa Pública do Pessoal", destaca Gilvan

Na sessão de hoje, (02), na Câmara Municipal de Apodi, o vereador Gilvan Alves (PTdoB) usou da tribuna agradecendo a Deus pelo retorno a casa do povo, após o período de carnaval, onde aproveitou para descansar e recarregar as energias. Alves apresentou em conjunto com o vereador Paulo de Telécio, uma Moção de Pesar a família de Bento Leite do Distrito de Melancias, que faleceu anteontem.

O parlamentar frisou que foram enviados a ele vários áudios e vídeos, contrariando afirmações de seu colega que o carnaval é do povo, quando na verdade houve politicagem, várias chacotas, desrespeito a sociedade como um todo, exibindo um áudio via celular na tribuna aos presentes e ouvintes da Rádio Vale do Apodi que transmite a sessão.

“Como o carnaval voltou? Como o carnaval é de todos?”, indagou Gilvan.

Alves disse ainda que na constituição brasileira veda essas práticas de promoção pessoal, pois a mesma fere a questão da impessoalidade. “Pessoa física e ente público são coisas diferentes”, acrescentou.

O LIMPE é uma combinação interessante de letras, formada por alguns princípios encontrados na Constituição Federal da República Federativa do Brasil. São eles, respectivamente, os princípios:

Legalidade
Impessoalidade
Moralidade
Publicidade
Eficiência

Em um discurso acalorado ele defendeu o fim de práticas “politiqueiras” durante festas públicas pagas com dinheiro público. “Já disse que se precisar elogiar, o farei, mas se tiver que criticar também o farei, vamos cobrar, pois esse é nosso papel”, afirmou.

Para ele deve haver nesse período de momo uma equidade entre o investimento entre o carnaval e religiosos da cidade, defendendo a realização de uma pesquisa para abalizar essa opinião popular.

O vereador defendeu um investimento igualitário entre carnaval e outras áreas, que são vitais à sociedade em todas as regiões do município de Apodi.

quarta-feira, 1 de março de 2017

O assunto é carnaval. Eu quero o maior!

A festa de momo em Apodi teve duração de 05 dias, e custarão por baixo, mais de 600 mil reais (media porque ainda não foi divulgada a prestação de contas), dinheiro oriundo diretamente dos cofres públicos.

Tivemos dias de festas, fazendo a alegria de muitos foliões, porém, por falta de planejamento, ano após ano, o dinheiro gasto é sempre exclusivo dos contribuintes, tornando-se já, uma verdadeira festa com o dinheiro público.

Recentemente dito por Thais Galvão em seu blog (http://www.thaisagalvao.com.br/2017/02/28/caico-faz-o-maior-carnaval-de-rua-do-rio-grande-do-norte-em-2017/).

O maior do estado, o carnaval de Caicó tem um formato invejável, que pouco onera os cofres da prefeitura. Basta analisarmos, se lá é o maior, porque não copiarmos o formato? Caicó tem um carnaval quase 100% privatizado, porém, não deixa de ser nenhum pouco acessível a todos. Vamos analisar e comparar um pouco os dois (Apodi/Caicó).

Em Apodi, a folia de rua, o famoso “mela-mela”, é puxado por um trio e bandas pagas com dinheiro público, durante 04 dias apenas, de sábado à terça-feira. Acumulamos aí gastos com aluguel de trio e contratação de bandas, hospedagens e etc. Enquanto isso em Caicó tem 08 dias de folia popular (mela-mela) só no bloco do Magão. Isso mesmo, o bloco do Magão saiu de quarta a quarta fazendo alegria dos foliões. Ah, ainda temos o bloco Treme-Treme, que saiu de quinta à terça, contabilizando 06 dias de festa. Quem arca com essas despesas? O bloco! Ano sim, ano não, recebem uma ajuda simbólica da prefeitura, porém, boa parte da fonte de renda que fazem o bloco sair é sua arrecadação e empresas privadas que apoiam os mesmos. Assim, gastamos menos do dinheiro público.

Já nas festas de palco, Apodi, disponibiliza exclusivamente um único, no Calçadão da Lagoa, onde concentra as principais festas. Enquanto em Caicó, são montados “polos”, verdadeiros circuitos musicais que fornece uma eclética diversidade musical para os foliões. Além do tradicional polo da Ilha, onde ocorrem as festas principais (parte do financiamento é com recurso público). Enquanto em Apodi a Prefeitura arca com todas as despesas, Caicó tem um plano de sustentabilidade de sua festa de momo, tendo bons investimentos de empresas privadas para financiar nomes bons da musica regional. Outro ponto positivo dos polos são a rica programação das bandas locais, valorizando ainda mais o artista da cidade.

E agora o ponto chave e mais criticado, as festa inteiramente privadas. É bem verdade que nem todos poderão assistir a esses shows que ocorrem nos clubes, porém, esses shows, trazem milhares de foliões para a cidade, por que geralmente são bandas de nível nacional, por exemplo: Aviões do Forró. Sem falar que é investimento exclusivo de empresas privadas. Mesmo que a festa seja privada, o movimento da cidade aumenta, fazendo com que toda a rede hoteleira ganhe com a chegada de mais gente, movimentando e atraindo mais gente para as ruas e comércios, bem como para as festas de rua no município.

Talvez a receita do carnaval de Caicó seja mais alta, ou talvez não, mas é um fato que lá é maior e mais organizado, onerando pouco da prefeitura, deixando-a encarregada de fornecer os serviços básicos: Saúde, Segurança e etc. Se queremos Apodi grande, temos que copiar esses exemplos, e fazer muito com pouco, sobrando mais dinheiro nos cofres públicos para investimentos em áreas mais preocupantes.

Nesta mudança de formato, se economizar R$ 300 mil/ano, por exemplo, podemos manter uma Guarda Civil Municipal, ajudando no combate a criminalidade durante todo o ano, e na festa de momo, será um reforço a mais!

São motivos de reflexão, e tais medidas muito contribuirão para o crescimento da cidade, tanto no período de momo, quanto nos outros 360 dias normais. Fica aqui nossa singela contribuição para essa discussão. Entendemos que só tem dois meses de gestão (o prefeito Alan), porém essa nossa contribuição pode ser amadurecida e quem sabe próximo ano, o Carnaval de Apodi seja o maior, gastando pouco!

Por Luís Marinho


Ambulantes relatam boas vendas no Carnaval de Apodi e atribuem sucesso ao novo percurso do arrastão


Vendedores ambulantes de comidas e bebidas, que trabalharam no Carnaval de Apodi 2017, registraram boas vendas durante os cinco dias de evento. Eles atribuíram o sucesso ao novo percurso do arrastão, que passou ao lado da praça de alimentação, na avenida Marechal Floriano Peixoto.

A comerciante Daniele Cristina, de Caraúbas, disse que estava muito feliz com os resultados no seu primeiro carnaval em Apodi. “Começamos o ano com o pé direito”, destacou.

Francely Maria, de 46 anos, veio de Souza, na Paraíba, para vender espetinhos, batata frita e bebidas. Ela nos contou que vendeu muito mais do que no carnaval do ano passado. “Só foi fraco no sábado, mas do domingo em diante foi muito bom. Eu vendi no ano passado, mas esse ano tá melhor”, disse ela.

O vendedor Jandilson Soares, de Umarizal, atribuiu o sucesso nas vendas ao novo percurso do arrastão. “Quando o arrastão descia de lá pra cá, o pessoal já vinha comprando à gente. Diferente dos outros anos, que o movimento era lá do outro lado e a gente ficava isolados aqui”, afirmou.

Jandilson sempre trabalha no carnaval de Apodi. Neste ano, ele trouxe a esposa Lindalva de Lima para ajudá-lo. “Acho que a gente só não vendeu mais por causa da crise, mas mesmo assim, está melhor do que no ano passado”, acrescentou ela.

Movimento intenso também foi registrado na barraca do comerciante Edson Martins, de Apodi. No seu primeiro carnaval com barracas no Calçadão da Lagoa, ele destacou a alta procura por comida, principalmente.

“Desde o sábado que eu vendi muito. Posso dizer que foi lotação total aqui”, disse.

Além do Calçadão, Edson também possui uma lanchonete às margens da BR-405, onde também registrou boas vendas.

De acordo com o secretário de Turismo, Gilney de Morais, a grande quantidade de foliões que passou por Apodi durante o carnaval foi fundamental para garantir esse sucesso dos vendedores. Ao todo, estima-se que a cidade recebeu 80 mil pessoas nos cinco dias de festa.

“Imagine que somente metade desse público tenha lanchado na praça de alimentação do Calçadão. São nada mais, nada menos do que 40 mil lanches vendidos. O nosso planejamento para atrair foliões pra cá influenciou demais no sucesso dos vendedores”, concluiu o secretário.


A dependência dos prefeitos com as emendas parlamentares

Os prefeitos de uma forma geral especial os prefeitos do Rio Grande do Norte, vivem uma grande expectativa. A possibilidade de aprovação da proposta de Emenda Constitucional, no sentido de permitir o repasse de emendas de parlamentares ao Orçamento Geral da União, diretamente para o fundo dos Estados e Municípios, proposta que está em tramitação no Senado Federal, poderá ser um grande alívio para os gestores.

Os prefeitos de uma forma geral e os governadores, eles também com o orçamento extremamente restrito. A grande expectativa para investimentos. Vem. Claro! Das emendas colocadas no Orçamento Geral da União, o problema é que essas emendas não são impositivas, poucas são impositivas.

Então, fica a grande diferença entre o parlamentar colocar uma emenda para o município, e de fato este recurso chegar a prefeitura. Exatamente por isso, anexar a colocação do Orçamento Geral da União com o depósito no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), torna-se um instrumento automático, para garantir que de fato as emendas cheguem a quem foi destinada.


Por Anna Ruth Dantas



Bancos de todo país reabrem hoje a partir do meio dia

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as agências bancárias em todo o país  reabrem hoje Quarta-feira de Cinzas (1º) a partir das  12h.

Quem tiver compromissos bancários se organize!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Jonas Esticado leva 20 mil pessoas ao Corredor da Folia, segundo organização


O Calçadão da Lagoa ficou pequeno para tanta gente querendo curtir o Jonas Esticado na penúltima noite do Carnaval de Apodi 2017. A chuva, que banhou a cidade no final da tarde e início da noite, não desanimou o folião e foi diversão na certa.

O show teve início por volta das 2h40 da madrugada. Com seu romantismo, Jonas embalou canções marcantes que estão fazendo da sua carreira um fenômeno.

O público respondeu à altura e cantou junto com a banda. Durante o show, Jonas agradeceu pelo carinho e receptividade dos foliões.

A organização estimou que cerca de 20 mil pessoas estavam no Corredor da Folia. Assim como o É o Tchan do Brasil, Jonas Esticado também era um dos shows mais esperados pelo público.

Antes, animaram o Carnaval de Apodi os grupos Som e Balanço, Aline & Dayvid e Dário Villa.

Terça-feira
Nesta terça (28), último dia de carnaval, cinco bandas irão agitar o evento. Às 18h, Municipal Santos arrasta a galera da praça Robson Lopes até o Calçadão. A partir das 23h, os grupos Farra de playboy, Danilo Nikson e João Netto Pegadão agitam a madrugada. No início da manhã de quarta-feira de cinzas, Saia Rodada Elétrica puxa a turma no arrastão da madrugada. A rota será Calçadão-Centro.

2.700 agentes de segurança estão trabalhando nos Carnavais do RN

Da Tribuna do Norte – A Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) afirma que mantém 2.700 agentes de segurança pública durante o Carnaval, com atuação na capital e interior do Estado. Em Natal, são 570 policiais militares nos pólos onde ocorrem os shows promovido pela Prefeitura.

A Polícia Militar preferiu não informar qual o efetivo que estaria em serviço durante os dias de carnaval no patrulhamento da capital e cidades da Grande Natal, além daqueles escalados para reforçar o efetivo durante os dias de festa.

Henrique recebeu dinheiro para campanhas

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte recebeu material capaz de reforçar as suspeitas de que o ex-presidente da Câmara dos Deputados Henrique Eduardo Alves recebeu dinheiro desviado de fundos de pensão para usar nas campanhas eleitorais de 2012 e 2014.

Fonte: Época

Nesta terça, em Apodi tem Municipal Santos e Saia Elétrica


Nesta terça feira (28), ele está de volta para agitar o nosso arrastão: Municipal Santos. Às 23h, Farra de Playboy toca no palco. Em seguida, Danilo Nikson assume no trio. Às 2h da madrugada, João Neto Pegadão anima a festa até o início da manhã de quarta-feira (01), quando Saia Elétrica assume o último e mais animado arrastão do Carnaval 2017.


Robinson assina acordo com chineses para o RN fabricar painéis solares

Painéis solares são compostos por células
fotovoltaicas que recebem a luz do Sol
(Foto: Arquivo pessoal G1 RN)
O governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria se reuniu nesta segunda-feira (27) na cidade de Xangai, na China, com diretores da indústria fabricante de placas fotovoltaicas para produção de energia solar Chint Eletrics Co. Na ocasião, foi assinado um protocolo de intenções para a construção de uma fábrica em território potiguar. Painéis solares fotovoltaicos são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica.

