quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

[espaço do leitor] Historiador Nuremberg Ferreira de Souza - "Não deixe apagar nossa história"

Caros conterrâneos apodienses!

Nuremberg Ferreira de Souza. Foto: Blog do Prof. Ozamir
O historiador Valter Guerra já dizia que o Apodi é uma cidade que não preserva seus monumentos. E exemplificava com Cruzeiro e o Monumento do Bicentenário da Paróquia, defronte a matriz, que foram demolidos impiedosamente.

Hoje, citamos os casarões antigos que aos poucos vão sumindo da paisagem urbana. A velha casa de Cotó (ou dos Beltrão), é rica historicamente, tanto pelo seu primeiro morador, quanto pelos os que o sucederam. Na referida casa funcionou o telégrafo; serviu de sala de aulas do ginásio Antônio Dantas; ponto de concentração dos idosos amigos da família dos Lúcio, onde todo dia após o almoço ocorria uma sessão onde era resgatado o passado de Apodi, eram realizados jogos de carteado, e permaneceu assim por muitos anos. Foi casa de lanches, dos bolos caseiros, suspiros de ovos, doces.

Enfim, quero alertar/conclamar a sociedade para que o poder público municipal se interesse em adquiri o citado imóvel e torná-lo patrimônio tombado a fim de preservá-lo e se possível for promover a instalação de algum órgão público cultural no local. Claro que para tanto indenizar a quem tem direito, de forma que todos saiam ganhando, a história preservada, a cultura, a sociedade como um todo. O Apodi não é tão pobre que não possa adquirir um imóvel.

Aproveitando o ensejo, talvez saio do bom senso, mas eu sendo prefeito derrubaria aquele “galpão” do centro da praça e instalaria a biblioteca na casa de Cotó, antes, restaurava-a.
20/02/2018

Nuremberg Ferreira de Souza

Meu grande amigo e ilustre Confrade. 

Você fez a tessitura exata da atual realidade cultural emoldurada em nossa amada terra.

"Sinto-me profundamente triste e decepcionado com a indiferença das classes estudantil e de professores, que não adotam nenhuma atitude para alertar as autoridades constituídas do município, visando frear essa afrontosa agressão à nossa história, tão rica em fatos relevantes marcados por homens e mulheres que um dia sonharam e plantaram as sementes do nosso futuro. Nunca desistiremos dessa batalha em prol da preservação dos nossos imóveis históricos".

Forte abraço.

Por Marcos Pinto.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Nenhum comentário: