sábado, 30 de setembro de 2017

Pesquisa: Lula e Bolsonaro polarizam disputa em 2018

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas mostra o ex-presidente Lula na liderança em todos os cenários para a disputa à presidência da República em 2018.

A pesquisa será divulgada na nova edição da IstoÉ e foi adiantada pelo jornalista Sérgio Pardellas, redator-chefe da revista, em seu Twitter.

Num cenário com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como candidato do PSDB, Lula tem 26,5% das intenções de voto, à frente de Jair Bolsonaro (20%), Marina Silva (9,8%) e o tucano, que tem 8,4%.

O ex-presidente do STF Joaquim Barbosa aparece neste cenário quase empatado com Alckmin, com 8,3%. Ciro Gomes tem 4,5%, o senador Álvaro Dias, 3,9%, e o ministro da Fazenda do governo Temer, Henrique Meirelles, 1,6%.

Em um cenário com João Doria disputando pelo PSDB, Lula continua na liderança, mas o tucano revela desempenho melhor que o governador e padrinho político: 11,5%.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Partidos políticos e perversões sexuais

Por Erick, O Caçador

A luta contra o preconceito LGBT se transformou em luta pela banalização da pedofilia, um dos crimes sexuais mais repugnantes. O pior é que isso está acontecendo nas escolas e "mostras de arte", financiado com dinheiro público e apoiado por representantes  de partidos políticos de Esquerda, como o PT e o PSOL.

São vários os casos e podemos citar alguns: a tentativa de implantação do "kit gay" nas escolas públicas, durante o Governo PT, para proporcionar "educação infantil LGBT"; A chocante exposição de arte degenerada do Banco Santander, defendida raivosamente pelo Deputado Federal Jean Willys (PSOL) no Congresso Nacional; A vertente de "pedagogia artistica" que faz "performances" onde adultos em posição de autoridade "estimulam" crianças a "contato físico" com adultos nus, diante de uma platéia... E tem mais: quem for contra isso, em defesa da inocência das crianças, é rotulado como homofóbico, preconceituoso, nazista e machista.

Tal é exatamente o caso do Deputado Federal Jair Bolsonaro que, devido a sua campanha vitoriosa contra o "kit gay", foi marcado injuriosamente pela militância LGBT esquerdista. Afora esse famoso exemplo, temos um zilhão de situações em que as pessoas comuns estão sendo constrangidas a aceitar a perversidade sexual sendo empurrada de goela abaixo, de várias formas (novelas, filmes, programas sociais do tipo "bolsa" ou "cota", etc) - sempre sob a ameaça de serem discriminadas com rótulos difamantes, tais como os aplicados a Bolsonaro, se protestarem.

Um ponto comum, além da presença LGBT, é a articulação com a atuação política de Esquerda - e aí deixo para o leitor a investigação do porquê disso, de quais são as raízes profundas dessa ligação. Mas que fique bem claro esse fato.

Não podemos aceitar que crimes sexuais sejam protegidos politicamente sob nenhuma alegação de "Direitos Humanos", "Liberdade Artística" ou "Luta LGBT"! Não podemos viver num país em que elogiar uma mulher é "cultura do estupro", mas expor crianças ao contato sexual é "arte"!

Para tudo, há limites: SAIAM DE PERTO DAS NOSSAS CRIANÇAS, CANALHAS!

Erick Guerra, O Caçador

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Fábio Faria perde apoio em Apodi

deputado federal Fábio Faria (PSD) não tem, praticamente, nenhuma base política na região oeste do Estado.

Desde a sua reeleição ainda não reapareceu na região.

Manteve distância.

Alguma base que ‘ainda’ tinha, perdeu. O apoio do ex-prefeito de Mossoró, Silveirinha, por exemplo.

Já por aqui em Apodi, perdeu o apoio do 'rachado' grupo da oposição.