“A nossa missão comercial a China é bem-sucedida e a assinatura deste acordo de cooperação tecnológica e estratégica com a Chint vai gerar emprego e renda em nosso estado e atrair novos investimentos”, destacou Robinson. Aos empresários chineses, o governador apresentou um vídeo que trata das potencialidades econômicas do Rio Grande do Norte e falou sobre as opções turísticas e da segurança jurídica que o estado oferece aos investidores.

Robinson também visitou a estação de trem na cidade de Hangzhou, onde o grupo Chint Eletrics Co tem uma fábrica. São 150 mil metros de placas fotovoltaicas que geram 40% da energia consumida pela estação.

Segundo a assessoria de comunicação do governo, a Chint possui instalações na Índia, Alemanha e Estados Unidos e vai atuar na América do Sul, América Central e África com a produção da fábrica no RN. “A Chint é uma das maiores empresas do mundo no setor e atua numa área de forte demanda para o desenvolvimento econômico, como a de energia, e que é básica para as demais atividades econômicas”, explicou Robinson.

Com informações do G1 RN.


Eleitores que faltaram a três turnos de votação consecutivos poderão ter seus títulos cancelados

Eleitores em débito com a Justiça Eleitoral já podem emitir guia de multa pelo site.

Foram publicados nos murais dos Cartórios Eleitorais da 35ª e 45ª Zonas, Editais nº 03/2017 e 05/2017, respectivamente, contendo relações dos nomes e das inscrições dos eleitores de Apodi, Felipe Guerra, Itaú, Severiano Melo e Rodolfo Fernandes que deixaram de votar nos três últimos pleitos, não justificaram a ausência e, por isso, poderão ter os títulos cancelados. A lista ficará disponível nos cartórios eleitorais para consulta pelos interessados.

Em geral, cada ausência a turno de votação gera multa de R$3,50. Três ausências consecutivas acarretam o cancelamento do título eleitoral.

Portanto, para quem deixou de votar e não justificou ou deixou de comparecer aos trabalhos eleitorais, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) passa a disponibilizar no seu site a Guia de Recolhimento da União (GRU) para a quitação de multas decorrentes da ausência às urnas ou trabalhos eleitorais.

Para emitir o boleto, acesse www.tre-rn.jus.br > eleitor > débitos do eleitor. Após preencher os campos solicitados, a pessoa deve imprimir e efetuar o pagamento da GRU e depois apresentar a via de pagamento e o comprovante no cartório eleitoral mais próximo.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

“O pessoal aqui segura o Tchan mesmo”, brinca compadre Washington no Carnaval de Apodi

Apodi parou para dançar e cantar com o É o Tchan do Brasil na madrugada desta segunda-feira (27) no Carnaval 2017. O show era um dos mais esperados do evento e reuniu mais de 25 mil foliões no Calçadão da Lagoa, segundo a organização.

A apresentação dos baianos teve início por volta de 1h e levou o público ao delírio. Compadre Washington chegou a brincar com a grande animação no corredor da folia.

“O pessoal aqui é pra frente, o pessoal aqui segura o Tchan mesmo”, disse ele.

Com uma apresentação para lá de interativa, os vocalistas Washington e Beto Jamaica se divertiram com o público e levaram vários foliões para dançar no palco.

O Calçadão da Lagoa lotou de ponta a ponta.

Ao final do show, Beto Jamaica avisou que o É o Tchan vai se apresentar no carnaval de Salvador, na terça-feira (28), e que ele irá mandar um beijo especial para Apodi. O vocalista ainda elogiou a organização do carnaval de Apodi e ressaltou a tranquilidade.

“Vou dizer que a cidade estava lotada, todo mundo feliz, o carnaval da paz”, concluiu.

Esta foi a segunda vez em que o grupo baiano se apresentou em Apodi. A primeira vez foi em 2005 em um evento que antecedeu o carnaval daquele ano.

Outras atrações
Além do É o Tchan, também se apresentaram no carnaval de Apodi na noite de domingo e madrugada de segunda, os cantores apodienses Danilo Nikson e Dário Villa. Mais cedo, João Neto Pegadão fez a festa no arrastão do mela-mela.

Na noite desta segunda e madrugada de terça (28), a animação ficará por conta de Jonas Esticado, Som e Balanço, Aline & Dayvid e Dário Villa.

Fonte: Assessoria PMA