sábado, 10 de março de 2018

Lúcia Tavares é homenageada com Honra ao Mérito no Museu do Sertão em Mossoró


A pesquisadora da história dos índios Tapuias Paiacus Lúcia Maria Tavares e a professora Mônica Freitas, juntamente com o turismólogo Isaac Torres estiveram participando de um evento realizado no Museu do Sertão.

O evento é organizado e mantido pelos professores doutores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Benedito Vasconcelos Mendes e Suzana Melo, para receber homenagem de Honra ao Mérito pela organização do Museu do índio Luiza Cantofa que fica no município de Apodi.

"Foi um momento muito gratificante. Agradeço a consideração", comentou Lúcia Tavares.

Lúcia Tavares e Suzana Melo 

Durante o evento Lúcia Tavares recebeu um presente para o Museu Luiza Cantofa, um prato de 200 anos que foi entregue pela professora Suzana Melo do Museu do Sertão.

O museu foi criado em 2007 pelo professor Benedito Vasconcelos Mendes. O museu dispõe de artefatos de madeira, ferro, palha, minério, peles e outros materiais, compostos por peças residenciais, industriais e instrumentos diversos.

Lúcia Tavares observando as peças atentamente

Estes últimos, criados muitas vezes pela necessidade, e, por vezes, visando atender as mais diversas profissões representadas e com soluções para a comunidade residente e valente do nosso nordeste brasileiro, reconstituindo nossas raízes ao longo dos séculos.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Os partidos viraram prostíbulos

Os partidos políticos brasileiros, como se sabe, estão em crise. Perderam a função.

A própria política caiu em descrédito. Não há mais debate de ideias e por aqui (Apodi) não há mesmo.

Pouco importa que legenda está no poder. Muita gente pedia uma reforma política.

Os partidos viraram prostíbulos, ou seja, a sem-vergonhice que tomou conta da política brasileira.

Costuma-se afirmar que a política é a segunda atividade mais antiga do mundo. Mas ela ficou muito parecida com a primeira. Com uma diferença: quem paga o michê é o déficit público.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Ataques ontem à noite deixam sete mortos em Fortaleza

Cristina Camargo – Colaboração para a Folha

Sete pessoas morreram e ao menos outras sete ficaram feridas em ataques de grupos armados na noite desta sexta-feira em Fortaleza, no Ceará. Os ataques ocorreram na região do Bairro Benfica, próxima ao centro da cidade, por volta das 23h30.

Quatro pessoas foram assassinadas na Praça da Gentilândia, ponto de encontro de jovens estudantes que frequentam a Universidade Federal do Ceará. Os bares e lanchonetes do local estavam lotados no momento em que homens armados chegaram em um carro e atiraram em direção a um grupo.

Outras três vítimas foram mortas na Vila Demétrio, nas proximidades da sede da Torcida Uniformizada do Fortaleza. Elas também foram atingidas por um grupo armado que ocupava um carro.

Vídeos e fotos que circulam nas redes sociais mostram um cenário de guerra na Praça da Gentilândia, com corpos ensaguentados em meio a garrafas e copos quebrados, mesas e cadeiras derrubadas durante a correria na hora em que os tiros começaram. Os vídeos também mostram os frequentadores do local tentando socorrer as pessoas feridas.

Em janeiro deste ano, um ataque a tiros deixou 14 pessoas mortas e 16 feridas no bairro Cajazeiras, periferia de Fortaleza. Elas participavam de uma festa conhecida como "Forró do Gago", realizada em local próximo à Arena Castelão, e foram atingidas por tiros disparados por homens que invadiram o local. Entre os mortos, oito eram mulheres (duas menores de idade) e seis eram homens.

Dois dias depois da que foi considerada a maior chacina da história do Ceará, uma briga entre grupos criminosos teve como resultado a morte de dez presos na Cadeia Pública de Itapajé, a 125 km de Fortaleza.

Há uma semana, três mulheres foram torturadas e decapitadas com golpes de facão no bairro Vilha Velha, em Fortaleza. Os criminosos filmaram os assassinatos e compartilharam as imagens.

O número de homicídios no Ceará saltou de 3.407, em 2016, para 5.134 em 2017, aumento de mais de 50%. Em Fortaleza o aumento foi ainda maior, de 96% - saltou de 1.007 homicídios em 2016 para 1.978 no ano passado.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Rádio 98 FM com qualidade incomparável


Há tempos que não se via em Apodi e região, uma Rádio com um padrão de programação e qualidade como a 98 FM está apresentando.

Não é a toa que a emissora já tomou de conta da audiência em Apodi e desperta a curiosidade de muitos ouvintes de outras cidades da região.

Parabéns, 98 FM! Quem ganha somos nós ouvintes.

sexta-feira, 9 de março de 2018

Apodi não tão polo assim

Assembleia entrega ambulância semi-UTIs a municípios polos do Rio Grande do Norte.

O usuário do Sistema Único de Saúde no Rio Grande do Norte foi beneficiado nesta terça-feira (6) com aporte da Assembleia Legislativa de equipamentos para ampliar o alcance do atendimento móvel de urgência e emergência, através do repasse de 24 ambulâncias do tipo semi-UTI's para hospitais regionais e cidades pólo do Estado.

As unidades semi-intensivas, equipadas, foram entregues a hospitais regionais e prefeituras de Natal, Parnamirim, Macaíba, Currais Novos, Mossoró, João Dias, Assu, Pau dos Ferros, São José de Mipibu, Caicó, João Câmara, Guamaré, Ceará-Mirim, Santo Antônio, São Miguel, São Paulo do Potengi, Jardim de Piranhas, Areia Branca, Caraúbas, Santa Cruz, e Pedro Avelino.

Enquanto bicudos, bacuraus e a nova enganação permanecerem nesta discussão tola, perderemos benefícios como esse.

O fato é que nessas horas falta um legítimo representante de Apodi na AL. Ô, como falta!

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Pesquisa sobre as eleições 2018 vai ser divulgada hoje

Nesta sexta-feira (09), o programa Repórter 98, da rádio 98 FM irá divulgar, a partir das 18 horas, uma pesquisa inédita, realizada pelo Instituto Consult, sobre as próximas eleições. Foram questionadas as intenções de voto da população potiguar para cargos de Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual, se as eleições fossem hoje. Também foram verificados os índices de aprovação e rejeição do atual Presidente da República, Michel Temer, e do governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria.

No total, o Instituto Consult realizou 1700 entrevistas, distribuídas em 12 regiões/áreas e 57 municípios do Rio Grande do Norte. A confiabilidade da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 2,3%.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Quantos eleitores têm o município de Apodi?


Os números do eleitorado são importantes para o planejamento de campanha e também para dar transparência ao processo de escolha democrática.

Em maio de 2017 o município de Apodi tinha o total de 29.003 eleitores assim distribuídos por zonas eleitorais (dados eleitorais do TSE).

Por sua vez a última estimativa do IBGE para Apodi indica uma população de 36.323 (dados atualizados em 18.01.2018).

O número total de eleitores corresponde assim a 80% da população. Total: 29.003 eleitores.

O Blog ApoDiário disponibiliza ainda o total de eleitores por gênero em 2017.

Feminino: 14.887 totalizando 51,33% e o masculino: 14.083 que corresponde a 48,56%.

Foto: Josemário Alves

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Apodi tem candidatos demais e votos de menos

Com 4 possíveis candidaturas já declaradas a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e mais duas para à Câmara Federal o município de Apodi tem candidatos demais e votos de menos.

O lançamento de várias candidaturas a um cargo nessas eleições esfacela os poucos mais de 29 mil votos do eleitorado apodiense.

Por ora, todas essas candidaturas são meramente hipotéticas. Só no meio do ano, época em que os partidos farão suas convenções, será possível saber quem passou da condição de balão de ensaio para a de candidato real.

Alguns velhos conhecidos vão se passar por novos durante a campanha eleitoral.

Agora só falta avisar ao povo e convencê-lo de que você é o novo.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Outdoors são espalhados cobrando promessa que prefeito fez pelo Twitter aos eleitores



Começaram a ser fixados ontem, 8 de março, os outdoors onde o deputado Kelps Lima mostra o print gigante da postagem feita no Twitter pelo prefeito Carlos Eduardo, em 2016, na qual, de forma arrogante, Carlos prometia cumprir seu mandato por inteiro à frente do Poder Executivo da capital.

Depois que ganhou a eleição, porém, o prefeito quer materializar uma mentira. Apenas um ano e meio após a promessa, Carlos Eduardo quer descumprir o prometido e renunciar ao cargo, de olho na candidatura a governador do Estado.

Nos outdoors espalhados pela capital, Kelps pergunta: “Carlos Eduardo, você vai cumprir sua promessa ou vai trair o povo de Natal?”.

Nota do blog: Se a moda pega - exigir as promessas de campanha dos atuais prefeitos.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

MDB-RN corre o risco de encolher

O PMDB do Rio Grande do Norte não recebe adesões e ainda pode perder os quadros que tem.

É difícil a situação do MDB nacional devido ao envolvimento de muitos dos seus líderes em escândalos de corrupção, mas a do MDB potiguar é ainda pior.

Quase todos os líderes é acusado de corrupção ou envolvimento com malfeitos.

O ex-presidente da legenda no Estado, o ex-deputado federal Henrique Alves continua preso.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Luzia Duarte, Missa de 30° Dias

Ainda consternados com seu falecimento pela perca irreparável.

No próximo dia 8 de março vai completar trinta dias sem você aqui conosco. A senhora nos deixou um grande vazio que só vem crescendo a cada dia.

Clique no convite para ampliar!

É com muito amor que convidamos os familiares e amigos para juntos assistirem o trigésimo dia de falecimento de Luzia Duarte Filgueira que acontecerá no dia 11 de março, às 8h na Igreja Matriz.

A família agradece a todos que puderem comparecer.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

quinta-feira, 8 de março de 2018

5° Encontro dos Botafoguenses de Apodi e região com a presença de Túlio Maravilha


Vem aí o 5° Encontro dos Botafoguenses de Apodi e região. Com a presença do ex-atacante Túlio Maravilha.

O evento acontecerá no dia 6 de maio a partir das 11h no Balneário da Lagoa do Apodi.

Com música ao vivo e mais feijoada. Realização: Torcida “Fogo Amor” de Apodi – RN.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Bolsonaro projeta criar a ‘bancada da metralhadora’

Ao se filiar ao nanico PSL, o deputado e pré-candidato ao Planalto Jair Bolsonaro (RJ) disse nesta quarta-feira, 7, que vai se empenhar em eleger o maior número de parlamentares para endurecer leis penais, evitar o desarmamento e garantir maioria no Legislativo.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.



Violência contra a mulher é ciclo difícil de ser quebrado

Alguns números.

Mulher vítima de violência doméstica enfrenta medo e vergonha
(Foto: Marcos Santos/USP Imagens)
Um levantamento da Folha no ano passado mostrou que existem 135 estupros por dia no Brasil.

Desses, 10 são coletivos. Pare um segundo antes de continuar lendo.

Ao invés de números em uma planilha, transforme esses dados em gente. Gente com rosto, com histórias. Com vida.

Quem sabe se pensar nas mulheres que você conhece homem ajude a abstrair dos números. Para mim, com três filhas, é aterrador transformar estatísticas em mulheres de verdade.

Pois bem.

Pense nessas mulheres vítimas e suas famílias, filhos e pais. Imagine as cenas desses estupros.

Sinta o ódio de quem quer vingança e não só punição. A dor. Imagine as consequências para a vida toda dessas mulheres.

Guarde esse sentimento aí com você por alguns segundos e vamos voltar aos números, porque piora:

Ano passado 12 mulheres foram assassinadas por dia no Brasil. Doze.

São 4.473 mulheres num ano. Imagine que 946 delas foram vítimas de assassinatos motivados exclusivamente pelo fato de serem mulheres.

Feminicídios.

Um neologismo inventado pela necessidade de chamar a atenção de um tipo específico de violência.

Agora pense em quanto se falou sobre a força das mulheres em sua luta por direitos, por respeito, por espaço.

Lembre quantas vezes esse tema voltou ao radar da mídia no ano passado.

Lembra do discurso da Oprah? Do #metoo? Das mulheres eleitas personagens do ano.

Pois é.

Mesmo com toda a atenção que esse assunto vem recebendo e da consequente sensação de que a gente tem avançado, os números aí de cima são 6,5% mais altos do que em 2016.

Apesar de tudo o que a gente lê, ouve e assiste, o resultado final é que no que se refere à violência, andamos para trás.

Por isso, por essa perspectiva, desejar “feliz dia das mulheres” me parece uma hipocrisia.

Que esse dia sirva para que a gente pense nos números e nas vidas que eles representam.

Por Mentor Neto

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Não vai faltar trabalho para o MP

O governo anunciou um empréstimo de 10 bilhões de reais para as prefeituras melhorarem a segurança pública.

Não faltará trabalho para o Ministério Público.

E por falar em Ministério Público, o daqui precisa ser mais instigado. Não?

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Em busca de novos talentos a Escolinha de Futebol da FUNDEVAP promove mais uma Avaliação Técnica

Maikel Rani e Welligton Cristino
A Escolinha Show FUNDEVAP realizará mais uma avaliação técnica para adolescentes de Apodi e região.

O evento acontecerá neste dia 10 de março a partir das 15h no Estádio Antonio Lopes Filho.

Você que tem entre 11 e 19 anos, venha mostrar seu talento, presença de Maikel Rani, auxiliar técnico do alvirrubro de Mossoró – o Potiguar.

Mais uma grande oportunidade para os jovens atletas de Apodi e região Oeste.

"Nesta avaliação, os jovens passam por avaliações técnicas e táticas. Tudo sendo feito com análise da comissão técnica", disse Welligton ao Blog.

Maiores informações com o professor Wellington Cristino.

Telefones de contato: (084) 9.99163-1740 ou 99914-5081.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

quarta-feira, 7 de março de 2018

Maioria dos presos por pornografia infantil pega regime aberto e pena alternativa

O número de presos no Brasil por pornografia infantil cresceu de 148, em 2014, para 245, no ano passado.

A condenação pode levar mais de dez anos para ser definida pela Justiça.

Na maioria das vezes, os acusados são condenados ao regime aberto com pena alternativa.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Maçonaria do RN apresenta dois bons nomes nas Eleições de 2018

Gilvan Alves e Roberto Fonseca ao centro. (Foto: Cedida)

A pouco mais de sete meses das eleições gerais, a democracia, além de ser um modo de determinar quem acede ao poder e por quanto tempo, de definir que o povo é soberano e, portanto, os eleitores escolhem quem manda, supõe uma cultura de convivência.

Nesta se aceita como legítima a diversidade de pontos de vista, respeitadas a Constituição e as leis, e também se aceita a possibilidade de quem pensa de um jeito vir a pensar de outro. Noutros termos, na luta política há adversários, não gladiadores prontos a matar inimigos.

E diante do descontentamento e da alta desconfiança dos eleitores com a classe política, existe a possibilidade de grande renovação no quadro político do Rio Grande do Norte. Assim, diante desde cenário algumas instituições tem apresentado nomes postulantes aos cargos públicos, em especial a Assembleia Legislativa e/ou à Câmara Federal.

Pois bem, assim a Maçonaria do Rio Grande do Norte, apresenta-se com dois bons nomes para disputar o pleito eleitoral de 2018. Dois maçons que saem do seio das atividades maçônicas, pois quando foram iniciados não eram políticos, coisa que faz uma grande diferença, mas hoje se ingressaram na política após muito aprendizado na Maçonaria.

Para a vaga de deputado estadual, o nome que aparece para a disputa é do Dr. Roberto Fonseca do município de Umarizal, que poderá disputar pelo Solidariedade, partido no qual é filiado. Veja matéria clicando AQUI.

Já para a vaga de deputado federal, dentro de uma conjuntura ainda maior e articulada, aparece o nome do empreendedor e Oficial de Justiça Gilvan Alves (AVANTE), partido pelo qual é vereador de primeiro mandato em Apodi.

Notemos que ambas pré-candidaturas são do interior do Estado, lutando pela descentralização do comando e das tomadas de decisões políticas e investimentos públicos. Assim, a maçonaria do Rio Grande do Norte poderá ter dois grandes homens de bens e livres como deputados.

Gilvan Alves é Oficial de Justiça, fundador da Ordem DeMolay em Apodi e já foi Venerável Mestre por dois mandatos na Loja Maçônica "Vale do Apodi". Atualmente é Juiz Eleitoral do Grande Oriente do Rio Grande do Norte.

Já Dr. Roberto Fonseca, foi recentemente Grande Mestre Estadual para o Estado do Rio Grande do Norte, pela Ordem DeMolay e é um maçom ativo na sua Loja, em Umarizal.

Aguardemos o caminhar dessas pré-candidaturas, destes dois grandes maçons do RN, pois elas prometem revolucionar o cenário político da região Oeste do Estado.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Moradora do sítio Bamburral é beneficiada com projeto de acesso à água


Os projetos de acesso à água que o Governo do RN vem desenvolvendo nas cidades que convivem com a seca já mudaram a vida de milhares de pessoas. Só quem sofre com estiagem sabe a alegria de ter água saindo da torneira.