E perdeu, também, na região do seridó do Estado.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

“Vias de acesso e abastecimento são necessidades básicas da população”, afirma vereador Gilvan Alves

O Vereador Gilvan Alves (Avante), no uso da tribuna nesta quinta-feira, 28, na sessão itinerante realizado pelo Poder Legislativo apodiense, oportunidade que lembrou de um Requerimento de sua autoria, que pede melhorias em todas as estradas da região, por entender que as vias são essenciais.

“Temos duas necessidades básicas, acesso e água que encontramos nas comunidades rurais de Apodi”, disse o parlamentar. “São várias as comunidades que enfrentam problemas de abastecimento, onde as pessoas enfrentam dificuldades por falta d’água”, acrescentou.

Sobre os investimentos, principalmente no campo, Alves frisou que o município tem 50% da população morando na zona rural, por isso a necessidade de se investir mais.

Com informações do blog do Josenias Freitas

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Termina amanhã, a prestação de contas do Bolsa Família

Estados e municípios têm até amanhã, para lançar no Sistema SuasWeb a prestação de contas dos recursos de gestão do Bolsa Família de 2016. Depois do envio, os conselhos municipais e estaduais de Assistência Social precisam validar as informações.

Até o momento, sete Estados e 2.429 cidades brasileiras fizeram a prestação de contas. Esse recurso é repassado pelo Ministério do Desenvolvimento Social para apoiar as ações voltadas à gestão e execução do Bolsa Família, como custos de internet, por exemplo, e até a aquisição de equipamentos.

A prestação de contas é obrigatória. Caso as informações não sejam repassadas no prazo, o repasse fica suspenso, segundo o coordenador-geral de Execução Orçamentária e Financeira do Ministério, Sérgio Monteiro.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Prefeitos com Temer

Na próxima terça-feira, cerca de 400 prefeitos dos mais diversos Estados da Federação serão recebidos pelo presidente Michel Temer (PMDB) no Palácio do Planalto.

De acordo com informações repassadas ao Blog, a pauta será de cobranças pela frustração com o não cumprimento do repasse dos recursos relacionados à repatriação.

Diferentemente do que ocorreu no ano passado, quando 70% dos valores repatriados chegaram aos municípios, neste ano nem 10% foram transferidos.

Outra queixa diz respeito às transferências regulares dos programas federais que contemplam os municípios, a cada dia mais reduzidas.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


Estudantes da UFC visitaram experiências sobre agricultura familiar no Vale do Apodi


Durante toda a terça feira passada (26) o município de Apodi – Rio Grande do Norte esteve recebendo um intercâmbio articulado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - STTR de Apodi e a Universidade Federal do Ceará - UFC, através da Professora Raquel Rigotto que coordena o núcleo TRAMAS.

Na caravana os alunos da disciplina Tópicos Avançados em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. 

O grupo de estudantes/pesquisadores(as) visitaram experiências que retratam o potencial e como acontece a organização e produção campesina no território apodiense.

Uma experiência visitada foi o quintal de Leomar e Alcione, “que com muita sabedoria, coragem e bravura produzem de tudo um pouco, garantem alimentação saudável a família e ainda comercializa para outras famílias, isso tudo respeitando os princípios agroecológicos sem agredir ao meio ambiente”, disse Agnaldo Fernandes, presidente do STTR.

Veja a seguir algumas fotos deste momento importante de encontro de Saberes.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.



A gata da sexta feira, tarados! Um colírio!

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Importância do orçamento - Tributos: impostos, taxas e contribuições

Vereador visita sítio Arção e intercede por melhorias nas estradas vicinais


Continuando seu cronograma de visitas de trabalho nas comunidades rurais de Apodi, o vereador Gilvan Alves foi até o sítio Arção, região da pedra do Apodi. A visita aconteceu no último domingo (24), e por, lá, o parlamentar pôde ouvir as reivindicações da comunidade.

No sítio Arção, uma das questões levadas ao parlamentar era relativa às vias de acesso. "É uma região distante da sede da cidade, extensa, que sofre constantemente com alguns problemas em relação às vias de acesso, como as estradas que liga Arção até Santa Rosa", explicou Gilvan.

Além da cobrança da estrada, os munícipes também reivindicaram o concerto e a manutenção de uma caixa d'água suspensa e uma bomba, tornando-se um problema para aquela comunidade.

"É grande a satisfação de poder estar presente, ouvindo e conversando com os moradores dessa localidade, vamos levar as reivindicações e trabalhar para poder atender os pedidos", finaliza Alves.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Jeito e jeito de dizer

Um cego estava sentado na calçada. A seus pés, um boné. Ao lado, um pedaço de madeira. Nela, a súplica escrita em giz branco: “Por favor, ajude-me. Sou cego”.

Um publicitário passou por lá. Viu as poucas moedas. Pegou o cartaz, virou-o e escreveu outro anúncio. Recolocou-o no lugar e foi-se embora. À tarde, voltou ao local. Reparou no montão de moedas. O cego, reconhecendo as passadas, perguntou:

— O que você escreveu?

— Exatamente o seu apelo. Mas com outras palavras: “Hoje é primavera em Paris. Mas não posso vê-la”.

Moral da história: há jeitos e jeitos de dizer. Mudar as palavras pode trazer recompensas.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


Portal “Rede News 360″ estreará programa de rádio

O portal de notícias Rede News 360 vai estrear um programa de rádio. Tem prefixo, data e horário para isso.

O “Programa RN 360″ estreará no próximo dia 7 na Rádio Rural de Mossoró (990Khz), de 11 às 12h, todos os sábados.

A apresentação ficará com os jornalistas Gilberto de Sousa e Erinaldo Silva, que compõem o portal.

Sucesso, meu caro amigo Erinaldo Silva.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

O salário deveria ser reajustado tanto quanto a gasolina

O salário mínimo deveria ser reajustado tanto quanto gasolina, o botijão de gás, entre outros.

Só assim chegaríamos ao valor que deveria ser repassado ao contribuinte.

No mês de agosto o salário mínimo deveria ser de R$ 3.744,83 (três mil, setecentos e quarenta e quatro reais e oitenta e três centavos) para atender as necessidades básicas do trabalhador e de sua família, como estabelecido na Constituição: moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e Previdência Social.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Brasil tem os piores políticos

Uma pesquisa conduzida pelo Fórum Econômico Mundial, responsável por reunir anualmente os líderes mundiais em Davos, na Suíça, constatou que o Brasil possui os políticos menos confiáveis do mundo. O país ficou na última colocação do ranking, composto de 137 nações.

A nota média para os princípios éticos dos políticos brasileiros foi de 1,3, sendo que a nota 7 significava “extremamente alto” e a nota 1 era “extremamente baixo”.

Ficaram nos três primeiros lugares Singapura (com 6,4), Emirados Árabes Unidos (6,3) e Nova Zelândia (6,1). Em comparação com os vizinhos, o Uruguai figura na 28ª colocação (4,4), o Chile está em 66º (3,0) e a Argentina aparece em 118º (1,9).

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Ô baitola!!! Tá olhando pra onde pôrra? Tú é abestado, é? Parece que é flamenguista...

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

“Meu governo não fechará hospitais”, diz Robinson

Matéria veiculada no dia 12/07/2017.

O governador Robinson Faria (PSD) afirmou veementemente que não permitirá o fechamento de hospitais regionais no seu governo e esclarece quais são as determinações da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta entre Governo do Estado e Ministério Público. “O TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) – veja AQUI – não determina o fechamento, mas um estudo de redefinição do perfil das unidades. Não vamos fechar”, disse.

Só em Mossoró, cidade que o ajudou a elegê-la - diga-se de passagem já caminha pra três hospitais fechados.

Robinson visitou hospital em Mossoró e divulgou pagamentos que nunca foram feitos (Foto: Assecom)
Se depender do Governo Robinson Faria (PSD), o Hospital Maternidade Almeida Castro (HMAC), que está sob intervenção da Justiça Federal desde setembro de 2014, também será fechado.

