sábado, 10 de junho de 2017

Arraiá da Maçonaria 2017. Dia 24 de Junho. Todos convidados!

Projeto Retrato da Comunidade vai virar Livro

O projeto Retrato da Comunidade vai virar livro e seu lançamento esta previsto para o primeiro semestre de 2017.

SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/RN

O idealizador do projeto Retrato da Comunidade, Ariclenes Silva, fez um grande anuncio nesta última sexta-feira (09) em relação ao projeto Retrato da Comunidade: ainda neste semestre as imagens que captam as emoções dos distritos serão impressas em um livro que leva o mesmo nome do projeto.

O detalhe é que só serão 100 exemplares disponibilizados para venda no valor de 65 reais. O livro de 150 páginas vai reforçar o objetivo que o Retrato da Comunidade carrega em suas entranhas:

“Mostrando a outra face de São Miguel do Gostoso, seus personagens e histórias”, afirmou o autor.

Como amostra grátis, Ari nos mandou uma das imagens que estarão presentes no livro, veja:


O projeto foi realizado inicialmente em entre fevereiro e abril de 2015 pelos fotógrafos Ariclenes Silva e Fernando Miranda com o apoio do CDHEC e com a participação do seu ex-professor de oficina, Teotônio Roque, curador da primeira exposição do projeto. Isso mesmo, o projeto rendeu uma exposição com 20 obras que aconteceu em 24 de abril de 2015 no Centro de Cultura e em seguida circulou por pontos da cidade e mais tarde exibido na Feira de Ciências, Tecnologia e Cultura (Cientec) na UFRN.

Mas não parou por ai. Em 2016 o projeto teve uma segunda fase onde seguiu adiante retratando as comunidades rurais de São Miguel do Gostoso, sempre com foco em seus personagens e suas histórias, só que dessa vez “O Contador de Causos” fez o registro textual das viagens que você pode ver clicando aqui. ou acessando a galeria especial clicando aqui.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Gestão econômica nacional, segundo Bolsonaro

"Não existe 'solução mágica', não existe o 'salvador da Pátria'"
Jair Messias Bolsonaro

O Deputado e Presidenciável Jair Bolsonaro tem apresentado pelo país inteiro a palestra “O FUTURO DO BRASIL”, onde discorre sobre sua visão dos problemas nacionais e as possíveis soluções. Palestrante sensato e objetivo, carismático, divertido até, Bolsonaro mostra pessoalmente uma face muito diferente da caricatura distorcida que alguns tentam lhe impingir e, certamente, bastante diferenciada do discurso tradicional do político a que estamos acostumados. Mostrando grande evolução no entendimento e trato das questões polêmicas em que já se envolveu no passado, Jair Bolsonaro também surpreende ao abordar temáticas que os críticos sugerem ser “lacunas” em seu pensamento político. Nesse artigo, vamos esboçar o pensamento sobre a Gestão da Economia Nacional, apresentada nas palestras desse Deputado Federal que, nas suas próprias palavras, “não é um especialista em economia, mas também não inveja a competência dos sabichões que estão afundando o Brasil”.

O primeiro ponto que chama atenção na abordagem de Bolsonaro é a sua visão de que a Gestão Econômica do Brasil deve ser baseada em genuínos interesses estratégicos nacionais e, não, numa lógica simplista de mercado. Essa afirmação é a bússola que orienta as suas demais proposições econômicas que, segundo afirma, ainda estão sendo aprimoradas e desenvolvidas, porém tem no patriotismo uma firme guia. Segundo ele, não interessa ao povo brasileiro ser o país um excelente balcão de negócios que enriquece outras nações, enquanto esse mesmo povo padece de carências enormes e vive com pouca perspectiva de prosperidade. Participar do comércio e negócios globais é uma necessidade, mas deve essa condição ser subordinada a uma atuação em que o Brasil obtenha lucros e vantagens em bons negócios para o coletivo nacional, nunca para o empobrecimento e exploração de nossa nação, como tem acontecido. O mesmo vale para o enriquecimento absurdo de certos setores empresariais nacionais, às custas de financiamentos estatais brasileiros, mas que resultam em evasão das divisas para outros países (como no caso dos financiamentos feitos pelo BNDES, nos últimos anos).

Como exemplo, o Deputado cita o descaso com a nossa riqueza mineral, vendida a preço de banana para o mercado externo, inclusive com relação a recursos em que detemos praticamente o monopólio da produção mundial, como é o caso do nióbio (mineral com diversas aplicações na construção civil, metalurgia e indústria de joalheria, entre outras). Se é o caso de sermos o principal produtor mundial, diz Bolsonaro, “então nós é que devemos dizer o preço do produto”!