O governador conheceu a história de Rita Gomes, moradora do sítio Bamburral, em Apodi.

A agricultora sofria com a falta d'água em sua casa, não conseguia plantar nada e pensava em ir embora de sua terra. Em 2017, o sítio foi beneficiado com os projetos de acesso à água e em 31 de dezembro de 2017, Rita viu a água jorrar pela primeira vez em Bamburral.

"É revigorante para um gestor ouvir histórias como essa. Tenho a certeza que estamos no caminho certo", comentou Robinson.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.


Hospital Regional de Apodi também será municipalizado


O governador Robinson Faria assinou um Termo de Municipalização do Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva.

O termo é uma cooperação técnica e financeira entre o Governo do Estado e Prefeitura para manter o hospital em funcionamento e melhorar a oferta de serviço de saúde para a região.

“Esta é uma medida de grande importância para Caraúbas, por que vai assegurar e melhorar o funcionamento do Hospital, atendendo toda a população”, afirmou Robinson Faria.

Com esta iniciativa a Prefeitura de Caraúbas passa a administrar a unidade ficando responsável por sua manutenção e gerência.

O Governo vai manter o apoio técnico e a participação financeira, com o pagamento dos servidores da unidade e um convênio que assegura o repasse de R$ 50 mil mensalmente (R$ 600 mil por ano) para arcar com os custos do hospital.

Com a assinatura do Termo entre o estado e a prefeitura, o município terá viabilidade para a contratação de profissionais.

Comenta-se que o de Apodi está entre os 7 hospitais regionais que serão municipalizado. Será?

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Salário mínimo em fevereiro deveria ser de R$ 3.682,67, segundo Dieese

Em fevereiro, o salário mínimo ideal para sustentar uma família de quatro pessoas deveria ter sido de R$ 3.682,67. O Valor é 3,86 vezes o salário mínimo em vigor no mês passado, de R$ 954. A estimativa é do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) e foi divulgada nesta terça-feira (6).

O departamento divulga mensalmente uma estimativa de quanto deveria ser o salário mínimo para atender as necessidades básicas do trabalhador e de sua família, como estabelecido na Constituição: moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e Previdência Social.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

terça-feira, 6 de março de 2018

AVANTE monta equipe que vai cair em campo defendendo a pré-candidatura de Gilvan à Câmara Federal


Na última segunda-feira, 5, o diretório local juntamente com bancada do AVANTE na câmara municipal, sentaram e decidiram por unanimidade cair em campo para defender a pré-candidatura de Gilvan Alves à Câmara Federal.

A atual conjuntura política do Estado foi debatida e exposta aos presentes, bem como o entendimento que esse pleito será bastante vitorioso para o partido.

Assim, ficou decidido que a bancada de vereadores do partido, através dos mandatos de Bebé Gama e Charton Rêgo, assim como o diretório municipal, montará estratégias para trabalhar o nome do vereador Gilvan Alves, como pré-candidato a Deputado Federal.

Ficou acertado ainda, que conjuntamente com o partido, as propostas que a pré-candidatura irá abordar, será formulada na base e depois exposta para toda a população.

Com informações da assessoria do vereador.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.

Reservatórios em baixa

Barragem de Santa Cruz em Apodi - RN. Foto: Cedida

Mesmo estando em pleno período chuvoso, que termina no fim de abril, todos os reservatórios terminaram fevereiro com níveis abaixo daqueles verificados no mesmo período da crise energética de 2001.

O Relatório da Situação Volumétrica dos principais reservatórios do Estado, divulgado pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN), nesta segunda-feira (5), aponta que a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves (ARG) saiu do volume morto com as recentes recargas de água recebidas após as chuvas.

Com relação aos outros dois maiores reservatórios estaduais, a situação permanece estável, já que mesmo com a utilização de suas águas, seus índices permaneceram muito parecidos.

Segundo maior reservatório do Estado, a barragem Santa Cruz do Apodi praticamente não teve mudança no seu volume e está com 13,84%, o que corresponde a 82,978 milhões de metros cúbicos dos 599 milhões que acumula quando cheia.

Acompanhe o Blog ApoDiário pelo Twitter clicando AQUI e no Instagram clicando AQUI.