A propósito, um recorde. Se isso ocorrer, será o terceiro hospital fechado sob sua batuta. Antes já encerraram atividades o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia e Hospital da Polícia Militar.

O pior ainda tá por vir:

Não achando pouco, agora quer transferir a responsabilidade do Estado para as prefeituras.

Robinson já mandou avisar as prefeituras de Apodi e Caraúbas para assumirem seus respectivos hospitais.

O Governador Robinson Faria (PSD) conseguiu a proeza de ser o pior governador do estado, tirando o título da antecessora Rosalba Ciarlini (PP).

Aliás governador não, digo (des)governo Robinson Faria.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Governo do RN anuncia que só concluirá pagamento de agosto aos servidores em 05 de outubro

O Governo do Estado paga neste dia 29, sexta-feira, parcela de R$ 4 mil a 21.800 servidores ativos, inativos e pensionistas que têm vencimentos acima deste valor.

O pagamento será liberado após as 12 horas. O complemento dos salários acima de R$ 4 mil será pago no dia 05 de outubro.

Também no dia 29 será pago o salário de setembro aos servidores da Educação e dos órgãos da administração que possuem arrecadação própria (DETRAN, IPERN, IDEMA, JUCERN, DEI).

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


Eleitores de Felipe Guerra serão da 45ª Zona Eleitoral de acordo com rezoneamento eleitoral

Os eleitores de Felipe Guerra, a partir desta data (27), são eleitores da 45ª Zona Eleitoral, de acordo com a Resolução TRE-RN nº 07/2017, publicada em seu Diário da Justiça eletrônico de 18 de agosto de 2017.

De acordo com o Cartório Eleitoral da 35ª Zona, esta mudança decorre de nova regra estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral através da sua Resolução n.° 23.520, de 01 de junho de 2017, que visa eliminar as Zonas com baixo número de eleitores, dentre outros critérios e ressalvas estabelecidos. Portanto, para uma melhor distribuição do eleitorado, a 45ª Zona Eleitoral incorporou o município de Felipe Guerra como termo de sua circunscrição, até então composta pelos municípios de Itaú, Severiano Melo e Rodolfo Fernandes. A 35ª Zona, portanto, passa a responder apenas pelo município de Apodi, com aproximadamente 29 mil eleitores.

Em razão dessa mudança, o eleitor de Felipe Guerra precisará trocar seu título eleitoral por outro, devidamente atualizado com o novo número da zona eleitoral. Os demais dados, como número do título e seção eleitoral permanecerão os mesmos. Esse trabalho de renovação do título eleitoral está previsto para ocorrer durante a Revisão Biométrica do município, a ocorrer no período de 18 de novembro a 16 de dezembro deste ano, em Felipe Guerra, com horários e local ainda sendo definidos.

Nesse sentido, os Cartórios Eleitorais da 35ª e 45ª Zonas solicitam que os eleitores aguardem para realizar a revisão de seus cadastros, só comparecendo ao cartório em caso de necessidade, haja vista a concentração dos esforços estar voltada à Revisão Eleitoral no município de Apodi, até dia 26 de outubro.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

O que aconteceu para a Petrobrás subir o botijão 2 vezes no mesmo mês?

Já está valendo o novo reajuste de 6,9% para o gás de cozinha, o segundo feito pela Petrobras somente neste mês.

Ué! Mas não era só tirar a Dilma?

A inflação não está sob controle?

O que aconteceu para a Petrobrás subir o botijão 2 vezes no mesmo mês?

Se for repassado integralmente ao consumidor, o botijão vai ficar cerca de 1 real e 55 centavos mais caro.

Nota do blog: Então já sei que ficará uns R$ 5 reais mais caro. A conta dos revendedores é diferente.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Prefeitura do Apodi disponibiliza ouvidoria para população


Para fomentar o controle social e a participação do cidadão na gestão publica, a Prefeitura do Apodi vem estimulando a participação/interação da ouvidoria, mantendo assim um canal de diálogo permanente com a sociedade.

A disseminação das boas práticas é assim que tem que ser. A ouvidoria é um instrumente de cidadania.