Lembrando que a Amazônia brasileira é uma fonte fabulosa de recursos naturais bastante cobiçados pelo mundo inteiro, Jair Bolsonaro enfatiza que é urgente que os brasileiros procedam com a exploração racional desse patrimônio, tanto para a prosperidade nacional, como para impedir uma possível tomada desse rico território por potências estrangeiras mais fortes militarmente que o Brasil, que podem atuar diretamente (invasão) ou indiretamente (através da instigação de um separatismo baseado, por exemplo, numa política indigenista brasileira equivocada). É cuidar, para não perder.

O Agronegócio, segundo Bolsonaro, deve receber especial atenção, pois é a tradicional fonte de sobrevivência da economia nacional, sendo importante que pesquisas aprimorem o valor agregado à produção brasileira, através de aplicações  que resultem em melhor qualidade e produtos diferenciados. Citando o exemplo de Israel, onde há menos chuvas do que no sertão nordestino, mas que tem um agronegócio exportador para a Europa, o presidenciável enfatiza que o Brasil possui excelente corpo técnico e acadêmico na área - profissionais que, infelizmente, tem saído do país para usar sua ciência em outras terras, por conta da desvalorização que vivenciam em nossa nação. Segundo ele, está mais que na hora de mudar isso.

Um ponto importante para a visão econômica de Jair Bolsonaro é QUEM deve explorar os recursos naturais brasileiros de mais difícil acesso (como é o caso de reservas minerais amazônicas) e COMO deve ser feito beneficiamento de certos recursos para obter produtos com maior valor de mercado (como é o caso do grafeno, material revolucionário obtido através do beneficiamento do grafite, fartamente encontrado no Brasil). O Deputado afirma que o Brasil não tem mais condição de criar empresas estatais, inclusive sendo necessário privatizar e até extinguir algumas estatais não-estratégicas. Por outro lado, as empresas nacionais não dispõe, muitas vezes, de estrutura ou condições técnicas para prestar um bom serviço em certas áreas. Se não é uma alternativa deixar ao léu tais recursos, também não aceita como bom negócio entregar a exploração a estrangeiros, pura e simplesmente. A solução proposta pelo parlamentar é a realização de parcerias vantajosas com empresas de países desenvolvidos tecnologicamente, como o Japão é um exemplo, para fazer com que o nicho econômico seja ocupado de alguma forma, possibilitando aos brasileiros adquirir ciência e bagagem nas áreas específicas visadas, até que se possa "andar com as próprias pernas".

Jair Bolsonaro cita com freqüência a China como exemplo de país que se vale de políticas econômicas de alta estratégia no cenário mundial, o que explica sua consolidação como potência econômica e militar. A China tem sólida estrutura industrial e uma política agressiva de escoamento de seus produtos e população (!), o que resulta numa rede de entrepostos comerciais fluida e enorme, capilarizada por todo o planeta. Segundo o Deputado, enquanto os economistas chineses tratam da projeção mundial dos negócios de seu país, os economistas do Governo Brasileiro "brincam" de mexer na taxa SELIC... Desnecessário dizer que, no momento, os chineses estão se dando muito bem em cima do Brasil. É fundamental tratar a indústria nacional como setor estratégico e, também nesse caso, parcerias vantajosas aos interesses brasileiros devem ser implementadas.

Relacionado ao tópico da projeção da economia nacional, também está a da Soberania Nacional, incluindo a Segurança Pública. Bolsonaro enxerga a questão da Segurança como fundamental para bom andamento de outros setores. Citando o dado que 10% do PIB mundial vem da atividade turística, o Deputado lamenta o prejuízo ao turismo brasileiro que o caos da insegurança pública vem criando. Dentro da problemática da insegurança no Brasil, é claro, está o abandono das fronteiras nacionais, que tornou o nosso país um inferno de drogas ilícitas e deu força ao Crime Organizado. Daí que ele entende que só com o fortalecimento das Forças Armadas e Polícias, junto com um ajuste das Leis Brasileiras, se pode dar uma prosperidade ao turismo e outras atividades afetadas pela insegurança. A Ordem como base para o Progresso.

Para finalizar esse esboço das idéias de Jair Bolsonaro a respeito da Economia Nacional, ou de sua melhor gestão, é preciso incluir a ênfase que ele dá na melhoria do serviço público. Bolsonaro afirma que o brasileiro está cansado de pagar altos impostos e não receber o retorno em serviços devidos pelo Estado. O fato é que o sucateamento do Estado e a desvalorização dos servidores públicos, são fatores importantes na decadência do Índice de Desenvolvimento Humano de uma Nação. Nesse sentido, o parlamentar coloca o combate a corrupção e a otimização da prestação do serviço público como ações de alta prioridade para a obtenção de um equilíbrio nas demais áreas da vida pátria, inclusive a área econômica.

Em artigos vindouros, tratarei especificamente das idéias de Jair Bolsonaro no tocante a Segurança Nacional, Liberdades Civis e Direitos das Minorias.

Erick Guerra, O Caçador.

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Caern faz visita de cobranças em Apodi, Felipe Guerra e Governador Dix-Sept Rosado

Ao longo do mês de junho, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) estará ampliando às visitas de cobrança em cidades do Oeste e Central. O objetivo é buscar recuperação de clientes e a quitação dos débitos dos mesmos. O trabalho foi iniciado nas cidades de Areia Branca e Pendências na semana passada e esta semana chega às cidades de Apodi. Angicos e Baraúna. Depois seguirá para Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado e Guamaré.

A visita aos consumidores está sob a responsabilidade da empresa ADV, contratada pela Caern para entregar os comunicados de cobrança aos moradores. Neste documento estão os dados do cliente, como o nome, endereço, matrícula, o prazo para pagamento e o valor do débito. O código de barra vem junto com o documento também para facilitar o pagamento. Qualquer dúvida o consumidor pode comparecer aos escritórios da Caern. Não havendo renegociação, o fornecimento de água será suspenso.

Atualmente as visitas de cobrança já ocorrem em cidades como Natal, Parnamirim, Mossoró, Assú, Macaíba e algumas cidades da Região Seridó. O objetivo é ampliar o trabalho para as demais cidades do Estado. Os clientes inadimplentes com a Caern também estão sendo negativados junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Por este motivo, os consumidores devem ficar atento aos avisos entregues juntamente com sua conta de água para evitar a suspensão do serviço. Uma vez regularizado o débito, a negativação do cliente junto aos órgãos de proteção ao crédito é excluída em até 48 horas.

REAL VALOR DA ÁGUA

A água é um bem essencial à vida, mas nem todos compreendem seu real valor. Muitos acham que a simples existência na natureza justifica uma cobrança ínfima por este bem. Mesmo em época de seca prolongada como a que vivemos há dificuldade de compreensão por parte dos usuários.

O que se cobra no pagamento pelo consumo de água é pelo investimento no trabalho de captação, tratamento e transporte de água feito pelas companhias de saneamento. Somente com o sistema de abastecimento de água mantido pelas Companhias de Saneamento, o produto pode chegar à casa dos consumidores dentro dos padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde. O abastecimento de água potável é também um serviço de saúde pública daí a sua importância.

Os sistemas de abastecimento captam de mananciais de superfície como açudes subterrâneos como os poços. Para levar a água aos clientes, a Caern precisa manter tubulações, equipamentos e estações de tratamento de água para fazer chegar o produto aos consumidores. Para tanto utiliza-se energia elétrica e insumos próprios dos sistemas de abastecimento. A errônea imagem de que a água é abundante na natureza também reduz os níveis de comprometimento com o pagamento da água. Em nossa sociedade, a discussão sobre a água perpassa a adoção não só de hábitos de consumo consciente, como também de valorização do produto essencial à existência dos seres humanos.

Leitor quer saber - se o asfalto do bairro Lagoa Seca foi pelo ralo?

Passeando um pouco pelas redes sociais, percebemos que alguns munícipes tem questionado o posicionamento da câmara municipal, no que se refere ao andamento das obras no município.

Alguns tentam inverter a situação, colocando a culpa nos vereadores, pelo fato de não fazerem essa ou aquela obra. Aos vereadores cabe apenas legislar e fiscalizar.


Até dezembro do ano passado, era comum a câmara municipal travar pautas que beneficiavam população como um todo.

Entenda melhor o Poder Executivo:

Segundo a Constituição Brasileira de 1988, cada município é autônomo, sendo responsável pela sua própria organização, administração e arrecadação de impostos.

Aos prefeitos cabe a administração dos serviços públicos municipais nas áreas da saúde, educação, transporte, segurança e cultura.

Ainda é de competência dos prefeitos apresentar projetos de leis à Câmara Municipal, sancionar, promulgar, fazer publicar e vetar as leis, convocar extraordinariamente a Câmara Municipal, quando necessário, e representar o município em todas as circunstâncias; requisitar à autoridade policial mais graduada no município a força necessária para fazer cumprir a lei e manter a ordem; e prestar contas de sua administração, na forma estabelecida na Lei Orgânica do Município, nas disposições constitucionais e na legislação específica. 

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Blog ApoDiário: Gosta? A gata da sexta feira, tarados!



quinta-feira, 8 de junho de 2017

Parlamentar defende investimentos nos Distritos do município

Seja por meio de indicação, requerimentos, ou até mesmo no uso da tribuna legislativa, onde externou suas ideias e falou aos presentes à casa do povo. O vereador Gilvan Alves (AVANTE), esteve presente a mais uma sessão ordinária.

Alves na tribuna legislativa
Inicialmente ele parabenizou a comunidade de Córrego, pela festa realizada recentemente, sempre com brilhantismo.

Em relação a infraestrutura dos distritos, chamou a atenção dos moradores do Córrego, Soledade e Melancias, frisando novamente que a partir do momento que a comunidade é elevada a condição de Distrito, tem os mesmos direitos a limpeza urbana, infraestrutura, saneamento básico, entre outros serviços básicos.

Alves registrou o empenho do deputado Carlos Augusto Maia no tocante a melhorias para o Hospital Regional Hélio Morais Marinho, agradecendo seus colegas que com eles estiveram em Natal, frisando que todos cobraram investimentos para o hospital local, ressaltando que é necessário unir forças para se conseguir os investimentos necessários.

“A partir de visitas aos distritos e de contato com os moradores, constatamos que os três distritos necessitam desses investimentos. Apresentamos essas reivindicações e esperamos que o Executivo possa atendê-las”, frisou o vereador.

Gilvan Alves desejou ainda sorte aos novos secretários nomeados pelo poder executivo, destacando que é hora de trabalhar, principalmente no tocante ao lixo e ao mato, pois existe muito trabalho a realizar.

As matérias, subscritas pelos vereadores da bancada de oposição, foram apresentadas e aprovadas pelo Plenário.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Processo do MPF mostra que Henrique teria recebido 2 milhões como garantia para vender a Caern

Sobre a privatização da Caern…

Quem queria vender a Caern?

Em delação que o nome do governador Robinson Faria (PSD) foi citado, se falou em possibilidade de privatização da Caern.

O assunto ficou na citação, e o que se viu foram entrevistas sucessivas do governador afirmando que não privatizaria a Caern.

Mas a Odebrecht queria porque queria a Caern, e viu a porta aberta com a possibilidade do então candidato Henrique Alves (PMDB) ser eleito.

Tanto que, segundo o processo do Ministério Público Federal do Rio Grande do Norte, que determinou a prisão de Henrique, 2 milhões foram pagos ao então candidato já como garantia de que a Caern seria vendida.

Veja trecho do processo que comprova isso:

Por outro lado, ainda em relação à Odebrecht, outros executivos que celebraram acordo de colaboração premiada no âmbito da “Operação Lava Jato” revelaram que, entre agosto e outubro de 2014, foram repassados, à campanha de Henrique Eduardo Lyra Alves a Governador do Rio Grande do Norte R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) em recursos não contabilizados ou não informados em prestações de contas eleitorais (“caixa dois”). O pagamento dos valores foi acertado entre o executivo Fernando Luiz Ayres da Cunha Santos Reis, Eduardo Cosentino da Cunha e Henrique Eduardo Lyra Alves em uma reunião na Câmara dos Deputados em 06/08/2014. Informação da Câmara dos Deputados comprova que Fernando Luiz Ayres da Cunha Santos Reis efetivamente esteve na presidência do órgão legislativo, na época ocupada por Eduardo Cosentino da Cunha, na data em que ocorreu a negociação. As quantias foram repassadas em razão do interesse da Odebrecht em investir na privatização da Companhia de Água e Esgoto do Rio Grande do Norte – CAERN, um dos projetos de Henrique Eduardo Lyra Alves, que seria implementado caso fosse eleito. Os detalhes da situação foram tratados entre outro executivo da Odebrecht, Alexandre José Lopes Barradas, e Jaime Mariz de Faria Júnior, espécie de auxiliar do candidato em relação ao assunto, o qual ocupava cargo comissionado no Ministério da Previdência Social. Também se obteve registro da entrada de Alexandre José Lopes Barradas no prédio do Ministério da previdência Social na época dos fatos. Por outro lado, constam do sistema de gerenciamento do Departamento de Operações Estruturadas (propina) da Odebrecht registros do pagamento das quantias em questão, associados ao codinome “Fanho”, em alusão ao característico timbre de voz de Henrique Eduardo Lyra Alves. De resto, em datas próximas às da reunião inicial e da própria efetivação dos pagamentos, foram identificados contatos telefônicos entre Eduardo Cosentino da Cunha e Fernando Luiz Ayres da Cunha Santos Reis. Todos os elementos relacionados ao fato foram encaminhados à Polícia Federal em momento posterior, fora dos autos do Procedimento Investigatório Criminal n. 1.28.000.001968/2016-92, para juntada ao inquérito policial cuja instauração foi requisitada.

