sábado, 22 de abril de 2017

Apodi vivencia Semana Municipal de Incentivo à Leitura

Encerramento da I Semana Municipal de Leitura aconteceu nessa sexta-feira (21) com cortejo literário pelas ruas da cidade

A Secretaria de Educação e Cultura de Apodi realizou durante toda semana: a I Semana Municipal de Leitura.

Com o tema “Leitura na Praça: Compartilhando experiências” o evento aconteceu de 17 a 21 deste mês, na Praça Dom José Freire e as apresentações das escolas públicas e privadas aconteceram no adro da Matriz.


“Encerramos a nossa I Semana Municipal de Leitura em grande estilo. Ontem, o nosso cortejo reuniu mais de 500 pessoas e envolveu todas as escolas do nosso Apodi”, comentou Alan Silveira.

O projeto teve como objetivo incentivar o desejo pela leitura, tanto em crianças quanto em adultos de nossa cidade.

Devido ao grande sucesso do evento literário, o prefeito já confirmou a segunda edição.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Lava Jato ainda não chegou a 100% no RN

As investigações da Lava-Jato ainda não chegaram 100% no Rio Grande do Norte.

A casa vai pegar fogo quando iniciarem as investigações das construções da Arena das Dunas e do terminal de passageiros do Aeroporto Aluízio Alves em São Gonçalo do Amarante.

Segundo uma fonte do Blog do Primo, a bomba ainda não estourou pelo fato do MPF do Rio Grande do Norte manter-se pachorrento na apuração dos casos.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


A triste sorte de Umarizal/RN

Por Erick, O Caçador

Trabalhei como policial em Umarizal, cidade de 11.000 habitantes, entre 2014 e 2015. Quando cheguei, a cidade era a mais violenta do Estado do Rio Grande do Norte, conhecida em rede nacional de televisão como foco de pistolagem e Novo Cangaço. Na minha última noite a serviço em Umarizal, conversei com várias famílias tranqüilas e felizes, sentadas nas calçadas de suas casas - era "A PAZ DE UMARIZAL" - que saiu da lista das mais violentas estatisticamente, com grande satisfação da sensação de Segurança Pública.

Erick, O Caçador
O que aconteceu entre uma data e outra, foi uma epopéia (talvez um dia escreva um livro sobre o assunto) em que não faltou sangue, suor e lágrimas. Foi um ano em que quase não dormi e em que entrei de cabeça na Guerra contra o Crime e seus sustentáculos políticos. Também bati de frente com empresários inescrupulosos de eventos, playboys do pó e paredões de som, bem como suposta "gente de bem" que acoitava bandidos do próprio sangue. Sobre o comportamento de certos Policiais com quem trabalhei ... Dá outra novela da Globo. Coisas do Alto Oeste, digo para mim agora, que sou veterano. O povo e a terra, aprendi a amar; Da covardia, repugno.

Quando fui transferido, a fama de Umarizal era de cidade em que a Segurança Pública tinha dado certo e, pessoalmente, havia eu ganhado o apodo, que acolhi como um título honorífico dado pela população, de "O Caçador". Dali fui ao Seridó, em Currais Novos, onde me envolvi em outra página gloriosa de bom momento na Segurança Pública nesse Estado, Graças a Deus. Elevo meus pensamentos para a bela Currais, da qual tenho grata recordação.

Em pouco tempo após chegar em Currais Novos, tive notícias do reinício do clamor popular por Segurança Pública na Cidade de Umarizal, incluindo um movimento nas redes sociais pedindo meu retorno (movimento "Volta Caçador") e diversas passeatas pela cidade, em mobilizações populares históricas na Região. Por essa época, alguns "colegas policiais" orquestraram uma enciumada e contraproducente campanha de difamação da minha pessoa, o que lhes trouxe a desconfiança da população em peso - e não foi bom para o serviço. De lá para cá, assaltos, arrombamentos assassinatos à luz do dia e da noite (no centro da cidade), lei do silêncio, invasões da cidade por quadrilhas de estouro de bancos, retorno do coito interestadual de criminosos na região, povo aterrorizado trancafiado em casa e fuga de policiais do serviço na cidade são o cotidiano. Umarizal é faroeste de novo, infelizmente. E também é óbvio que "alguém" ganha com a bagunça... Pois há uma conhecida "Operação Abafa" a nível local (tipo: pessoas normais tem medo de falar que tem medo, pois podem sofrer retaliações de certas "pessoas de bem", se é que dá para entender).

Na data em que escrevo, o Alto Oeste inteiro clama por Segurança Pública e há mobilização inclusive das classes políticas locais em torno do tema ( uma raridade). Alto Sertão abandonado à míngua de ações eficazes do Governo do Estado e repleto de lideranças políticas locais mafiadas. Deslei. A Sociedade sofre. Algo positivo será feito, efetivamente? Só Deus sabe!

E Umarizal, pobre Umarizal - de tanta gente boa - a minha Gavião, de tão triste sorte, clama por sua triste sina, sob o troar de tiros, a fanfarronice desculposa de frouxos, a ousadia de fascínoras e as orações dos desvalidos.

Nunca fui chamado pelo Escalão Superior da Segurança Pública para dizer como foi possível a "PAZ DE UMARIZAL", exemplo, ou modelo, de trabalho que pode ser reproduzido para outras cidades e, certamente reaplicado na própria Princesa do Alto Oeste, por outros policiais dispostos e corajosos. Coisas da Segurança Pública, digo para mim mesmo, agora que estou "passado na casca do alho", como fala o povão. Em Currais Novos, cidade quatro vezes maior, semelhante estratégia deu certo...

O que tenho a dizer, enfaticamente, é que há solução. Vi e vivi isso, não posso depor o contrário. Há milhares de testemunhas.

Mas... Como na hierarquia da Segurança Pública sou um simples Agente de Polícia Civil, da Classe mais baixa e sem condições objetivas de oferecer à população a quem sirvo as soluções que merece, continuo lutando na Guerra Civil Imunda, no lugar onde estou agora - e, a ti, Umarizal vão minhas orações.

Fiquem com DEUS!

Erick Guerra, O Caçador

Veja “Raio X” com “Tudo sobre a delação da Odebrecht”

O portal G1 colocou no ar um documento expressivo em relação à Operação Lava Jato.

Abriu página especial com “Raio X” do caso. “Tudo sobre a Delação da Odebrecht” é o título do material especial que tem permanente atualização para o internauta acompanhar a apuração judicial.


Os políticos citados, apelidos, os pontos-chave das delações, os inquéritos e as petições, os vídeos e perfil da Construtora Norberto Odebrecht da empresa estão expostos.

No caso do Rio Grande do Norte, é possível colher todas as minudências dos nomes citados até aqui na lista do ministro-relator dessa demanda no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin:

Robinson Faria (PSD) – AQUI;
José Agripino (DEM) – AQUI;
Garibaldi Filho (PMDB) – AQUI;
Felipe Maia (DEM) – AQUI;
Fábio Faria (PSD) – AQUI;
Rosalba Ciarlini (PP) – AQUI;
Wilma de Faria (PTdoB) – AQUI;
Henrique Alves (PMDB) – AQUI;
Iberê Ferreira (PSB, já falecido) – AQUI.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Política do Pão e Circo no Oeste?

No Império Romano quando o momento era de crise, tudo era escasso, para o povo se acalmar, não reclamar e, não se revoltar contra o poder dominante da época, era utilizado a política do “pão e circo”, ou seja, eram construídas enormes arenas (Coliseu), nas quais se realizavam os sangrentos espetáculos dos gladiadores.

Enquanto o espetáculo acontecia, alguns servos eram incumbidos de jogar pão nas arquibancadas. Dessa forma o povo não reclamava dos problemas que os acometia ou alguma crise política que poderia estar em pauta no momento. Ao patrocinarem a diversão e a comida gratuita ao povo, o mesmo se esquecia, momentaneamente, desses problemas e, quando se lembrassem, os fervores do momento já havia passado.

Dessa forma, o povo de barriga cheia e diversão garantida ficava mais calmo, pacífico e voltava para casa sem reclamar e protestar das injustiças sofridas, se sujeitando uma vez mais aos desmandos dos Césares da época e relegando as decisões importantes a esses líderes políticos sem participarem ativamente do processo.

Pois bem…

Enquanto alguns prefeitos fazem festas para a acalmar a população, alguns salários estão sem pagar, aluguéis em atraso e muita coisa desarrumada.

Bora Trabalhar!!!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


A vocês uma aula (1ª lição) do que é baleia azul

Blog do Renato Riella

Há tempos ele participa de grupos semelhantes. Até já ficou escondido aqui em Brasília, quatro anos atrás, temendo que “companheiros” de diversos países viessem “buscá-lo” em casa, como ameaçaram (e isso foi antes desta Baleia).

O rapaz esperto me disse que o sistema assassino nasceu na Rússia, “onde surgem todas as maluquices”. Hoje este meu jovem informante se mostra vacinado e até dá risada quando vê os sofrimentos das atuais vítimas.

O jogo eletrônico do momento é mais grave, porque independe do jovem acessar um endereço chamado Baleia Azul na Internet.

O rapaz ou mocinha pode ser integrado num grupo deste mundo baleioso via Facebook, Twitter ou mesmo WhatsAppp. Quando percebe, já está dentro da máfia – e fica difícil sair.

O sistema Baleia Azul tem inteligência e capacidade para mergulhar nas profundidades da informação da pessoa, cruzando dados das redes sociais e da Internet de maneira geral. Vai fundo!

Dizem que hoje a Receita Federal do Brasil tem a sua baleiinha em forma de Leão… É parecido.

Na Baleia Azul, quando o jovem vê, já é escravo de um mundo não identificado, que pode vigiá-lo, chantageá-lo e até ameaçar a vida do pobre coitado.

Há milhões de pessoas em todo o mundo, agora, alimentando esta maluquice. Trabalhando de graça contra a humanidade, de olho nas vítimas.

Pessoas muito novas, sem estrutura mental, podem entrar no jogo como desafio ou mesmo envolvidas de forma sub-reptícia. O maior barato! Quando vê, virou escravo. Pensando bem, as drogas não são assim?

Pergunta sem resposta: será que gente velha entra nisso?

A Baleia Azul pode, por exemplo, captar foto comprometedora de alguém e jogar sujo com esta informação, como trunfo para dominar o ser humano fragilizado, etc.

Há dois dias, defini a Baleia Azul como “hipnotismo digital”. Deve ser algo parecido.

Meu Deus! Pessoas normais, pessoas nossas, perdem o controle da própria vida e até a preservação do corpo, por causa de uma “brincadeira”.

No jogo, podem ser exigidas provas bizarras, como ficar sem beber água, ficar sem respirar durante mais de um minuto, cortar as pernas com gilete, suicídio em conjunto, entre outras barbaridades. Envolvido, dominado, o indivíduo aceita tudo.

Baleia Azul é isso. E é tudo o mais que a tecnologia pode gerar para invadir nossa privacidade. Muito mais do que você pode imaginar.

Por exemplo, dou uma dica para hoje: bote um pedaço de fita adesiva não transparente na câmera do seu laptop (acima da tela). Caso contrário, um baleioso esperto pode estar vendo você tirando meleca do nariz enquanto digita – ou coisa pior.

A orientação de segurança – que eu não sigo – é retirar das redes sociais todas as individualidades.

Elimine das redes sociais seu endereço, nome dos pais, se possível evite o nome completo, email individual, local de trabalho ou escola, fragilidades emocionais, relações amorosas, etc.

Diante de tudo isso, gerou-se um pânico. Certamente, o medo atual vai servir para redefinir o uso individual do Face, Twitter, WhatApp, etc.

É uma epidemia. Até que surja uma vacina, muitos “inocentes” vão morrer.

Fiquem de olhos nos seus meninos e meninas.  (RENATO RIELLA)

Vereador estimula o princípio da publicidade e a necessidade de transparência na Administração Pública


O estímulo à transparência pública é um dos objetivos essenciais da moderna Administração Pública.

A ampliação da divulgação das ações governamentais a todos(as) cidadãos(as) apodienses, além de contribuir para o fortalecimento da democracia, prestigia e desenvolve as noções de cidadania.

O Vereador Gilvan Alves diz que na administração pública deve ter acima de tudo transparência, nos atos, ações e em seu funcionamento no geral.

“Nós, como agentes públicos, fiscais da aplicação das leis, em sua totalidade, devemos dar o exemplo, e sermos pioneiros nas campanhas educativas de publicidade dos bens e serviços públicos”, frisou Alves.

Portanto, através da nossa campanha TRANSPARÊNCIA - é o antídoto da corrupção! Estamos publicizando os nomes e ocupações dos Servidores Públicos da Câmara Municipal de Apodi.

Clique AQUI e confira a lista dos servidores da câmara municipal.

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Acidente entre motocicleta e carro deixam dois feridos em Apodi

Batida aconteceu nesta sexta-feira (21) em Apodi. Um casal de idosos foram socorridos pelo SAMU local com ferimentos graves; motorista não se feriu

Dois motociclistas ficaram feridos após se envolver em um acidente na BR – 405, no cruzamento com a rua Antonio Lopes Filho, em Apodi (RN), no início da noite desta sexta-feira (21).

De acordo com o Polícia Militar, as vítimas seguiam pela BR – 405, colidindo de frente com um carro. Com o impacto da batida, um capacete ficou gravado no pára-brisa do veículo.

Ainda segundo a polícia, os idosos que estavam na motociclista foram socorridos por uma Unidade de Resgate do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao hospital regional de Apodi com ferimentos graves. Já o motorista do carro não se feriu.

Até o momento não conseguimos identificar os nomes das vítimas.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


Alunos de escola de Riacho da Cruz fez doação de 2 mil garrafas pet ao CDP de Apodi

Depois de ver o projeto de fabricação de vassouras na TV, alunos de uma escola de Riacho da Cruz doaram duas mil garrafas pet

O Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDP) recebeu uma visita na manhã de hoje (21) de 08 alunos, um professor, além do diretor de uma escola da cidade de Riacho da Cruz. Os alunos recolheram cerca de duas mil garrafas pet, através de uma gincana realizada pela Escola Municipal João Soares da Silva, na cidade de Riacho da Cruz e hoje vieram fazer a doação ao diretor Márcio Morais.

“Vimos esse trabalho desenvolvido aqui pela TV, então resolvemos nos deslocar até o CDP para doar essas unidades, colaborando com esse trabalho importantíssimo”, destaco o diretor Antonio Clésio.


A prefeitura de Riacho da Cruz cedeu o transporte para trazerem as garrafas e os alunos até o Centro de Detenção Provisória de Apodi.

“Vai ser possível a fabricação de cerca de 200 vassouras. O que chamou atenção é uma escola de Riacho da Cruz vir apoiar nosso projeto de ressocialização e preservação ao meio ambiente, enquanto o nosso município não se dispôs a ajudar”, comentou o diretor Márcio Morais.

Na oportunidade, o diretor da unidade Márcio Morais também realizou doações de vassouras aos alunos, professor e diretor já prontas para serem utilizadas.

O projeto hoje conta com oito detentos e já foram retirados cerca de 12 mil garrafas pet do meio ambiente. A cada três dias trabalhados o interno em um dia de remissão em sua pena.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Apenas Antônio Jácome e Zenaide Maia votaram contra a Reforma Trabalhista

Dos oito deputados federais do RN somente dois votaram contra a Reforma Trabalhista, Antônio Jácome e Zenaide Maia. Valeu a pressão feita pelo presidente Michel Temer junto aos líderes partidários.

Walter Alves havia votado contra a urgência, mas recuou e Fábio Faria e Beto Rosado faltosos na reunião anterior compareceram e votaram em favor da urgência da votação.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


“Nunca vi um prefeito ficar cara a cara com o legislativo como Alan”, afirma líder do governo na Câmara Municipal de Apodi

O líder do governo, vereador Júnior Souza (PMDB), usou da tribuna na noite de ontem, 20, na sessão itinerante realizada pela Câmara Municipal de Apodi, no Distrito do Córrego região da Areia do município.

Entre algumas contestações sobre as falas dos seus colegas, Souza afirmou que já está no oitavo mandato como parlamentar e nesses anos todos, nunca havia visto um prefeito ficar cara a cara com os vereadores e acompanhar toda sessão.

“Ao longo desses mandatos, fui oposição e situação, mas nunca havia visto um prefeito de fibra para sentar aqui nessa tribuna e acompanhar todos os debates durante a sessão”, afirmou o vereador Júnior Souza.

Apodi sediará evento regional do Garantia Safra


O município de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte, sediará o evento regional denominado Garantia Safra 2016/2017. O evento acontecerá na próxima quinta-feira (27) no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, na cidade de Apodi.

O convite é da coordenação Nacional e Estadual do Programa Garantia Safra, em parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD), por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, da Pecuária e Pesca (SAPE) e EMATER/RN.

Participarão do evento os municípios de Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Assu, Campo Grande, Carnaubais, Fernando Pedroza, Galinhos, Guamaré, Ipanguaçu, Itajá, Lajes, Macau, Paraú, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pendências, Porto do Mangue, São Rafael, Triunfo Potiguar, Apodi, Areia Branca, Baraúna, Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Mossoró, Rodolfo Fernandes, Serra do Mel, Severiano Melo, Tibau e Upanema.

Com informações do blog da PMA

Apodi: jovem deixa Baleia Azul mas fica perturbada e outro permanece no jogo e corta os pulsos com gilete


O criminoso jogo Baleia Azul, que em muitos casos leva seus participantes ao suicídio, já faz vítimas no interior do Rio Grande do Norte.

Dois adolescentes de uma escola pública no município de Apodi, na região Oeste, foram descobertos como integrantes do jogo.

A direção da escola comunicou aos pais. A menina conseguiu deixar o jogo nesta quinta-feira, mas não estaria bem psicologicamente. O rapaz continua no jogo e já cortou os pulsos com gilete.

Há informações de casos de jovens participando do Baleia Azul em Apodi e Upanema. A polícia investiga, inclusive, denúncia de suicídio em uma das cidades.

Eu vi no blog do Robson Pires

quinta-feira, 20 de abril de 2017

O grande impacto das “pequenas” corrupções

Que a corrupção política em nosso país é gigantesca e muito grave não é segredo para ninguém. Mas será que nós, cidadãos, temos alguma coisa a ver com isso? Entenda como nossas atitudes podem sustentar essa prática.

Hoje em dia, não se fala em outra coisa, senão em corrupção. Seja nas revistas, nos telejornais, nas redes sociais e nas breves conversas no elevador, a palavra corrupção atrai a atenção e pode render as mais variadas respostas. Podemos definir o termo como atitudes que visam obter vantagem em negociata onde se favorece uma pessoa e se prejudica outra.

A indignação e a revolta das pessoas são justificáveis, afinal ninguém gosta de se sentir roubado e enganado. Porém, se observarmos a definição de corrupção, não é difícil perceber que essas atitudes são mais comuns em nosso dia-a-dia do que podemos imaginar. Denominadas “pequenas corrupções, elas são mais sutis, simples, e, infelizmente, mais aceitáveis pela maioria. É o famoso “jeitinho brasileiro”. Por que sabemos condenar tão bem a corrupção dos outros, mas não a nossa?

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

COOICAP e vereador de Felipe Guerra conseguem apoio da UFRN para implantação do Banco Social


O Grupo de Pesquisa e Incubadora Oásis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN recebeu na tarde desta quarta-feira, 19, em sua sede, a comitiva do Oeste para apresentação do projeto do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social da região.

A apresentação foi feita pelo ex-aluno da universidade e atual presidente da COOICAP, Rosibério Dias, que mostrou a oportunidade potencial e a importância do empreendimento para o desenvolvimento das famílias do campo, como também apoio as atividades de geração de trabalho urbano nas cidades envolvidas.

Representando a UFRN o Professor Washington Souza destacou as experiências de outros estados e as já implantadas nos municípios de São Miguel do Gostoso e Pureza, ambas no Rio Grande do Norte, mostrou ainda como será a participação da OÁSIS na execução do projeto.

“Estou muito esperançoso com esse projeto e estamos prontos para firmar qualquer parceria que seja para o desenvolvimento do nosso povo”, destacou o vereador Wbiraci Pascoal de Felipe Guerra.

Pesquisa da UFRN comprova incidência de câncer pela ingestão de água em município potiguar

Pesquisadora Viviane Amaral alerta para a incidência de câncer em Lajes Pintada/RN

De acordo com a pesquisadora Viviane Amaral, do Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), estudos realizados nos principais reservatórios da região semiárida do Rio Grande do Norte revelaram sérios problemas de qualidade de água, incluindo a contaminação por metais.

A pesquisa foi direcionada para o município Lajes Pintadas/RN por ser o município com maior incidência de casos de câncer por ingestão inadequada de água, segundo a OMS.

Lajes Pintadas e a toxicologia de suas águas

No município existem afloramentos rochosos com a presença de ionizantes naturais que liberam o gás radônio e, consequentemente, o chumbo para o ambiente. Além disso, outro dado peculiar é que segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2010, Lajes Pintadas apresentou 415,2 casos de câncer num total de 4.614 habitantes. O número é superior ao registrado na capital do RN, que foi de 353,5 novos casos e tem 806.203 habitantes.


Os tipos de câncer mais comuns neste município são os de orofaringe, estômago e pulmão que, de acordo com a literatura, podem estar associados à contaminação por radônio, substância contida na água de algumas regiões do semiárido potiguar.

A pesquisa mostra que esta alta incidência de casos de neoplasias na população de Lajes Pintadas pode estar associada à exposição à radiação natural e seus subprodutos como o radônio e os metais pesados que estão em grande proporção presente na água.

“Estudos prévios realizados na pesquisa identificaram um aumento na frequência de mutações cromossômicas em organismos indicadores expostos às águas do açude de Lajes Pintadas. Adicionalmente, foram identificados altos índices de radiação em 26 pontos distribuídos ao longo do açude e uma alta concentração de metais, em especial o chumbo”, explicou Viviane.

O estudo também expõe que estes valores foram significativamente maiores em períodos de grande escassez hídrica, como demonstrado em uma série de trabalhos que avaliam poluentes em amostras de corpos d’água.

Diante desta situação, estudos envolvendo o impacto dos agentes físicos e químicos, presentes nestas amostras de água, na saúde humana são de fundamental importância.

Com informações da Assessoria do Centro de Biociências.

Nota do blog: Apodi, com certeza precisaria de uma pesquisa, pois a incidência de câncer é muito alta e ninguém ainda se preocupou com essa problemática, principalmente sobre a água da nossa lagoa.


Escola Valdemiro Pedro Viana desenvolve atividades voltadas para os Índios


Em comemoração ao dia do Índio, a Escola Estadual Valdemiro Pedro Viana desenvolveu várias atividades neste dia 19 de Abril, para homenagear os primeiros habitantes do Brasil.

O dia do Índio foi instituído pelo presidente da República Getúlio Vargas, em 1942. O objetivo da Escola EEVPV é mostrar aos educandos a importância dos Índios na formação do Brasil.

"A Escola de forma pedagógica tem buscado mostrar para nossos alunos a importância dos índios na formação cultural desta grande nação chamada Brasil", disse a diretora Magnaide Lopes.


Foram muitas apresentações voltadas para as tradições indígenas e sua contribuição para a vida cotidiana atual dos brasileiros. Cada sala de aula ficou com um tema onde foram explorados: Costumes, Religião, Culinária, Artesanato, Dança, etc.

A EEVPV tem acrescentado no calendário escolar mais atividades de datas comemorativas, por entender a importância de debater essas questões onde muitas vezes a sociedade tem se comportado com discriminação.

"Valorizar a importância dos índios na nossa formação, é um dever de todos nós Brasileiros, pois o processo de colonização das Américas foi trágico para esses povos. Portanto, é um dever da Escolar mostrar essa importância para as futuras gerações", destacou a professora de História Márcia Sousa.

Apodi recebeu mais de R$ 850 mil de royalties no mês de março de 2017


O município de Apodi recebeu em royalties a quantia de R$ 852.739,86 (oitocentos e cinquenta e dois mil, setecentos e trinta e nove reais e oitenta e seis centavos) no mês de março de 2017.

O repasse é feito pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP), segundo boletim divulgado pela própria ANP.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Gilvan Alves defende parceria entre Prefeitura e Câmara para construção da sede do Poder Legislativo

A prefeitura do Apodi realizou audiência pública para discutir a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2018. Durante a audiência também foi debatido a construção da sede da Câmara Municipal de Apodi.

Gilvan Alves quer parceria entre Prefeitura e Câmara
O Vereador Gilvan Alves relatou que a Câmara Municipal de Apodi devolveu aos cofres do município o valor de R$ 95.00,00 (noventa e cinco mil reais) ano passado. Durante a audiência pública de hoje, o edil fez um chamamento e lançou um desafio.

“A cada real que a câmara municipal economizar, que a prefeitura também coloque um. Ou seja, se a câmara economizou 95 mil ano passado, que a prefeitura invista 190 mil esse ano. Se esse ano, por exemplo, a câmara economizar R$ 100.00,00 automaticamente a prefeitura investiria mais 100 mil. Só aí já vai 490 mil, isso quer dizer que no máximo em três anos a Câmara Municipal teria sua sede própria e estaríamos livre do aluguel para sempre. Só precisamos dessa parceria”, propôs Alves.

“Espero que possam refletir e que efetivamente tragam uma ação concreta, por que o Prefeito disse que estar analisando, que já sentou três vezes, e que tá vendo o que pode ser feito. Mas efetivamente não disse que vai devolver se quer os 95 mil que foi economizado”, acrescentou.    

A audiência pública foi realizada na sede do poder Legislativo. E contou com a presença do contador Francisco De Assis Brito, vereadores, secretários municipais e sociedade civil.

Inter TV Cabugi fez reportagem sobre Museu do Índio Luiza Cantofa em Apodi

Lúcia Cará sendo entrevistada pela Inter TV Cabugi

O Museu do Índio Luiza Cantofa recebeu ontem a visita da Inter TV Cabugi para mostrar um pouco a história dos índios Tapuias/Paiacus e também do museu, a reportagem foi exibida ontem nos telejornais da emissora afiliada da rede Globo.

Lúcia Cará mostrou um pouco da nossa história através dos índios Tapuias/Paiacus. Ontem, dia 19 de abril foi comemorado o dia do Índio em todo Brasil.  

No dia do Índio, o Museu recebeu mais um presente de José Halamid Rogério, a nova logo marca. TUCHAUA ITAÚ.

A biblioteca recebeu esse nome em homenagem ao cacique Itaú dos Tapuias/Paiacus de Apodi de 1680.

Com informações do blog do Josenias Freitas


Apodi: 1ª Semana Municipal da Leitura movimentam escolas do municipio

Evento oferece atividades que incentivam o estudo e a leitura. Fotos: redes sociais da escritora Vilmaci Viana

Teve início na última segunda-feira (17) a 1ª Semana Municipal da Leitura, organizada pela Secretaria de Educação e Cultura de Apodi. Com o tema “Leitura na Praça: compartilhando experiências”, o evento trouxe uma programação intensa durante toda a semana e incentivará os participantes pelo desejo aos livros e a leitura.


Nesta primeira edição, ela trará a participação de todas as escolas do município, com apresentações culturais, tendas e cortejos literários, projeto entrelinhas e pipas, e a participação do projeto BALE, que é a Biblioteca Ambulante de Leitura na Escola da UERN – Pau dos Ferros.

O evento acontece sempre das 19h às 22h na Praça da Matriz, exceto amanhã sexta-feira (21), que começará mais cedo, a partir das 17h com o cortejo pelas ruas da cidade.

A Semana de Leitura de Apodi foi instituída por lei municipal em 2014, mas nunca foi realizada pela gestão anterior.

Nota do blog: Estão todos de parabéns os idealizadores e organizadores da 1ª Semana Municipal da Leitura. Muito importante essas atividades que favoreçam a reflexão sobre a importância da leitura e do estudo, além de divulgar as possibilidades de acesso à leitura que a própria história da cidade de Apodi oferece.

Muito bom!

Com informações do Blog da PMA

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Apodi realiza audiência pública sobre a LDO 2018


O Município de Apodi promove audiência pública para discutir a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2018.

O momento de discussão tem como objetivo proporcionar a transparência da gestão fiscal, mediante o incentivo para que a população participe do processo.

A audiência pública acontecerá hoje (20), a partir das 09h, na sede do Poder Legislativo Municipal (Câmara de Vereadores).

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

quarta-feira, 19 de abril de 2017

O estéril e histérico discurso da esquerda e direita reacionárias

A conjunção das crises política e econômica que vivenciamos não tem precedentes. Pelo menos para um país das dimensões territoriais, demográficas e econômicas do Brasil, e em tempos de paz.

Na economia, uma recessão de quase dois dígitos assola empregos e empresas numa proporção de tempos de guerra. Na política, uma devastação moral há muito conjecturada, mas nunca escancarada como agora.

A pregação da ruptura com o status quo passa a ser discurso dominante na enxurrada de manifestações da cidadania. Virtuais na forma, reais na disposição de romper “com tudo isto que está aí”.

Não restam dúvidas de que o melhor é varrer o sistema que nos governa e substituí-lo por outro, saneador, alinhado com padrões morais que convirjam para uma sociedade mais justa e com igualdade de oportunidades. O debate, no entanto, é angustiantemente inconcluso sobre a saída à derrocada que as autoridades da Nação – quase todas livremente eleitas, ressalte-se – nos conduziram.

Wellington Cristino levará mais 4 garotos de Apodi e região ao Rio de Janeiro


O professor apodiense, Wellington Cristino da FUNDEVAP – Fundação para o Desenvolvimento de Apodi viajará no próximo dia 20 à cidade maravilhosa com dois garotos de Apodi e dois de cidades vizinhas, com o propósito de que os garotos realizem testes finais nos clubes cariocas do Vasco da Gama/RJ e Bom Sucesso/RJ.

Os meninos levam na bagagem a confiança do professor, e esperam alçar voos maiores no mundo futebolístico.

Um dos garotos é do Distrito de Soledade em Apodi, berço de grandes valores do futebol.

Neto Caraúbas vai vestir camisa da Seleção Brasileira de Futsal pela segunda vez

Da assessoria do atleta Neto Caraúbas:

O fixo Neto Caraúbas viaja neste domingo, 23, para Foz Do Iguaçu-PR, onde de lá embarca com a delegação brasileira para Argentina.

Brasil e Argentina se enfrentam em quatro amistosos, em cidades diferentes. Os jogos vão servir como preparação para o Mundial em 2019.

Acompanhe o cronograma desse que é o maior clássico das Américas:

  • Dia 25 - Posadas/ARG
  • Dia 26 - MonteCarlo/ARG
  • Dia 28 - Eldorado/ARG
  • Dia 29 - Puerto Iguazú/ARG
O Caraubense vai vestir pela segunda vez a camisa da Seleção Brasileira de Futsal Clássico, em 2015. Neto Caraúbas foi o capitão do Brasil no jogo amistoso contra Seleção da Bolívia, em São Paulo.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.