Através desse canal, o cidadão participa da gestão e contribui para melhoria dos serviços públicos. A implantação das ouvidorias fortalece a gestão, tornando-a participativa e transparente.

Para qualquer gestão é fundamental ouvir a população para conhecer suas necessidades e, desta forma, procurar atendê-las.

Para acessar o site da prefeitura do Apodi. É só clicar AQUI!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Servidores farão protestos contra “atraso do atraso” salarial

Várias entidades sindicais de servidores do Estado vão promover ato de protesto contra o “atraso do atraso” dos salários amanhã (quinta-feira, dia 28/09), às 10 h, em frente à Secretaria de Estado da Tributação (SET), no Centro Administrativo em Natal.

Também está definida mobilização das categorias para paralisarem suas atividades no próximo dia 10/10, com realização de manifestação conjunta em frente à Governadoria, às 10 h.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


Falta transparência no portal da transparência


E por falar em ouvidoria da prefeitura...

Fiz uma rápida consulta no site oficial da prefeitura do Apodi - http://apodi.rn.gov.br/

Duas coisas não consegui encontrar:

- A primeira a lista de automóvel e motos (se tiver) alugadas a municipalidade;

- A segunda diz respeito, a lista total dos os cargos comissionados.

Onde a população pode conseguir ter acesso as essas informações? Já que é um direito.

Não basta só falar; tem que ser transparente.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Operação Arcanjo: disque denúncia do MPRN ajuda a capturar apodiense foragido de Justiça

Francisco Valdemberg de Oliveira Costa foi preso no sábado, em Parnamirim. Ele é condenado a 52 anos de prisão por aliciar menores para a prostituição

O foragido de Justiça Francisco Valdemberg de Oliveira Costa foi preso no sábado (23) após um telefonema anônimo para o número 127, o disque denúncia do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). Berguinho, como é conhecido, é condenado a 52 anos de prisão por aliciar menores para a prostituição nas cidades de Apodi e Mossoró entre os anos de 2009 e 2010.

Após o recebimento da denúncia, o Gaeco acionou a Polícia Militar. Berguinho estava morando em Natal e foi preso em Nova Parnamirim, bairro de Parnamirim, quando tentava visitar a irmã dele em um condomínio.

No dia 30 de julho de 2010, o MPRN, com o apoio das Polícias Rodoviária Federal (PRF), Militar (PM) e Civil, deflagrou a operação Arcanjo, que desbaratou um esquema de prostituição de adolescentes nas cidades de Apodi e Mossoró, na região Oeste potiguar. Ao todo, quatro pessoas foram presas nessa operação, entre elas Berguinho.

Em 13 de março de 2012, o criminoso foi condenado a 52 anos de prisão e desde então era considerado foragido. Após a captura, Francisco Valdemberg de Oliveira Costa foi levado para a Central de Flagrantes da zona Sul, de onde seguiu para uma unidade do sistema prisional para começar a cumprir sua pena.

Fonte: MPRN

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Dionízio do Apodi tem um convite especial para você!

MULHER NEGRA: UMA MEMÓRIA NA INVISÍVEL BARREIRA DO RACISMO

Este é o tema de nossa Conversa de Calçada do mês de setembro, que receberá a mulher, negra, mãe, atriz, educadora, da periferia de Mossoró, Lenilda Sousa.

O encontro será na próxima quinta-feira, 28, às 19h30, na calçada de nossa casa aqui em Apodi (Rua Luiz Jacinto de Oliveira, 73, de frente pro ginásio e ao lado da Igreja Quadrangular). Além de Lenilda teremos a Capoeira Nacional de Apodi.

“Conversaremos sobre racismo a partir da experiência de vida de Lenilda, que eu julgo importante para Apodi à medida que todos os dias, seja na zona urbana ou rural apodiense, através das redes sociais ou pessoalmente, adolescentes e jovens de Apodi, por serem negras, vem sendo alvo de ataques racistas”, explica Dionízio Cosme do Apodi.

“O racismo é mais que presente em Apodi. Já sofreu? Venha ouvir a experiência de Lenilda Sousa sobre isso. Está duvidando? Venha ouvir os depoimentos de apodienses que enfrentam isso diariamente”, acrescenta.

Venham! Vai ser rico e muito importante.

Se puderem divulgar pra professores e estudantes, e seja pra quem for, fiquem à vontade! Agradeço de coração. Tragam seus professores, alunos, vizinhos...

Esta ação faz parte da programação #OSVINTEDIASDESETEMBRO, que acontece diariamente em algum ponto de Apodi, sempre com uma atividade cultural diferente.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


Policiamento para a “torcida” ver

Puro faz-de-conta o que alguns deputados estaduais têm feito, ao solicitarem reforço em policiamento para essa ou aquela cidade, da capital ao interior.

Todos sabem, sem exceção, que não é possível atender a esse tipo de pleito.

Jogam para a “torcida”.

O Rio Grande do Norte está com um déficit de mais de 5,1 mil homens na Polícia Militar – cerca de 61,6% – e não faz concurso público há cerca de 12 anos.

Fonte: Carlos Santos

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Seis bilionários têm mesma riqueza que 100 mi de brasileiros mais pobres

No Brasil, os seis maiores bilionários tem a mesma riqueza e patrimônio que os 100 milhões de brasileiros mais pobres.

Caso o ritmo de inclusão continue igual, as mulheres só terão os mesmos salários dos homens no ano de 2047, e apenas em 2086 haverá equiparação entre a renda média de negros e pobres.

Nós pagamos muitos impostos. Certo?

Mas não é que a nossa tributação é excessiva, na verdade ela é injusta.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Desembargador Cláudio Santos diz que só será candidato se for a governador

Não convidem o desembargador Cláudio Santos para se filiar a um partido na intenção de garantir uma candidatura que não seja a de governador do Rio Grande do Norte.

Cláudio não tem planos para ser senador nem deputado. O projeto dele para entrar na política é para disputar o Governo.

Ele até admite se unir ao governador Robinson Faria (PSD), de quem está afastado hoje.

Desde que Robinson seja candidato ao Senado, e a chapa majoritária seja comandada por ele. Cláudio Santos quer ser governador.

Ponto.

E o desembargador Cláudio Santos tem conversado com vários partidos.

A última conversa foi com o PV, presidido hoje no Estado pelo ex-vereador Bertonne Marinho.

Também conversou com o deputado federal Walter Alves, presidente interino do PMDB, que colocou o partido à disposição de Santos.

Que, diante do que vem acontecendo com o PMDB no Brasil inteiro – presidente titular do RN, Henrique Alves, está preso – Santos não ficou lá muito animado não.

Fonte: Thaisa Galvão

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.


Apodi perdeu importância política e deverá continuar sem representante na AL

José da Silveira Pinto (Zé Pinto)
último deputado estadual por Apodi
No passado, respeitada como uma região importante politicamente, Apodi e região oeste do RN perdeu força política e hoje está sem lideranças de expressão no cenário político estadual.

