sábado, 16 de dezembro de 2017

Lideranças em baixa

De acordo com a pesquisa Consult/FIERN, mais de 75% dos potiguares não pretendem seguir a orientação do prefeito ou lideranças municipais na hora de decidir o voto em 2018.

Isso mostra que o eleitor está cada vez mais independente.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

PCdoB e PT articulam aliança para 2018

Já é notório que o PCdoB deixará o governo Robinson Faria (PSD). Dirigentes do partido já se reúnem publicamente com lideranças do PT para articular a aliança para 2018.

Os comunistas apoiarão a candidatura da senadora Fátima Bezerra (PT) à sucessão estadual.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Rede Xique Xique realizou feira alusiva aos seus 13 anos


No último dia 15 de dezembro, dia nacional da economia solidária, a Rede Xique Xique comemorou 13 anos de atuação, com histórico de resistência e fortalecimento da economia solidária, da agoecologia, do feminismo e das juventudes.


O Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de STTR de Apodi esteve presente e prestigiou mais um grande evento.


O evento aconteceu na cidade de Mossoró, RN.



Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Lula, o candidato e o eleitor

Candidato ou inelegível, preso ou fora das grades, as eleições presidenciais de 2018 serão um grande desafio para o ex-presidente Lula. Em qualquer das circunstâncias, sua liderança política será comprovada, ou não, saindo vencedor ou derrotado das eleições de outubro.

A mais recente pesquisa Datafolha revela que o petista é competitivo mesmo não sendo candidato. Os eleitores estariam dispostos a votar em Lula, mesmo que ele esteja representado por outra pessoa. Foi assim duas vezes com a ex-presidente Dilma, em 2010 e 2014, porque não seria com outro em 2018?

A prisão de Lula pode não ser o fim da história. Pode ser o começo de outra história. Serão muitas emoções!

Apolo Silva – Blog Os Divergentes

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Plano Municipal de Saneamento Básico de Felipe Guerra é apresentado


“O plano Municipal de Saneamento Básico está pronto e a partir de agora poderá ser norteados às ações no município de Felipe Guerra”, disse o coordenador técnico Francisco Alves, do Consórcio Público Intermunicipal do Rio Grande do Norte (COPIRN),quando esteve no dia de hoje (15),acompanhado das engenheiras Giovana Cristina Santos de Medeiros e Gabriela Thaise de Medeiros França, apresentando o Plano Municipal de Saneamento Básico da cidade de Felipe Guerra.

As engenheiras Giovana Cristina Santos de Medeiros e Gabriela Thaise de Medeiros França falaram desde as etapas da audiência pública, discussão entre a sociedade civil organizada para chegar à conclusão do Plano Municipal de Saneamento Básico da cidade de Felipe Guerra.

Em viagem de compromisso administrativo na capital do estado do Rio Grande do Norte, Natal, o Prefeito de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira não pode estar presente na apresentação da entrega do Plano Municipal de Saneamento, mais esteve ressaltando a preocupação do governo municipal quando ele esteve a dois anos passados, recebendo o coordenador técnico da COPIRN, Francisco Alves, para discutirem o início das discussões acerca dos trabalhos e coletas de informações para criação do Plano Municipal de Saneamento Básico na cidade de Felipe Guerra.

“Essa conclusão do Plano Municipal de Saneamento Básico é grande importância para que possamos não em médio prazo, mais a longo prazo, a cidade de Felipe Guerra, principalmente a população serão beneficiados com às ações concretas”, afirmou o gestor de Felipe Guerra, Haroldo Ferreira.

Objetivando traçar as metas principais, visando detectar os problemas e combatê-los, desde os serviços de abastecimentos hídrico, destinação correta de resíduos, drenagem, além do atendimento nas zonas urbana e rural, o Plano Municipal de Saneamento Básico da cidade de Felipe Guerra dará excelentes resultados a longo prazo na qualidade de vida da população,além de servir como um modelo concreto para também as melhorias em seus mais diferentes aspectos nos serviços prestados na área de saúde.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Vereador Gilvan Alves cumpre mais uma promessa de campanha

O Vereador Gilvan Alves (AVANTE) segue firme na linha coerente e fiel ao que defendeu na pré e campanha de vereador ano passado.

Em 2016, o vereador quando ainda candidato defendeu o fim da reeleição para o cargo de presidente da Câmara Municipal de Apodi. Hoje, incumbido do cargo de vereador, propôs um projeto que foi aprovado pelos membros da Casa Legislativa, uma matéria sobre o assunto.

Um Projeto de Resolução de autoria de Gilvan Alves foi apresentado, votado e aprovado. O mesmo regulamenta dentro do Regimento Interno da Casa das Leis de nosso município, o fim da reeleição para presidente da Câmara.

"Assim, estamos cumprindo mais uma promessa que fizemos quando candidato, em palanque. Porém, hoje, tem um dispositivo no Regimento Interno que regulamenta o assunto. A exemplo da Tribuna Popular (aprovado e em vigor) e da coleta seletiva nas escolas (infelizmente vetado pelo prefeito), nos comprometemos na campanha e agora está no regulamento da Câmara Municipal, assim como diversas Leis Municipais que já propomos", disse Gilvan.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Um a cada quatro brasileiros vive abaixo da linha da pobreza, diz IBGE


O Brasil tinha 53,2 milhões de pessoas abaixo da Lina de pobreza em 2-16, o que representa um quarto (25,4%) da população naquele ano. A estimativa consta na “Síntese de Indicadores Sociais 2017”, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir da nova métrica de pobreza do Banco Mundial, que delimita em US$ 5,5 por dia per capita (R$ 387,07 por mês) a pobreza para países de renda média alta.

Os números calculados a partir dos dados Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua foram apresentados nesta sexta-feira (15) sem comparativos de anos anteriores. Em um ano de forte aumento do desemprego e de possível avanço da desigualdade, o retrocesso na redução da pobreza é o cenário mais provável. Nos cálculos do Banco Mundial, havia 45,5 milhões de pobres no país em 2015.


Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Para ministro do TCU, sobra orçamentária do TJ deve ser devolvida ao Estado para pagar folha de servidores

Na terça-feira, quando em sessão do Tribunal de Contas da União, os ministros aprovaram a ajuda de 700 milhões de reais do governo federal ao Rio Grande, o ministro Benjamin Zymler levantou a questão já discutida por aqui: as sobras do Tribunal de Justiça.

Para Zymler, apesar da ajuda federal, o TJRN tem 570 milhões que deveriam ser retornados ao Estado por se tratar de sobras orçamentárias que poderiam servir para pagar os servidores em atraso. A informação é de Thaisa Galvão.

A posição do ministro chegou a deixar alguns membros da Corte em dúvida sobre aprovar ou não a ajuda do Planalto ao RN.

Por entenderem que o dinheiro que o TJ mantém em uma conta deveria ser devolvido.

O ministro do TCU argumentou com base no parecer do Ministério Público de Contas do RN, que se posicionou pela devolução do dinheiro ao Estado.

Por sorte do Rio Grande do Norte, o TCU aprovou a ajuda federal.

Por sorte e por pouco, porque parece não ter sido fácil superar a verdade… impactante.

Confira o discurso do ministro Benjamin Zymler que, com base técnica e jurídica, deixou claro que o dinheiro acumulado é caracterizado como sobra orçamentárias e, pela lei, deve ser devolvido ao Executivo para pagar a folha.


Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Gilvan Alves agradece oportunidade de estar vereador em 2017

Inscrito no grande expediente nesta quinta-feira 14, na ultima sessão ordinária antes do recesso legislativo de fim de ano, o vereador Gilvan Alves (AVANTE), agradeceu publicamente a oportunidade de estar vereador e representar o povo durante 2017.

“Estou muito feliz por poder em 2017, representar os apodienses, quero agradecer aqueles que nos escolheram como legislador”, disse.

Sobre a questão a maternidade Claudina Pinto em Apodi ele lamentou a situação, e voltou a defender na tribuna a não municipalização do Hospital, pois isso colocará a unidade de saúde em dificuldades. “Aconselho o poder publico não realizar esta ação de municipalizar o Hospital, isso rebaixará nosso hospital”, afirmou.

Ele ainda abordou outros temas relativos a sociedade, defendendo que a Câmara cumpra seu papel de legislar.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Confira a gata da sexta feira, tarados!

Torcidas organizadas de Vasco e Flamengo em Apodi realizará jogo beneficente


No próximo dia 16 de dezembro, às 19h no ginásio poliesportivo "Wilson Custódio", na cidade de Apodi, receberá o jogo beneficente entre as torcidas organizadas da "Nação Vascaína Apodi" X "Fla Apodi".

A entrada custa apenas um 1kg de alimento não perecível.

O objetivo da partida, que contará com jogadores e torcedores mais fanáticos de Apodi, é de arrecadar alimentos não perecíveis, que serão doados para as famílias mais carentes da terra da água mineral.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Tem um Apodi que dá certo. Mesmo que a gente tenha dificuldade de achar


Tem um Apodi que dá certo. Mesmo que a gente tenha dificuldade de achar. Se pessoas de bem desistirem da política, ela será alvo fácil dos inescrupulosos e malfeitores.

Não vamos desistir da boa política em defesa de um Apodi melhor.

Precisamos pesquisar muito cada candidato. E só com o voto é que podemos mudar o Apodi, começando por 2018.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Estado terá menos de 2% para investimento em 2018

Comissão viu números mais realistas (Foto: AL)
Com 361 emendas, sendo 346 individuais, 14 coletivas e uma de texto encartadas pelo relator da matéria, deputado Tomba Farias (PSB), a Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) aprovou na tarde desta quarta-feira (13) o Projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA), que estima a receita e fixa as despesas do Estado para o exercício financeiro de 2018.

O orçamento aprovado está reduzido em R$ 2 milhões em relação ao que está sendo executado este ano. O valor total aprovado é de R$ 11 bilhões, 951 milhões, 189 mil, sendo R$ 9 bilhões, 972 milhões, 233 mil do Orçamento Fiscal e R$1 bilhão, 978 milhões e 456 mil do Orçamento da Seguridade Social.

“Para a dificuldade financeira que o Estado está enfrentando, essa peça orçamentária está mais real em relação a deste ano. É bom destacar de que os orçamentos dos outros poderes e órgãos participantes do OGE tiveram os seus repasses congelados”, afirmou o deputado Tomba Farias.

“Agora o Executivo precisa entrar nessa realidade porque 64,3% são destinados à folha de pessoal e aos encargos. É lamentável que o Estado só tenha disponível 1,92%, ou seja, R$ 542 milhões para investimentos”, alertou.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Latam suspende hub no Nordeste: “Virou negócio altamente negativo”

O tão esperado hub (centro de distribuição de voos) da Latam no Nordeste está suspenso e não deve sair do papel tão cedo.

O presidente da subsidiária brasileira, Jerome Cadier, disse à Época Negócios que o projeto, que prometia investimentos de US$ 1,5 bilhão e anunciado em 2014, já não tem viabilidade econômica para ser concretizado.

Na época, estimava-se que o novo centro de distribuição da companhia aumentaria em 2 milhões de passageiros transportados a partir de 2018 e a expectativa era de chegar a 3.2 milhões em 2038.

“Virou um negócio altamente negativo depois da crise econômica. Esse projeto está na geladeira, o que podemos fazer é a abertura de voos pontuais em algumas cidades de acordo com a demanda. Mas, as estimativas que tínhamos em 2014 e 2015 não se concretizaram”, disse o executivo.

Segundo ele, o projeto da Latam era abrir vários voos para a Europa a partir de um aeroporto do Nordeste e fazer do terminal um centro de conexão para rotas domésticas.

“Não se justifica economicamente mais do jeito que planejamos, com uma série de voos por dia. O aumento das rotas no Nordeste será feito pontualmente, quando fizer sentido. Aumentamos agora algumas frequências para Fortaleza e para Recife, mas isso não se configura um hub”, ressaltou.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Artigo: Há situações políticas incríveis, que só acontecem no Brasil


Por Ney Lopes*

Há situações políticas incríveis, que só acontecem no Brasil.

Uma delas é esse “tour de force” do governo Temer, no sentido de forçar a aprovação da reforma previdenciária.

Para conter o déficit público, o governo esbanja dinheiro, com práticas de cooptação de parlamentares, transformando o Congresso Nacional em verdadeiro mercado persa.

Para atingir um objetivo considerado ético, praticam-se atos aéticos e de corrupção explícita, viciando, por antecipação, as eleições de 2018, na medida em que muitas renovações de mandatos serão consequências do “toma lá, me dá cá”.

A reforma da previdência é necessária. Porém, não se pode tratá-la como um item de mercado, regulado pela lei da oferta e da procura, para agradar a ou b.

Afinal, são milhares de pessoas humanas, que ao longo da via construíram sonhos de estabilidade e proteção social do estado e pagaram por isso mensalmente, sem isenções, diferimentos, ou juros negativos.

Claro que o déficit financeiro é preocupante e realmente existem abusos, a serem corrigidos. Todavia, essa realidade de “privilégios” exige análise de “mão dupla” e não de “mão única”, como o governo vem fazendo.

O que dizer, por exemplo, de quem usufruiu cerca de 500 bilhões de reais (quase três vezes o alegado déficit) na desoneração recente no recolhimento da previdência, cujo objetivo era reduzir o desemprego, que no final terminou aumentado?

Outros exemplos como esse poderiam ser dados, todos eles semelhantes às condenáveis “cabines de empregos” dos governos, ou os salários extravagantes e condenáveis, de parte do serviço público.

Todos os países do mundo fizeram ajustes na previdência, sobretudo na elevação dos limites de idade e tempo para usufruir benefícios.

Todavia, os critérios usados foram gradativos, por etapas.

Vale lembrar a teoria de Durkheim, segundo a qual a sociedade funciona como o organismo biológico.

A semelhança do órgão humano, o corpo social entrará em colapso, se o remédio aplicado para a cura de enfermidades for excessivo.

Na França, desde 1993, estão em curso reformas na previdência. Tudo em dosagens suportáveis pela sociedade, para evitar traumatismos sociais.

Na Alemanha, a partir de 1992, o governo alemão iniciou mudanças para manter o sistema sustentável. A idade mínima das mulheres foi progressivamente igualada a dos homens ao longo dos anos seguintes.

No Japão, a primeira reforma previdenciária japonesa ocorreu em 1994, quando o governo aumentou a idade mínima para a pensão básica de 60 para 65 anos.

Percebe-se que a regra geral global é fazer reformas na previdência em dosagens possíveis e nunca como sangria desatada, causando choques e traumas, sobretudo nas camadas assalariadas.

Sabe-se que os excessos existentes no país têm origem remota.  Desejar corrigi-los do dia para noite, jogando o ônus nas costas dos mais fracos, lembra o personagem de Jô Soares, aquele sujeito que voltava à consciência, após anos em coma e ouvia as notícias contadas pelas pessoas.

Atônito, ele não acreditava no que acontecia no Brasil e optava para continuar inconsciente, exclamando “tira o tubo”.

Será que o país caminha para a maioria da população preferir “tirar o tubo”?

Deus queira que não!

Ney Lopes é advogado, professor universitário, ex-deputado federal pelo RN e pré-candidato ao Senado Federal.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

STTR de Apodi/RN irá sortear duas motos Pop 110i 2018 com seus sócios


Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) de Apodi/RN se prepara para no dia 27 de janeiro de 2018 - realizar sua Assembleia Anual.

Como é de praxe todos os anos o sindicato realiza sua assembleia anual no último sábado do mês de janeiro, próximo ano não será diferente.

A Assembleia tem toda uma programação que contempla assuntos de interesse dos agricultores do município, além de outros pontos de pauta, o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais está preparando sua Prestação de Contas - Exercício 2017 para apreciação de seus sócios.

E no encerramento da assembleia haverá o sorteio de 02 Motos Pop 110i com os sócios que estão quites com suas obrigações conforme as normas estatutárias que rege a entidade.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

MP de Apodi precisa ser mais 'atiçado'

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) em Apodi precisa ser mais instigado?

É apenas uma pergunta.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Camponeses tentam entregar pauta de reivindicações das áreas rurais e saem insatisfeitos da Prefeitura de Apodi


Desde a reunião do mês de outubro de 2017 dezenas de comunidades rurais e de áreas de assentamentos do Apodi/RN em conjunto com o Fórum da Agricultura Familiar de Apodi – FOAFAP estiveram elaborando seus planos de demandas para serem enviadas através deste coletivo ao poder público municipal apodiense.

Depois do documento elaborado o FOAFAP enviou através do STTR de Apodi o ofício nº 24 datado do dia 27 de Novembro de 2017 solicitando uma reunião com o Prefeito Alan Silveira para entregar a demanda apresentada pelas comunidades e solicitando que as referidas sejam incluídas no orçamento para o ano de 2018, porém até a manhã desta quarta o coletivo do FOAFAP não tinha obtido resposta.

Diante da ausência de resposta sobre a disposição de receber a demanda as lideranças comunitárias resolveram na manhã desta quarta visitar o sede do executivo apodiense na tentativa de entregarem a pauta.


Cerca de 30 lideranças comunitárias do movimento rural do município foram ao gabinete. Os líderes comunitários foram recebidos pela vice prefeita Hortência Regalado, pois o prefeito Alan Silveira estava cumprindo agenda na cidade de Natal/RN. Os agricultores objetivavam entregar as demandas das áreas rurais e saírem do gabinete com um documento de compromisso do governo municipal em atender as demandas dentro do orçamento do ano de 2018, as lideranças exigiram um documento oficial com assinatura da gestão, porém não houve o entendimento da gestão em assinar um documento se comprometendo neste pleito.

Os camponeses foram ao gabinete entregar a pautas das comunidades e solicitar um documento que de fato firma-se um compromisso do poder público municipal com as associações, mas a gestão alegou que não pode emitir um documento nestes termos.

“É lamentável, a história se repete ao longo das gestões, nós do STTR e Associações sempre enviamos essa demanda e as gestões nunca priorizaram, mais uma vez não houve compromisso nenhum da gestão, tanto essa atual, como anteriores, para com a pauta de nossas associações”, lamentou Agnaldo Fernandes presidente do STTR de Apodi/RN.

Seu Poroca que é presidente da Associação de Baixa Fechada II também lamentou o ocorrido e explicou: “Secretário, vice prefeita nós queremos sair daqui com um documento assinado por vocês pra não acontecer o que aconteceu nas outras vezes, o cabra diz que vai fazer e não faz, nós das associações estamos desacreditado de combinado só de boca”.

Comunicação do STTR de Apodi/RN

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Confira a arrecadação de ISS, IPTU e ITIV entre janeiro e novembro de 2017 em Apodi


A Prefeitura de Apodi arrecadou R$ 2.157.593,53 (dois milhões, cento e cinquenta e sete mil, quinhentos e noventa e três reais e cinquenta e três centavos) de Imposto Sobre Serviço (ISS) entre janeiro e novembro de 2017.

E a retenção foi de R$ 33.313,97. A soma total entre o arrecadado e a retenção é de R$ 2.190,907,50 (dois milhões, cento e noventa mil, novecentos e sete reais e cinquenta centavos).

Já a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) foi de R$ 62.946,56 (sessenta e dois mil, novecentos e quarenta e seis reais e cinquenta e seis reais).

O ITIV que é o Imposto de Transmissão Inter Vivos foi de R$ 232.053,10 (duzentos e trinta e dois mil, cinquenta e três reais e dez centavos).

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Alves, Maias, Farias...

Décadas e décadas destas podres oligarquias no poder fazendo o 'escambau' a quatro, tendo nós, eleitores do Rio Grande do Norte como seus fiadores e achando pouco, ainda escolhemos seus filhos, netos, tios, primos para usufruírem das benesses do nosso dinheiro honesto.

Só eles sabem durante todos estes anos o que já "surrupiaram" dos cofres públicos e ainda - pasmem - se acham ofendidos e insultados se chamados de 'gatunos' ou algo parecido.

Honestos somos nós, Alves e Maias.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Projeto filantrópico criado por Gilvan Alves já acumula 9.300 crianças atendidas


Há mais de 28 anos desenvolvendo trabalhos sociais para a comunidade, em especial a dos bairros São José (IPE) e Teimosos (Apodi), o vereador Gilvan Alves criou o projeto filantrópico denominado de "Natal Criança Feliz" – o projeto já atendeu mais de 9.300 crianças.

Trazemos a público, este importante projeto no qual nos orgulhamos em ter sido precursor, e que até hoje, estar sendo desenvolvido. "O Natal Criança Feliz é um projeto que propomos para a Ordem DeMolay, quando estávamos no cargo de Mestre Conselheiro, ainda na minha adolescência. Propomos uma parceria de três partidas: Ordem DeMolay, Loja Maçônica e empresas parceiras", disse Gilvan.

O objetivo é de realizar o natal de crianças que não tem condições financeiras para ter presentes ou festas. E hoje, estamos aqui, divulgando esta ação que já vem ocorrendo, ininterruptamente há 28 anos. E que já atingiu a incrível marca de 9.300 crianças atendidas ao longo desse tempo.

"Faça o Natal das crianças carentes do nosso Apodi, um pouco mais feliz!"

Eleito pela primeira vez vereador de Apodi, o empreendedor Gilvan Alves (AVANTE) tem se destacado na câmara municipal, - através de inúmeros projetos, indicações e um mandato totalmente voltado para o povo humilde e trabalhador.

A exemplo, foi a criação da Tribuna Popular, os ocupantes podem expressar suas reivindicações para a sua entidade ou associação.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Agripino refuta acusação da PGR de receber propina

Senador diz que é inocente e que espera um julgamento célere

O senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM disse, que se tornou réu sob acusação de corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo Supremo Tribunal Federal disse em nota, que é inocente e que espera um julgamento célere.

"Como afirmado por todos os ministros da Primeira Turma, o prosseguimento das investigações não significa julgamento condenatório. E é justamente a inabalável certeza da minha inocência que me obriga a pedir à corte o máximo de urgência no julgamento final da causa", afirmou.

Segundo Agripino, causou-lhe "profunda estranheza" o fato de os ministros terem desconsiderado provas que atestavam a sua inocência.

Por 4 votos a 1, a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) recebeu nesta terça (12) uma denúncia da Procuradoria-Geral da República contra  Maia (RN).

Agripino é acusado de receber ao menos R$ 654 mil em espécie, depositados em sua conta em frações inferiores a R$ 10 mil para não chamar a atenção dos órgãos de controle, além de R$ 250 mil ao DEM em 2014.

Segundo a denúncia, oferecida ao STF em setembro pelo ex-procurador-geral Rodrigo Janot, Agripino atuou para destravar a liberação de financiamento do BNDES para a obra da Arena das Dunas em Natal (RN), em troca de propina da construtora OAS. A Arena das Dunas foi um dos estádios da Copa do Mundo em 2014. (Folha de S.Paulo)

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Não era possível um outro ano ser tão infernal

Nesta mesma época, no ano passado – puxe pela memória -, todo mundo torcia por uma única coisa: para 2017 chegar logo.

Não era possível um outro ano ser tão infernal.

Quanta inocência…

No final de 2018, mais ou menos nessa época, enquanto planejamos a festa natalina com a família – desde já feliz Natal e Próspero e Democrático Ano Novo a todos!

- Quem sabe não estaremos mais evoluídos, com mais desenvolvimento e menos pintos.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Governo do RN sem data para pagamento do 13º salário

Apenas nove dias do fim do prazo legal para pagamento do 13º salário dos servidores públicos, o governo não confirma se irá honrar o compromisso e também não divulgou nenhum outro tipo agendamento.

Sobre o assunto, a única informação confirmada pela assessoria de imprensa do poder Executivo é o complemento do mês de outubro, cujo pagamento está marcado para quarta-feira (13). O montante é referente ao restante dos salários acima de R$ 4 mil.

O governo vem encontrando dificuldades para reunir os recursos financeiros do 13º salário e do mês do novembro. Na semana passada, o Executivo foi obrigado, por força de ordem judicial, a fazer os repasses dos duodécimos dos poderes.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Quem decide é Mossoró

O município de Mossoró, segundo maior colégio eleitoral do Estado, desequilibrou e acabou sendo fundamental nos resultados das eleições de 2002, 2006, 2010 e 2014.

Quem quiser chegar com força para 2018 terá como tarefa ir buscar a simpatia dos mossoroenses.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Inferno astral do clã Faria inclui separação de Janine Faria

Naves e Janine: festança e separação (Foto: Web)
O clã Faria precisa se benzer, lançar oferendas à Iemanjá, passar numa rezadeira ou por algum ritual Asteca (sem sacrifícios humanos, por favor! Basta o sofrimento imposto ao povão do estado).

Além da crise político-administrativa com a qual convive o governador Robinson Faria (PSD), também no campo pessoal os problemas se avolumam.

Não é apenas Robinson e sua mulher Julianne Faria (PSD) que estão num inferno astral, precisando de uma DR (Discutir Relação) política e matrimonial.

Janine Faria, filha de Robinson e enteada de Julianne, separou-se do marido e empresário mineiro José Naves Neto, com quem casou-se há exatamente um ano, com ruidosa festa na praia de Pipa-RN.

O desenlace ocorrido há pouco mais de dois meses, paralelamente provocou o sumiço de centenas de fotos do casamento deles, dos endereços particulares de ambos e dos mantidos por familiares do “casal”.

É, não está fácil mesmo.

Janine já tinha se metido em outra polêmica em 2016, quando apareceu na lista de servidores da Assembleia Legislativa. Foi aconselhada pelo pai a pedir exoneração e assim o fez (Filha de governador resolve pedir demissão de Assembleia).

Por Carlos Santos

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Ministra tucana quer retroativos de mais de R$ 300 mil

Sob pressão para deixar o cargo, a ministra Direitos Humanos, Luislinda Valois, filiada ao PSDB, solicitou em outubro ao presidente Michel Temer o pagamento pelos cofres públicos de pelo menos R$ 300 mil. O valor retroativo seria a soma da quantia que foi abatida pelo teto constitucional do acumulado do vencimento integral recebido pela tucana com a aposentadoria de desembargadora pela Bahia.

Segundo a íntegra do pedido, obtida nesta segunda-feira (11) pela Folha por meio da Lei de Acesso à Informação, a ministra alegava o trabalho executado sem a correspondente contrapartida "se assemelha a trabalho escravo.

"[A situação] está criando distorções inaceitáveis pelo nosso ordenamento jurídico, porque está a requerente [ministra] a receber tratamento absolutamente desigual ao oferecido a outros servidores em situação semelhante em termos de execução de serviço prestado à administração pública", disse.

O montante requerido pela ministra se refere aos recursos que foram abatidos de julho de 2016 a fevereiro de 2017, quando ela exerceu o cargo de secretária de promoção da igualdade racial, e de fevereiro a outubro deste ano, quando já era ministra.

A aposentadoria bruta da ministra é de R$ 30.471,10 e o teto constitucional é de R$ 33.700, o que equivale ao salário bruto dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). No período em que foi secretária, portanto, com um vencimento de bruto de R$ 15,8 mil, ela sofria um abate teto mensal de R$ 12,6 mil, o que corresponde a um montante no período de R$ 88,2 mil.

Como ministra, o salário bruto dela é de R$ 30,9 mil. Com um abate mensal de R$ 27,6 mil, ela receberia pelo período R$ 221 mil.

A soma dos dois montantes chega a mais de R$ 300 mil, sem incluir "as devidas atualizações e correções", que são também requeridas pela ministra.

Folha de S.Paulo – Gustavo Uribe

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.