É possível que o MPF divulgue quais as lideranças que receberam de Henrique Alves

É possível que o Ministério Público Federal (MPF) divulgue a relação das lideranças políticas que receberam dinheiro do ex-ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves – que se encontra preso – para sua campanha de governador do Rio Grande do Norte nas eleições de 2014.

Vai dá complicação, se acontecer.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

O sujo falando do mal lavado

O Procurador Geral de Justiça, Rinaldo Reis, entrou com ação contra o governador Robinson Faria (PSD) por improbidade administrativa, devido ao uso de mais de 56% da receita corrente líquida do Estado com pessoal, o que desobedece a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Sendo que no ano passado, Reis cometeu o mesmo “deslize” com o MPRN. Ou seja, é o sujo falando do mal lavado.


O bem e o mal

O mal e o bem são duas vias paralelas que irão se cruzar em algum momento na vida de cada um de nós. A vulnerabilidade desse momento em cada ser é quem dirá o rumo do caminho a ser trilhado. Quem não teve no princípio lições de caráter, terá dúvidas quando isso acontecer.

O passado é quem limpa ou suja o aceiro da estrada de um viajante. O futuro é uma boca banguela escancarada, esperando o presente decidir quem vai ou quem fica. - Quem vem lá? Pergunta o futuro. - Sou eu, seu mais novo inquilino. Responde o presente. - É do bem ou do mal? Se for do bem terá uma eternidade, se for do mal a demora é só o tempo de se encontrar com a inveja na primeira esquina.

Eu tive a sorte de ter uma mãe completamente ímpar na minha infância: Dona Gorete Duarte, aliás, mãe e pai, diga-se de passagem. Ela sim é meu verdadeiro amor. Ela vai completar 57 anos, me protege, reza por mim, me acalenta e dá carão, como se fosse ainda aquele menino magro, que dava trabalho querendo jogar bola, canela fina e dos oião.

Por Jânio Duarte

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Vereador Charton Rêgo visita Bairro Cohab e reforça compromisso com jovens desportistas


Ontem (07) o vereador da Política com Seriedade – Charton Rêgo (AVANTE) esteve no bairro Cohab reunido com jovens desportistas, que praticam futebol na quadra do bairro.

Na ocasião o vereador esteve conversando com alguns jovens atletas, dentre os assuntos estava à falta de estrutura, como banheiros, grades arrancadas e a falta de pinturas na estrutura física da quadra e do prédio.

Além de doar uma bola como forma de incentivo, o vereador apresentou e pediu o apoio a indicação de sua autoria.


Os jovens atletas solicitaram do Vereador Charton Rêgo apoio para cobrar do poder público uma melhor infra estrutura no local. Charton reforçou o compromisso com a juventude e disse que irá solicitar do poder público melhorias para aquela quadra.

“Parabenizo os jovens e coloco o mandato a disposição sempre em busca de melhorias para a sociedade”, disse.

Hipernet: 10 dicas para melhorar o seu sinal de wi-fi!


quarta-feira, 7 de junho de 2017

Mas que é um vereador?

Vereador é um agente político que atua no poder legislativo na esfera municipal.

O vereador é um cargo eletivo com eleições em 4 em 4 anos, eleito através do sistema proporcional, talvez seja o agente político que mais causa impacto na sua vida.

A palavra vereador tem origem em países de língua portuguesa, que tem como origem a palavra Verear que significa “administrar, fiscalizar, verificar”.

No Brasil... para entender, é preciso voltar ao período monárquico de Dom Pedro I. Em 1822 tivemos a “Independência do Brasil”, em 1824 a “Constituição da Mandioca” e em 1828 a Lei que dá nova forma às câmaras municipais.