Confira os nomes dos deputados estaduais de Apodi, que representaram o município e a cidade de Apodi na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
  • 1.  Tenente-Coronel Elias Antonio Cavalcante de Albuquerque - A Vila e o município de Apodi foram criados em 11 de Abril de 1833 pelo CONSELHO PROVINCIAL - Ainda não existia Assembleia Legislativa. Com a criação desta, no ano de 1835, a mesma só CONFIRMOU a emancipação política de Apodi, em sessão ocorrida a 23 de Março de 1835. Logo que foi Criada a Assembleia Legislativa Provincial, também conhecido como Congresso Legislativo Provincial (Em 1835) Apodi já se fez representar elegendo Elias para o triênio 1835-1837, reelegendo-se duas vezes 1838-1839 e 1840-1841, retornando com a terceira reeleição para o biênio 1852-1853;
  • 2. Padre Florêncio Gomes de Oliveira - Foi eleito no biênio 1852-1853, teve duas reeleições 1854-1855 e 1856-1856;
  • 3. Alexandre Magno de Oliveira Pinto - Foi eleito Deputado Provincial ao Congresso Legislativo Estadual, que é a atual Assembleia Legislativa (Período Monárquico) para o biênio 1862-1863;
  • 4. Sebastião Celino de Oliveira Pinto - Somente sete anos após Apodi elege outro filho da terra o Capitão SEBASTIÃO CELINO DE OLIVEIRA PINTO, (Capitão Tatão da Ponta) irmão de Alexandre Magno, para o biênio 1870-1871. Novamente o município passa longo tempo sem representante no parlamento estadual, voltando a eleger dois filhos da terra ao mesmo tempo, 17 anos após, para o biênio 1888-1889, os Srs. Capitão SEBASTIÃO CELINO DE OLIVEIRA PINTO e JOÃO NOGUEIRA DE LUCENA SILVEIRA;
  • 5. João Nogueira de Lucena Silveira - (Bisavô de Sêo Chico Paulo (Francisco Paulo Freire). Eleito para o biênio 1888-1889;
  • 6. Antonio Ferreira Pinto (Coronel Ferreira Pinto) – NO PERÍODO REPUBLICANO Apodi elege o Coronel ANTONIO FERREIRA PINTO para a terceira legislatura e triênio 1895-1897, reelegendo-se sucessivamente 04 vezes, até o ano de 1909 quando faleceu;
  • 7. Coronel João de Brito Ferreira Pinto - Foi eleito Deputado estadual a 19.09.1901 para completar o quinto mandato do seu genitor, o Cel. Antonio Ferreira Pinto. Foi reeleito em setembro de 1913 para o triênio 1913-1915. João Brito foi eleito para o terceiro mandato cumprido durante o triênio 1921-1923;
  • 8.  Coronel Francisco Ferreira Pinto (Chico Pinto) - Eleito em 1927 para o triênio 1927-1929, tendo sido destaque por ter sido o único político da região Oeste Potiguar a exercer, ao mesmo tempo, os cargos de Prefeito e Deputado Estadual, conforme permitia a legislação eleitoral da época;
  • 9. Cosme Corsino de Lemos - Foi eleito Deputado Estadual representando o município e a cidade de Apodi a 19 de Janeiro de 1947. Esta legislatura promulgou a Constituição Estadual de 25 de Novembro de 1947, quando então o município de Apodi, através de Projeto-de-Lei de autoria do Deputado Cosme Lemos, voltou à condição de Comarca Judiciária, que tinha perdido para Caraúbas, por influência e tráfico de poder do então Desembargador Felipe Guerra no ano de 1931, mancomunado ao seu cunhado Tilon Gurgel, ficando assim Apodi sujeito à Caraúbas, na condição de Termo Judiciário. Em 31 de outubro de 1951 p deputado estadual Cosme Lemos, representante do Apody no Legislativo Estadual, conclui o seu mandato. Eleito que fora para a 17ª legislatura. Segundo o historiador Câmara Cascudo, esta 17ª composição legislativa foi uma das mais sugestivas pela intensidades, nível intelectual e diversão dialética;
  • 10. Dr. Newton Pinto (UDN) – Em 03 de Outubro 1950 Apodi elege o Dr. NEWTON PINTO para o quatriênio 1951-1954. Foi reeleito em 03 de Outubro de 1954 para o quinquênio 1955-1959. Segunda reeleição a 03 de Outubro de 1958 para o quinquênio 1959-1963;
  • 11. Dr. José da Silveira Pinto (Zé Pinto) – Em 31 de Outubro de 1962 Apodi elege o Dr. JOSÉ DA SILVEIRA PINTO. (Dr. ZÉ PINTO) para o quinquênio 1963-1967, reeleito para o quinquênio 1967-1971.
Ou seja, de 1971 até os dias atuais não elegemos mais nenhum APODIENSE para representar o nosso honrado e histórico município no Legislativo Estadual, fato que se deve à desunião dos Apodienses, que através de seus líderes políticos barganham seus apoios mediante recompensas econômicas.

Daí o atraso que atravanca o progresso e o crescimento do município.

O empobrecimento de Apodi não é apenas econômico, é político também.

Para fortalecer Apodi e a região, algumas lideranças políticas dos municípios da região estão se mobilizando para encontrar um nome, independente de partido político para unir a região e representá-la na Câmara dos Deputados.

Esse nome poderá ser o de Gilvan Alves.

Com informações do blog Tudo de Apodi.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

PT e PMDB juntos no RN?

Segundo o Correio Braziliense o PMDB do Rio Grande do Norte admite apoiar a Senadora Fátima Bezerra (PT) para o Governo do Estado em 2018.

E o golpe?

É, meus amigos, a política é como as nuvens. Hoje tá aqui, amanhã não tá mais.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

Novos concursos públicos

Suspensos desde 2016 devido ao agravamento da crise econômica, novos concursos públicos para vagas no Executivo Federal devem voltar a ser autorizados pelo governo somente a partir de 2019, segundo o assessor especial do Ministério do Planejamento, Arnaldo Lima Junior.

De acordo com o assessor, esses concursos serão necessários para preencher vagas que serão abertas com a aposentadoria de servidores.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.

domingo, 24 de setembro de 2017

Política no Brasil dá muito dinheiro

De dois jeitos, basicamente:

1. Ou você indica amigos para os milhares de cargos da empresas estatais ou para pegar dinheiro no BNDES - e eles roubarão para você, para eles mesmos, para parentes e amigos. Tipo um Joesley.

2. Ou você rouba diretamente do dinheiro que administra e que se danem as nomeações e as malas pretas. Tipo um Sérgio Cabral.

Como ser político no Brasil dá dinheiro, você precisa se eleger.

Para se eleger, em qualquer lugar do mundo, o político precisa ter uma proposta convincente ou ter realizado algo. Pode ser uma ideia de cunho social, pode ser um viaduto ou hospital, sei lá. Mas o eleitorado pensa: "poxa... esse cara é bom. Vou votar nele."

Aqui no Brasil é diferente.

Para se eleger, no Brasil, um político só precisa fazer uma campanha. Ganha o que tiver a melhor (maior) campanha, que se dane o que realizou ou sua ideologia. Por isso, para ganhar uma eleição Lula aperta a mão de Maluf, Sarney se associa com Collor e por aí vai.

Essa distorção ética é o centro de todos os nossos males porque:

1. Surgiram quadrilhas de políticos - de vereadores até presidentes - que usam os tais métodos de roubo descritos acima para juntar dinheiro para suas campanhas.

2. Que se dane qualquer ideologia. Percebem?

Nossa política é um cachorro correndo atrás do próprio rabo.

Eu me elejo para roubar -> roubo para me eleger.

Assim, ao invés de qualquer ideal, a única meta de nossos políticos é se eleger. Não importa a qual custo.

Para nós, eleitores, é natural que seja assim. É só o que vemos há anos. A única coisa que escutamos são os conchavos que poderão resultar em mais roubo, mais dinheiro para campanhas, mais eleitos para roubarem ainda mais.

Quando, eventualmente, surge uma proposta fora desse círculo vicioso, rapidamente os políticos entendem que surgiu aí mais uma oportunidade para garantir cargos, dinheiro ou campanhas.

Reforma Política ou da Previdência? Eu voto no que você quiser desde que eu ganhe um cargo para meu primo, ou um dinheiro, ou ambos.

Eu sugiro:

1. Nenhum candidato pode deixar o cargo eletivo para disputar outra eleição.
2. Oito anos entre reeleições.
3. Propaganda Política dentro de normas, formatos e mídias absolutamente iguais para todos os candidatos do Legislativo. Para o Executivo os candidatos só poderão participar de debates na mídia expondo suas ideias.

Quando eu for presidente do mundo, pode anotar, acabo com essa palhaçada toda.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI.