quinta-feira, 22 de março de 2018

O apagão das pessoas

Por Erick, O Caçador

No dia 21 de março de 2018, um grande "apagão" (pane da Rede de Energia Elétrica, blackout) atingiu vários Estados do Norte e Nordeste do Brasil. Mas não vamos falar sobre o que causou isso. O assunto aqui é o que vimos, por momentos, na escuridão do mundo sem iluminação elétrica...

No vislumbre da noite natural, a "estrela" foram as Estrelas num Céu de Lua minguante. Centenas, milhares delas, riquezas ofuscadas pelo reflexo cotidiano das luzes artificiais da civilização moderna. Tantas estrelas, miudinhas, parecendo nunca dantes vistas, coalhando o Céu que, como há muito não se via a olho nu, ofereceu o espetáculo das Nebulosas. Sem televisão, ficamos com a Via Láctea.

Nos bairros, as pessoas saíram para as calçadas. Vizinhos que não se viam há anos, se reencontraram. Abraços, comentários lembrando uma vida onde as pessoas não se trancavam em suas próprias casas, com medo. No breu da noite do apagão, as pessoas saíram de um limbo, foram libertas do umbral - o mal-estar de existir desapareceu quando as novelas, telejornais de mentiras e outras artificialidades deixaram de aprisionar as mentes...

... As pessoas simplesmente renasceram e foram conhecer o Mundo Real, sob Lua e Estrelas. Recém-nascidas, olharam para o Céu noturno e, maravilhadas, tiveram uma intuição de que Deus é mais. O apagão, por assim dizer, recriou o Mundo.

Hoje, o noticiário vai falar de problemas e prejuízos. Vai, como sempre, aprisionar a todos no Umbral. A Matrix vai recuperar seu espaço no imaginário humano. Mas, no apagão, subi um monte e vi as Estrelas. Hoje, me recuso a descer do que vi: as luzes das cidades ofuscam as pessoas, como fazem com as Estrelas.

A nossa civilização, tal como está, é o apagão das pessoas. Para mim, o apagão de 21 de março foi uma benção, não importa o que digam.

Citando C.H. Spurgeon: "As Estrelas podem ser vistas do fundo de um poço escuro, quando não podem ser discernidas do topo de um monte. Assim também, muitas coisas são aprendidas na adversidade, com as quais o homem próspero nem sonha".

Acordar é preciso. Renascer é necessário.

Erick Guerra, O Caçador

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Nenhum comentário: