sábado, 16 de setembro de 2017

Le Monde: Brasil tem overdose de escândalos políticos

Brasil virou um "vaudeville" onde povo sofre "overdose de escândalos políticos".

Jornal francês se refere a Michel Temer como "cadáver político".

Jornal do Brasil

Matéria publicada nesta sexta-feira (15) pelo Le Monde fala sobre as novas acusações do procurador-geral da República Rodrigo contra o presidente Michel Temer.

O diário salienta: "Janot lançou sua última flecha ha alguns dias de deixar o cargo".

Monde descreve Rodrigo Janot como "importante figura na luta contra a corrupção e um feroz caçador de políticos, além de lembrar que seu mandato expira dia 17.

Na acusação contra Michel Temer ao Supremo Tribunal, o procurador acusou o presidente de "participação em uma organização criminosa" e "obstrução da justiça".

Monde destaca a iniciativa de Janot como "histórica que, em um Brasil transformado em um vaudeville* onde os casos de dinheiro sujo se tornaram tão frequentes que acabaram parecendo algo normal".

Esta é a segunda denúncia apresentada em menos de dois meses contra o presidente e pode levar à sua demissão. O primeiro, por "corrupção passiva", foi bloqueada pelo Congresso, lembra o periódico.

Graças ao apoio de um terço dos deputados, o chefe de Estado escapou de ir a julgamento.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


Igreja Católica de Apodi promove Aulão Beneficente para o Enem 2017


A Igreja Católica de Apodi promoverá aulas preparatórias para estudantes que pretendem ingressar na Universidade através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O primeiro aulão será de Química, Física e Matemática, ministrado pelo professor Luís Carlos Noronha - Cursinho CDF Natal.

Dia 16/09 (Sábado), às 16h - Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi.

Pré-inscrições: Secretaria da Paróquia e/ou com as professoras: Amanda Morais, Fatinha Câmara e Raimunda Freire.

Valor simbólico: 1 kg de alimento não perecível. (Os alimentos serão doados para a Casa do Estudante em Mossoró).

Programe sua agenda de estudos!

PRÓXIMOS AULÕES
  • 30/09 - Português: Prof. Francisco Edson (Cursinho Aprova Apodi);
  • 14/10 - Geografia com Prof. Paulo Filho;
  • 28/10 - História, Sociologia e Filosofia: Prof. Tales Roberto (IFRN);
  • Redação: Prof. Carlos Lima (Super Português) Data a confirmar;
  • Biologia: Prof. Segundo (IFRN) Data a confirmar.

Apoio: STTR APODI


Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Após mais de 20 anos foragido; condenado por estupros em Apodi é preso em São Miguel do Gostoso

Antonio Alexandre Neto, hoje com 65 anos, foi condenado a 25 anos de prisão por estupro de crianças em meados da década de 1990 no município de Apodi.

Um telefonema e uma prisão. O número 127 do Disque Denúncia do MPRN tem se mostrado uma ferramenta fundamental de reforço em investigações de crimes em geral, contribuindo para a defesa do cidadão.

Uma prova desse resultado foi dada nesta quinta-feira (14) à tarde. Após uma denúncia anônima, o GAECO e a polícia capturaram Antonio Alexandre Neto, foragido da Justiça há 22 anos, desde que foi acusado de abusar sexualmente de cinco crianças em 1995, na cidade de Apodi, interior do Estado.

Antonio Neto foi localizado em um assentamento rural do município de São Miguel do Gostoso, no litoral norte.

Em agosto de 2010, ele foi condenado inicialmente a 48 anos de prisão, mas o tribunal reduziu para 25 anos, dois meses e 12 dias em regime fechado.

Antonio Neto foi levado para a Delegacia de Plantão da zona Norte e ficará à disposição da Justiça da comarca de Apodi. Depois de passar por vários lugares, inclusive em outros Estados, como Bahia, Paraíba e Maranhão, o foragido deverá começar a pagar pena pelos crimes que cometeu.

Com informações do MPRN

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Ex-prefeito pode ser vice de Fátima Bezerra no pleito 2018

Por Cefas Carvalho (Potiguar Notícias)

Em um cenário político cheio de incógnitas sobre as regras eleitorais e mesmo sobre os nomes em disputa, já que muitos políticos potiguares estão envolvidos em investigações e suspeitas de corrupção, o nome do ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante Jaime Calado (PMB) continua sendo visto como um provável postulante de força a cargo público em 2018.

Calado: nome para encaixe em chapas proporcional ou
majoritária (Foto: Pedro Henrique Santiago)
Jaime deixou a Prefeitura com índices de aprovação excelentes e tendo feito o seu sucessor, Paulo Emídio. É marido da deputada federal Zenaide Maia (PR, mas de malas prontas para sair) que tem atuação parlamentar elogiada e fora da curva na bancada potiguar, com um posicionamento progressista e anti Governo Temer.

Senado e Zenaide Maia

Até por causa da postura de Zenaide e também pela boa relação que manteve com o Governo federal nos 8 anos de gestão municipal, Jaime seria o nome preferido do PT para compor chapa com Fátima Bezerra, no caso da candidatura desta se viabilizar.

Sabe-se que Jaime não disputará Senado, já que Zenaide tentará uma cadeira a este cargo, com chances reais de êxito, e nem a Câmara Federal, pois o cunhado (irmão de Zenaide) João Maia pensa em disputar para deputado federal, cargo que já ocupou.

Neste caso, não dando certo uma candidatura de Jaime a vice-governador na chapa de Fátima, ele tentaria uma vaga na Assembleia Legislativa, com amplas chances de vitória e com a vantagem do PMB estar em crescimento.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.



Uma guerra que não vai parar

Os mais recentes acontecimentos que envolvem a elite política do país, a partir de Brasília, em especial com denúncias da Procuradoria Geral da República (PGR) e atuação da Polícia Federal, vão ao encontro do que asseveramos há muitos anos.

Estamos diante de uma guerra entre quadrilhas da mais alta periculosidade, que vez por outra se consorciam por interesses comuns.

Se tudo que tem sido mostrado e denunciado for mentira, menos mal. Contudo é difícil imaginarmos que seja diferente.

De lado a lado, independente do escopo ideológico que procuram apresentar, são alimentadas pelas mesmas fontes e agem com a mesma frieza e cinismo na dilapidação da coisa pública.

Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV) são organizações amadoras diante desses partidos e seus líderes que protagonizam a política brasileira há vários anos.

Ingênuos, espertos e néscios pensam de modo diferente.

Por isso, brigam por seus bandidos de estimação.

Mais preocupante ainda é que a corrupção será freada pelo rolo-compressor da Operação Lava Jato.

Ela seguirá, com certos temores, porém continuará.

A próxima campanha eleitoral terá menos dinheiro em jogo para financiamento de candidaturas, mas não deixará de ter caixa 2, 3, 4…

Quem quiser que se iluda, pensando ao contrário.


Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.



Processo Seletivo para o IFRN Campus Apodi: Agropecuária e Manutenção e Suporte em Informática


O Campus do IFRN – Apodi abriu Processo Seletivo Subsequente nos cursos técnicos de nível médio na forma subseqüente.

Serão ofertadas 40 vagas para Agropecuário no turno matutino e mais 40 vagas para Manutenção e Suporte em Informática no turno noturno.

Inscrições: 11 a 25 de setembro de 2017. Isenção: 11 a 15 de setembro de 2017. Resultado da isenção: 21 de setembro de 2017. Pagamento da inscrição: 26 de setembro de 2017. Cartão de inscrição: a partir de 20 de outubro de 2017. Aplicação da prova: 29 de outubro de 2017.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Eleitor pode adiantar atendimento pela internet antes de ir realizar o recadastramento biométrico em Apodi

SISTEMA TÍTULO NET DISPONÍVEL!

O atendimento é realizado em três etapas, sendo elas a conferência da documentação, o preenchimento do cadastro e a coleta de digitais e fotos.