De acordo com a Constituição Cidadã: vereadores são os responsáveis pela criação de leis que são implementadas na esfera municipal, e podem ainda, fazer projetos de lei que suplementem as leis estaduais e federais. Então podemos dizer que a responsabilidade mais comum de um vereador é a de legislar.

A outra função básica é a de fiscalizar o Poder Executivo. O vereador é o agente responsável por monitorar o trabalho do poder executivo municipal que é e exercido pela figura do prefeito, secretários e equipe da prefeitura.

O vereador monitora a utilização dos recursos públicos; se as leis promulgadas pelo prefeito estão de acordo com a constituição, com a lei a orgânica municipal, e também a execução das políticas publicas, exemplo, execução de obras, de saúde publica e também o transporte publico municipal.

Partindo disto, é essencial dizer que... o vereador não pode ser visto somente como alguém que faz leis. A função vai muito além. No papel fiscalizador, o vereador é junto com movimentos sociais um dos maiores agentes de combate à corrupção.

Os vereadores também são responsáveis por conceder moções, sejam elas de aplausos ou de repúdio.

Que direitos um vereador possui?

Direito à renúncia, direito de exercer outra profissão (desde que não atrapalhe a atividade legislativa), imunidade parlamentar e também direito a remuneração.

Por Jânio Duarte

Governo estadual pagará servidores que recebem até R$ 3 mil

O Governo do Rio Grande do Norte deposita nesta sábado (10) o salário dos 50.405 servidores ativos, aposentados e pensionistas que recebem até R$ 3 mil, uma soma equivalente a R$ 82,4 milhões.  

Com o pagamento desta faixa salarial somado aos vencimentos já depositados dos servidores ativos da Educação e da Administração Indireta que possuem recursos próprios, 70% do funcionalismo já terá recebido integralmente seus salários, num total de 73.929 servidores, o que corresponde a uma soma de R$ 133.617.222,90.

O Governo segue acompanhando as receitas para anunciar o pagamento dos salários dos demais servidores o mais breve possível, a partir da disponibilidade de recursos.  

Com informações do Governo do Estado do RN.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


O Brasil está mudando!

As cenas da prisão do ex-presidente da Câmara e ex-ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, ontem, em Natal, refletem muito bem o momento de baixa da classe política brasileira: conduzido de sua casa para o carro da Polícia Federal em meio aos gritos dos populares de “ladrão, ladrão, ladrão”. Quem imaginaria que um dia o Brasil, País da impunidade, teria, em menos de um ano, uma presidente cassada e dos ex-presidentes do Legislativo presos.

Antes de Henrique, a Polícia Federal já havia prendido o também ex-presidente Eduardo Cunha, objeto de outra ação e investigação da Lava Jato, ontem. Cunha e Henrique são irmãos siameses da corrupção, da ladroagem do dinheiro público. Portanto, não poderiam ter outro destino que não a punição, a punição máxima na forma da lei, marcada pela prisão.

No Brasil que se passa a limpo agora o que se via antes era cadeia ser destino apenas de ladrão de galinha, negro e prostituta. Mas tudo mudou e é possível até ver um ex-presidente da Câmara ser levado ao xilindró vaiado e enxotado de palavrões livremente pelo povo. Henrique é acusado de práticas dos crimes de corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro. Com base nos depoimentos da Odebrecht, a acusação é de que ele e o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) receberam propinas de contratos das obras da Arena das Dunas, estádio em Natal construído para a Copa do Mundo.

Na verdade, cadeia é pouco como punição para esses tipos de políticos. Político corrupto deve ter todo o seu patrimônio confiscado e, se este não cobrir o rombo que causou, deve ser obrigado a trabalhar para pagar a dívida (se for preciso, que a Constituição seja modificada para permitir esse tipo de pena). Não é todo político, evidentemente, que está inserido neste contexto.

Mas 90% dos políticos, como os que estão tendo como destino ver o xilindró, dão aos 10% restantes uma péssima reputação. Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves são políticos que envergonham a Nação, a mentira, legitimada pela vontade de um povo que cometeu um tremendo equívoco. Tinha razão o ex-governador Leonel Brizola quando afirmou: “Estou pensando em criar um vergonhódromo para políticos sem-vergonha, que ao verem a chance de chegar ao poder esquecem os compromissos com o povo”.

Por Magno Martins

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


Deputado Carlos Augusto busca investimentos para que hospital de Apodi não seja fechado

Deputado acompanhou vereadores do município em audiência com governador

O deputado estadual Carlos augusto tem buscado viabilizar investimentos para a saúde em todas as regiões do estado. Nesta terça-feira (6) foi a vez do município de Apodi contar com o apoio do deputado.

A pedido do vereador Gilvan Alves, o deputado marcou audiência com o governador Robinson Faria e hoje acompanhado do também vereador Bebé Gama e esteve apresentando as reivindicações da cidade na área da saúde.


O empenho do deputado, ao lado dos vereadores e lideranças, é para que o governo do estado consiga aumentar o repasse, através da secretaria de Saúde, ao município para que o hospital da cidade não feche as portas.

Outra preocupação apresentada ao governador Robinson Faria é quanto ao número de médicos que atendem no hospital, algo que foi reduzido nos últimos meses.

A atuação do deputado permitiu que o governo programasse uma reunião com a administração municipal em defesa da sobrevivência do hospital de Apodi.

Além do deputado Carlos Augusto e dos vereadores Bebé Gama e Gilvan Alves também participaram do encontro o diretor do hospital, Leandro Maia, o ex vice-prefeito de Apodi, Zé Maria, e os vereadores Soneth Ferreira, Paulo de Telécio, Charton Rêgo, Gilvan Alves, Chico de Marinete e Júnior Carlos.

Projeto de Ampliação e Melhoramento do Sistema de Abastecimento da água na comunidade do Bamburral


Na tarde de ontem (06), Agnaldo Fernandes presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – STTR de Apodi, acompanhou mais uma fase da instalação do Projeto de Ampliação e Melhoramento do Sistema de Abastecimento da água comunitária da comunidade do Bamburral.

Através do Programa Governo Cidadão (RN Sustentável) estará beneficiando aproximadamente 80 famílias da comunidade de Bamburral e alguns moradores vizinhos.

O projeto foi conquistado pela Associação da comunidade através de edital que tem o financiamento do Banco Mundial. A previsão é que até o final de junho, todo o projeto esteja instalado.  

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Como monitorar os vereadores do meu município?


Como monitorar os vereadores do meu município?

Infelizmente, sabemos que esta é uma pergunta que muitos apodienses ainda não sabem responder e este é um dos problemas que o Blog tem pretensão de divulgar.

Por vezes, ainda é muito difícil ter clareza sobre o papel do vereador, qual a importância deste cargo e também o impacto dele na vida do cidadão comum.

Em breve, mais detalhes sobre o assunto.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

terça-feira, 6 de junho de 2017

Governo do RN decreta calamidade na área da saúde pública


O Governo publicou hoje o decreto de calamidade na área da saúde pública do Rio Grande do Norte. A medida é motivada pela crise econômica que causa a redução da arrecadação estadual e de transferência de receitas constitucionais.

A decisão ainda foi motivada pela ausência de perspectiva de aumento do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE). E também do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), já que o Governo vem assumindo obrigações na área de atuação municipal.

O decreto baseia-se também na sobrecarga dos hospitais da rede estadual e no considerável déficit de servidores públicos. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) fica autorizada a requisitar e contratar, em caráter emergencial, qualquer serviço e bem para o restabelecimento dos serviços.

A vigência do decreto é de 180 dias.

Justiça Federal explica natureza da “Operação Manus”


A Justiça Federal do Rio Grande do Norte (JFRN) emitiu nota há poucos minutos, explicando a “Operação Manus” deflagrada à manhã de hoje (veja AQUI), com participação direta da Polícia Federal e Ministério Público do RN (MPRN).

Deixa claro que “o processo está tramitando em segredo de justiça”.

Políticos como o ex-deputado federal Henrique Alves (PMDB), empresários e gente especializada na lavagem dinheiro são o foco da operação. Também estão em apuração as empresas Carioca Engenharia, Construtora Norberto Odebrecht e OAS. Nesse “monturo” temos pagamento de propina, promessa de privatizações viciadas, superfaturamento de obras etc.
Leia abaixo:

Nota Oficial da JFRN

Sobre a Operação Manus, deflagrada na manhã de hoje pela Polícia Federal no Rio Grande do Norte, Distrito Federal e Paraná, a Justiça Federal no Rio Grande do Norte esclarece que o processo está tramitando em segredo de justiça.

As acusações são referentes a supostos pagamentos de propinas feitos por empreiteiras com destinação a dois políticos e que teriam contado com a conivência de empresários que atuaram para lavagem de dinheiro.

Os 33 mandados de prisões preventivas, conduções coercitivas e buscas e apreensões foram expedidos pelo Juiz Federal Francisco Eduardo Guimarães Farias, titular da 14ª Vara no Rio Grande do Norte.

Os indícios apontam para o fato de que as empresas Carioca Engenharia, Odebrecht e OAS pagaram propina a políticos, com a promessa de favorecimento em obras, privatizações e facilidade em pagamento de construções.

Logo após toda operação ser concluída, a JFRN emitirá uma nova comunicação sobre os desdobramentos e maiores detalhes.

Ex-ministro Henrique Eduardo Alves é preso pela PF

Mandado de prisão é decorrente da delação da Odebrecht.

O ex-ministro do Turismo e ex-presidente da Câmara dos Deputados Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) foi preso na manhã desta terça-feira pela Polícia Federal. Expedido pela Justiça do Rio Grande do Norte, o mandado de prisão é decorrente das delações da Odebrecht.

Com a prisão de um dos donos do Rio Grande do Norte fico a pensar:

Como o gado se comportaria sem o dono do curral e com a porteira aberta?

O povo brasileiro está preparado para viver por conta própria, sem ter que venerar seus "líderes", que estão todos sendo presos?

Por Judson Gurgel

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Plano Emergencial quer zerar filas de cirurgias eletivas em Apodi, RN


Com o objetivo de acabar com a fila de espera por cirurgias eletivas no município de Apodi, a Secretaria de Saúde e a Maternidade Claudina Pinto se uniram em mais um benefício ao povo apodiense.

A parceria firmada prevê a realização de procedimentos cirúrgicos como histerectomia, hérnias, vesícula, hemorróidas, entre outras, com a estrutura cedida pela maternidade e os profissionais contratados pelo município.

As cirurgias eletivas são agendadas na Secretaria Municipal de Saúde. “Anteriormente, essas cirurgias eram feitas em outras cidades, como Alexandria. Agora, serão feitas aqui mesmo. Uma comodidade aos pacientes”, destaca o secretário Sabino Neto.

Na semana passada, a maternidade já tinha firmado uma parceria com a prefeitura para ofertar atendimentos pediátricos e ginecológicos em Apodi.

A perspectiva é que mais de 100 cirurgias sejam feitas até o final do ano.

Com informações da assessoria da PMA

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Confira a ganhadora da Promoção do Dia das Mães da Luciano Ótica!


A cliente Antônia Virgínia, SORTEADA na PROMOÇÃO do Dia das Mães, veio com sua família receber seus Mil Reais em prêmios.

A LUCIANO ÓTICA AGRADECE A PREFERÊNCIA!

#CLIENTEFELIZ

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Vereador solicita restauração de estrada vicinal no município de Apodi


O gabinete do Vereador Charton Rêgo, comunica aos moradores da Várzea da Salina que os trabalhos de recuperação das estradas vicinais que cortam o município, chegará à referida localidade ainda este mês de junho.

As principais estradas que dão acesso ao Vale do Apodi ainda não receberam intervenção da prefeitura. O pedido foi feito por Charton, através de indicação de nº 110/2017.

Rêgo ainda ressalta que ficará atento ao prazo estabelecido pela Secretaria de Obras.

Alan Silveira divulga nomes dos novos secretários de Apodi, RN

Anúncio foi feito nesta segunda-feira (05) em reunião de trabalho com equipe da gestão e vereadores. Segundo o prefeito, pastas foram reformuladas.

Alan Silveira, prefeito de Apodi, Rio Grande do Norte, anunciou nesta segunda-feira (05) os novos secretários de governo. Eles já participaram de uma reunião na tarde desta segunda e começaram a atuar analisando as informações de cada pasta, programas, projetos e ações em curso, além de projetar as principais iniciativas pra os próximos seis meses de 2017.

“É um time que compartilha ideias e ideais de governo para transformar Apodi na cidade que sonhamos. São pessoas com ligação estreita com nossa cidade e que assumem o compromisso de batalhar juntas com integração e interdependência, com garra e vontade de fazer”, classificou Alan Silveira.

Os novos secretários já assumem pastas reformuladas, como por exemplo, Valdênia Morais, que era assessora, assume a pasta de Mulher e Igualdade Racial, Isiany Medeiros assume a pasta de Desenvolvimento e Assistência Social e Alan Rodrigues é o novo Secretário de Urbanismo e Transportes.

A vice-prefeita Hortência Regalado também participou da reunião com os novos nomes dos Secretários da Gestão Apodi Cidade de Todos.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.