sábado, 8 de julho de 2017

Banho de loja prepara Fabinho para suceder Maia e presidir a Câmara

Quem acompanha de perto, percebe mudanças de uma semana para outra na postura de Rodrigo Maia. Quanto mais vira uma possibilidade real de poder, por mais que se esforce em não dar bandeira, ele se mostra e é visto de forma diferente. Ganha dimensão.

Foi também assim com Michel Temer quando ele se viabilizou para suceder Dilma Rousseff. Lá e cá a derrota foi e é definida como golpe. Bobagem. Esse é o jogo que quando ganham todos eles gostam de jogar.

Mesmo quando a opção de quem está na fila é posar de estátua, caso de Itamar Franco, a perspectiva de troca de guarda causa frisson entre os políticos, aficionados e especialistas nesse tipo de jogo. E produz os mesmos resultados.

Faz parte do ofício.

Quem se candidata a ser eleito para qualquer mandato público faz uma aposta — real, adaptada ou pura ficção – no papel com que vai tentar seduzir o eleitor. Quem exerce mandato já passou por essa preliminar.

Na divertida selva urbana que é a Câmara dos Deputados, os mais variados exemplos de sucesso nessa peneira popular se exibem no dia a dia. Disputam entre si momentos de atenção.

Quem olha de fora, acha que chegar ali é o suficiente. Nem imagina quanto é difícil para alguém, que só está lá pelo passaporte popular, se destacar naquela multidão em que, com muitos ou poucos votos, todos são iguais.

Sair dessa manada, em que juntos e misturados poucos chamam a atenção, para se tornar uma estrela nacional é um grande desafio.

Rodrigo Maia já superou essa barreira. Quem o segue na fila se prepara para um salto ainda maior.

Por qualquer critério, Rodrigo Maia faz parte da elite.

Se ele assumir a cadeira de Michel Temer, seu sucessor na Presidência da Câmara será o deputado Fábio Ramalho.

Até se eleger vice-presidente da Câmara como zebra das zebras, Fábio era o Fabinho.

Liderança, um camarada boa praça, que se notabilizou por juntar gente diferente em megas almoços e jantares. Na casa dele, no Cafezinho da Câmara, onde fosse, quem chegasse seria bem recebido para saborear deliciosas comidas mineiras.

Bons anfitriões costumam ter sucesso na política brasileira. Mas isso fica para outro dia.

Até meses atrás, o boa praça Fabinho era apenas um franco atirador na política. Arriscou e venceu a parada pela vice-presidência. Pouco mudou. Continuou a ser o mesmo personagem.

Andava pela Câmara com ternos amorfanhados, gravatas tortas, cabelos desgrenhados, barbas mal feitas.

No mesmo passe de mágica que tornou Rodrigo Maia presidenciável, Fabinho virou o elegante deputado Fábio Ramalho.

Terno e gravata impecáveis, corte de cabelo e óculos sob medidas, discurso de alto clero na ponta da língua.

Como Rodrigo Maia, Fábio Ramalho se diz o mais fiel aliado de Michel Temer. Pelo bem do país, nenhum dos dois diz querer a queda de Temer.

É assim que se sempre se processa a transição à brasileira. Acompanhe os próximos capítulos.


Por Andrei Meireles

sexta-feira, 7 de julho de 2017

FACENE Mossoró oferecerá serviços gratuitos de saúde no Centro de Apodi

A partir das 7h da manhã deste sábado (08), uma equipe da Faculdade Nova Esperança (FACENE), de Mossoró, promoverá uma ação de cidadania na área central de Apodi, onde ofertará diversos serviços de saúde totalmente gratuitos.

A ação será coordenada pela professora Laura Camila e terá como objetivo divulgar os vários cursos da área da saúde, que são ofertados na faculdade, e aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

“Queremos que a sociedade de Apodi saiba que os nossos cursos são destaque em todo o Estado e que os nossos alunos são trabalhados, desde cedo, a humanização e o profissionalismo. Sem falar do impacto social que esta ação terá”, comentou a professora.

Durante toda a manhã, a FACENE fará orientação e avaliação nutricional, verificação de pressão, teste de diabetes, dicas de postura e orientações de saúde em geral. Todos os atendimentos serão gratuitos e acontecerão na Praça da Matriz e na Feira Livre. Ainda durante a ação, a equipe fará a entrega de folders e panfletos.

A Faculdade Nova Esperança (FACENE) de Mossoró atua há dez anos na região e é a única faculdade especializada em cursos da saúde do Rio Grande do Norte. Ela oferta sete cursos de graduação, sendo eles Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia, além de cursos técnicos.

Sítio do Góis sedia encontro preparatório do Movimento Escambo


O Projeto Abelhar e a comunidade do Sítio do Góis articularam encontro preparatório do Movimento Escambo, dias 30 de junho e 01 de julho de 2017, em Apodi/RN. 


A programação começou na sexta, 30, com espetáculo da Cia. Ciranduís, às 20h, na Escola Waldomiro Pedro Viana e chegada de representantes de grupos pertencente ao Escambo. A informação é do grupo Ciranduís.


Uma proposta de programação com estipulação de participantes, desenho de como será o 47º Encontro do Escambo, entre 21 e 23 de julho de 2017, na própria comunidade ocorreu, sábado, dia 01 de julho.

Grupos presentes

- Projeto Abelhar [Felipe Guerra/RN]
- Cia. Ciranduís [Janduís/RN]
- Grupo Carcararte [Jardim de Piranhas/RN]
- Coletivo Invisível de Teatro [Umarizal/RN]
- Cia. Arte e Riso [Uamrizal/RN]
- Grupo Rualuart [Gov. Dix-Sept Rosado/RN].

Denuncie o descumprimento da Lei da Transparência ao Ministério Público local

Fique alerta!

É dever dos estados e municípios cumprir a Lei da Transparência. Denuncie o descumprimento ao Ministério Público local.

É dever dos Estados e Municípios criar Portal da Transparência.

Divulgar os salários dos servidores. Responder aos pedidos de acesso à informação.

Não são favores. É lei!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Vereador Charton Rêgo busca soluções para superlotação do ônibus Universitário


O Vereador e Universitário, Charton Rêgo, registrou nesta semana, a situação de superlotação no ônibus que transporta alunos universitários para os respectivos campi (UFERSA/UERN).

Preocupado com os riscos à segurança dos estudantes e dele próprio, bem como em reivindicar o conforto necessário, o Edil abriu diálogo com o Sr Erison Gustavo (Presidente da AENTS), no intuito de buscar alternativas que visem solucionar o problema.

Algumas ideias foram sugeridas e uma reunião estará sendo convocada para que os universitários afetados sejam comunicados a respeito dos ajustes necessários.


O Vereador e aluno Charton Rêgo, parabeniza o bom nível do diálogo estabelecido, bem como o bom trabalho desenvolvido pelo Presidente da Associação dos Universitários, que estará visitando logo mais, o ônibus para convocar a reunião.

“Buscando soluções para superlotação no ônibus que transporta a todos nós estudantes universitários até os respectivos Campus em Caraúbas-RN, é um risco constante, inclusive a própria vida”, disse Charton.

A gata da sexta feira: um verdadeiro colírio para os olhos dos leitores do ApoDiário... é mentira? Rsrs...



quinta-feira, 6 de julho de 2017

Prefeito gasta mais de R$ 6 mil na compra de 2 celulares


O prefeito de Prata, município paraibano, Júnior Nóbrega (PMDB), não tem medido os limites com os gastos de dinheiro público em seu segundo mandato.

De acordo com dados do Tribunal de Contas da Paraíba, o prefeito gastou R$ 6.098,00 (Seis mil e noventa e oito reais) referente a aquisição de 2 aparelhos celulares (1 Galaxy A9 preto e 1 Galaxy S7 prata), destinado ao seu gabinete.

Mesmo o país enfrentando uma das piores crises da história, Nóbrega se deu o luxo de comprar dois celulares de última geração, com o dinheiro público, para seu uso pessoal.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Colabore com a administração municipal

Sempre que a Administração Pública se abre para a sociedade e a integra no processo de avaliação de suas ações, há um ganho em qualidade, efetividade e legitimidade.

Esta é a função principal de uma ouvidoria pública, que se estiver ativa pode e deve buscar ampliar as portas de acesso da população à gestão.

As informações coletadas junto à sociedade se somam às dezenas de manifestações de ouvidoria recebidas, possibilitando a geração de diagnósticos para a melhoria da gestão.

A atual administração municipal tem se mostrado solícitas a algumas reivindicações.

Clique AQUI e dê sua sugestão ao executivo.


RECEITA QUE DEU CERTO - Projeto Entrelinhas e Pipas recebe doação de livros e ampliará espaços de leitura em Apodi

A Fundação José Augusto, através da Casa de Cultura Popular de Apodi – (Palácio Soledade), investe e fomenta a Cultura e Literatura no município de Apodi, Rio Grande do Norte.

Patrícia e Poliana Raposo recebem das mãos de Luís Marinho mais de 450 livros

O agente de cultura, Luís Marinho, firmou parceria com o “Projeto Entrelinhas e Pipas”, das professoras Patrícia e Poliana Raposo, a fim de estruturar o projeto de leitura nas praças e logradouros públicos.

O Coletivo Entrelinhas e Pipas têm levado cultura, arte, lazer e muito aprendizado através da leitura para crianças e jovens; adolescentes e adultos; em plena praças públicas do município.

Ao todo, foram mais de 450 livros doados, que agora ficarão expostos e disponíveis para leitura nas praças do nosso Apodi.


"O que fizemos foi pensar sempre em prol do aluno, temos que criar nas crianças o hábito pela leitura", afirma Patrícia. "A doação desses livros chegou em boa hora. A colaboração da Casa de Cultura Popular neste projeto, permitirá resultados mais efetivos", observa Poliana

Acesso democrático e amplo, difundindo a literatura de qualidade, agora com um acervo rico, diversificado e bem significativo.

Tudo isso, graças a Fundação José Augusto e a Casa de Cultura Popular, contando ainda com apoio do deputado estadual Carlos Augusto Maia e do vereador Gilvan Alves.

Vereador quer município como protagonista na segurança pública

Gilvan Alves apresentou a sociedade apodiense 10 Novas Ideias para contribuir com a Segurança Pública no município.

Gilvan Alves (AVANTE) é empreendedor e está no primeiro mandato como vereador.

Atribuída ao Estado por força de lei, conforme prevê o artigo 144 da Constituição, a segurança pública em Apodi – Rio Grande do Norte pode ser protagonizada pelo município. É o que pretende o vereador Gilvan Alves (AVANTE) empreendedor em primeiro mandato na Câmara Municipal.

Entre as principais Novas Ideias do parlamentar, a criação da Guarda Municipal, a criação da Agência Municipal de Trânsito, aumento no Contingente Policial, Batalhão do Corpo de Bombeiros e aumento no Monitoramento por Câmaras. Outra interessante ideia é uso de drones para reforçar o monitoramento.

Alves garante que as propostas encontram amparo na Casa. “Essas ideias são bem vistas pelos demais vereadores e pela sociedade civil organizada”, comenta.


A ideia do vereador é articular com Município e Estado essas Novas Ideias para que o Executivo seja pró-ativo em suas iniciativas de segurança pública.

“Com a implantação da Guarda Civil Municipal, por exemplo. Podemos cobrir os prédios públicos com um sistema de videomonitoramento eficiente e utilizar esse efetivo em rondas preventivas que aumentem a presença e a sensação de segurança nas escolas e nos bairros da cidade”, sugere o parlamentar.

“A segurança pública só é vista quando alguma coisa acontece na sociedade. Um problema que o município sempre deixou para o Estado, mas nós podemos ser protagonistas criando dispositivos pra ações pró-ativas na nossa cidade. Municípios menores que o nosso já implantaram a guarda municipal”, acrescenta.

Nota do blog: acrescentaria ainda definição de um percentual mínimo previsto no orçamento municipal para investimentos em políticas públicas como prioridades.

Na prática, a proposta de criação do fundo seguirá como uma sugestão ao Executivo, mas se instituída, passa a ser medida obrigatória nas administrações futuras.

Apodi: Royalties do petróleo impulsionam aumento da arrecadação em 2017

Gráfico mostra a comparação da arrecadação dos royalties entre janeiro/junho dos anos 2016/2017. (Clique no gráfico para ampliar)

No acumulado nos seis primeiros meses do ano royalties renderam R$ 4.669.869,53 aos cofres do município.

O pagamento de royalties sobre produção de petróleo nos município de Apodi – Rio Grande do Norte somou R$ 4.669.869,53 (quatro milhões, seiscentos e sessenta e nove mil, oitocentos e sessenta e nove reais e cinquenta e três centavos) nos seis primeiros de 2017, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Royalties são os valores em dinheiro pagos pelas empresas aos governos dos locais produtores (municípios, estados e União) para ter direito à exploração do petróleo.

O município de Apodi viu sua arrecadação com royalties subir consideravelmente, passando de R$ 1.265.997,63 (um milhão, duzentos e sessenta e cinco mil, novecentos e noventa e sete reais e sessenta e três centavos) no mesmo período do ano passado, beneficiado pelo crescimento da produção na Chapada do Apodi.

Portanto, dinheiro não é problema, apesar de uma ligeira queda neste mês de junho. É só verificar o gráfico.

Nota do blog: Alguém aí comunique ao vereador.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Bancada do RN prioriza construção do Ramal do Apodi na LDO

A bancada do Rio Grande do Norte priorizou a construção do Ramal do Apodi no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para 2018. O canal faz parte das obras complementares da transposição do Rio São Francisco, no Rio Grande do Norte. Trata-se de uma extensão de 115 quilômetros, cujo projeto de execução está orçado em R$ 1,9 bilhões, e que distribuirá as águas que entram no Rio Grande do Norte pelo Eixo Norte aos 54 municípios das regiões do  Médio e Alto Oeste, incluindo a segunda maior cidade do estado, Mossoró.

“Com o Ramal do Apodi, as águas da transposição do Rio São Francisco chegarão a todos os municípios afetados pela seca. Essa ação é necessária para resolver definitivamente o problema de quase meio milhão de pessoas que têm sofrido com escassez, rodízio e até colapso de água”, explicou a senadora Fátima Bezerra.

A bancada decidiu ainda priorizar a conclusão da barragem de Oiticica, que deverá ser o segundo maior reservatório de água potiguar, com capacidade de 592 milhões de m³, abastecendo 18 municípios. Também foi apresentada uma emenda, que vai possibilitar a retomada das obras de duplicação da Reta Tabajara.

Emendas individuais

A senadora Fátima Bezerra apresentou também três emendas individuais ao PLDO 2018. Com o intuito de reforçar a necessidade de construção do Ramal do Apodi, ela também apresentou emenda individual para a obra. As outras emendas destinam recursos à finalização das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que liga Natal e região metropolitana; e para manutenção e funcionamento das instituições federais de ensino superior.

Ainda na área de educação, por sugestão de Fátima Bezerra e outros senadores, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado priorizou uma emenda para expansão e reestruturação das instituições federais de educação profissional e tecnológica, além de uma outra para a educação básica.

Já na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, presidida pela senadora Fátima Bezerra, foram destacadas emendas para implantação de infraestrutura hídrica e para o desenvolvimento e promoção do Turismo.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Preso que mantém o cargo

O deputado Celso Jacob está preso por desvio de recursos. Mas é semi aberto.

Então ele dá expediente no Congresso, porque mantém o cargo de deputado. Pense nisso. Preso e mantém o cargo.

Pois bem, como ele mantém o cargo, recebe seu salariozinho. Aquele que você e eu, otários, pagamos: 30 mil por mês.

E ele pode, inclusive, utilizar seus discursos para se auto-defender. Onde acaba isso tudo?

Quanto mais esfregarão na nossa cara essa política de dane-se o povo.

Há quanto tempo o Legislativo não legisla sobre saneamento, educação, segurança, saúde, transportes?

Há quanto tempo tudo que sai do Congresso são negociatas espúrias para a manutenção dos mesmos canalhas no poder?

Governo depositará salário de quem recebe até 3 mil reais

O Governo do RN deposita terça-feira (11) o salário dos 50.860 servidores ativos, aposentados e pensionistas que recebem até R$ 3 mil, uma soma equivalente a R$ 83,9 milhões.

Com o pagamento desta faixa salarial somado aos vencimentos já depositados dos servidores ativos da Educação e da Administração Indireta que possuem recursos próprios, aproximadamente 70% do funcionalismo já terá recebido integralmente seus salários nesta data, num total de 74.127 servidores, o que corresponde a uma soma de R$ 134 milhões.

O Governo segue acompanhando as receitas para anunciar o pagamento dos salários dos demais servidores o mais breve possível, a partir da disponibilidade de recursos.

Com informações do Governo do Estado.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

“Prefeitos terão que reduzir mais despesas com pessoal”

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN – esclarece que a grave queda da arrecadação do país, aliada ao aumento de gastos com programas federais e à crise econômica, são os fatores primordiais para a elevação dos gastos das prefeituras municipais do Rio Grande do Norte com servidores. Nesta terça-feira (04), o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) identificou que 75 municípios do Estado se encontram acima dos patamares exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) – veja AQUI.

Benes reforça alerta e avisa do pior
(Foto: Femurn)
Para o Presidente da Federação, Benes Leocádio, o alerta do TCE/RN demostra o reflexo dos problemas enfrentados pelos municípios. “Agora os prefeitos terão que reduzir, cortar ainda mais despesas com pessoal”, afirma Benes.

Alerta

“A gente agradece o trabalho do Tribunal de Contas, e o parabeniza por estar alertando os gestores para que tomem as medidas que estejam ao alcance de cada um para respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal”, comenta o presidente da entidade.

“Infelizmente, o alto índice de gastos ocorre pela queda da arrecadação versus o crescimento de gastos com a execução de programas federais, levando as gestões municipais a extrapolar os limites”, acrescenta.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Governo do RN lança plano estadual de políticas integradas sobre Drogas


Foi lançado hoje, 05, o Plano Estadual de Políticas Integradas sobre Drogas do Rio Grande do Norte.

Com o objetivo de fortalecer esta política, chega às mãos da população potiguar e dos gestores de diversas áreas este plano intersetorial.

“A melhoria da Segurança Pública passa, sobretudo, pela elaboração e implantação de uma política estadual que previna e combata o uso de drogas”, disse o governador Robinson.

Execução de Policiais no RN

Por Erick, O Caçador

Com o assassinato do Cabo Jean, do 11° BPM, chegamos a 15 policiais assassinados no RN, apenas em 2017. Essa matança recorde na História do Estado é fruto da mera coincidência ou as Facções Criminosas estão fazendo exatamente o que divulgam há tempos: estão executando policiais?

É preciso ser muito relapso para desconsiderar toda a série reiterada de ordens de Facções para execução de policiais, bem como a constante (e crescente) exaltação do símbolo do "coringa" (significa matador de polícia) pelos marginais. Nas redes sociais, vagabundos e vagabundas mil publicam posts nesse teor - sem qualquer repressão das autoridades. Parece que isso se tornou um aspecto cultural do Brasil pós-PT, tanto quanto a eterna criminalização do policial por certa grande Rede de Televisão. Nessa inversão de valores, a polícia é o lado do mal.

O problema é que essa verdadeira opressão ao trabalho policial não vem só da militância Política pró-bandidos, dos bandidos em si ou da imprensa comprometida com a inversão de valores...  O próprio Judiciário tem sido visto como esfera do Estado que "é contra" o trabalho policial ou, pelo menos, leniente demais com os piores criminosos - que são inimigos da polícia, mas, aparentemente, não da Justiça que lhe concede benesses. Nas Audiências de Custódia, é vedado ao juiz perguntar sobre o crime cometido pelo preso, mas é obrigatório inquirir sobre o bem-estar do mesmo DURANTE a prisão em flagrante! No RN, tais audiências têm dado alvará de soltura a 52% dos presos e submetido a processos centenas de policiais, unicamente pela palavra do vagabundo flagranteado!

Sim, o sangue dos policiais assassinados tem precedentes numa situação de inversão dos valores e no abandono da Instituição Policial pelo próprio Estado. Milhares de estudantes, no dia de hoje, fumarão maconha comentando sobre a "lição" dada a polícia, enquanto os policiais estarão enterrando mais um pai de família vítima dessa guerra civil imunda. Convenhamos: isso decididamente não é normal.

Um fato interessante: enquanto as Facções Criminosas, publicamente anunciam e comemoram a matança de policiais, parece que há um interesse de "alguém" em deixar claro que o Policial executado morreu porque "reagiu a um assalto". Talvez seja porque o latrocínio é normal num Estado em que a criminalidade galopa as estatísticas, talvez seja porque numa suposta "reação a assalto" a culpa seria da vítima - que reagiu - e não do assassino vagabundo (cidadão, Ser Humano e vítima da Sociedade). Certa feita, uma "autoridade" declarou na TV: "As mortes de policiais tem tido haver com a vida particular deles, não com o serviço". Então é isso?

Tudo se faz para mascarar o óbvio: a onda de ataques a policiais, agentes penitenciários e seguranças é determinada pelo comando das Facções Criminosas que estão fora de controle, crescendo e vencendo esse Estado fraco e carcomido pela corrupção/incompetência dos Políticos!

Quanto a família policial: é hora de união contra esse estado de coisas. Só uma atividade intensa de tipo movimento social para salvar nossas vidas! Não esperemos de quem não está nos dando valor - vamos nos impor!

Erick Guerra, O Caçador

Apodi tem nova secretária de Administração e Planejamento


O prefeito de Apodi, Alan Silveira, nomeou a contadora Ariana Dantas para assumir a Secretaria de Administração e Planejamento do município. A publicação foi feita na edição desta terça-feira (04), do Diário Oficial.

A nova secretária atuava como adjunta da pasta desde o mês de março. De acordo com o prefeito Alan, sua escolha pela contadora se deu devido ser uma jovem e uma ótima profissional da área.

Com a ascensão de Ariana à secretária, a vaga de adjunta foi ocupada pela ex-assessora administrativa de processos, Luana Kariny.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


Arraiá do Pezão - já virou tradição! Está chegando um arraiá “Pra lá de bom, sô!”

Clique no cartaz para ampliar!

terça-feira, 4 de julho de 2017

Pagamos o salário de gente cuja principal motivação é nos roubar

Temer teve a chance de fazer um governo importante. Poderia cercar-se de notáveis. Gente ficha limpa.

Entrar para história como um Presidente com P maiúsculo. Que pegou um enorme abacaxi e o descascou com dignidade.

Poderia ter entrado para a história por sua dignidade. Se tivesse alguma.

Não que eu tivesse esperança. O fisiologismo que o fez se pendurar na chapa de Dilma (ou vice-versa) era o prefácio do que nos esperava. Não deu outra.

Um Presidente que se agarra ao poder sem nenhuma desfaçatez. Não fala sobre o país, não tem um projeto.

Enfiou o Henrique Meirelles na Economia e foi cuidar de sua sobrevivência sem o menor pudor. Ontem passou reunido 14 horas, isso mesmo, 14 horas com congressistas.

Gastou 14 horas do salário que você e eu pagamos para ele apenas articular sua defesa na Câmara.

A lógica de hoje na nossa política, bem debaixo do nosso nariz, é ao contrário: eu roubo uma grana enorme e de quebra faço uma coisinha aqui para meus eleitores.

Isso quando fazem.

Nós pagamos o salário de uma quadrilha de bandidos. De todos os partidos.

Pagamos o salário de gente cuja principal motivação é nos roubar.

A começar pelo presidente, assim com p minúsculo, passando pelo Judiciário e Legislativo.

Todos conchavados. Canalhas. Ladrões. Malditos. Morram todos lentamente.

Por causa dessa gente não temos Educação, Saúde, Saneamento, Segurança, etc.

75 Prefeituras do RN se encontram acima do limite legal de gastos com pessoal


Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) identificou que 75 municípios no Rio Grande do Norte se encontram acima do limite legal de gastos com pessoal. Será necessária uma economia de R$ 187,5 milhões nos próximos meses por parte desses municípios para que as despesas voltem aos patamares exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O gasto total dos municípios no RN é de cerca de R$ 14 bilhões.

Os dados do levantamento, realizado pela Diretoria de Assuntos Municipais, mostram que cerca de 45% das prefeituras do Estado estão acima do limite legal e que esse excedente totaliza R$ R$ 187.554.420,70.

Algumas das maiores cidades do Estado como a capital, Natal, Mossoró, ParnamirimCaicó, entre outras, constam da lista. Há casos onde a receita está quase que inteiramente comprometida com as despesas de pessoal, como em São José do Campestre, que tem 76% da sua receita gasta com o pagamento de pessoal, e Cerro Corá, que chegou a 69% de comprometimento. Natal chegou a 54,9% e Mossoró a 60,37%.

O levantamento levou à expedição, por parte do Tribunal, de 122 alertas (disponibilizados através do link http://www.tce.rn.gov.br/Alertas/Alertas) aos Municípios com dificuldades para cumprir os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Além dos 75 municípios acima do limite legal, que é de 54% com gastos de pessoal, a Diretoria de Assuntos Municipais encontrou 29 prefeituras acima do limite prudencial e outras 18 acima do limite de alerta, que é quando o TCE avisa acerca da proximidade do limite prudencial. Há 12 municípios cujos dados não estão disponíveis nem no Sistema Integrado de Auditoria Informatizada (SIAI), mantido pelo Tribunal e nem nos diários oficiais.

Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, os gestores cujas prefeituras estão acima do limite legal têm um prazo de dois quadrimestres para realizar adequações e diminuir o comprometimento das receitas com gastos de pessoal, sendo que um terço dessa diminuição precisa ser demonstrada ainda no primeiro quadrimestre. Entre os cortes preconizados pelo artigo 169 da Constituição Federal estão o corte de cargos comissionados e até demissão de servidores efetivos. Já os municípios acima do limite prudencial ficam proibidos de fazer novas contratações, conceder aumentos, entre outros.

Os dados analisados pela DAM são relativos ao 6º bimestre de 2016, em relação aos municípios com até 50 mil habitantes, e ao 1º quadrimestre de 2017 – municípios com mais de 50 mil habitantes. O Tribunal de Contas abrirá processos individuais para investigar o não envio de dados por parte dos 12 municípios faltosos, além de incluir o dado na análise de contas de governo. Os processos podem ensejar a aplicação de multa.

Neto Caraúbas se apresenta a Seleção Brasileira nesta sexta para o confronto com a Bolívia


O fixo Neto Caraúbas se apresentará a Seleção Brasileira de FutSal na próxima sexta feira, dia 07, em Jacareí no interior de São Paulo.

Neto se junta aos demais companheiros de seleção, para realizarem treinos para o próximo amistoso internacional contra a seleção boliviana. A partida acontece no dia 09 de julho.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

As médias da Insegurança no RN

Por Erick, O Caçador

O Governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria afirmou, há alguns dias, que deixaria um legado na História da Segurança Pública do Estado. É natural que um político queira "fazer uma média" com o público, valorizando sua atuação, principalmente quando está de olho nas próximas eleições (como é o caso). Mas vamos aproveitar que passamos há pouco da metade de 2017, para apresentar algumas médias da insegurança no RN, nesse primeiro semestre: 
  • 26 veículos roubados por dia, evidentemente com planejamento, logística e execução de Facções Criminosas;
  • Cerca de 07 homicídios por dia (aproximadamente 50 por semana), normalmente por arma de fogo. Se o Rio Grande do Norte fosse um país, estatisticamente só seria menos violento do que a Síria em guerra, quando comparado ao resto do mundo;
  • Dois estouros de Agências bancárias por semana, geralmente feitos por quadrilhas com dezenas de homens soberbamente armados e equipados, capazes de ocupar militarmente uma pequena cidade, enquanto realizam a ação;
  • Média de um ataque a Agências dos Correios por semana;
  • 37 presos foragindo do Sistema Penitenciário por mês, na maior crise penitenciária da História do Estado;
  • Média de cinco presidiários assassinados DENTRO do Sistema Penitenciário, ao mês, como resultado da guerra das Facções Criminosas, ou da "justiça interna" das mesmas Facções;
  • Três policiais mortos ou feridos, por mês, em confronto com marginais, perfazendo recorde estadual de mortes na categoria;
  • Média de metade dos presos em flagrante sendo soltos pela justiça em 24 horas, quando submetidos às Audiências de Custódia. Desde que tais audiências foram implantadas (fins de 2014), coincidentemente a violência deu um salto sem precedentes;
  • Todos os meses de 2017, os Operadores de Segurança Pública do RN receberam seus salários atrasados;
  • Todos os meses de 2017, foi anunciado o lançamento de concurso público para admissão de novos policiais civis e militares. Até aqui, não saiu o edital, mas os reforços são terrivelmente necessários.
Com essas médias semestrais, a previsão para esse ano é de superar 2016 como mais violento da História do Rio Grande do Norte. Esse é o legado.

Erick Guerra, O Caçador

Prefeitura e Câmara reconhecem e apoiam o trabalho dos Desbravadores

Na manhã desta segunda-feira, 03, o Vereador da Política com Seriedade Charton Rêgo, acompanhou o Clube de Desbravadores Maranata de Apodi-RN, ao gabinete do prefeito Alan Silveira, no intuito de requerer do Poder Executivo que envie ao Poder Legislativo Projeto de Lei para ajuda de custo com as despesas de traslado e pagamento de inscrições para Desbravadores em estado de vulnerabilidade econômica.

O Clube de Desbravadores Maranata, trabalha as áreas social, físico e espiritual de jovens na faixa etária de 10 a 15 anos. Os Desbravadores de Apodi estarão participando do IV Campori UNeB em Parnamirim-RN, de 15 a 19 de Novembro de 2017.

O evento reunirá cerca de 15 mil jovens de Clubes de todo o Nordeste Brasileiro. O prefeito Alan Silveira confirmou apoio através de elaboração de Projeto de Lei que será encaminhado a Câmara após o recesso parlamentar, transportes para traslado dos desbravadores e bagagens, além de uma doação pessoal de 20 camisetas. Por unanimidade, os vereadores já confirmaram apoio através de aprovação do respectivo Projeto e 40 camisetas para fardamento.

"Esta é uma causa justa de unificar esforços em promover justiça social através de apoio as entidades que promovem o bem comum, que é o caso dos Desbravadores", destacaram os gestores Alan Silveira e Charton Rêgo.

Participaram ainda da reunião o Secretário de Esporte Hessinho e o adjunto Ronyellison Silveira.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Vereador pede atenção sobre os problemas com abastecimento d'água na Chapada do Apodi

O Vereador Gilvan Alves (AVANTE), esteve nessa segunda-feira (03) no programa "Pauta Aberta" na FM Lagoa no Distrito de Soledade, onde realizou novamente diálogo com a população alcançada pela emissora comunitária, abordando temas relativos a região e todo município.

O parlamentar falou inicialmente sobre um problema existente em um reservatório no Assentamento Milagres que estar danificado, por isso as pessoas estão prejudicadas naquele local, pedindo sensibilidade do poder público com relação a esta problemática que afeta diretamente as famílias que ali residem.

Ainda sobre o problema de abastecimento nas comunidades ele informou que no Assentamento Baixa Verde II, a bomba estar quebrada, por isso é necessária uma ação imediata da municipalidade, pois os moradores que residem no assentamento estão passando por sede.

"Lamento que o município continue com problemas no abastecimento de água. Já reforcei na tribuna, e falo novamente que para resolver esse problema de bombas é necessário ter bombas reservas, para suprir essa demanda do município", frisou o vereador.

Com informações de Josenias Freitas

Força-tarefa para tapar buracos e retirar mato das ruas de Apodi chega à região da Baixa do CAIC


A força-tarefa criada pela Prefeitura de Apodi para tapar buracos, retirar mato das ruas e pintar meio fios chegou à região da Baixa do CAIC nesta segunda-feira (03). Uma equipe está trabalhando para recuperar o calçamento e, em seguida, outros trabalhadores farão os serviços de roço de mato.

A ideia é resolver, de uma vez por todas, esses problemas que tanto prejudicam os apodienses, é o que garante o prefeito Alan Silveira. “Estamos todos os dias trabalhando para melhorar o nosso Apodi. Muito já foi feito, mas ainda temos muito o que fazer para deixar o nosso município do jeito que o povo merece”, afirmou.

A Operação Limpeza, como foi batizada, está sendo desenvolvida por uma empresa privada em parceria com os servidores das Secretarias de Urbanismo e Obras. Os trabalhos tiveram início no final do mês de maio e seguem até o final de julho.

Segundo a empresa responsável, ao todo já foram reparados mais de 2,5 mil metros quadrados de calçamento em toda a cidade.


Prefeitura de Apodi paga R$ 1 milhão em precatórios entre janeiro e junho

Um milhão de reais. Esse foi o valor pago pela Prefeitura Municipal de Apodi em precatórios nestes seis primeiros meses da gestão Apodi Cidade de Todos. O montante foi pago com recursos próprios. Esta é a primeira vez na história do município em que um gestor realiza essa quantia em pagamentos de precatórios em tão pouco tempo de governo.

Para o prefeito Alan Silveira, honrar com os compromissos da administração trata-se de um ato de responsabilidade.

“Estou cumprindo rigorosamente o calendário de pagamento e essa atenção direcionada para as questões administrativas faz parte de uma administração comprometida e responsável”, comentou.

Precatórios é o reconhecimento judicial de uma dívida que o ente público tem com o autor da ação, seja ele pessoa física ou jurídica.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.