Atenção! O eleitor poderá, antes de ir até o Fórum Eleitoral, acessar o “TituloNet” e adiantar o atendimento através do preenchimento do seu cadastro, clicando no link abaixo:


Após, anote o número de protocolo do cadastro e informe ao servidor da Justiça Eleitoral quando da entrega da documentação a ser conferida. Este pré-cadastro expira após três dias, sendo necessário refazê-lo.

Cartório Eleitoral da 35ª Zona – Apodi/RN

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Gilvan Alves defende pavimentação e reposição de luminárias na tribuna da CMA

Usando do grande expediente nesta quinta-feira, 14, o vereador Gilvan Alves (AVANTE), usou da tribuna legislativa para pedir a seus colegas vereadores que mantenham coerência e possam derrubar vetos apresentados pelo chefe do executivo, a projetos de sua autoria.

O parlamentar cobrou reposição de luminárias em comunidades rurais do município.

Na tribuna Alves sugeriu novamente que a rua principal do Distrito de Soledade seja pavimentada, com o canteiro no meio, embelezando a comunidade e fazendo jus aos moradores.

Com informações do blog do Josenias Freitas

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Bancada do Avante na Câmara de Apodi é contra ações politiqueiras

A bancada do AVANTE, na Câmara Municipal de Apodi, em forma de protesto, votou contra projeto de lei de autoria do executivo, que pedia autorização para remanejamento de recurso.

Vale lembrar, que na legislatura passada, os vereadores aprovaram um teto de remanejamento de 10% para o ano de 2017.

Com base nisso, os vereadores do AVANTE, liderados por Gilvan Alves, cobrou que o Executivo faça o remanejamento dentro do seu limite já previsto.

"O que acontece, que se o projeto for importante, jogam no colo dos vereadores, para que caso seja reprovado, os mesmos sejam culpados. Mas quando os projetos realmente precisa de discussão, eles fazem o remanejamento dentro da cota prevista, para não precisar passar pelo crivo dos vereadores", afirma Gilvan Alves.

E realmente é isso que vem acontecendo. Quando são projetos que provoca e carece de maior debate e conhecimento público, eles remanejam internamente e abafam a discussão. Mas quando é algo maior, que sabem que os vereadores não irão reprovar, jogam na conta da Câmara.

Essas ações e astúcias (como diz o povo mais velho) em sido uma prática comum nessa gestão. Porém, já vemos indícios de que elas serão combatidas. Visto esse protesto que enfatiza um recado claro ao Executivo: trabalhe em prol do povo de Apodi que terá o aval da Câmara, caso contrário, terá um grande não.

Fonte: Diretório Municipal do AVANTE-APODI.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Confira a gata da sexta. Uau!!

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

A diferença entre as Nações pobres e ricas não é a idade

Isto pode ser demonstrado por países como Índia e Egito, que têm mais de 2000 anos e são países pobres ainda. Por outro lado, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, que há 150 anos atrás eram insignificantes, hoje são países desenvolvidos e ricos.

A diferença entre a nação pobre e rica não depende também dos recursos naturais disponíveis.

O Japão tem um território limitado, 80% montanhoso, inadequado para a agricultura ou agropecuária, mas é a segunda (terceira) economia do mundo. O país é como uma imensa fábrica flutuante, importando matéria-prima de todo o mundo e exportando produtos manufaturados.

Segundo exemplo é a Suíça, onde não cresce cacau mas produz os melhores chocolates do mundo. Em seu pequeno território ela cuida de suas vacas e cultiva a terra apenas por quatro meses ao ano, não obstante fabrica os melhores produtos de leite. Um pequeno país que é uma imagem de segurança que se tornou o banco mais forte do mundo.

Executivos de países ricos que interagem com seus homólogos dos países pobres não mostram nenhuma diferença intelectual significativa.

Os fatores raciais ou de cor, também, não têm importância: imigrantes fortemente preguiçosos em seus países de origem, são altamente produtivos em países ricos da Europa.

Então, qual é a diferença?

A diferença é a atitude das pessoas, moldadas durante muitos anos pela educação e cultura.

Quando analisamos o comportamento das pessoas dos países ricos e desenvolvidos, observa-se que a maioria obedece à Ética como princípio básico, à Integridade, à Responsabilidade, ao Respeito pela legislação e regulamentação, ao respeito da maioria dos cidadãos pelo direito, ao Amor ao trabalho, ao Esforço para poupar e investir, à Vontade de ser produtivo, à Pontualidade.

Nos países pobres, uma pequena minoria segue esses princípios básicos em sua vida diária.

Não somos pobres porque nos faltam recursos naturais ou porque a natureza foi cruel conosco.

Somos pobres porque nos falta atitude. Falta-nos vontade de seguir e ensinar esses princípios de funcionamento das sociedades ricas e desenvolvidas.

Estamos neste estado porque queremos levar vantagem sobre tudo e todos.

Estamos neste estado porque vemos algo feito de forma errada e dizemos - "não é meu problema".

Deveríamos ler mais e agir mais! Só então seremos capazes de mudar nosso estado presente.

Por Marcos Schneider

Nota do blog: A diferença no processo de desenvolvimento entre países ricos e pobres não é simplesmente a idade do país como muitos pensam.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Reunião debaterá revitalização do rio Apodi

A revitalização do rio Apodi será discutida na próxima segunda-feira (18), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), em Natal. A reunião, organizada pela 3ª Promotoria de Justiça da comarca de Mossoró e pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (Caop-Meio Ambiente), está marcada para começar às 9h30.

O propósito da reunião é discutir sobre a situação ambiental atual do rio, as medidas tomadas pelos órgãos gestores estadual e municipal, os estudos desenvolvidos pelas universidades e quais ações podem ser tomadas para a recuperação do Apodi.

Foram convidados para participar representantes das universidades federais Rural do Semiárido (Ufersa) e do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) – de departamentos como Geografia, Química, Ciências Biológicas, Sociais e Animais; do Comitê da Bacia do Rio Apodi/Mossoró; das Secretarias de Estado de Recursos Hídricos (SERHID) e do Meio Ambiente (Semarh); da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos de Mossoró (Seimurb); de órgãos ambientais como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), Instituto e Gestão de Águas do Estado (Igarn) e Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema); da Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa), e de outras instituições e representantes da sociedade civil organizada.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


Apertem o cintos, prefeitos! FPM vem com queda

Secretaria do Tesouro Nacional divulgou nesta terça-feira, 12, as previsões de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para os meses de outubro e novembro.

Além deles, também há previsões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para os próximos repasses de setembro.

Os números indicam diminuição de recursos para as prefeituras, em comparação com os mesmos repasses de 2016.

Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN orienta aos gestores municipais atenção redobrada com os recursos municipais, devido à queda dos valores.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


RN faz no próximo sábado o Dia D da Campanha de Multivacinação


No próximo sábado (16) vai acontecer, em todos os postos de vacinação do Estado do Rio Grande do Norte, o Dia “D” de mobilização Nacional da Campanha de Multivacinação. O objetivo é a atualização da Caderneta da Criança e do Adolescente com até 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

A Campanha, que teve início no dia 11 de setembro, se estenderá até o dia 22 e terá no dia “D” a oportunidade de intensificação de suas atividades, visto que muitos pais não podem levar seus filhos para se vacinar no meio da semana devido a seus compromissos. Para isso, as Unidades Básicas de Saúde irão funcionar das 8h às 17h.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Garantido o financiamento público

A comissão da Câmara que analisa propostas de reforma política aprovou, ontem, projeto de lei que cria um fundo público destinado a financiar campanhas eleitorais e define as regras de distribuição dos recursos. O texto-base da matéria já previa a criação do fundo. Havia, porém, divergências sobre a validade desse dispositivo no caso de rejeição de uma emenda à Constituição que também cria o fundo e pode ser votada em plenário nesta quarta.

De acordo com o deputado Vicente Cândido (PT-SP), relator do texto, embora o projeto institua o fundo eleitoral, há um acordo para que esse trecho seja eliminado se a PEC não for aprovada em plenário. Portanto, trata-se de um acerto que tem como base a palavra dos deputados.

Durante a votação, os membros da comissão retiraram do texto a previsão de que partidos políticos possam arrecadar fundos com a realização de jogos, como bingos e sorteios. O texto seguirá para a análise do plenário principal da Câmara.

Por Magno Martins

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

O RN deve fechar o ano com um crescimento de 0,5% do PIB

Clique na imagem para ampliar!

O Rio Grande do Norte deve fechar o ano com um crescimento de 0,5% do Produto Interno Bruto - PIB.

Mesmo no momento em que o país enfrenta a maior crise política e econômica de sua história.

É pouco, mas o Rio Grande do Norte aparece entre os que mais crescerão no Nordeste. O número é uma projeção feita pelo Banco Santander.

No nosso Estado, o setor agrícola está na frente entre os que puxam o desenvolvimento apesar da crise.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

5ª Etapa da Biometria revisional começa nesta quarta-feira (13) em Apodi

A cidade de Apodi, da 35ª Zona Eleitoral, abre a 5ª etapa da Biometria Revisional (Ciclo 2017/2018) do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) nesta quarta-feira, 13 de setembro. Os eleitores de Apodi terão até 26 de outubro de 2017 para realizar o cadastramento biométrico obrigatório.

Os atendimentos vão acontecer às segundas de 9h às 16h, de terça à sexta de 8h às 16h e no sábado de 8h às 14h, no Cartório Eleitoral, que fica na Rua Francisco Roberto Carlos de Morais, 89, no bairro Pequé.

Para fazer o cadastramento biométrico, os eleitores devem estar munidos de título de eleitor, originais e cópias do documento de identificação com foto e do comprovante de residência recente. Quem não realizar a identificação biométrica terá o título cancelado e poderá sofrer impedimentos em benefícios sociais, em concursos públicos, irregularidade do CPF e passaporte, entre outras conseqüências.

Nessa 5ª fase da biometria revisional, serão atendidos 17 municípios do RN. A partir desta quarta-feira (13), começa Apodi, e em outras datas, também serão biometrizados os moradores das seguintes cidades: Serra Negra do Norte, São João do Sabugi, Jucurutu, São Rafael, Campo Redondo, Doutor Severiano, São Miguel, Jaçanã, Japi, Santa Cruz, São Bento do Trairi, Coronel Ezequiel, Ipueira, Venha Ver, Coronel João Pessoa e Lajes Pintada.

Local e data da 5ª etapa da Biometria revisional: 
Apodi (35ª ZE):
Início:  13 de setembro
Encerramento: 26 de outubro.
Local: Cartório Eleitoral – Rua Francisco Roberto Carlos de Morais, 89 - Pequé.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Polícia Federal prende Wesley Batista

O Globo

A Polícia Federal prendeu, na manhã de hoje, o sócio do holding J&F Wesley Batista, presidente executivo do grupo. Os agentes também cumprem novo mandado de prisão contra Joesley Batista, já preso em Brasília. A prisão de Wesley é preventiva, ou seja, por tempo indeterminado. Ele chegou à Superintendência da PF, na Lapa, na Zona Oeste de São Paulo, às 7h55.

A operação de junho começou a apurar dois eventos: a venda de ações de emissão da JBS na bolsa de valores, por sua controladora, a empresa FB Participações em abril, em período concomitante ao programa de recompra de ações da empresa, reiniciado em fevereiro de 2017, e a compra de contratos futuros de dólar na bolsa de futuros e a termo de dólar no mercado de balcão, entre o fim de abril e meados de maio do mesmo ano.

Segundo a Polícia Federal, há indícios de que essas operações ocorreram com o uso de informações privilegiadas e geraram vantagens indevidas no mercado de capitais em um contexto em quase todos os investidores tiveram prejuízos financeiros, "manipulando o mercado e fazendo com que seus acionistas absorvessem parte do prejuízo decorrente da baixa das ações que, de outra maneira, somente a FB Participações, uma empresa de capital fechado, teria sofrido sozinha", informou a PF.

O segundo fato investigado é a intensa compra de contratos de derivativos de dólares entre 28 de abril e 17 de maio por parte da JBS S/A, em desacordo com a movimentação usual da empresa. A operação gerou ganhos decorrentes da alta da moeda norte-americana após o dia 17.

A 1ª fase da Operação Tendão de Aquiles foi deflagrada em 9 de junho, quando foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e quatro mandados de condução coercitiva contra executivos da companhia. Desde então, policiais federais analisaram documentos, ouviram depoimentos e realizaram perícias, revelando "elementos de prova que indicam o cometimento de crimes e apontam autoria aos dois dirigentes das mencionadas empresas", informou a PF.

Os investigados poderão ser responsabilizados pelo crime previsto no artigo 27-D da Lei 6.385/76, com penas de 1 a 5 anos de reclusão e multa de até três vezes o valor da vantagem ilícita obtida.

Em nota, o advogado Pierpaolo Bottini classificou como injusta, absurda e lamentável a prisão de Wesley Batista. "É injusta, absurda e lamentável a prisão preventiva de alguém que sempre esteve à disposição da justiça, prestou depoimentos e apresentou todos os documentos requeridos. O estado brasileiro usa de todos os meios para promover uma vingança contra aqueles que colaboraram com a Justiça", disse, em nota.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Furacão apodiense

O serviço de meteorologia acusa que um grande e potente furacão com categoria 5 está sendo formado nas imediações de Apodi.

O furacão pode até demorar chegar ao epicentro, mas chegará.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Seis parlamentares do RN respondem a processos

Da bancada federal do Rio Grande do Norte, seis parlamentares respondem a processos no STF.

São eles: os senadores José Agripino (DEM) e Garibaldi Filho (PMDB); e os deputados federais Felipe Maia (DEM), Walter Alves (PMDB), Fábio Faria (PSD) e Rogério Marinho (PSDB).

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Ô dúvidas cruéis

Eu tenho muitas dúvidas. Muitas mesmo.

Questões que batucam na minha cabeça todos os dias quando leio jornais e revistas.

Por exemplo:

Quem é que manda na coisa toda por aqui, afinal? Executivo, Legislativo ou Judiciário?

Eu sei. Você vai dizer que numa democracia todos os poderes têm sua importância. Mas, convenhamos, toda orquestra tem um único maestro. Então alguém tem que assumir esse nosso rojão.

Se fossemos um país parlamentarista, seria de se imaginar que o Parlamento fosse o manda-chuva. Se fossemos uma monarquia, o rei.

É muita ingenuidade minha achar que, no presidencialismo, o presidente deveria poder decidir uma ou outra coisa ao invés de cuidar de sua própria permanência no cargo?

Porque aqui no nosso País, meu amigo, o presidente só pensa nisso. E não é de hoje. Aliás, essa é a maior fonte de problemas dos últimos anos e ninguém está nem aí.

Estamos à mercê de uns presidentezinhos mequetrefes faz tempo. Como não mandam nada, precisam trocar favores com o Congresso.

Favores, leia-se malas de dinheiro.

Favores, leia-se mensalões.

Favores, leia-se cargos.

Presidentezinhos que se reúnem com empresariozinhos fora da agenda assim, nas nossas barbas.

É normal isso no resto do mundo? Ô dúvida!

Então, já que o Executivo não manda patavina, quem deve mandar é o Congresso Nacional, não é mesmo?

É muita ingenuidade minha achar que deputados e senadores estão lá para definir quais os caminhos que o País vai tomar e que farão isso de forma isenta, sem conchavos ou favorecimentos, tendo o bem-estar do povo como meta?

Porque aqui no nosso País, meu amigo, um senador pega dinheiro emprestado de um empresário, na calada da noite, para pagar o advogado que o defenderá assim, nas nossas barbas.

E segue o enterro porque o sujeitinho já está de volta ao Senado, mandando e desmandando. Isso porque é melhor nem perguntar quando foi a última vez que o Congresso simplesmente legislou com a consciência e não motivado por interesses pessoais.

É normal isso no resto do mundo. Ô dúvida!

Então, se temos um presidente de araque, que só fala “interessante… interessante” para tudo, e se temos um Congresso descolado dos interesses do povo, boa parte do tempo legislando em causa própria, é de se imaginar que a solidez, as colunas de sustentação do País estejam nas mãos do Judiciário.

É muita ingenuidade minha achar que os juízes de todas as instâncias deveriam estar acima do bem e do mal, aplicando a Justiça doa a quem doer?

Porque aqui no nosso País, meu amigo, um ministro da mais alta instância inocenta o presidente da República por ter sido eleito com caixa dois, ignorando provas inequívocas.

Esse mesmo magistrado liberta o pai da noiva de quem foi padrinho de casamento. Tem mais.

Uma desembargadora liberta o filhinho traficante preso em flagrante.

E, finalmente, na semana passada, um juiz fez a atrocidade de libertar um maluco que ejaculou numa mulher dentro de um ônibus, tudo assim, nas nossas barbas.

Nesse último caso, o juiz alegou que não houve violência.

Um sujeito com 17 ocorrências de estupro e atentado ao pudor.

É muita ingenuidade minha achar que ejacular no pescoço de alguém, num ônibus, é um ato de extrema violência?

É muita ingenuidade minha ter tantas dúvidas?

Eu sei que se a gente procurar, é bem provável que encontre casos parecidos com esses em outros países. Mas todos esses casos num país?

Presidente que encontra amiguinhos em segredo, senador que pega dinheiro de empresário, juiz que solta malucos para voltarem a cometer seus crimes, tudo isso num único país, duvido que você encontre.

Mas sei lá. É só mais uma dúvida que tenho.

Por Mentor Neto

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


Após conclusão de relatório, Temer avalia se pronunciar

Blog da Andréia Sadi

O presidente Michel Temer discute com seus principais auxiliares fazer um pronunciamento, hoje, após a Polícia Federal ter concluído inquérito apontando indícios de uma organização criminosa formada por integrantes do PMDB.

Desde ontem, Temer tem discutido com seus principais auxiliares, como Eliseu Padilha e Moreira Franco, a ideia de fazer uma declaração pública sobre o relatório da PF.

O presidente divulgou uma nota na segunda sobre o assunto, mas tem sido aconselhado a se posicionar publicamente para rebater o relatório. Um dos entusiastas da declaração pública é o marqueteiro do presidente, Elsinho Mouco.

O presidente, segundo seus auxiliares, tem dito estar "indignado" com o documento.

Para integrantes do Planalto, o relatório pode dar força à segunda denúncia que deve ser apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra Temer.

De acordo com o relatório da PF, os investigadores encontraram indícios de formação de organização criminosa que envolvem o presidente Michel Temer, os ex-deputados Eduardo Cunha e Henrique Alves, o ex-ministro Geddel Vieira Lima e os ministros Moreira Franco e Eliseu Padilha, todos do PMDB.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


Oposição e a boa política em Apodi

A Bancada de Oposição na Câmara Municipal de Apodi (CMA), ou melhor, a bancada do Avante apresentará um balanço das execuções dos serviços executados pela prefeitura municipal.

Os vereadores demonstram ser possível fazer boa política em Apodi, ao passo que fiscalizam as ações do executivo e garantem a efetiva aplicação dos recursos públicos.

Neste primeiro momento fiscalizaram a operação tapa buraco e reposições dos meios fios, as principais queixas ouvidas, segundo relataram os vereadores.

O fato é que alguns pontos da cidade necessitam de atenção por parte do Poder Executivo.

Recursos têm. O projeto já existe, mas tá faltando o serviço.

Os vereadores querem que suas indicações sejam atendidas.

Com informações dos vereadores do Avante.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Operação Kodama: MPF e PF combatem irregularidades no Ibama/RN

Inquérito investiga possível prática dos crimes de prevaricação, corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro.

A Operação Kodama, um trabalho conjunto do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF), vem cumprindo mandados de busca e apreensão em 12 endereços de Natal, Ceará-Mirim, Goianinha e Tibau do Sul, na manhã desta terça-feira (12). O objetivo é coletar informações sobre um possível esquema de irregularidades envolvendo a Superintendência do Ibama no Rio Grande do Norte junto a três empresas de processamento de pescados e um hotel.

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 14ª Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte, que também determinou a suspensão do exercício da função pública do superintendente do Ibama no RN, Clécio Antônio Ferreira dos Santos. Estão sob investigação, pelo menos, dez decisões adotadas pelo superintendente, dizendo respeito, sobretudo ao cancelamento indevido de autos de infração e de sanções administrativas.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Contemple a natureza: Pôr do sol no calçadão da Lagoa do Apodi

Foto: Jânio Duarte

Pôr do sol é o momento em que o Sol se oculta no horizonte na direção oeste, sendo o início da noite. Pode ser considerado como um processo inverso do nascer do Sol, que é quando o sol aparece no horizonte na direção leste, iniciando o dia.

Vereador do povo participa da reunião da Associação de Santa Cruz I

Gilvan Alves - mandato popular a serviço dos mais humildes

A convite da Associação de Santa Cruz I, na região da pedra, o vereador Gilvan Alves (Avante) esteve participando de reunião mensal da associação, fazendo aos presentes uma apresentação sobre seu mandato popular, jamais vista na câmara municipal de Apodi.

A reunião aconteceu ontem, dia 10, na sede da Associação de Santa Cruz I. O vereador debateu junto aos agricultores e apresentou as novas ideias que tem implementado durante o mandato em Apodi, mesmo não sendo papel do vereador em executar.

Gilvan escuta atentamente as reivindicações dos agricultores(as). Fotos: Cedidas

No que diz respeito a Apodi, Gilvan relata que preza pelo desenvolvimento do mesmo, buscando estar sempre presente no dia a dia das comunidades, visitando bairros e associações, assim podendo auxiliar ao poder executivo municipal na resolução de demandas e reivindicações que envolvem o município.

Já ao referir-se aos projetos, Gilvan Alves diz que seu objetivo é “desenvolver um trabalho no âmbito social, voltado as comunidades mais humildes do município”, e por fim, o Vereador “salienta mais uma vez que trabalha em prol de todos os munícipes, uma vez que foi eleito para pleitear por Apodi, e não apenas por determinada classe social”, conclui.

Primeira parcela do FPM é zerada em Felipe Guerra e Governador Dix-Sept Rosado e mais 37 municípios do RN

O repasse do primeiro decêndio de setembro de 2017 do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), creditado na última sexta-feira (08), foi zerado para 39 municípios do Rio Grande do Norte. A situação deverá dificultar ainda mais os orçamentos municipais.

Para o Presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN, Benes Leocádio, a situação é preocupante: “Historicamente, o segundo semestre do ano sempre afeta o FPM, devido à restituição do Imposto de Renda. Agora, aliado a crise que estamos vivendo, os recursos tendem a diminuir ainda mais e também deixarem municípios sem recursos da união”, afirmou Benes.

A situação preocupa os gestores, que têm recebido cada vez menos verbas do tesouro nacional. A realização de obras e os pagamentos feitos pelas prefeituras deverão ficar ainda mais comprometidos.

MUNICÍPIOS COM OS FPM ZERADOS DE SALDO NA PRIMEIRA COTA DE SETEMBRO/2017:

ALTO DO RODRIGUES, ANTÔNIO MARTINS, BARAÚNA, BENTO FERNANDES, CAICÓ, CARNAÚBAIS, FELIPE GURRRA, FLORÂNIA, GALINHOS, GOVENADOR DIX-SEPT ROSADO, GROSSOS, IPANGUAÇU, ITAJÁ, LAGOA DE VELHOS, LAGOA SALGADA, MARCELINO VIEIRA, MARTINS, MOSSORÓ, PARANÁ, PARAÚ, RIO DO FOGO, SANTA MARIA, PEDRO VELHO, POÇO BRANCO, PUREZA, TIBAU, RUY BARBOSA, SANTANA DO MATOS, SANTO ANTÔNIO, SÃO BENTO DO NORTE, SÃO BENTO DO TRAIRI, SÃO JOSÉ DO CAMPESTRE, SÃO MIGUEL DO GOSTOSO, SENADOR GEORGINO AVELINO, TENENTE LAURENTINO CRUZ, TOUROS, TRIUNFO POTIGUAR, UMARIZAL e VILA FLOR.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.